Banshee Spitfire / Scirocco

Boas! Venho apresentar-vos a minha Banshee Scirocco "A la carte", depois de ja alguns meses com ela (o tempo parece que passa rápido pois ja não falta muito para fazer 1 ano) decidi então fazer uma análise ha bicla.

LISTA DO MATERIAL:


QUADRO - Banshee Scirocco
SUSPENSÂO - Marzocchi 55ATA2
RODAS - Mavic crossline
PNEUS - Maxxix CrossMark
TRAVÕES - Avid elixir CR
PEDALEIRA - Shimano SLX
CASSETE - Shimano SLX
CORRENTE - Shimano XT
MANIPULOS - Shimano SLX
DESVIADORES - Shimano XT
GUIADOR - BBB Skybar
AVANÇO - Specialized CNC
CAIXA DIRECÇÂO - BBB cane creek
ESPIGÂO DE SELIM - IXS
SELIM - Selle Italia Troy Lee
GUIAS - Jagwire
PEDAIS - Wellgo

[URL="http://img848.imageshack.us/img848/921/imagem1.jpg"][URL="http://img848.imageshack.us/img848/921/imagem1.jpg"][URL="http://img848.imageshack.us/img848/921/imagem1.jpg"][URL="http://img848.imageshack.us/img848/921/imagem1.jpg"][URL="http://img848.imageshack.us/img848/921/imagem1.jpg"][URL="http://img848.imageshack.us/img848/921/imagem1.jpg"][URL="http://img848.imageshack.us/img848/921/imagem1.jpg"][URL="http://img848.imageshack.us/img848/921/imagem1.jpg"][URL="http://img848.imageshack.us/img848/921/imagem1.jpg"][URL="http://img848.imageshack.us/img848/921/imagem1.jpg"][URL="http://img848.imageshack.us/img848/921/imagem1.jpg"][URL="http://img848.imageshack.us/img848/921/imagem1.jpg"][URL="http://img848.imageshack.us/img848/921/imagem1.jpg"][URL="http://img848.imageshack.us/img848/921/imagem1.jpg"][URL="http://img848.imageshack.us/img848/921/imagem1.jpg"][URL="http://img848.imageshack.us/img848/921/imagem1.jpg"][URL="http://img848.imageshack.us/img848/921/imagem1.jpg"][URL="http://img848.imageshack.us/img848/921/imagem1.jpg"][URL="http://img848.imageshack.us/img848/921/imagem1.jpg"] [/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL]

A bicicleta foi toda montada peça por peça, "A la carte" puro, Tudo comprado em separado.

COMPONENTES

QUADRO: O quadro é um Banshee scirocco tamanho 17 em aluminio easton, indicado para all mountain, sendo muito versatil dependendo daquilo que se monta nele pode ir desde um cross country até um all mountain/Enduro. Tem um peso que considero bastante aceitavel para o tipo de quadro que é , pesa cerca de 2050 GR. É um quadro que pode levar suspensões até 160mm. Tem se mostrado um quadro com uma rigidez muito boa, bastante ágil, com bons acabentos e com uma pintura que também tem revelado boa qualidade. Algo que acho bastante interessante é o diâmetro da testa do quadro tem quase 1cm de espessura! Para ser mais exacto penso que são 0.8 mm. As escoras atrás arqueadas dão um maior conforto.

Aqui ficam umas fotos de alguns promenores como o Simbolo da banshee gravado e do aluminio Easton:

[URL="http://img269.imageshack.us/img269/4761/imagem2dh.jpg"][URL="http://img269.imageshack.us/img269/4761/imagem2dh.jpg"][URL="http://img269.imageshack.us/img269/4761/imagem2dh.jpg"][URL="http://img269.imageshack.us/img269/4761/imagem2dh.jpg"][URL="http://img269.imageshack.us/img269/4761/imagem2dh.jpg"][URL="http://img269.imageshack.us/img269/4761/imagem2dh.jpg"][URL="http://img269.imageshack.us/img269/4761/imagem2dh.jpg"][URL="http://img269.imageshack.us/img269/4761/imagem2dh.jpg"][URL="http://img269.imageshack.us/img269/4761/imagem2dh.jpg"][URL="http://img269.imageshack.us/img269/4761/imagem2dh.jpg"][URL="http://img269.imageshack.us/img269/4761/imagem2dh.jpg"][URL="http://img269.imageshack.us/img269/4761/imagem2dh.jpg"] [/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL]


