Barras energéticas - INUTEIS segundo artigo da Teste Saúde

jocarp

New Member
bem por mim a minha barra energética é mesmo uma de chocolate, o problma é que sao tão boas que vai uma duas e tres barras de chocolate de uma vez.lol não faz lá muito bem...


Pessoal[[[]]]
 

marioconde

New Member
Neste assunto o consenso ainda não foi alcançado, mas que as barras dão mto jeito dão, se não vejam como se poderiam levar no bolso de traz alimentos para suprir as nessecidades de 4 horas de bicicleta?

Isso pode representar 2000 Kcal, por isso com umas 25 sandes fazia-se a festa, nada mal uma mochila de acampar resolvia a questão, na verdade os senhores da teste saude têm razão todos os nutrientes que nessecitamos podem ser conseguidos sem recurso a barras ou suplementos energeticos, mas para fazer a ligação Lisboa Porto tambem as nossas pernas e um par de sapatos servem, apenas não são o meio mais eficaz, o mesmo se passa com a comida não pensada para o esforço fisico.

O uso de barras com equivalente quantidade de energia tambem é um tema a explorar, usar uma barra do lidl com 104 Kcal pode ser menos eficaz que usar uma barra da mesma quantidade de energia, basta que as formas de apresentação da energia sejam distintas, para o uso sobre a bicicleta a barra ideal não existe, no entanto a composição ideal da barra de esforço deve ser pouco proteica, com indice de gordura inferior a 10% e os glucidos devem ser mistos, por forma a não fazerem disparar os niveis de insulina.

No tocante ao alimento liquido o caso muda de figura, os mais renomados nutricionistas e estudiosos do desporto garantem ser a opção mais correcta a ingestão de agua com um pouco de electrólito, e uma pekena quantidade de glucidos, nada de isotonicos, estimulantes energeticos e similares, alegam os ditos senhores qu ao ritmo de exercicio fisico o corpo não tira dividendos desses elementos, melhor será realizar uma alimentação previa cuidada, e ingerir os nutrientes de reposição no pós exercicio.

Para o periodo de recuperação, e muito bem lembrado pelo marreiros, as dores nas estruturas musculares exigem outras composições, os glucidos mantêm a sua posição dominante, mas a componente proteica deve ser drasticamente aumentada, já a gordura deve manter-se em niveis muito baixos, na alimentação humana actual a gordura apenas deve servir para transportar as vitaminas liposoluveis, não passamos privações alimentares prolongadas, por isso a função do deposito de energia sob a forma de gordura passou a ser desprezivel na sociedade ocidental desenvolvida.

Se as barras energéticas têm um valor justo para a alimentação que fornecem essa é outra questão, mas tambem o preço dos combustiveis para os automoveis são passiveis dessa mesma questão, e nenhuma revista nos alerta para isso.
 

Pedufa

New Member
barras energeticas

quem me conhece sabe que eu quase nunca levo barras energeticas para uma maratona,levo simplesmente sandes com manteiga,marmelada,ou presunto e mel,e não me tenho dado nada mal.
 

Marreiros

Active Member
Gostava de saber como é q consegues comer uma sandes de presunto ou seja lá o que fôr a 180 bpm's...Já com barras é complicado...
 

Fireblade

New Member
Marreiros said:
Gostava de saber como é q consegues comer uma sandes de presunto ou seja lá o que fôr a 180 bpm's...Já com barras é complicado...


LOL

Claro que consegues....se a fome for muita...Ja vi muita gente nas maratonas fazer isso, levar sandes, quando for a mais alguma maratona, dou adoptar esses sistema, mais eficaz que as barras que nao alimentam nada, e ao fim de 10 minutos tás na mesma... :?
 

LCTriguinho

New Member
Nunca viram ninguem sentado com uma caixinha de plastico com massa e carne em Portalegre????? :shock:
Eu sei de quem já o fez!!!! :lol:

Quanto ao tema, no meu caso particular, nem todas as barras me servem, ou melhor nem todos os alimentos servem para mim.

Tudo o que fique mt tempo na boca e se torne seco não serve. Eu adoptei as barras, por exemplo (sem publicidade) da isostar, porque me dou bem com elas a todos os niveis, até com o calor no bolso não derretem.
Utilizo mt o gel, é de facil absorção pelo organismo, e tb as bebidas isotonicas. E principalmente mt, mt água.
Se for uma "voltita da treta", até 2/2:30h, por vezes só levo água e uma ou duas barras. Mais do que isso além da água levo gel, barras, e bebida isotonica.
Quanto ás sandochas, sim levo. Por exemplo para as maratonas é normal levar 1/2 sandochas de presunto(tem sal) e deixar nas zonas de abastecimento, ou em passeios grandes(dia todo como gosto)levar no saco de água nas costas(não se pode fazer publicidade :wink: ).
Por exemplo, experimentem a fazer um passeio do genero de um dos mt que fiz nestes ultimos anos, um Mertola/Manta Rota em pleno Agosto(são cerca de 130km) com um calor daqueles, e depois de transpirarem qb(perda de sal) beberem mt água e comerem uma sandocha de presunto(normalmente têm sal), ficam como novos.

