Azoto?

#1
Viva!

Hoje fui acertar a pressão dos pneus do carro, que estão cheios com Azoto (uma mistura com muito Azoto), porque lá na oficina dos pneus aconselharam que era melhor, mais estável às variações de temperatura, mais leve, etc. e tal (e tem umas carapucinhas em aço todas giras!)

Vai daí e tive uma ideia peregrina: e se metesse Azoto nos pneus da bike? :roll: Claro que o pessoal da oficina disse logo que sim que era muito melhor, que têm feito a várias motos e quads...

Alguém já teve esta ideia? O que acham da possibilidade? (Têm que compreender que estamos na "silly season" e perdoar este disparate!) :oops:

Cumprimentos,
 

Jepas

Super Moderador
#2
Boas,

Para quem não se lembra a atmosfera tem já 80% de azoto. Por isso, sempre que alguém enche um pneu ou outra coisa qualquer com o mesmo ar que respiramos garante logo 80% de azoto (nitrogénio).

A única vantagem de usar azoto é porque este ser um gás inerte. O ar atmosférico é uma mistura de gases nos quais o oxigénio e o vapor de água estão presentes. Tendo um pneu só com azoto, evita-se o sobre aquecimento e a expansão do vapor de água. Daí a segurança num pneu automóvel, no caso das bicicletas é totalmente irrelevante ter 80% ou 100% de Azoto.

Jepas
 
#3
Quem sabe, sabe.
E não há volta a dar.
É por isso que eu passo algumas horas neste forum.
O melhor de mundo e quem sabe do universo.
Saúde, e cada vez mais força nos pedais, tá? :mrgreen: :mrgreen:
 

Jepas

Super Moderador
#5
o hélio já foi pensado e creio que discutido algures no Forum. O principal problema é que a borracha usada nos pneus (a pr dos balões) não veda as pequenas moléculas de hélio. Assim sendo, ficava (pouco) mais leve mas não se ia aguentar dentro do pneu.

Jepas
 
#6
narg said:
:mrgreen: que tal meter helio, o que se mete nos baloes que faz falar fininho, podia ser q a bike voa-se :p
:lol: :lol: :lol: Seria uma forma de poupar umas gramas :mrgreen:
Mas acho que seria necessário estar sempre a dar à bomba :mrgreen:

Agora a sério. Se for para competição ou para temperaturas extremas ainda pode fazer sentido.
Para uma utilização normal de lazer não me parece que faça sentido (mesmo para os carros/moto embora aí já faça mais sentido visto os pneus atingirem temperaturas mais elevadas).
 
#7
Com que encher as suspensões??? Ar normal ou azoto???

Tendo em conta que é um gás inerte confere à suspensão das nossas bikes uma pressão constante e estabilizada evitando as variações no comportamento da mesma(dura nos dias frios e macia nos dias de calor,quando cheia com ar normal).

Desde que experimentei na minha não quero outra coisa...:)

Aqui ficam alguma especificações sobre o uso do azoto no dia-a-dia e na alta competição.

O nitrogénio é um gás inerte (não inflamável) – ou seja, trata-se de ar seco com o oxigénio removido.

Por exemplo, o ar ambiente tem na sua composição cerca de 78% de nitrogénio. Devido às suas propriedades de gás inerte, é muitas vezes usado em aplicações específicas de pneus e ou em ambientes que o exigem. Estas aplicações em pneus incluem a aviação, em minas, e a utilização em veículos pesados.

O nitrogénio é também usado na competição automóvel profissional que envolve veículos extremamente velozes. Subentendemos que o nitrogénio seco é usado nesta perspectiva para ajudar a diminuir as variações de pressão dos pneus quando variações, mesmo que diminutas, podem afectar o comportamento do veículo em limites extremos de performance.

Deixem aqui o vosso feedbakck!!!

Abraço e boas pedaldas
 
#9
Eu pessoalmente uma vez coloquei azoto no carro e na mota, após a 1ªa saída disse: nunca mais.

No caso da mota os pneus demoravam mais tempo a aqueçer o que se refletia em menos aderencia, todos os pneus tem de estar a uma certa temperatura para atingirem o seu funcionamento ideal, daí os carros de F1 e MotoGP utilizarem mantas térmicas nos pneus antes de iniciarem a prova.
No caso do carro a diferença não foi tão notória, dado que os pneus nunca atingem tanta temperatura como atingem num motociclo, mas mesmo assim quando os pneus estavam frios pareçe que notava lá qualquer coisita.

Acho que não vale a pena, mais vale ir uma vez por mês ás bombas rectificar a pressão, não dá assim tanto trabalho :mrgreen:
 
#10
paulatinamente said:
E a pressão é a mesma quer utiles o Ozoto ou o ar "normal" ?? (na suspensão)
Espero nao tar a dizer nenhuma asneira, mas acho que a pressão continua a ser a mesma.

Pelo menos eu ponho os mesmos 105PSI que metia quando usava ar.

Mas se tiver a dizer alguma asneira corrijam-me!!

Abraço e boas pedaladas