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SUSPENSÂO:

A suspensão é uma Marzocchi 55ATA2. Tem regulação de curso entre 120mm e 160mm, bloqueio e rebound, e funciona a ar. As suas bainhas têm 35mm.
Tem uma grande rigidez, nota-se uma preçisão nas curvas muito boa, gosto da sua sensibilidade na leitura do terreno, mas não é das mais sensiveis. Tem que se ter em atenção também a quantidade de ar se coloca para melhor se ajustar ao nosso peso e preferência de funcionamento. O peso não é muito o seu forte pois pesa 2470/80g, no entanto para a sua utilidade é aceitavel.
Este modelo deu vario problemas desde a sua comercialização, digamos que não foi um bom ano para a Marzocchi. Problema esse muito frequente que é o de a suspensão perder curso, e ficar com muito poucos mm de uso. Contudo é um problema que é de relativa fácil resolução, e que felizmente sei como o resolver poupando assim idas para a garantia ou para a loja. A suspensão já foi aberta, lubrificada em pontos que quando vem de fabrica são por vezes esquecidos e tem-se portado bem. A garantia é de 3 anos o que é bastante bom!
No geral estou satisfeito com ela, o problema é que necessita de muita manutenção comparada com outros modelos ou marcas, mas como sei abri-la e fazer a revisão torna-se um problema menor.

[URL="http://img580.imageshack.us/img580/5190/suspf.jpg"][URL="http://img580.imageshack.us/img580/5190/suspf.jpg"][URL="http://img580.imageshack.us/img580/5190/suspf.jpg"][URL="http://img580.imageshack.us/img580/5190/suspf.jpg"][URL="http://img580.imageshack.us/img580/5190/suspf.jpg"][URL="http://img580.imageshack.us/img580/5190/suspf.jpg"][URL="http://img580.imageshack.us/img580/5190/suspf.jpg"][URL="http://img580.imageshack.us/img580/5190/suspf.jpg"][URL="http://img580.imageshack.us/img580/5190/suspf.jpg"][URL="http://img580.imageshack.us/img580/5190/suspf.jpg"][URL="http://img580.imageshack.us/img580/5190/suspf.jpg"][URL="http://img580.imageshack.us/img580/5190/suspf.jpg"][URL="http://img580.imageshack.us/img580/5190/suspf.jpg"][URL="http://img580.imageshack.us/img580/5190/suspf.jpg"][URL="http://img580.imageshack.us/img580/5190/suspf.jpg"] [/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL]

TRAVÔES:

Os travões são uns Avid Elixir CR, com discos G3 de 160mm atrás e de 185mm a frente. São uns travões com bastante potência e progressivos. São menos bruscos que anteriores modelos como os Avid seven que cheguei a ter. Têm ajuste de alcançe da manete e também da proximidade das pastilhas. É util para utilizarmos os travões a nosso gosto, e á medida que as pastilhas se vão gastando podemos utilizar o tal ajuste de alcançe das pastilhas para mantê-los no mesmo ponto. Até agora não tive problemas.
[URL="http://img24.imageshack.us/img24/4498/imagem5u.jpg"][URL="http://img24.imageshack.us/img24/4498/imagem5u.jpg"][URL="http://img24.imageshack.us/img24/4498/imagem5u.jpg"][URL="http://img24.imageshack.us/img24/4498/imagem5u.jpg"][URL="http://img24.imageshack.us/img24/4498/imagem5u.jpg"][URL="http://img24.imageshack.us/img24/4498/imagem5u.jpg"][URL="http://img24.imageshack.us/img24/4498/imagem5u.jpg"][URL="http://img24.imageshack.us/img24/4498/imagem5u.jpg"][URL="http://img24.imageshack.us/img24/4498/imagem5u.jpg"][URL="http://img24.imageshack.us/img24/4498/imagem5u.jpg"][URL="http://img24.imageshack.us/img24/4498/imagem5u.jpg"][URL="http://img24.imageshack.us/img24/4498/imagem5u.jpg"][URL="http://img24.imageshack.us/img24/4498/imagem5u.jpg"][URL="http://img24.imageshack.us/img24/4498/imagem5u.jpg"] [/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL]
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TRANSMISSÂO:

