Basta de Atropelamentos! Manifestação Nacional - 19 Janeiro 2013

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Foram adicionadas novas localidades, dando maior cobertura nacional:

Tavira - Praça da República
Póvoa do Varzim - Praça do Almada
Aveiro - Praça do Peixe
Setúbal - Praça do Bocage
Peso da Régua - Parque Multiusos

canuco said:
A comunicação social vai estar presente?

Provavelmente, sim, pelo menos em Lisboa.
Já perguntei à FPCUB se haverá um modelo de nota de imprensa que possamos enviar para os meios de comunicação locais/regionais, há mais material para chegar até ao final da semana, portanto aguardo o feedback deles.

Em todo o caso, quantos mais formos em cada uma das localidades, mais facilmente se justifica a cobertura dos meios de comunicação.

Recordo que a manifestação não é de participação exclusiva para utilizadores de bicicleta, portanto quem não é ciclista, também pode aparecer!
 

tuareg

New Member
Em Leiria será na Praça Rodrigues Lobo

Vai sair um grupo grnade da marinha Grande, às 14H15 em direção a Leiria. Quem se quiser associar, a saída será no "café charlot".
 
Eu vou á Praça em Coimbra. Até porque em 2002 fui atroplado no meio do Baixo-Mondego, felizmente foram só uns arranhões e o próprio Rapaz que me atroplou pegou na Bike e levou-me para o hospital. Mas tive mesmo muita sorte porque ainda bati com o torax no alcatrão... Na altura ainda tinha Bike do Continente e ñ andava com capacete! E logo a seguir a este acidente o meu Pai obrigou-me a fazer seguro contra terceiros que também já me foi bastante útil, por cerca de 30€-40€ vou sempre o manter.
Por isto contem comigo, mas pelo que vi por aqui vou ser ave rara em Coimbra...!!!
 

brunors

New Member
Eu vou à de Lisboa e espero ver o espaço completamente cheio.

Só não sei se o pessoal está a pensar ir com a bicicleta....
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Há novas localidades, mas o trabalho não tem dado tréguas e não consegui actualizar a informação no primeiro post.

Presbítero espero e acho que não, pelo menos uns posts acima do MrOverlock disse que alinhava em Coimbra.

Entretanto, o "buzz" gerado nos últimos tempos parece estar a dar origem a algumas iniciativas que abonam a nosso favor.

A União Velocipédica Portuguesa - Federação Portuguesa de Ciclismo, vai avançar com uma campanha que propõe a alteração do código da estrada.

As medidas preconizadas pela Federação Portuguesa de Ciclismo passam pela modificação de tês artigos do Código da Estrada. A mais simbólica de todas pretende que o ponto 2 do artigo 90.º passe a permitir a circulação a par de ciclistas. A redação proposta pela Federação é a seguinte: “Os condutores de velocípedes podem circular a par, desde que não causem perigo ou embaraço para o trânsito da faixa de rodagem, devendo colocar-se em fila sempre que se aproxime um veículo automóvel pela retaguarda e logo que não comprometa a sua segurança”.

Outro problema tem a ver com a circulação de grupos em rotundas, cruzamentos e entroncamentos. A Federação Portuguesa de Ciclismo defende que o ponto 5 do artigo 32.º do Código da Estrada passe a determinar que “os condutores devem ceder a passagem aos velocípedes que circulem em grupo e quando o primeiro já tenha iniciado o cruzamento ou entroncamento ou tenha entrado na rotunda”. Ainda no artigo 32.º, a UVP-FPC propõe que os velocípedes deixem de ser equiparados a veículos de tração animal ou a animais na definição de prioridades de passagem relativamente aos veículos a motor, equiparando as bicicletas aos meios motorizados.

No artigo 78.º, a proposta endereçada ao Ministério da Administração Interna e à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária pugna pelo fim da obrigatoriedade de os velocípedes circularem nas ciclovias, quando estas existem em paralelo com as restantes vias. Na opinião da UVP-FPC, o ponto 1 do artigo 78.º do Código da Estrada deve postular que “quando existem pistas especialmente destinadas a animais ou veículos de certas espécies, o trânsito destes deve fazer-se preferencialmente por aquelas pistas”.

Não estou certo de que “Os condutores de velocípedes podem circular a par, desde que não causem perigo ou embaraço para o trânsito da faixa de rodagem, devendo colocar-se em fila sempre que se aproxime um veículo automóvel pela retaguarda e logo que não comprometa a sua segurança” isto esteja escrito da forma mais evidente e esclarecedora possível, mas tendo em conta o trabalho que se pretende fazer, quanto menos margem houver para ambiguidades e múltiplas interpretações, melhor.

Em todo o caso, um passo de cada vez, para já importa sair à rua no próximo Sábado às 15h num dos locais mais próximos de vós!! (podem consultar aqui).
 

jplopes

New Member
Figueira da Foz, aos Paços do Concelho para sair às 15:00
fffpcub19012013.jpg


e já agora a motivação da manifestação em imagem ;)
http://www.youtube.com/watch?v=RW-542vRF6c&feature=share

A palavra de ordem: PARTICIPA! SE NÃO TENS BICICLETA PODES IR A PÉ!
 
Last edited:
Top