Aventura caminho francês de Santiago de Compostela

camber29

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Plano das etapas:

Prólogo: Hendaye - Saint Jean de Pied de Port (74 Km)
1ª etapa: Saint Jean de Pied de Port - Cizur Menor (73 Km)
2ª etapa: Cizur Menor - Navarrete (105 Km)
3ª etapa: Navarrete - Castrojeriz (152 Km)
4ª etapa: Castrojeriz - Leon (144 Km)
5ª etapa: Leon - Cacabelos (115 Km)
6ª etapa: Cacabelos - Portomarin (101 Km)
7ª etapa: Portomarin - Santiago de Compostela (93 Km)
 

anarciso

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Olá,
na minha modesta opinião é um plano algo ambicioso :shock: mesmo que estejas muito bem preparado fisicamente, na minha opinião os Caminhos de Santiago principalmente esse deve ser feito nas calmas e com tempo para usufruir das paisagens e interagir com a população e outros peregrinos, mas isto é a minha opinião. Espero que corra tudo bem, um bom caminho :yeah:
 

camber29

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Bom antes de mais faltou esclarecer que este era o plano inicial!
Isto porque o plano oficial da prova foi ligeiramente diferente, porque a aventura já acabou!:cool:

Quanto às condições físicas, nós eramos 3.
Dois de nós treinam com regularidade e o terceiro, apesar de não ter a mesma preparação, tinha a vantagem de já ser a segunda vez que participava nesta aventura / caminho.
 

camber29

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Plano de etapas oficial:

Prólogo: Hendaye - Saint Jean Pied de Port (74 Km, a única etapa fiel ao plano inicial!)
1ª etapa: Saint Jean Pied de Port - Pamplona (70 Km)
2ª etapa: Pamplona - Navarrete (120 Km)
3ª etapa: Navarrete - Rabé de la Calzada (Burgos) (124 Km)
4ª etapa: Rabé de la Calzada (Burgos) - Leon (175 Km)
5ª etapa: Leon - Ponferrada (105 Km)
6ª etapa: Ponferrada - Sarria (89 Km)
7ª etapa: Sarria - Santiago de Compostela (115 Km)


Valores totais, desde Hendaye:

Distância total: 873 Km
Tempo total: 67 horas
Em movimento: 58 horas
Vel. Média em mov.: 15 Km/H
Acumulado: + 11700 m

Depois coloco um resumo por etapa e mais uma fotos e a descrição da aventura.
 

camber29

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Os preparativos para a viagem!

A aventura começou a ser idealizada mais ou menos por volta do início do ano. No plano ainda não estava definido qual o caminho de Santiago a realizar, ou o do Norte, ou o Francês. Para mim, iria ser novidade, mas o Caminho Francês ia ser repetição para o principal organizador desta aventura. Acho que ao início estavamos mais inclinados para fazer o Caminho do Norte...

Independentemente do percurso a realizar, a participação numa aventura destas implicaria um esforço físico substancial, pelo que a preparação física começou logo com largos meses de antecedência.

Já mais perto do começo da aventura definiu-se o caminho, optou-se então pelo Caminho Francês de Santiago, as etapas e afinou-se a logística.

Última revisão às bikes e está tudo pronto para começar. Entretanto cerca de 2 horas antes de rumarmos à estação da CP para apanharmos o Sudexpress, um terceiro elemento confirma a sua participação na aventura. Seriamos a partir daqui.

Obstáculos / problemas e... Soluções:

Para se evitarem problemas com a CP foi pedida uma autorização para poderem seguir 3 pessoas e 3 bikes no compartimento do Sudexpress. Deferido, tudo ok!

Depois tiveram que se embalar as bikes, foram pedidas umas caixas próprias e colocaram-se da melhor maneira possível, cada uma das bikes dentro:





As nossas tralhas...



Impróprio para clautrofóbicos...



Em Vilar Formoso, o comboio troca de máquina e numa outra estação qualquer (já em Espanha) o comboio é "cortado" ao meio, pois vem agarrado ao Lusitânia que segue para Madrid.

Nem se dá por estes tempos parados, pois apesar de não se dormir muito lá vai dando para fechar um bocado a pestana.

As oscilações do comboio são uma constante e mais tarde virá a ter consequências caricatas...

(continua...)
 

anarciso

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Olá,
Vou estar atento a este relato, principalmente aos pormenores, pois no próximo ano em Junho vou fazer este caminho. Este relato do transporte até França dá para acrescentar mais pormenores, tipo : custo por pessoa, duração da viagem, quantos comboios até ao destino etc... :yeah:
 

camber29

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Olá,
Vou estar atento a este relato, principalmente aos pormenores, pois no próximo ano em Junho vou fazer este caminho. Este relato do transporte até França dá para acrescentar mais pormenores, tipo : custo por pessoa, duração da viagem, quantos comboios até ao destino etc... :yeah:

Vão colocando questões que eu vou respondendo!
Alguns pormenores vão escapando-me.

Comboios só apanhamos um, o Sudexpress, realiza-se diariamente e faz a ligação Lisboa (Sta. Apolónia) - Hendaye (França).
Quem vem do norte também pode apanhar um comboio que depois faz ligação com o Sudexpress, penso que em Coimbra-B.

Nós entramos em Pombal, por volta das 23 horas. O comboio chega a Hendaye cerca de 12 horas depois. Acho que eram 11:30 quando se lá chegou... Mas não esquecer, acrescentar mais uma hora, passam a ser 12:30.