A transmissão ficou ao cargo da Shimano SLX e XT. Os manípulos são uns SLX e os desviadores(frente e trás) são XT.
A pedeleira é uma SLX assim como a cassete.
A passagem das mudanças é muito boa, principalmente estando bem lubrificado e ainda mais com as guias que utilizo da jagwire.
No ínico os manipulos não funcionavam na perfeição, por vezes o gatilho demorava a voltar ha posição inicial, e parecia não meter as mudanças na perfeição mesmo afinado, como não achei normal resolvi abrir.
A solução fui aliviar um pouco a porca que se encontra assim que retiramos a parte de plastico e lubrificar, apartir daí ficou 5 estrelas!
Os desviadores nada a dizer, exccelente qualidade.
A pedaleira acho q assenta que nem uma luva neste quadro, e é sem duvida muito boa para o preço muito robusta e leve.
[URL="http://img846.imageshack.us/img846/4223/transmisso.jpg"][URL="http://img846.imageshack.us/img846/4223/transmisso.jpg"][URL="http://img846.imageshack.us/img846/4223/transmisso.jpg"][URL="http://img846.imageshack.us/img846/4223/transmisso.jpg"][URL="http://img846.imageshack.us/img846/4223/transmisso.jpg"][URL="http://img846.imageshack.us/img846/4223/transmisso.jpg"][URL="http://img846.imageshack.us/img846/4223/transmisso.jpg"][URL="http://img846.imageshack.us/img846/4223/transmisso.jpg"][URL="http://img846.imageshack.us/img846/4223/transmisso.jpg"][URL="http://img846.imageshack.us/img846/4223/transmisso.jpg"][URL="http://img846.imageshack.us/img846/4223/transmisso.jpg"][URL="http://img846.imageshack.us/img846/4223/transmisso.jpg"][URL="http://img846.imageshack.us/img846/4223/transmisso.jpg"] [/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL]

RODAS:

As rodas são umas Mavic Crossline. São umas rodas com excelente rididez, não se sente torções e na frente com o eixo de 20mm reforça seriamente essa caracteristica. São umas rodas para um andamento mais agressivo e por isso não têm um peso pluma, porém para a sua utilização tem um peso satisfatorio, cerca de 2050g. No entanto dão perfeitamente para rolar e fazer umas voltas maiores.
têm uma caracteristica menos positiva, mais precisamente a roda de trás, ganha folga com alguma facilidade, mesmo depois de por cola de rosca na zona em que se desaperta, passado algumas voltas ganha um pouco de folga. No entanto é fácil retirar a folga, com a chave que vem com as rodas da-se um pequeno aperto mesmo com a roda montada na bicicleta.

PNEUS:

Os pneus são uns Maxxis crossmark. É um pneu que gosto bastante principalmente atrás, pouca resitência ao rolar e boa aderência.
Atrás tenho a medida 2.1, mas a frente tenho um 2.25, pois achei que precisava de algo mais largo na frente e um rasto mais elevado e como estava a bom preço resolvi exprimentar o crossmark na frente com esta medida e estou a gostar do desempenho. Em lama não são muito famosos mas não se pode ter tudo!
[URL="http://img98.imageshack.us/img98/9458/rodark.jpg"][URL="http://img98.imageshack.us/img98/9458/rodark.jpg"][URL="http://img98.imageshack.us/img98/9458/rodark.jpg"][URL="http://img98.imageshack.us/img98/9458/rodark.jpg"][URL="http://img98.imageshack.us/img98/9458/rodark.jpg"][URL="http://img98.imageshack.us/img98/9458/rodark.jpg"][URL="http://img98.imageshack.us/img98/9458/rodark.jpg"][URL="http://img98.imageshack.us/img98/9458/rodark.jpg"][URL="http://img98.imageshack.us/img98/9458/rodark.jpg"] [/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL][/URL]
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PERIFÉRICOS:

O Guiador é um BBB elevado de 660mm de 31.8, é bonito mas em breve trocarei por um mais leve e com menos elevação. O comprimento dele penso que esta no ponto para mim dando uma boa segurança nas curvas. A caixa de direcção também é da BBB e tem funcionado bem. o avanço é um Specialized de 60mm com o peso de 100 e tal gramas.
O tubo de selim é um IXS, e faz bem a sua função. O selim é um selle italia troy lee designs, adorei o desenho do selim e como uma promoção não resisti, sabia que secalhar ía pecar um pouco no conforto, ja que normalmente estas edições é mais de encher o olho, no entanto não é mau de todo, surpreendeu-me pela positiva, melhor do que alguns que ja tive.
Os punhos são uns Lizard Skins Steave peat e são confortáveis, parecem ter uma boa durabilidade.
Os pedais são uns Wellgo de plataforma com rolamentos selados e de plataforma ajustavel, e têm um peso muito bom.

