Barras Peugeot

L4G4RT0

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Boas,

Já não vinha cá há algum tempo, e infelizmente venho cá para falar de mais uma situação de incompetência e falta de respeito para com o consumidor.

Adquiri recentemente umas barras de tejadilho para o meu Peugeot 308 (carro), que ficam de facto muito bonitas no tejadilho pois são acessórios da marca e feitos à medida para a viatura em questão. A montagem foi fácil, segui as instruções e em poucos minutos tinha tudo pronto. Um amigo meu (Manel) comprou uma viatura igual e recomendei-lhe as barras pois de facto ficam mesmo bem no tejadilho e a montagem era simples e fácil de efectuar... mal sabia eu o que estava a fazer!...

Com as chuvas que caíram durante o mês de Dezembro e Janeiro, acabei por deixar as barras montadas umas semanas (coisa que não costumo fazer pois normalmente barras é coisa que desmonto sempre que não estou a usar). O Manel (que também está por aqui no forum btt) entretanto montou as dele e tentou retirá-las uns dias depois... Ao retirar as barras teve alguma dificuldade, e estranhando voltou a tentar montá-las, verificando que um dos encaixes não montava de todo! Decidiu então retirar os restantes encaixes para ir à Peugeot e foi aí, que um deles partiu. Ao contar-me a situação, resolvi desmontar as minhas barras para ver se não teria o mesmo probema: 3 dos suportes desencaixaram bem, 1 deles não. Resolvi não forçar para não partir e ir à Peugeot para me resolverem o assunto.

Entretanto o Manel desdobrou-se em esforços junto da Peugeot para lhe resolverem o problema. Deslocou-se lá para que eles vissem a situação, pois não só tinha um suporte partido como os outros tinham extrema dificuldade em encaixar. Os mecânicos verificaram a situação mas ainda assim a Peugeot recusou-se a aceitar a situação como defeito pois indica que "não existem ainda reclamações suficientes para que seja considerado um defeito de concepção" ... só dá para rir

Entretanto eu desloquei-me à Peugeot e na secção de peças o vendedor tentou um pouco e desistiu de retirar pois podia partir. Levou-se o carro à oficina mas o responsável disse logo que aquilo é um "Acessório e como tal a mecânica pode não saber como se monta / desmonta, pois ali só mexem mesmo na viatura e não em acessórios" - fiquei boquiaberto - são acessórios DA MARCA!!! Bem, tentaram retirar e não conseguiram, e entretanto já eram 17h30 e tinham de fechar. Depois de várias tentativas durante a semana seguinte, lá consegui que o chefe das peças aceitasse a reclamação - disseram-me que a Peugeot ainda não reconhece aquilo como um defeito pois precisava de 10 reclamações (!!!!) mas que o concessionário se responsabilizava e me fazia uma substituição da peça. Combinei passar lá na 2ª feira - sem hora marcada - entretanto passei por lá e "ah, são 17h00 e agora já é complicado" - ao que respondi "não me informaram disso, além do mais são 5 minutos para desmontar e montar as barras - eu mesmo o faço nesse tempo, sozinho" - bem, nada feito, tive de marcar para amanhã (4ª feira) porque não podiam às 11h, não podiam a partir das 16h e os meus compromissos laborais não me permitem outros horários. Vou DEIXAR lá o carro hoje à noite (tipo revisão!!!).

Depois de tudo isto, ainda tive uma conversinha com o responsável da oficina, que acha que me estão a fazer um grande favor. Eu disse-lhe que não ia desmontar as barras pois podia parti-las e aí é que a Peugeot não fazia nada, ao que ele respondeu "ah, e tráz cá para sermos nós a partir..." - é preciso muita lata!! Eu respondi-lhe, "exacto, trago cá para que se partirem, não posssam alegar má utilização, pois foi isso que fizeram ao meu amigo no concessionário onde ele adquiriu os suportes". Para rematar avisei que amanhã quando for lá, a primeira coisa que vou fazer é desmontar as barras e voltar a montar. Aquilo tem de funcionar como deve ser, ainda para mais nos manuais (tanto da viatura como das barras) indicam que as barras não são para andar montadas na viatura quando não estão em uso, o que pressupõe que a montagem e desmontagem seja frequente e FÁCIL!

Fica desde já o aviso: quem tenha um Peugeot e pense adquirir barras... pense duas vezes!!! Nem os 15 dias habituais de satisfação existem, ali todas as regras são diferentes!!!


Amanhã tentarei fazer o update da situação...
 

bguerreiro

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Boas.
Posso dar-te uma sugestão?
Expõe o teu problema à Peugeot Portugal, mas à Perugeot mesmo sem passar pelo concessionário.
Envias uma cartinha registada, mas com cópia enviada ao concessionário em questão para que saibam que não andas a dormir.
O teu amigo deveria fazer o mesmo.
Para mim, só a "ameaça" feita ao concessionário de que ia enviar uma carta, fez maravilhas.
É que muitas vezes a casa-mãe não sabe de metade das histórias que se passam. E os concessionários preferem vender uma pecinha nova, do que passar pela chatice das garantias.

