BeOne a muito custo e muita escolha - mas objectivo conseguido sub 8,5

#1
Boa tarde amigos. Após algum receio e depois e muitos amigos me dizerem que a minha menina tem lugar neste cantinho decidi então que tinha chagado a altura.
Quem me conhece e sabe de que mundo eu venho percebe o porquê de eu gostar de ter coisas exclusivas, muitas vezes em detrimento de um melhor peso.
Muitos de vós já conhece a minha menina, nunca se falando em pesos. A partir de hoje e com este novo tópico essa palavra vai começar a fazer parte dos meus objectivos.
De salientar que o bichinho das bikes começaram como brincadeira. Comecei com alumínio (Merida HFS 1000) que rapidamente foi trocada pelo carbono. Comprei na altura o quadro BeOne pearl 2009, mas um azar levou ao quadro ceder na escora traseira. Accionada a garantia, onde me foi dado o novo modelo BeOne Pro Raw de 2010 com uma nova tecnologia de fabrico (doublechambre).
Como o título indica o meu objectivo será o sub 9. Neste momento está com 9,180g, por isso preciso de emagrecer 181g.
De realçar que praticamente todos os componentes são em alumínio com excepção de quadro, grades de bidom e parte do avanço frontal.
Tenho que pedir a balança ao meu amigo Guerras para tirar uma foto.
Se quiserem ver toda a evolução convido a verem este tópico

http://www.forumbtt.net/showthread....obrigado-por-tudo...-sê-bem-vinda-BeOne-peral
Deixo a lista de componentes e as tão desejadas fotos.

Espero que gostem

Quadro – BeOne Pro Raw 17 (980g com drop)
suspensão - Manitou R7 tuned By Nuno Duarte (1480g com tubo cortado)
Desviador Dianteiro - shimano Xt
Desviador Traseiro - Shimano Xtr shadow
Shifters - Shimano Xt (sem mostradores)
Travões – Hygia Ellite red tunados BY Nrdesigns
Pelaleira – Xt convertida com 2 pratos TA 28/42 + Parafusos KCNC
Corrente KMC red
Eixo Pedaleiro – Aerozine com rolamentos Cerâmicos red
Aros - Crankbrothers Cobalt edição limitada cor red
Cassete – Sram Pg 990 red 34/11
Pneu fr - Schwalbe Rocket Ron Evo 2.1 convertidos a tubless
Pneu tr - Schwalbe Racing Ralph Evo 2.1 convertidos a tubless
Guiador - FSA XC 1800S Flat
Avanço - FSA OS – XT Carbono cor branca
Disco fr – A2Z 160
Disco tr – A2Z 140
Caixa de Direcção - BB410 Neck
Espigão de Selim - FSA SL - 250 SB25 Branco
Selim - Prologo Nago
Pedais - Crankbrothers Sl red
Punhos – Esigrip Brancos
Espirais – Shimano vermelhos
Apertos - KCNC titânio pretos
Grade bidon carbono
Parafusos discos titânio vermelhos

Peso - 9,180g

Aspecto geral







Pormenor da Corrente vermelha e peladeira convertida a 2 pratos e parafusos KCNC



Movimento pedaleiro vermelho com rolamentos cerâmicos



Esigrip branquinhos



Abraço
Nuno Rocha
 
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#2
Esta Fixe o Look dela alem de que o peso sem duvida esta muito bom.

Se alguem me disse-se para ir ver uma Bike maioritariamente vermelha torcia o Nariz mas esta nao sei porque ate nem parece que ficou assim muito mau, claro que isto sao gostos mas tambem e a minha opiniao.
 
#3
Amigo nogueira nuno as opiniões são sempre bem vindas.
A nivel de vermelho vai acabar. Depois começa a ficar muito pesado. Estava a pensar por os parafusos vermelhos e parava por aí.
Onde acham que consigo melhorar (menos peso) não comprementendo a estética?
Abraço
Nuno Rocha
 
#4
Gosto muito desta montagem. As rodas são lindas, e o pormenor do raio com dupla espessura é ainda mais bonito ao vivo.

Para chegares ao peso que queres sem mudar muito a estética acho que facilmente chegas la com espigão (KCNC por exemplo) avanço e guiador.

Só no espigão tiravas cerca de 100g, guiador e avanço mais umas gramas valentes.

Era o que eu faria, mas aqui os Mestres do peso melhor que ninguém te podem ajudar :)

abraço
 
#5
Boas amigos era exactamente nos perifericos que estava a pensar.
Vejamos os pesos que tenho actualmente
Avanço - 156g
Espigão de selim - 260g
Guiador não pesei.

Peço ajuda aos entendidos nos pesos que me indiquem alternativas Não compromentendo a estética e a carteira para os meus periféricos, assim como de algum componente que acham que poderia alterar.
Estava a pensar também no aperto de selim.
Abraço nuno Rocha
 
#6
Essa corrente aposto que é pesada, por isso com menos de €50 consegues uma com 220gr mais ou menos, os 2 parafusos do braço esquerdo da pedaleira podes instalar em Titanio bem como muitos outros que vi que são em Aço(avanço. desviador, etc).

