B. Duran à la carte - 3 anos de evolução - Agora STRATUS CARBON 10Kg

#1
Boas,

Finalmente decidi criar um tópico para fazer uma análise à minha máquina.
Como o titulo do tópico diz, tenho uma B.Duran, comprei-a em 2006 e assim me inicei na prática da modalidade.
Optei por uma marca nacional, pela proximidade geográfica, pela fiabilidade que apresenta e pela excelente relação qualidade/preço que tinha (e continua a ter).
Gastei pouco mais de 300€... era suficiente para mim na altura.
Aqui fica uma imagem da bike original.



O problema foi que o gosto pelo BTT aumentou cada vez mais e a bike passou a ficar "fraquinha" para o uso que lhe dava... :mrgreen:

Fui fazendo vários upgrades à máquina, quase tudo foi mudado, sendo que neste momento só restam 3 componentes de origem. Convido-os a descobrir, neste caso não as diferenças mas as semelhanças.
Aqui ficam as fotos do aspecto actual da máquina:







QUADRO: aluminio 7005
SUSPENSÃO: RockShox Sid Team 2008
RODAS: Mavic CrossRide v-brake 2008
PEDALEIRO: Shimano XT 2008
DESVIADOR TRÁS: Shimano XT 2007
DESVIADOR FRENTE: Shimano XT 2007
MANÍPULOS DE MUDANÇAS: Shimano Deore Dual Control 2007
CASSETE: Sram PG950
CORRENTE: Shimano Deore 2008
PEDAIS: Shimano M520
TRAVÔES: V-brake Shimano XT 2007
GUIADOR: Ritchey Pro 25.4mm
AVANÇO: Kalloy Uno
ESPIGÃO DE SELIM: Kalloy Uno
SELIM: BBB Anatomic Design
PNEUS: Schwalbe Racing Ralph
PUNHOS: Ritchey

Peso: 11.3kg


Em resumo, é uma bike com um peso simpático, que se adequa ao meu estilo de condução. As alterações foram muitas, fui adquirindo aos poucos componentes em 2ª mão, outros novos, tentando ficar com uma bike leve e fiável.
O aspecto estético também teve bastante relevo nas alterações, o selim, os punhos e a grade de bidon brancos dão um look agradável.
Como dá para ver sou adepto de v-brakes, as rodas nem sequer suportam a opção disco. Os travões têm funcionado sempre bem, apesar de ultimamente estarem um pouco "rijos" (tenho de afiná-los). Tem sido sempre fiável e nunca deu grandes problemas. O quadro, depois de 4200km continua impecável! :wink: O que revela a fiabilidade das B. Duran.
O próximo objectivo é colocar a bike com 11kg, algo que está preste a acontecer, pois já tenho componentes em casa para tal. Falta somente tempo para os montar! :s
Brevemente colocarei imagens das próximas alterações. :wink:

Fico a aguardar comentários, criticas e sugestões. :wink:

Cumprimentos
 
#2
Re:B. Duran à lá carte - 3 anos de evolução

o resultado final é a prova que «qualquer» quadro serve de base a uma boa bicicleta.

quere-me parecer que o que te dá gozo é a evolução constante; não tarda nada estás a mudar de quadro porque o resto já foi.

o melhor é nem fazeres as contas ao preço final da monatgem :twisted:

se me premites: não gosto das crossride (nem das crossland). a mim só me deram chatisses (os eixos) apesar de serem resitentes a nivel doas aros.

quanto ao jogo proposto: o quadro pelo menos é o mesmo
 
#3
Re:B. Duran à lá carte - 3 anos de evolução

Muito bem bom projecto e evolução.

Concordo plenamente como o que o "pre-histórico" disse :!:

Cada vez me dá mais vontade de fazer uma brincadeira parecida (bike para o meu irmão e para matar saudades das HT) ... pegar em algo em 2ª mão e ir evoluindo... como fizeste com material em 2ª mão...

