Aviso á navegação - Matilha de cães em Mindelo / Árvore - Vila do Conde

rmpcunha

Member
Bom dia a todos,

Ontem à noite fui (mais uma vez) perseguido por uma matilha de (pelo menos) 4 cães - confesso que não tenho a certeza se são 4 ou mais pois não páro para contar...

Infelizmente, esta situação tem vindo a repetir-se nesta zona... As primeiras vezes que tal aconteceu estava eu a pedalar pela reserva ornitológico de Mindelo (quem é da zona deve conhecer um trilho que faz a ligação entre Mindelo e Árvore), nestas situações estava já perto do final do trilho do lado de Árvore pelo que quando cheguei à zona habitacional eles desistiram da perseguição. Na última vez nesta zona já aconteceu no inicio do trilho do lado de Mindelo e tive que pedalar como um louco até ao final - sendo um trilho com bastante areia que nesta altura se encontra solta confesso que passei algum aperto.

Ontem repetiu-se a cena mas nas imediações da estação de metro Espaço Natureza (perto da entrada da extinta quimonda). Não sei se pela facilidade do terreno se por outro motivo qualquer, a verdade é que não me largaram tão facilmente como nas outras situações. Só consegui que parassem de me perseguir após encher a boca com água (abençoada mochila de água pois com o bidão seria mais dificil) e borrifar o focinho do cão que me seguia mais de perto. A verdade é que pararam (ou pelo menos abrandaram - não fiquei para ver) mas não ganhei para o susto.

Conheço as terorias de que deveremos parar ou abrandar e se até concordo com essa postura perante um cão, perante quatro com os dentes arreganhados e com larga passada (corrida) na minha direcção confesso que não sou capaz de a colocar em prática...

O que pretendo com este tópico são apenas 2 coisas:
1. Alertar eventuais colegas que costumem pedalar pela zona para a existência da matilha de cães vadios (foram assim referenciados no contacto que fiz com os serviços veterinários da Camara Municipal de Vila do Conde) pelo que se os ouvirem ladrar ao longe não esperem que cheguem perto para dar ao pedal ;)
2. Solicitar que caso tenham um destes encontros imediatos - avisem os referidos serviços municipais pois já os contactei e o que me dizem é que têm tentado capturar os animais mas estes têm bastante mobilidade pelo que todas as referências com a maior precisão e menor intervalo de tempo possível poderão auxiliar esta tarefa. O contacto pode ser efectuado para o n.º geral da camara (252 248 400) solicitando a ligação com os Serviços Veterinários.

Quanto a mim, o que estou a pensar fazer é comprar um daqueles apitos para afastar cães pois estou farto de ficar a deitar os pulmões pela boca à conta dos canídeos...

Fica o aviso e o pedido.
Obrigado.
 

kuto

Member
É pena que isto aconteça, mas não podemos controlar o instinto dos animais.
Basta que eles tenham sido espicaçados por um ciclista anterior, que atiram-se ao próximo que passar...
Sobre os apitos, há uns temos comprei um na Decathlon, mas aquilo não funciona... É preciso afinar o apito e irra-me mais do que aos cães :lol:
http://www.decathlon.pt/PT/apito-ultrasom-68858441/

(...) Essa situação já aconteceu comigo e das várias vezes, reagi de maneira diferente. A ultima vez mandei um berro bem potente em que fiquei rouco, mas funcionou... Outra vez, abre caminho que eles tem quatro patas e eu não tenho roda 29'' :p
 

rmpcunha

Member
Viva.

A reacção que tenho tido até hoje é pedalar, pedalar, pedalar... E tenho-me safado, mas ontem os desgraçados estavam determinados (e eu já no fim do passeio e com alguns Km em cima). Lembrei-me do borrifo de água quando estava já prestes a ser alcançado e teve muito bons resultados mas lembrei-me do apito pois tenho receio que com outros o resultado não seja tão bom.

Quanto ao berrar, já o tinha feito enquanto pedalava mas com resultado nulo.
 

brtantunes

New Member
Já me aconteceu por várias vezes também. Realmente quando são vários e o tamanho deles já é considerável deixamos de pensar e reagir mais por instinto, que é começar a pedalar como se não houvesse amanha.
Tipicamente o que eu faço caso os veja antes de eles me verem é pedalar mais devagar, e passar calmante por eles. Já aconteceu também descer-me da bicicleta para passar por eles :|. Já pensei começar a andar com pedras nos bolsos da jersey para os conseguir afugentar. O pior é se em vez dos afugentar ainda ficam piores :p.

