Aventura caminho francês de Santiago de Compostela

danield

New Member
No ano em que fiz esse caminho (também em 2011), também fui pela esquerda... Só que me enganei 2 km antes desta bifurcação e subi até uma povoação que se chama lindoso... Resultado: 1 hora e tal a subir... e 15 minutos a descer novamente pelo mesmo caminho. Foi uma pastora em Lindoso que me alertou para o engano. Quando cheguei lá em baixo retomei o caminho certo mas subi até La Faba pelo alcatrão (variante direita) com a raiva entre os dentes... O engano deveu-se a uma placa com um esquema das duas variantes que estava localizada precisamente 2 km antes da bifurcação, num sítio que também era bifurcado... Enfim, valeu a visão da pastora, que além de simpática também era bonita.
 

camber29

New Member
Vou fazer o caminho com uns amigos e tenho alternativa entre duas bicicletas, e gostava de saber como é o terreno? É muito asfalto ou é basicamente tudo como se vê nas fotos caminhos de terra e irregulares?

Em mais de 800 Km apanhas de tudo.
Asfalto ainda é um bocado, entre 25% a um terço da totalidade. Todos os dias fazes percursos em alcatrão, pode é numas etapas serem mais ou menos do que outras.
Outro tipo de percurso que apanhas muito, são aqueles que talvez apareçam mais nas fotos, estradões largos em terra batida. A etapa grande que fizemos de 175 Km a maior parte da etapa foi nessa configuração.
Depois depende muito das regiões que estás a atravessar. Apanhas single tracks, apanhas percursos com muita pedra, partes descampadas e outras zonas vais pela sombra da floresta.
As fotografias enganam um bocado, porque praticamente todas as que tirei foi em andamento.
Ou seja, não tenho fotos daquele tipo de percursos em que não dá jeito ir com a máquina na mão.
Não havia grande tempo para se estar a tirar fotos parados. :D

Leva uma bike resistente. Troca as pastilhas, ou leva-as no "bolso" porque torras facilmente pelo menos um par.
Troca corrente e outras operações de manutenção.
A minha portou-se bem (só tive que mudar um jogo de pastilhas que levava já de prevenção), mas assim que chegou cá tive que mudar os pratos, a corrente e a cassete.
Aperta todos os parafusos muito bem porque elas levam porrada até mais não!
 

camber29

New Member
Tendo em conta a distância total de 800kms eu estava mesmo a pensar em 10 dias, média de 80kms por dia parece-me ser realista e suficientemente desafiador para mim.
Camber29, tendo em conta que já conheces o percurso seria abuso pedir-te um esboço das etapas diárias para 10 dias de caminho?
Muito obrigado.

É complicado porque cada um sabe da sua condição física.
Eu só me arrependo de ter feito o caminho do modo que o fiz, devido a ter havido pouca oportunidade de confraternização com outros peregrinos, ter desfrutado um pouco mais da paisagem e ter tirado (ainda) mais fotos. Fisicamente, apesar de algumas mazelas, senti que conseguiria aguentar. Mas cada um sabe de si e depois há dias em que até podes aguentar fazer 120 e outros que 60 poderão ser demais.

O que é que te posso sugerir?
1º Tirando algumas exceções, praticamente arranjam-se albergues de 15 em 15 Km, no máximo de 20 em 20 (existem alturas que podem ser superiores). Ou seja, podes ir indo, até onde achares que vais bem, e parar onde te convier melhor. O caminho está definido maioritariamente para quem o faz a pé, e quem o faz nestas condições, faz cerca de 20 Km por dia.
2º existe pela net (mas não o consegui encontrar) um PDF com as etapas para quem vai a pé (as tais de cerca de 20 Km). Com esse esquema de etapas (tem a altimetria em gráfico e tudo), podes gerir as etapas. Era importante arranjares isso. Em SJPP quando pedes as credenciais, dão-te logo esse papel, mas aí já será tarde para fazeres a idealização das etapas. Recomendo-te que o faças antes.
3º deixa ir ao sabor das pernas, obviamente gerindo em termos médios os dias que tens disponíveis. A partir de uma determinada altura, e enquanto vais em andamento, nem sentes nada! O pior é se paras... :)
 

anarciso

Member
Boa tarde,
tenho acompanhado este relato, porque sou um entusiasta dos Caminhos de Santiago em Bicicleta e também porque para o ano que vem em Junho vou percorrer este, o Francês, tenho aqui uma questão que me surgiu, vocês quando chegavam aos Albergues já tinham telefonado a marcar lugar ou era no momento que abordavam a coisa?
 

camaleao

New Member
Boa tarde,
tenho acompanhado este relato, porque sou um entusiasta dos Caminhos de Santiago em Bicicleta e também porque para o ano que vem em Junho vou percorrer este, o Francês, tenho aqui uma questão que me surgiu, vocês quando chegavam aos Albergues já tinham telefonado a marcar lugar ou era no momento que abordavam a coisa?

No caminho central portugues não há marcações. Inclusivamente os bicigrinos só entram às 20h pois os peregrinos pedestres têm prioridade. Aconteceu-me em Redondela onde cheguei pelas 18h e como só haviam aprox 15 vagas e eu tinha passado por mais de 15 peregrinos a pé, fui logo para um albergue particular 200 mts á frente.
Paguei 10€ em vez dos 5€ do albergue municipal.
Creio que no caminho francês seja idêntico.
 

camaleao

New Member
Em SJPP quando pedes as credenciais, dão-te logo esse papel, mas aí já será tarde para fazeres a idealização das etapas. Recomendo-te que o faças antes.

Obrigado pela resposta camber29.
Pelo que leio no caminho francês a aquisição da caderneta será feita garantidamente lá em SJPP.
Não há necessidade de a comprar antes e pedir o envio para casa?
 

nfh

Member
Apenas os albergues privados aceitam marcações e mesmo nesses por norma é necessário telefonar no próprio dia (no início) para confirmar a reserva.
 

Ricast

Member
Boas camber29, parabéns pelo feito.

Tenciono fazer o Caminho Francês no próximo ano, Junho 2014, mas em 9 etapas, já tenho o plano de voo....
Gostei imenso do relato, ainda irei relê-lo novamente, para puder espremer ao máximo todas as informações necessários... Obrigado pelo testemunho
 
Top