Cumps.
BG
 

L4G4RT0

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Irei fazê-lo, mas no final do processo. Quero resolver tudo e acumular reclamações. Se não me resolverem o problema amanhã aí sim, segue uma carta registada directa à Peugeot Portugal, uma reclamação no livrinho do stand e uma reclamação à DECO. Não o fiz ainda porque o problema não me está a afectar grandemente, o unico problema é não poder tirar as barras, mas se as coisas não se resolverem como deve ser aí sim, vai-lhe doer. Além de todas as reclamações perdem um cliente, que nos dias que correm não é algo que se deva desprezar.
 

ManelDuarte

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Olá eu sou o "Manel" do post inicial....
No meu caso foi enviada uma carta registada com A/R ao concessionário Peugeot onde foram adquiridas as barras.
Ainda estou a aguardar resposta do mesmo...
Apenas gostaria de salientar que no meu caso nem cheguei a "utilizar devidamente" (leia-se transportar a minha bike no suporte) as ditas barras uma vez que o incidente ocorreu na primeira vez que as tentei instalar fora do concessionario.

Foram lá montadas sem grandes dificuldades... retirei-as em casa sem qualquer incidente. Ao tentar montá-las para ir dar a volta semanal com o L4G4RTO foi o que ele já aqui descreveu. Primeiro não conseguia montar um encaixe, depois não consegui retirar outro...

O mais "engraçado" é que segundo o concessionário não há kits de reparação para as ditas barras... ou seja.... gastam-se mais de 100€ num acessório que se pifar fora da garantia vai para o lixo!

Um abraço pedalante!
Manel
 

L4G4RT0

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Update da situação:
Após ter levado lá a viatura (tive de marcar como se de uma revisão se tratasse!!!), os mecânicos lá conseguiram tirar as barras. A solução até acabou por ser simples: lubrificação, MUITA lubrificação!!! Porque a primeira vez que levei lá o carro eles também puseram óleo e não funcionou. O mecanismo ficou bastante mais suave e agora as barras desmontam e montam com bastante facilidade. Não é uma solução que me agrade completamente pois nas instruções não falam em lubrificar os encaixes, mas como está a funcionar bem a discussão acabou por esvaziar-se...

De qualquer modo aqui fica o conselho:
- quem tiver um 308 e gostar destas barras (são de facto muito elegantes e as que ficam melhor no carro), no acto da compra deve logo sublinhar que tem conhecimento de alguns problemas de montagem / desmontagem e solicitar que a montagem seja feita no acto de compra por alguém do concessionário... e já agora solicitar uma montagem e desmontagem (até pode usar o argumento de ser "para aprender")

No meu caso, e como apesar do trabalho todo, as barras ficaram operacionais, voltava a comprar as mesmas, mas só e apenas pela questão estética!!

Manel, ainda vou é contigo ao concessionário em que compraste as tuas para desancar os gajos pá!!! :)
 

ueta

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Não vou defender a marca pois a unica unica relação que tenho com eles é o facto de ter um 207 e de tambem ter comprado na marca barras para o meu carro.
Como acho que não devemos apenas referir o que de mal acontece para que não se fique com uma ideia errada de uma marca ou semelhante, no meu caso as barras funcionam perfeitamente e tal como disseram teem a vantagem de ficar estecticamente mais bonitas do que a maioria para o modelo.
Quanto ao caso tambem entendo a indignação, e sou da opinião que tal como já disseram acho que pode depender muito do conceçionario em causa e mesmo dentro do concesionario da pessoa que nos atende.
Vou dar um exemplo, a coisa de 2 anos comprei um amplificador para colocar no carro, e obviamente queria um trabalho profissional para que ficasse tudo impecavel e uma vez que o carro era recente, ainda nao tinha 1 ano, estava na garantia e teriam de ser passados fios por todo o carro, apesar de eu proprio já ter feito o procedimento em varios carros de amigos e no meu antigo, preferi tentar que fosse feito pela marca.
HOra tambem me responderam que não era o trabalho habitual deles ainda por cima a montar material que não era deles mas não colocaram entraves e marcaram um dia para efectuar o serviço.
Acompanhei o processo todo dentro da oficina, coisa que muitos stands não o permitem e ficamos sem saber o que afinal foi feito e o tempo que demorou, e acreditem que ficou um trabalho espectacular e foi feito com um brio que até hoje vi em poucos lados.
Hora este previsivel trabalho que demoraria algumas horas estendeu-se das 10 da manha até perto das 19:30, bem depois da hora de fechar mas o chefe mecânico que foi quem fez o trabalho ficou até mais tarde sozinho comigo no stand para acabar o trabalho e não ter de lá voltar outro dia.
Como devem saber a mão de obra não é propriamente barata na marca e então ele nem sequer por o tempo real em que esteve de volta do carro.

Com isto o que quero dizer, a maior parte das vezes as culpas de quando as coisas não correm bem não são das marcas em geral mas sim das "bestas" que apanhamos pela frente e nos atendem.
 

Boxxer

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Também tenho um Peugeot, mas confirmo o que disse o ueta: depende das bestas que apanhamos pela frente e das políticas e filosofias da marca/concessionário.