Cumps,
 

Holy

New Member
Peço desculpa mas isto lembrou-me isto.
LinkYoutube:D

Eu pessoalmente nunca tive esse problema, mas acho que fazia das tripas coração para pedalar como se não houvesse amanhã.
 

ricabike

Member
Vejam o lado positivo ... os caes funcionam como personal trainers eh eh eh pedalem pedalem váaaaaaaa!!!!
Realmente esse apito nao funciona para afugentar os caes ... podes é alerta-los ainda mais :)
O melhor que podemos fazer é ter calma e fazer como o brtantunes diz, ou passar mais devagar ou mesmo sair da bike e ir a pe ... nao se esqueçam que os caes têm o instinto de caça e se vêm algo a movimentar vao a correr é por isso é que alguns vao a ladrar ao lado dos carros ou mesmo de bikes mas se parar eles param.
Caso sejam caes selvagens que ja andam ha muito tempo nos montes o melhor é parar e utilizar o metodo do calhau.
 

rmpcunha

Member
Desculpem lá...

Talvez eu seja um medricas de primeira.... mas se vejo 4 cães de médio (a mim até me parecia muito grande) porte a dirigirem-se para mim (em grande velocidade) mostrando os dentes acham que tenho a frieza de travar? desmontar?

Pernas para que te quero e o mais rápido possível....

Mas vá, concordo que talvez seja um medricas de primeira embora não me tivesse como tal :D
 

C.Orelhas

New Member
Não é só por ai colegas, já algumas vezes que vou para o mato e sou preseguido por estes animais, da ultima vez o animal insistia em vir atrás de mim, nem devagar, nem a pé nem a voar, o animal não engraçou comigo, tive mesmo que fugir. A minha solução apartir de agora, vai ser deitar água no focinho e mandar-lhe uns valentes pontapés com os encaixes dos sapatos a ver se acalmam. Eu gosto bastante de animais (cães) mas estes já abusaram. Tambem para além de cães, já me deparei com cavalos há solta o que nem arrisquei a passar e voltei para trás, o proximo dia que por lá passe e veja o cavalo (ja o vi 2x) tiro fotografia!
 

brtantunes

New Member
Lá está rmpcunha, se eles já vêm lançados, "ala que se faz tarde" :p. Faria exactamente a mesma coisa. Eu (e penso que o ricabike também partilha a minha opinião) só falo em abrandar e desmontar caso eles não te tenham visto primeiro, ou seja, ainda não estejam cheios de vontade de nos dar uma trinca :).
O pior é se é numa subida :D, aí já é mais difícil dar a sola, o melhor é dar meia volta e ai sim, a descer depressa se despistam :p.

Quem tem cu tem medo :D
 

pauleta11

New Member
Também já me aconteceu essa situação e a subir uma ponte, acho que fiz recorde a subir 300 metros de bicicleta :)

Até parou o coração..
Eram vadios e não tinha a coragem de parar, tinha o risco de nunca mais andar :)
 

magabarai

Member
Boas RMPcunha!

Confesso que ao te imaginar a fugir dos cães me deu um bocadinho vontade de rir, mas depois da-me mais vontade é de ter medo porque às vezes também passo por esses trilhos e apanhar 4 cães a correr atrás de mim, não é propriamente o que tenho em mente quando passo por lá...
Agradeço-te o alerta. Vai-me dar muito jeito quando passar por aquela zona, isto é, se voltar a passar xD. Como costumam dizer "quem tem cu tem medo" LOLOL

Cumprimentos e espero que não tenhas mais nenhum desses azares
 

ricabike

Member
Felizmente nunca me deparei de bike com uma situaçao de um cao ou varios caes com vontade de morder, pois a ladrar atras já !!!
Mas se parar eles vao-se embora ... se calhar foi sorte :)
Nunca me vou esquecer num monte alentejano ia de carro bem devagar pois a estrada era terra batida e um rafeiro alentejano ( um cao com o porte de +70cm no garrote) lançou-se literalmente contra a porta do condutor ainda bem que o vidro estava fechado ( desculpem o offtopic).
Tirar o pe do pedal para o tentar atingir é perigoso o melhor numa situaçao dessas é pé na tabua ... cada caso é um caso pois se o cao se atravessa a nossa frente estamos perdidos :(
 

rmpcunha

Member
Boas RMPcunha!