Não sei o que compraste, mas se trocares o espigão, avanço, umas manetes para os travões mais leves e uns Sram attack... acho que já dava e melhorava ainda mais a estética... digo eu... :roll:

Em relação ao jogo serão 3 ou 4 componentes???
- Quadro, espigão, aperto espigão e avanço...???

Cumps
 
#4
Re:B. Duran à lá carte - 3 anos de evolução

Tenho um quadro igualzinho! Foi a minha 1ª BTT :wink: entretanto após a aquisição de uma máquina nova foi passando por estradista, Single Speed e agora é a bike de treinos de semana oficial com 9V (11-34) e Prato 32 apenas e totalmente rigida. de origem já só mesmo o quadro.
 
#5
Re:B. Duran à lá carte - 3 anos de evolução

Boas,

Snyker said:
Muito bem bom projecto e evolução.

Concordo plenamente como o que o "pre-histórico" disse :!:

Cada vez me dá mais vontade de fazer uma brincadeira parecida (bike para o meu irmão e para matar saudades das HT) ... pegar em algo em 2ª mão e ir evoluindo... como fizeste com material em 2ª mão...

Não sei o que compraste, mas se trocares o espigão, avanço, umas manetes para os travões mais leves e uns Sram attack... acho que já dava e melhorava ainda mais a estética... digo eu... :roll:

Em relação ao jogo serão 3 ou 4 componentes???
- Quadro, espigão, aperto espigão e avanço...???

Cumps
Pois é caro Snyker... acertaste! :wink:
Tenho um kit V-brake XT 2008 (travões e manetes) para montar. E os manipulos são os Sram Attack, vamos ver como me adapto a esse sistema de colocar mudanças, o meu desviador traseiro é invertido e já tive informação que funciona bem com os Attack... Assim que o material estiver montado e testado dou noticias! :wink:

Quanto aos componentes...sendo assim são mesmo 4! :shock: Não me estava a lembrar do aperto do espigão! :lol:

Cumprimentos!
 
#6
Re:B. Duran à lá carte - 3 anos de evolução - 10,150kg

Boas,

Ora finalmente fiz o update dos travões, manetes e manipulos... :D

E aproveitei para fazer mais um update...

Agora tem 10.150kg! 8)

Assim que tiver fotos em melhores condições coloco aqui... deixo apenas uma foto para provar o novo peso da máquina:




E já só sobra 1 componente da bike original! :mrgreen:

Qual será??!! :?:

Até breve!
Cumprimentos
 
#7
Re:B. Duran à lá carte - 3 anos de evolução - 10.150 Kg

Boas,

Finalmente vou colocar algumas fotos das alterações que fiz à minha bike... :wink:



Os v-brakes XT 2008 funcionam bem.
Quanto aos SRAM Attack, depois de um tempinho de adaptação, estão aprovados! :) São muito precisos, as mudanças mudam rapidamente e sem falhas.
Estou bastante satisfeito! O desviador XT invertido funciona muito bem com os Attack.

Actualmente a bike tem 10.150kg, o que já a torna numa máquina bem levezinha... 8)
Mas claro que não foi só com os manipulos e travões que passei dos 11.300kg para os 10.150kg...
Agora só sobra um componente de origem, que por acaso está na foto...

Mais fotos da bike completa em breve...

Cumprimentos
 
#9
Re:B. Duran à lá carte - 3 anos de evolução - 10.150 Kg

Boas,

Ora para acabar com todas as dúvidas, deixo aqui as fotos da minha bike com as recentes alterações.
Pode-se dizer que agora tenho uma bike praticamente nova em relação à que comprei à 3 anos atrás :wink:



Adquiri o quadro de carbono B. Duran, o denominado STRATUS.



Com esta alteração a bike agora pesa os tais 10.150kg.