Podes comprar um eixo em Titanio para esses Crank Brothers(menos de €50) e logo aí tiras muittoo peso, essa caixa de direcção não sei bem o peso total mas normalmente o peso das mesmas concentra-se na tampa e na parte superior da mesma por isso uma outra caixa de direcção(parte superior e mais ou menos uns €30) e uma tampa tipo de carbono(uma BK Composites) que pesa 3 ou 4gr e custa €19 já te faz muita diferença bem com espaçadores que não sei bem o que tens. O aperto do esppigão de Selim é como a tampa da caixa de direcção, são pormenores que depois somados é que fazem a diferença final mas estamos a falar de valores pequenos mas o ideal será pesares os referidos e postares aqui na tua listagem e logo aí já te dizemos se vale a pena trocar ou não.

Não referi os Hygia anteriormente porque dizes que houve modificações neles mas como sei que nunca vêm com parafusos de titanio não sei se já o fizeste mas é uma outra grande perda total de peso nos travões.
E só nesse Selim de certo tiras um peso enorme além do que já foi referido, espigão, avanço(sempre com os parafusos de Ti) e guiador depende do orçamento ;)

Giro que tu preocupas-te ou chamas a atenção do pessoal com a estética e não com a chamada fiablidade que é muitoooo discutivel e do que se escolhe, da compra ou do que se faz ou se vai aplicar e por vezes acaba-se é por não se comprar melhor ou mais leve material porque normalmente é muito mais caro.
Claro que pode ou não compensar com o que tem na Bike e cada um sabe de si além do que quer como objectivo para a mesma mas achei giro a tua preocupação.
 
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#7
Trocava também o desviador da frente, encontras alternativas leves e baratas ainda por cima como só usas dois pratos, torna-se ainda mais simples.

E um espigão preto kcnc com um essax adrenaline, é uma combinação leve e muito em conta.

Resta só dizer que está uma bicla com muito bom aspecto :D
 
#8
Como já foi referido, espigão, avanço e guiador e tiras bastante peso, mas tens mais sítios onde tirar peso sem investimentos muito avultados.

O selim é uma peça pessoal e requer adaptação, mas é um sítio onde também podes tirar gramas, esse pese perto das 200gr, o Essax Adrenalize pesa menos 40/50 e custa à volta de 40€.

No desviador da frente, também podes poupar bastante. O teu XT anda à volta das 135gr, o teu quadro puxa o cabo por baixo logo podes usar um de estrada. Um Ultegra pesa menos 50gr que o teu, um DuraAce pesa menos 65gr.

Havendo orçamento, o céu é o limite .. a escolha óbvia imediata era investir numa pedaleira ... mas isso compromete a carteira de certeza.

Gostei do projecto, vai mostrando .. e boas pedaladas.:p
 
#10
Espigão de selim token de carbono, caixa de direcção Prototype, desviador de estrada duplo (como já foi dito) um Sram Force por exemplo, não sei porquê acho que o avanço vermelho da Ritchey ficava aí mesmo bem.

Os quadros de 2009 também já tinham double chamber.
Esses pedais são os SL? É que parecem mesmo os 2Ti.
 
#13
Epá...essa coisa de espigão e avanço brancos a mim não me fascina mesmo nada,mas aparte isso a bike está muito jeitosa ;)
Até agora só vi boas sugestões para tirar peso,eu iria para o espigão Token (mais barato e confortável que o KCNC,e com lettering em vemelho),o selim,se tens calo para isso,também pode melhorar em peso e em look,e o desviador de estrada (duvido que o XT pese apenas os 135gr que referiam ali em cima).
Agora se queres pôr a "estética" à frente do resto...é complicado.
 
#15
Boas amigos. Antes demais obrigado pelas vossas dicas.
Depois de pesquisar e tendo em atenção as vossas dicas encontrei isto.Gostei muito do aspecto.
Queria perguntar o seguinte. O material da Token é bom? Há malta com agumas razoes de queixa?

Estava a pensar neste espigão de selim com as seguintes caracteristicas:



Tamanhos: 31.6mm x 350mm
Material: Aluminio Anodizado e Carbono e parafusos em Titânio
Cores: Carbono Envernizado
Peso: 150g (31.6mm)
Preço: 66,15€

Também adorei este selim. Alguem tem alguma opinião dele?



caracteristicas:
Comprimento: 268mm
Largura: 142mm
Cores: Carbono
Rails em Carbono ovalizado de 7 x 9,6mm
Peso: 110g
Preço: 124,80€

Pergunto. por volta destes valores arranjo alguma coisa melhor?
Espero as opiniões do entendidos da matéria

Abraço. Nuno Rocha
 
#16
Não sei se é esse ou não, mas um amigo já partiu um Token de carbono. Não sei se por excesso de aperto/ descuido... ou falha do material.
Não quer dizer que não seja um bom espigão... mas é melhor procurar aqui pelo fórum que há malta que já os montou nas bikes ;)

Abraço.
 
#17
Em relação ao espigão, preferia um kcnc.. estão de momento a bom preço na kompressor.

O selim.. há quem use e goste, mas eu pessoalmente.. acho que é bom para partir o cú e o próprio selim.. e rasgar uma coxa ou algo que ande lá perto.. prefiro não arriscar.
 
#19
O espigão acho que pelo preço/peso melhor que o KCNC, o meu pesou salvo erro 144grs e foi mais caro...
O selim, ñ te aconselhava um em carbono amigo...
Mete um SLR Kit Carbonio, um San Marco... agora isso... HUm....
Desviador, o XT deve andar bem acima das 150grs...
Tenho aqui um XTR com 120g baratinho he he he he.

Abraçada!