Em suma, montei uma bicicleta para poder chegar a um pouco de tudo, desde cross country a enduro. Que me permita poder fazer alguns km e que possa ir para trilhos mais agressivos.
Estou a gostar bastante dela, revelando-se realmente muito versatil, penso que o peso esta nos 13kg e tal.
Espero que gostem da minha analise e da minha bicla!


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Last edited:

Alexdj

New Member
Bem, desconhecia por completo este quadro,
mas parece-me (pelas fotos) robusto qb,
e muito bonito, aliás é diferente de tudo o q se costuma ver, tem um aspecto de Dirt, mas é AM,
a côr do quadro tb me parece mt bonita!

Em suma tens uma bike à prova de bala,
desde o quadro, passando plas rodas (que nem conhecia a par do quadro) e travões!

Só lhe mudava os punhos, e metia uns com "terminais, pontas, fechos" em vermelho, em vez de azul, q está ali a mais!
e pronto, não lhe mexia mais nada!

É verdade, falta tb um conta kilometros pra saberes a quantas andas! hehehhehe
e os pedais de encaixe? qué deles?hehehhe :cool:
Tb depende do uso q dás à bike!

Impecavel mesmo, parabens pela montada! :eek:
e esse selim, está mesmo top! Parabens!



Agora é só pedalar! :cool:
 
Last edited:
Parabéns pela bike! Uma verdadeira faz tudo com uma montagem e visual de primeira! Pessoalmente trocaria apenas a suspensão, por uma mais leve e talvez menos curso, como a Talas ou Revelation, e os pedais por um de encaixe! Mas se deve à questão de estilo, porque a 55 aguenta muita porrada e funciona à contento; ao meu ver, mais vocacionada para o lado extremo! Vai dando notícias e pormenores do comportamento! Abraço!
 
Obrigado pelos coments pessoal!

Quanto aos pedais, prefiro assim pois em trilhos mais agressivos sinto-me mais a vontade.
Sim a suspensão preferia uma mais leve como a talas mas o dinheiro não da para isso neste momento e o valor que dei pela 55 era de aproveitar!
 

Deus

New Member
Obrigado pelo PM!
De facto ficaste com uma bike mto fixe e com uma montagem 5 estrelas!
Sempre gostei de quadros rigidos c suspensões de longo curso!...E esse Banshee está demais! Tem um aspecto mesmo à "prova de bala"!
Reparei q a montaste c mta paciência e gosto!
Conclusão: Ficou c um preço mto bom e material 5 estrelas!...Quem gosta é assim mesmo!
 
Obrigado.
Comprei muito material em promoção, a suspensão é modelo de anos anteriores mas nova. Consegui grandes preços o que me fez gastar bem menos do que poderia ser.
 
Last edited:
J

joaosp

Guest
Em primeiro lugar queria dar os parabéns pela excelente bike que está aqui montada, tudo material de qualidade e "escolhido a dedo" que foi sempre algo que quis fazer mas a minha carteira ainda não permite.. A atenção ao pormenor e à estética é sublime e feita com muito bom gosto. É uma escolha fora do normal o que faz a bicicleta ter bastante exclusividade. E tendo tada esta polivalência tens aqui uma bike para a vida, parabéns mesmo!
 
Obrigado pelo coment. Tentei escolher o melhor entre relação qualidade/preço(a carteira ñ permite muitas maluquices), e que ficasse bonita também, que as peças combinassem entre si, e penso que o resultado foi bom. Gosto bastante dela tanto em performance como visualmente!
 
Last edited:

Alexdj

New Member
bansheeCMS, em relação aos pedais q tens montados, o q tens a dizer sobre eles?
Qual o grip deles? Não escorregam mt? É q têm ar disso!


É q estou a precisar d uns pedais de plataforma,
e não sei quais comprar,
e os q tens aqui montados, parecem-me mt fixes!
 
