B´Twin Rockrider 340 C4

SeteGu

Active Member
Boa noite

Antes de mais não sou o dono desta bicicleta (infelizmente trocava-a bem pela Hador) mas não podia deixar de vir aqui dar a minha opinião.

Por 180€ não se pode esperar nada de especial... correto? Bem... vamos ver:

Transmissão:
Não há muito a realçar... 3x7v Shimano Tourney como muitas outras bicicletas de gama base. Ainda assim é capaz de funcionar melhor do que muitos pensarão.

Suspensão:
Vem equipada com uma XCT de 80 mm... ao contrário de muitas mais caras e com suspensões de 50 ou 63 que amortecem incomparávelmente pior.
Ok... não deixa de ser uma suspensão de entrada de gama. Na marca (Sr Suntour) pior só a gama M (3030 por exemplo) mas nota-se bastante a diferença de uma para a outra.

Travões:
V-brake... epá que porcaria. Isso já não se usa!

Enganam-se. O ponto fraco dos v-brake é em molhado e com lama e posso-vos dizer que os travões, mesmo nessas condições, tinham capacidade para bloquear a roda da frente (e obviamente a de trás) mesmo em asfalto. :shock:
Ok... os pneus não têm muita aderência mas de qualquer maneira o poder de travagem é bastante grande. Um amigo meu usa uns tektro hidráulicos de gama base com roda 29 e posso-vos garantir que não têm tanto poder de travagem!

Até fiz um pequeno vídeo para mostrar muito resumidamente o funcionamento da suspensão e o poder de travagem... não sei se é muito esclarecedor mas aqui vai:
[video=youtube;lUwtAAVj4ik]https://www.youtube.com/watch?v=lUwtAAVj4ik[/video]

E sim... para mim claramente a melhor bicicleta do mercado pelo menos até aos... 250€. Custa 180€.
 

DriveMe

Active Member
Boas.

O que acho que faz falta saber é quantos kms já andou, e por onde andou. :)
O maior entrave à compra de uma bicicleta low cost é o tempo que esta demora a dar dores de cabeça.

Quanto aos v-brake, o poder de travagem acho que nunca foi questão (mesmo em molhado), mas sim a acumulação de lama.
Uns bons calços fazem sempre a diferença.
Claro que há a dependência do aro, e o mínimo empeno já temos o som irritante da pastilha a roçar no aro.

Mantém isto atualizado, se puderes.
 

PenduluM

New Member
Esses travoes realmente são uma maravilha.

Aconselho-te a descer uma serra com eles para os testares ainda melhor. Esse teste no parque de estacionamento é muito bom...
 

SeteGu

Active Member
DriveMe e PenduluM olhem por onde andou (podem ver o track e a altimetria na descrição do video).

No parque de estacionamento foi só para exemplificar. Andou no meio do mato a descer em single track´s e com muita lama e sem qualquer razão de queixa por parte dos travões. Os pneus sim... não são grande coisa mas também estou habituado a uns Nobby Nic Evo/Perf. 2.1/2.25.

A bicicleta é nova... não tem muitos quilómetros naturalmente. Mas, a meu ver, dará tantos ou menos problemas que a maioria das bicicletas equivalentes. Os v-brake, por exemplo, são conhecidos pela sua fiabilidade.
Aliás isso que referes é muito mais frequente de acontecer com discos... onde as margens são muitos menores e ao mínimo empeno lá está o disco a roçar nas pastilhas.
Eu por exemplo numa bicicleta que tenho com v-brake e com os aros todos empenados isso não acontece.

Também não me parece muito justo compara-la com bicicletas de 500€ ou 1.000€... e o objetivo não é esse. Mas para quem tem pouco dinheiro ou simplesmente não quer gastar muito numa bicicleta, a meu ver, fica muito bem servido com esta...

A bicicleta irá andar a levar "pancada" a torto e a direito. Posso ir relatando de vez em quando como se anda a portar.
 

DriveMe

Active Member
Sim, faz isso.

Aliás isso que referes é muito mais frequente de acontecer com discos... onde as margens são muitos menores e ao mínimo empeno lá está o disco a roçar nas pastilhas.
Eu por exemplo numa bicicleta que tenho com v-brake e com os aros todos empenados isso não acontece.

Não partilho da tua opinião. Acho que para tirares partido de um V-brake este tem de estar afinado, e a distância do aro ao calço tem de ser mínima. E para isso, o aro não pode estar "todo empenado". Isto para quem gosta de travar "em cima", e não com a manete encostada ao punho. Mas isto é outra discussão. :)

Também não me parece muito justo compara-la com bicicletas de 500€ ou 1.000€... e o objetivo não é esse. Mas para quem tem pouco dinheiro ou simplesmente não quer gastar muito numa bicicleta, a meu ver, fica muito bem servido com esta...