Fiz um passeio de cerca de 50km no ultimo fim de semana e bike portou-se lindamente.
A diferença entre o quadro de alumínio e o de carbono é brutal, o carbono absorve muito as vibrações do terreno.
Fiquei maravilhado! 8)
Estou muito contente com a aquisição, agora tenho uma bike bastante confortável, uma excelente roladora e muito boa para subir, assim hajam pernas à altura! :s

Fico à espera de opiniões e sugestões

Cumprimentos
 
#10
Re:B. Duran à lá carte - 3 anos de evolução - 10.150 Kg

boas

a bike está muito fixe e gosto muito do quadro, pois já vi o quadro ao vivo é pena é ter apoios para V-brake e claro
para mim não dispenso os travões hidraulicos e digam o que disserem, não é a mesma coisa, é claro que ias ganhar umas boas gramas a mais.

cump, e da-lhe calor
vê se a máquina se perde para a Serra de Ota
 
G

Guilhas BTT

Guest
#11
Re:B. Duran à lá carte - 3 anos de evolução - 10.150 Kg

Bom dia Amigo Feliteira,

O charuto agora está mesmo á maneira, só falta teres pernas para puxares por ela. :mrgreen:

Na minha modesta opinião se ela leva-se um avanço branco a fazer contraste com o selim ficava bem fixe. :D

Já agora, tenta retirar os autocolante, assim talvez conseguisses reduzir 150g e ela ficava com os 10kg certos. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
#12
Boas,

Guilhas BTT said:
Bom dia Amigo Feliteira,

O charuto agora está mesmo á maneira, só falta teres pernas para puxares por ela. :mrgreen:

Na minha modesta opinião se ela leva-se um avanço branco a fazer contraste com o selim ficava bem fixe. :D

Já agora, tenta retirar os autocolante, assim talvez conseguisses reduzir 150g e ela ficava com os 10kg certos. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
A pedido do amigo Guilhas... já foi adquirido e instalado o novo avanço... E sim... agora está com 10kg certinhos! 8)

Fotos em breve! :wink:

Cumprimentos
 
#15
Boas,

Pedro_xpto said:
Tens de fazer um novo Upgrade porque o bloqueio da suspensão também conta, e se não me engano não está la:) :p são sempre mais umas 50g :p
Amigo Pedro, tens toda a razão, mas como não sou grande ás do volante prefiro não ter o bloqueio, é mais uma cena a atrapalhar! :mrgreen:

Vou tirar fotos da máquina para colocar aqui, talvez até já apareça com menos de 10kg... :wink:

Feliz Natal para todos!
Cumprimentos
 
#17
Boas
A bike ficou mt fixe. reparei numa coisa tinhas na antiga uns travões XT que trabalhão em paralelo e não colocas-te na nova???? eu tenho uns xt e é uma maravilha na travagem, ou se fores colocar uns hidraulicos.
abraço
 
#18
Boas,

Boas
A bike ficou mt fixe. reparei numa coisa tinhas na antiga uns travões XT que trabalhão em paralelo e não colocas-te na nova???? eu tenho uns xt e é uma maravilha na travagem, ou se fores colocar uns hidraulicos.
abraço
Caro Ferrugem, de facto troquei os travões XT de 2007 por os XT de 2008. A efienciência é a mesma, reduzi umas gramitas e aproveitei uma oportunidade de negócio.
Em resumo foram só vantagens! :D

Cumprimentos
 
#19
Boas,

Finalmente ficam aqui as novas fotos... :oops:

Já com o novo avanço e guiador! ;)




Para além da questão estética (o avanço branco ficou muito bem), melhorei a posição de condução, pois o antigo avanço era apenas de 80mm e não se adequava e este novo quadro.
Com este upgrade, da antiga bike resta apenas os pedais e o conta voltinhas! :cool:



Estou extremamente contente com a bike, encaixa como uma luva no meu estilo de BTT: rolar, subir e andar em estrada para fugir à lama! :D

Ahhh! Já me esquecia, agora também está personalizada! Com o meu nome e o símbolo da equipa! :cool:



Referir ainda que a nível de peso, deve estar entre os 9,950kg e os 10,000kg. Falta fazer a transformação "home made" UST do pneus para diminuir um pouco mais o peso. ;)

Cumprimentos
 
#20
Silva a maquina ficou mesmo á maneira, não consegui ver bem que guiador é esse! So um pequeno reparo que está a destoar é esse espigão de selim. Tens de arranjar uma coisinha mais bonita;)

De resto ta impec ;)