No meu caso, tive ambos os azares, pois o meu carro foi adquirido num concessionário (Auto Real, do grupo Santogal, que é uma bela treta) onde as tais bestas são pessoas que ocupam posições de decisão. Assim, nunca tive lá uma boa experiência. Isto aplica-se às revisões, aos preços praticados e às reparações.

Por outro lado, na Peugeot Portugal as coisas são bem diferentes. Temos que ir vendo onde é que nos tratam melhor enquanto consumidores.
 

L4G4RT0

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O meu problema ficou resolvido como disse, através de lubrificação. Essa indicação não era dada na caixa nem nos manuais de instruções. Ainda acham que a marca não é responsável? Acrescento: o Manel já enviou uma carta para a Peugeot e sabem qual foi a resposta? Nenhuma. Ainda acham que a marca não é responsável?

Atenção que eu não estou a defender o concessionário pois a postura deles não foi correcta na maior parte do tempo, no entanto há que dar um desconto: por tudo o que me apercebi, a Peugeot "abandona" a secção de peças e é esta que tem de assumir em primeira instância os custos pela substituição do material. As barras são da marca Peugeot, não são da marca "Concessionário X", por isso não podemos desculpar o fabricante pelo mau serviço.

No meu entender a principal responsável é a Peugeot que não assume a troca do material de uma forma simples. O concessionário vende as peças e fica entregue a si mesmo, tendo de suportar em 1ª instância os custos de substituição. É esta falha no processo de garantia que faz com que os concessionários causem tantos problemas a quem compra o material e não estou a falar de um caso, mas sim de DOIS!

A segunda falha a apontar à Peugeot é não disponibilizar peças de substituição. É inadmissível. Se querem desculpar isto, força, mas eu não estou com meias medidas para defender a marca pelo mau trabalho efectuado.

A terceira falha é a falta de indicações no manual ou de advertências para o facto de as barras poderem encravar totalmente caso não sejam previamente lubrificadas.

Em resumo, há culpas partilhadas, há falhas no trato aos clientes, mas acima de tudo há uma falha muito grande no processo de garantia deste género de material.
 

iLucena

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tb tenho um peugeot e tava a pensar montar umas barras e um suporte. as barras que que vi sao da automaxi na norauto (ficam a metade do preço das thule), mas tenho duvidas qt as questoes esteticas, pois acho que vao sair um pouco pelos lado e deve ficar um bocado feio. n conheço as barras da peugeot, sera que alguem pode colocar umas fotos ou mandar um link de um carro montado com as ditas barras? ja agora, o poder montar e desmontar é um extra para mim pois assim durante a semana n tenho que andar com as barras (menos consumo de gasosa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:)
 

koddok

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eu no meu querido 206, tenho montado um conjunto de barras de tejadilho ( comprada no continente ) + 2 suportes de bike (vertik 225 da norauto)...

confesso que esteticamente não é dos conjuntos mais bonitinhos, mas são eficazes, e pelo preço do conjunto completo provavelmente comprava um suporte de marca mais afamada (quer seja da marc a- PEUGEOT, Thule, etc...) ...mas até agora nunca me falharam, tb quando ando com a minha menina lá em cima, vou sempre mais calminho (100 - 120 Km/h)...desde que uma pessoa monte tudo muito bem montadinho e não abuse no andamento...aquilo é bem eficaz e faz aquilo que deveria fazer...

Não sou daqueles, que tem de comprar conjunto de determinada marca, porque é fino ou tem pinta....

tudo funciona conforme o andamento que se lhe dá....

P.S - nunca tiro quer as barras de tejadilho quer os dois suportes para as bikes - e ainda lá estão....coisas simples não causam cobiça :D
 

Pedro Lima

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Tenho um 306 comprei as barras por 15€... Isso mesmo se sao bonitas nao... mas so preciso de 10 minutos pra tirar ou retirar os suportes das bikes 10€ cada no total ficou por 35€...
Devo dizer k estou contente com elas e pelo preço ... ainda mais as vezes basta procurar :mrgreen:
 

L4G4RT0

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Sorry não tenho fotos disponíveis mas vou ver se me lembro de tirar uma foto às famosas barras. Tal como disse anteriormente, após a lubrificação dos mecanismos as barras funcionam imaculadamente. Pena que realmente isso não venha referido nos manuais, podendo dar origem a situações desagradáveis. Assim sendo deixo aqui o meu conselho: se quiserem as barras para o 308, NÃO SE ESQUEÇAM de colocar um lubrificante BOM e com boa durabilidade. Se em algum momento no tempo virem que está a ficar um pouco mais perro não hesitem e voltem a lubrificar. É certo que aparentemente os mecanismos, com o lubrificante ficam mais frouxos, parecendo que podem abrir com as oscilações, mas as tampas encarregam-se de assegurar que isso não acontece.

Neste momento sou um utilizador satisfeito e muito agradado com a capacidade de montar em menos de um minuto se tiver ajuda de alguém, e em 2 ou 3 minutos se o fizer sozinho (é preciso mais força e é mais arriscado)...
 
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