Certo, mas podemos sempre comparar com a irmã mais velha, a 500 (e concorrentes).

Uma questão: esse quadro tem o suporte para travão de disco?
 

SeteGu

Active Member
Certo DriveMe mas dá sempre para por sem roçar. E desempenar uma roda é mais fácil com v-brake precisamente por isso.

A irmã mais velha (500) custa 50% mais... e exceptuando a transmissão não lhe vejo vantagem nenhuma. Até é marginalmente mais pesada.
Sim... permite a colocação de discos hidráulicos posteriormente... já no quadro da 340, para trás, creio que não (hei-de confirmar). Mas a minha pergunta é: meter travões de disco para quê?
Sinceramente não vejo a necessidade disso numa bicicleta desta gama. Estes v-brake chegam e sobram.

No caso da 520 a minha escolha já seria diferente... mas também custa mais de o dobro.
 

Hardskin

Well-Known Member
Boas.

Claro que há a dependência do aro, e o mínimo empeno já temos o som irritante da pastilha a roçar no aro.

Aliás isso que referes é muito mais frequente de acontecer com discos... onde as margens são muitos menores e ao mínimo empeno lá está o disco a roçar nas pastilhas.
Eu por exemplo numa bicicleta que tenho com v-brake e com os aros todos empenados isso não acontece.

Um aro empenado não tem consequências para os travões de disco. Essa é uma das vantagens.

Cumps.:yeah:
 

SeteGu

Active Member
Referia-me ao empeno dos discos Hardskin e não ao dos aros. Pensei que estivesse subentendido. Os discos empenam muito mais facilmente.
 

DriveMe

Active Member
Sim... permite a colocação de discos hidráulicos posteriormente... já no quadro da 340, para trás, creio que não (hei-de confirmar). Mas a minha pergunta é: meter travões de disco para quê?
Sinceramente não vejo a necessidade disso numa bicicleta desta gama. Estes v-brake chegam e sobram.

Perguntei a pensar em alterações futuras.
É algo que tenho em conta quando compro uma bicicleta, ou mesmo componentes.

E sim... para mim claramente a melhor bicicleta do mercado pelo menos até aos... 250€. Custa 180€.

A bicicleta é nova... não tem muitos quilómetros naturalmente. Mas, a meu ver, dará tantos ou menos problemas que a maioria das bicicletas equivalentes. Os v-brake, por exemplo, são conhecidos pela sua fiabilidade.

Então.. é a melhor oferta em termos de componentes no papel, certo?
Sou capaz de concordar.

Se não tem muitos kms, não podemos falar muito do que aguenta ou deixa de aguentar.
O video que colocaste não impressiona. O terreno estava difícil, mas não vi nada de mais.
De qq maneira, como disse atrás, é de todo interessante saber por onde anda, a tareia que levou e se deu algum problema.

A discussão sobre V-Brake vs. Disco não faz muito sentido (quem quiser, pode opinar aqui.
Para o tipo de utilização que esta bicicleta foi pensada, os v-brakes devem ser suficientes.
 

SeteGu

Active Member
DriveMe não falei do que vi no papel mas sim do que experimentei.

Os vídeos e fotos enganam sempre. As inclinações são bem maiores do que possam parecer assim como as condições do terreno (foi no domingo depois de uma noite inteira a chover bastante além da chuva que apanhámos a pedalar) também não são o que parecem. As quedas não foram obra do acaso (apesar de obviamente haver alguma inexperiência).
Se um dia passares cá por estes lados podemos sempre dar umas voltas aqui pela zona e nos mesmos caminhos.

Na minha opinião a bicicleta fez mais do que 80% dos utilizadores esperam fazer ou fazem com ela.

A durabilidade a ver vamos como será... mas se tens bicicletas mais caras com alguns componentes iguais ou piores... a ver vamos. ;)
Para além disso nenhuma bicicleta de 150-250€ terá material muito resistente (rolamentos da pedaleira, rodas, etc...).

E não era para comparar com outras equivalentes? Daí a histórica da comparação com os travões de disco.
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
A roda de trás tem um ligeiro empeno mas na mesma altura outro amigo meu comprou umas rodas novas por 45€ e neste momento estão bem piores andando pelos mesmos sítios.

Mais ou menos na mesma altura outro amigo meu comprou uns aros DT Swiss com cubos SRAM e também estão feitas num 8 apesar de algumas quedas certamente não terem ajudado.