Só mais uma coisa, desculpem o tamanho do texto, nunca passem mt tempo sem injerirem água e/ou comida. Nunca esperem pela fome ou pela sede para comerem ou beberem, nessa altura já é tarde. Vão dando uma chupadela no saco das costas, uma golada de bebida isotonica, uma dentadinha na barra, uma chupadela no gel. Mesmo que não sintam a necessidade de o fazer, façam-no.

Desculpem, mas têm sempre a possibilidade de não lerem. :(
 
Estava eu a passear pelos tópicos antigos e dei com este...

Para mim os senhores da revista esqueçem-se do principal :
É muito mais fácil comer as ditas barras.

O marioconde faz uma boa descrição acerca do valor alimentar, o resto cada marca é um caso e o tipo de esforço também.

Eu por exemplo faço musculação e tomo batidos antes do treino, pura e simplesmente porque têm mais valor do que um lanche normal, com a grande vantagem de não precisar de comer muito para ficar alimentado.

Além de que se uma pessoa comer muito e meia hora depois for fazer desporto, a probabilidasde de ficar mal disposto é grande.

Eu não faço provas de BTT, mas por exemplo nesta última meia maratona da ponte 25 abril, levei 2 barras comigo e só tenho a dizer bem. Ocupam pouco espaço, e são fáceis de levar.

Essa para mim é a grande vantagem deste tipo de alimentos.
 

pascoal

New Member
barras

boas!!
tambem já exprimentei as barras energeticas,mas continuo a ser adepto
do método tradiconal,ou seja 2 pasteis de bacalhao e a poderosa Mine!!
bons passeios....
 

Xpectro

New Member
Pois este é um assunto que já me deu muito que pensar mas ainda nao consegui tirar grandes conclusões, apesar de carregar sempre as barritas energéticas comigo, e ser da opinião do marioconde.
Quanto ás bebidas já me ocorreu levar cervaja no boião da água, visto que constatei ser excelente quanda há direito a um almoço entre "etapas", pena é o alcool, estou seriamente a pensar experimentar cerveja sem alcool um dia destes numa voltinha mais longa (vai é ficar quente)... apoiado com água no saco de hidrataçao claro.

Darei notícias depois de experimentar.

Abraços

V.M.
 

manicospic

New Member
Sandes de presunto e um sumo aqui para o "je", essas barras e cubos de marmelada e etc etc, não me satisfazem...

Até porque para comer gosto de parar a bike e encostar numa sombra e aproveitar o momento descansadinho, por isso a sandes é sempre bem vinda.
 
A mim o q me faz recuperar mesmo bem é uma coca-cola com qq coisa solida! Seja uma barra, uma sandes, qq coisa! A cola é q faz maravilhas!
 

nucleus

New Member
Depois de ter lido o artigo verifico que que o escreveu pode até perceber imenso de alimentação mas muito pouco de nutrição e desporto. É fácil ler tabelas e fazer contas ao nº de calorias mas daí a compreender a necessidade de ingerir certo tipo de alimentos em detrimento de outros vai uma grande diferença... Mas isso sempre foi assim, muito se escreve neste país e estas revistas de "testes" são uma farsa. A proteste inclusivamente que muitas vezes publica artigos escandalosos...

Agora é preciso igualmente diferenciar as barras energéticas propriamente ditas (açucares simples de rápida absorção que dão energia) das barras de cereais (ricas em hidratos de carbono que repõem os níveis de calorias 2 a 3 horas depois de ingeridos)...

As primeiras valem quando estamos cansados e espera-nos uma longa subida pela frente. As segunda devem ser um complemento à fruta, água e outros alimentos durante longas provas (maratonas, raids de aventura, etc)...

Agora para quem nunca sentou o rabo num selim, é normal que as barras sejam inúteis. Sim porque normalmente num meio dos trilhos (felizmente) ainda não temos casas das sandes com fartura para ir comer um sandes de peru e maionese e não sei que mais!...

muita lama e pó para todos...
nucleus
 

nautilus

New Member
:arrow:A aqui o nucleus,falou muito bem sendo algumas barras ,feitas para uma injeccão ao oragnismo que esta com desgaste,sendo por vezes ao longo dos 30 ou 40 km e aparece mais uma subida ai o nosso organismo ja esta fraco ao comermos uma barra com os nutrientes certos ,logo vamos sentir algo diferente. :p :p :p
:arrow: Mas cada pode sentir se melhor de cada maneira,ate já li copos de vinho.Gostava de ver!!!
Mas é facil faz ai uns 120km dps mada o tal copito, depois falamos melhor :w :wink: :wink:
Eu normalmente,levo umas barras de isostar ,tenho aqui umas Grany para esprementar,mas por vezes tem ajudado muito,apos alguns km no bucho,faz falta. :lol: :lol: :lol:
 
Top