Confesso que ao te imaginar a fugir dos cães me deu um bocadinho vontade de rir, mas depois da-me mais vontade é de ter medo porque às vezes também passo por esses trilhos e apanhar 4 cães a correr atrás de mim, não é propriamente o que tenho em mente quando passo por lá...
Agradeço-te o alerta. Vai-me dar muito jeito quando passar por aquela zona, isto é, se voltar a passar xD. Como costumam dizer "quem tem cu tem medo" LOLOL

Cumprimentos e espero que não tenhas mais nenhum desses azares

Reconheço que para quem estivesse a assistir (por acaso não estava ninguem) talvez fosse hilariante ;)

Caso voltes a passar e os vejas, se possível alerta os serviços veterinários.
Infelizmente, tem-me acontecido sempre ao fim de semana e à noite e penso que nessas alturas não estará lá ninguem para os ir procurar e recolher.

Cumprimentos
 

abelha2

Active Member
cuidado com isso de dar pontapes aos caes.

Um colega meu, já tentou fazer isso para se livrar de um cao daqueles de raça porta-chaves, e o gajo tentou mordelo (nao conseguiu por sorte), e ficou com os pernitos presos nos dentes\boca do cão. Se nao fosse um porta chaves era queda pela certa.

Eu confesso que tambem tenho medo, mas se nao forem muitos, mantenho o meu ritmo, para eles nao pensarem que os vou atacar, e apos passar por eles, é fazer sprint...

Tambem ja me apareceu um boi enorme á frente (maior que os das touradas) ainda tentei passar pelo lado, mas ele ocupava o caminho todo, e como começou a caminhar em direcção a mim...foi virar a bike pa tras, e como era a subir, so olhei para tras, quando acabou a subida
 

Antares666

New Member
Normalmente estas situações é pelo instinto dos caes de perseguirem coisas com rodas...Há varias maneiras de resolver isto, e claro que a melhor é evitar o confronto, se puderem dar ao crank em segurança então força,se optarem pela fuga lembrem-se é duma coisa, os caes tem uma resistencia brutal, alguns correm mesmo depressa e quanto mais fogem mais espicaçados eles ficam por isso se optarem por esta solução estejam preparados para pedalar uma boa distância.
Se os virem antes, abrandem e passem devagar ou mesmo desmontados, o mais certo é não vos ligarem nenhuma.
Agora a situaçao mais complicada é se realmente se tratar de um ataque, neste caso dificilmente será por comida, mesmo que sejam caes selvagens, os caes são oportunistas e so mesmo em ultimo recurso é que se metem com uma presa que não tenham a certeza de caçar.Outra coisa que vos pode complicar a vida é se durante a fuga caem e derramam sangue, o cheiro a sangue pode despoletar um instinto completamente diferente e nada bom para voces( é mais uma razão para reconsiderar a fuga sem ter certezas de a fazer em segurança).
Se não puderem dar á sola ha uma coisa que podem tentar, saiam da bicla, façam-se o maior possivel (levantar a bicicleta, abrir os braços) e façam o maior basqueiro que conseguirem, berrem pro gajo, batam os pés etc...basta conseguir afugentar o lider da matilha que o resto vai atrás.
Claro que tudo isto é relativo e é preciso manter o sangue frio, o que nem sempre é facil... e salvo situações excepcionais como cãos com raiva p.ex, oa animais não são capazes de agir por eles mas reagem ao que lhes é apresentado, se lhes é mostrado medo vao perceber que tem ali um adversário inferior e a reação é atacar...Se lhes for mostrado exactamente o contrário, que somos maiores e superiores, o cão não tem outra escolha senão fugir...
 
Last edited:

manzanita

New Member
A matilha referida,passa o dia nas imediações da zona industrial da Varziela:roll::roll:, porque será que os serviços não os vão lá capturar???????Quem é da zona concerteza compreende........digamos que é um mundo á parte:eek:mg::eek:mg:!!
 

rmpcunha

Member
por acaso sou da zona e não sei a que te referes... Suponho que estejas a falar da ocupação da varziela pelos chineses mas não vejo relação... Recordo um mito urbano mas que se fosse verdade os cães já teriam desaparecido há muito :)

No contacto que tive com a câmara disseram-me que estavam já referenciados na reserva ornitologica mas não na zona da estação espaço natureza... Se isso que dizes é verdade vou chatear o pessoal dos serviços veterinários todos os dias com a indicação que os vi lá.

Cumprimentos
 
Last edited:
Top