Resumindo: até agora as rodas e a bicicleta em geral tem-se portado bem.
 

El Pistolero

New Member
Boa tarde

Estou a pensar comprar esta bicicleta. Sou de Coimbra tou limitado às lojas daqui.
Vi na decatlhon mas não encontrei esse modelo . o mais parecido que encontrei foi este "ROCKRIDER5.1 C1 2013 B'TWIN"

Não percebo nada de bicicletas é so mesmo para dar umas voltas. 10-20km de 2 em 2 dias o maximo
 

SeteGu

Active Member
Andam sempre a mudar o nome às coisas...

O importante, a meu ver, é que encontres lá a suspensão XCT de 80mm. Depois na parte que diz "transmissão" se arranjares alguma com punhos rotativos Shimano melhor... prefiro-os aos SRAM MRX. Mas também não será por aí...

EDIT: Vi agora esta. Parece-me igual ás restantes... e custa 149€. De aproveitar.
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Boa tarde

Entre essas duas tudo depende do uso que será dado à bicicleta... se for de estrada/ciclovia a 300 será suficiente. Para todo o terreno a suspensão (não sendo obviamente topo de gama) dá uma ajuda.

A bicicleta é de um amigo meu. Sei que ele continua a andar mas eu já não pedalo com ele talvez há 1 mês. Da última vez que pedalei estava tudo bem... creio que continue igual.
 

FGomes87

New Member
Boa tarde.

Sou dono deste modelo como muitos amadores do ciclismo e após umas pequenas voltas por trilhos comecei a ter problemas com a bicicleta.
Primeiro o selim completamente apertado começou a ganhar folga com a trepidação a fazer alguns trilhos pelo monte. Hoje em dia está impraticável andar com a bicicleta sem comprar selim novo já que mexe com alguma trepidação. Logo à segunda volta que dei com a bicicleta ao pedalar em subidas começou afazer um ruído que me parece que vem da zona de união da pedaleira ou da corrente das mudanças. Hoje em dia o ranger é bem maior e acontece em pequenas subidas desde que vá acima da primeira velocidade.
Os travões também com algum uso precisam de constante afinação para não estarem a roçar nas rodas.

Dito isto estou a ponderar vender a bicicleta e perder uns 80€ face ao preço de compra ou então aprimorar a bicicleta com novas peças (selim, travões de disco e pedaleira).
Será que com 100€ consigo colocar selim estático, pedaleira mais robusta (caso seja essa a origem do ranger ao pedalar em subidas) e travões de disco?
Estou mais inclinado para investir uns 100€ em aprimoramentos da bicicleta, agora não sei se será € suficiente para a colocar mais robusta para umas voltas ao fim de semana.

Desde já obrigado a quem possa dar uma opinião.

PS: as câmaras de ar da bicicleta furam com muita facilidade pelos trilhos por onde ando. Uns pneus mais espessos resolverão o problema?
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Quanto ao problema do selim a resolução é simples: apertar melhor. Eu de tentos a tempos também tenho de dar um pequeno aperto no da Sirla. Nem se perde 1 min a fazer isso. De qualquer forma um espigão diferente novo é barato e resolve o problema.

Se na segunda volta a pedaleira já rangia pode ser má montagem ou algum defeito de fabrico. A bicicleta ainda está na garantia?

Quanto aos travões também é fácil afinar (há vídeos sobre isso no youtube, de certeza). É normal enquanto a bicicleta é nova os cabos darem de si e os travões desafinarem (daí a 1ª revisão até ser gratuita). O que pode acontecer é a rodas entretanto empenarem (ás vezes quando são novas também dão de si) causando o tal ruído. Mas também não é muito caro mandar afinar (5€) e/ou desempenar as rodas (5/10€) numa loja de esquina. Tenho ideia que na decathlon é mais caro.

Mudar para travões de disco, nessa bicicleta, é uma carga de trabalhos. Só mudando rodas/cubos, suspensão e quadro. Não compensa.

A comprar uma melhor, na minha opinião, só compensa se se investir numa RR540 ou equivalente (discos hidráulicos, 9/10v, suspensão razoável de 100mm com bainhas de 32mm, etc...).

Boas pedaladas
 

SeteGu

Active Member
Esqueci-me da questão dos furos... a solução também é relativamente simples e barata: liquido anti-furo. Qualquer loja de bicicletas vende. Pode-se colocar facilmente nas câmaras de ar ou até comprar camaras já com o dito liquido (que normalmente fica um pouco mais caro).
 
Top