Last edited:
É assim o agarrar depende também dos ténis que usas, mas pelo menos com os que eu uso tenho gostado deles, tem uma aderência bastante razoavel. Em lama ou chuva é que notas que falham um bocado, mas acho que isso é também vulgar nuns pedais de plataforma, tirando os de downhill que têm uma aderência maior. Tens uma cena boa nestes pedais que á possibilidade de aumentares ou diminuires o tamanho da plataforma. Sinceramente gosto deles, e também são leves. Têm rolamentos selados, e têm uma boa construção.
 
Last edited:
Ora boas.
A Banshee Scirocco sofreu umas alterações nos últimos tempos, e decidi vir aqui partilhar essas modificações!

LISTA DO MATERIAL:


QUADRO - Banshee Scirocco
SUSPENSÂO - Marzocchi 55ATA2------Marzocchi 44 Micro Ti 130/150
RODAS - Mavic crossline--------------Mavic crossmax ST
PNEUS - Maxxix CrossMark
TRAVÕES - Avid elixir CR
PEDALEIRA - Shimano SLX
CASSETE - Shimano SLX
CORRENTE - Shimano XT
MANIPULOS - Shimano SLX
DESVIADORES - Shimano XT
GUIADOR - BBB Skybar---------------Truvativ Stylo Worl cup 15mm rise
AVANÇO - Specialized CNC-----------Truvativ 75mm
CAIXA DIRECÇÂO - BBB cane creek
ESPIGÂO DE SELIM - IXS
SELIM - Selle Italia Troy Lee
GUIAS - Jagwire
PEDAIS - Wellgo---------------------Btwin Susbin master


As alterações fizeram a bicicleta ficar um pouco diferente na condução. Emagreceu por volta de 1 kg, estando com um peso á volta dos 12 kg, o que fez com que ficasse mais reactiva e mais ligeira, perdeu um pouco de robustez,mas tem o quanto basto para o meu all mountain.
Em relação ás mudanças o Avanço saíu um de 60 mm e entrou um de 75mm. Ficava com algumas dores nas costas em voltas maiores e com esta alteração as dores passaram.
O Guiador tinha uma elevação algo elevada o que fazia com que ficasse com a frente muito alta, para determinadas situações como a descer até era bom mas para a a maior parte das subidas não, por isso mudei para um com menos elevação, para tentar equilibrar mais as coisas.
Os Pedais são leves e têm um bom grip, sem dúvida melhores que os outros nesse aspecto.
A suspensão além de ser mais leve que a outra cerca de 500 gr, parece-me o tipo de suspensão ideal para este quadro e o meu andamento. Com curso que pode ser alterado entre 130 e 150, é uma suspensão
com uma boa sensibilidade com várias afinações, desde bloqueio a mais ou menos compressão, regulação do ar, volume do ar e rebound. Ainda não posso acrescentar muito mais pois não a tenho ainda ha muito tempo.
As rodas além de terem um bom peso e muito bom aspecto(pelo menos pra mim!) parecem ser bastante robustas e deslizam bem, parece-me sem dúvida umas rodas de pau para toda a obra, espero que aguentem bastante tempo!

Segue umas imagens da bicla!














 
Surgiram mais umas alterações na bike.
A transmissão foi toda alterada, desde desviadores, cassete, corrente e pedaleira, com 10v. Desviadores XT e o resto SLX.
Aproveitei uma oportunidade de negocio e adquiri um Selim SMP Hybrid. Mantenho o outro para voltas curtas e mais agressivas e este para as longas em que se vai mais tempo sentado. Parece-me realmente confortavel, mas precisa de mais testes para uma opinião sólida.
Aproveitei também um espigão de selim da Ritchey que tinha por casa perdido e que estava num estado um bocado mau e restaurei. Lixei e pintei e parece ter ficado porreiro,
mas não sei ainda se vou manter essa cor. Assim tenho um selim em cada espigão pelo que é so preciso por e tirar do quadro.
O meu aperto se selim meu e por isso também foi trocado por um vermelhinho.

Segue umas fotos!









 

demorider

Active Member
Parabéns, tens aí uma bike brutal e a prova de bala, principalmente quadro e suspensão, pode não ser das suspensões mais leves mas em desempenho/fiabilidade ainda são das melhores..
Eu troquei recentemente a suspensão da minha bike de Dh que era uma 888rc2x de 2007 por uma boxxer rc de 2013 a pensar no peso mas como se costuma dizer troquei de cavalo para burro, ganhei em termos de peso (380gr) mas perdi e muito em suavidade, leitura de terreno e rigidez.. Se fosse agora tinha optado por uma marzocchi das novas..
 
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