banho após treino

visiense

Member
Boas.

A conselho de um amigo, após os treinos, quando estou a tomar banho, termino sempre com água fria nas pernas e nos braços. Isso tem alguma razão de ser, ou estarei a fazer algo errado? Explicaram-me que tem algo a ver com a circulação, mas não me recordo bem.

Obrigado.
 

kemp

New Member
A água fria após um treino de esforço intenso activa a circulação sanguínea e também diminui a fadiga e ajuda a relaxar.

Se quiseres saber mais procura por crioterapia.
 
Last edited:

DMFT

New Member
Reescrevo tudo o que o kemp disse...

E já agora, um conselho: nas pernas ao passar agua fria com o xuveiro, faz o movimento de baixo para cima, no sentido do sangue venoso...
 

cristovao12

New Member
Sim, faz todo o sentido, pois o frio irá provocar vasoconstrição, e promover o retorno venoso, diminuindo assim a sensação de cansaço.
 

visiense

Member
Obrigado pelas respostas, acabaram por confirmar aquilo que me foi dito.

São aquelas pequenas dicas que podem fazer bastante diferença.

cumps
 

fabinho

New Member
Boas.

Passar um tempo no duche/banho com água morna relaxa todo o tipo de músculos que estavam sendo exigidos num nível mais alto durante toda a actividade fisica. Relembro que o banho não deve ser tomado imediatamente após as atividades, deve-se aguardar pelo menos 10 minutos para que todo processo da sudorese termine e os niveis de metabolismo baixem. A prática de actividade física eleva a temperatura a nivel corporal, e o banho morno/frio ajuda a baixa-la com mais eficacia, por isso mesmo, o ideal é sempre um banho morno, e aconselho vivamente que seja seguido por um rápido duche frio para o relaxamento.

O que já cheguei a fazer no banho tambem, foi vir de um treininho com alguns ramos/folhas de eucalipto, e tomar um bom banho com aquilo, é optimo para os pulmões, ajuda imenso na respiração devido ao cheiro que liberta, aconselho.

Abraço.
 

jginja

New Member
Viva.
Em 2009 no Festibike fiz a mesma pergunta ao um senhor francês, não me lembro do nome, que deu uma pequena palestra sob o patrocínio da EAFit.
A resposta dele foi peremptória: não aquece nem arrefece! O duche de água fria apenas arrefece a camada exterior e supercial da pele, não chega aos músculos. Já a imersão numa banheira cheia de água gelada, crioterapia, esta sim ajuda à recuperação muscular.

Boas pedaladas
A palestra baseava-se essencialmente em alimentação, suplementação e recuperação.
 

fabinho

New Member
Sem dúvida jginja, mas a sensação de conforto a nivel muscular que se sente durante o banho de agua morna/fria poderá mesmo ter um efeito a nivel psicologico/placebo, pois toda aquela sensação de relaxamento cria um grande bem estar. Mas sim é verdade só arrefece a camada exterior e superficial da pele, numca poderia chegar aos musculos, só mesmo através de congelamento/terapia com frio (crioterapia). De referir que esta ciencia é bastante utilizada para o tratamento de lesões musculares, dos orgãos e da pele!

Abraço.
 

jTwin

New Member
É num desporto diferente bem sei, mas o Nadal muitas vezes após os jogos mais longos e para recuperar melhor para o dia seguinte ou até para debelar pequenas lesões faz imersão numa banheira cheia de água fria ou mesmo com muito gelo. Mas isso é ele que é profissional pois eu e a maioria de nós não seria capaz...
 

Hcaldas

New Member
Bem o que o Nadal faz e bem, qualquer um pode fazer, isso não é por ser profissional ou não, no clube de futebol aqui na minha terra fazem isso já a algum tempo e a nivel de lesões musculares tem sido muito menos.
 

jginja

New Member
Vi, já à algum tempo, uma reportagem sobre a Vanessa Fernandes, na qual se via a mesma a entrar numa banheira de água bem fresquinha.


P.S.- Por falar nisso por anda a Vanessa?!
 

telmo gomes 23

New Member
Boas

Eu quando chego dos treinos/voltas começo a tomar banho com agua fria e depois vou abrindo a torneira da agua quante aos poucos. no fim acabo com agua quente.
 

visiense

Member
Temos aqui argumentações suficientes para perceber que só água fria no banho não chega para fazer efeito ao nível do músculo. Mas corrijam-me se estiver errado: a água fria na pele, tendo em conta que é um órgão muito irrigado para ser aquecido pelo sangue, não vai fazer aumentar a circulação nessas zonas? E isso não é algo positivo após exercício intenso?

cumps
 
Top