O custo é fixo por compartimento, 240 €. Independentemente da estação de entrada. Compreende-se pois o compartimento já vem reservado desde Lx.

Já em Hendaye podia-se continuar a ir de comboio até Saint Jean Pied de Port, mas nós optamos por ir de bike logo mal chegamos.
 

anarciso

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240€ o compartimento e pode levar até 3 pessoas com bicicleta, ou seja se formos 3 fica em 80€ a cada um, certo? depois quantos Kms são de Hendaye até S. J. P. de Port?
 
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camber29

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240€ o compartimento e pode levar até 3 pessoas com bicicleta, ou seja se formos 3 fica em 80€ a cada um, certo? depois quantos Kms são de Hendaye até S. J. P. de Port?


Ainda não fizemos contas entre nós, mas será isso! :p
Ter em atenção que convém ter autorização da CP (nós foi por mail) por causa das 3 pax mais bicicletas.

De Hendaye até SJPP foram 74 Km integralmente em alcatrão, sempre estrada boa, que fizemos em cerca de 4 horas.

A partir dos 40 Km já há indicações na estrada. Já faço o relato dessa parte do percurso.
 

camber29

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Prologo: ligação Hendaye - Saint Jean Pied de Port

Depois de se acertarem os "ponteiros" dos relógios, acrescentando mais uma hora, eis que agora era altura de se começarem a montar as bikes.

Por sorte as operações eram fáceis de realizar. Nem houve necessidade de serem retirados os pedais, forçaram-se um pouco as caixas e as bikes couberam perfeitamente. Bastou tirarem-se ambas as rodas e apenas uma bike de tamanho XS é que conseguiu vir com o próprio selin montado.

Tudo fácil e rápido, ao fim de meia hora já o nosso problema era outro. Um de nós não tinha capa para a mochila e o tempo estava a chuviscar. Lá se improvisou uma capa plástica e estamos prontos para seguir viagem.

Toca a comer mais uns queques que sobraram da viagem do comboio, e siga. Apesar de um dos elementos ter GPS este apenas serviu para registar os nossos percursos e nunca para nos mostrar o caminho. Afinal o caminho francês está perfeitamente marcado e para esta etapa, os meus colegas confiavam em mim, pois eu tinha registado todas as interceções, cruzamentos e saídas de rotundas que nós teriamos que seguir. Problema?! O papel ficou em casa!

Andei com o Googlearth a ver todos os cruzamentos a tomar as devidas notas e agora só tinha o que ficou na cabeça... Resultado? Apenas um engano, que não comprometeu, porque umas bombas de gasolina mudaram de marca desde a passagem da carrinha do Google! :cool:

Como disse o percurso é sempre em alcatrão, mas a gestão de esforço está sempre presente, pois a etapa do dia seguinte é a doer. As vilas e aldeias que vamos passando são todas muito arranjadinha e pitorescas. Ao lado vamos quase sempre acompanhados por um rio e ao fundo os Pirineus fazem-nos frente!

Tudo muito bonito e sempre a rolar. A condução dos franceses é digna de registo, pela negativa. Ainda falam de nós. Sensivelmente ao quilómetro 40 aparece a primeira indicação para Saint Jean Pied de Port. Os meus colegas de aventura sente-se aliviados. Eu também! :cool:





O nosso destino



Nós muito preocupados com o peso, com a qualidade das bikes para resistirem ao percurso e uma das primeiras bikes que vejo, está assim:



Por oposição à nossa frota:

 

camber29

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Dados da etapa:

Distância total: 73.99 Km
Tempo total: 4:02:14
Em movimento: 3:42:28
Vel. Média em mov. 19,8 Km/H
Acumulado: 856 m
 

cyber_ne

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Boas,

Pelas fotos, presumo que levaram mochila. Como se aguentaram ? qual o peso (aprox) que transportaram. Pergunto, pois tenho planeado uma viagem de 7-8 dias, numa travessia dos Alpes, e ainda estou indeciso entre mochila (max 35 lts) e alforges(Topeak w/ Side Panels). Já fiz Porto - Compostela, levei uma mochila e nao tive problemas, mas foram so 3 dias. Dada a natureza da viagem, de passeio, conto ter algumas paragens para fotos, etc, logo, o descanso das costas é maior.

Boas pedaladas
Obrigado





Boas pedaladas
 

camber29

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Boas,

Pelas fotos, presumo que levaram mochila. Como se aguentaram ? qual o peso (aprox) que transportaram. Pergunto, pois tenho planeado uma viagem de 7-8 dias, numa travessia dos Alpes, e ainda estou indeciso entre mochila (max 35 lts) e alforges(Topeak w/ Side Panels). Já fiz Porto - Compostela, levei uma mochila e nao tive problemas, mas foram so 3 dias. Dada a natureza da viagem, de passeio, conto ter algumas paragens para fotos, etc, logo, o descanso das costas é maior.

Boas pedaladas
Obrigado





Boas pedaladas

Todos nós tinhamos mochilas. Cada uma, mais coisa menos coisa, ia com cerca de 5 Kg.

Eu levava ainda uma outra mochila num suporte que ficava agarrado ao selin. Podes ver na foto anterior, a bike branca.
Até ao 3º dia, preferi colocar o máximo de carga no suporte do selin e aliviar as costas. Cheguei mesmo a tomar um voltaren porque estava "à rasca" das costas.

A partir desse dia, nunca mais voltei a ter dores nas costas e inverti a estratégia. Voltei a preferir colocar mais carga na mochilas das costas. Isto porque nas etapas do Alto da Cruz, Cebreiro e a última, teve que se desmontar das bikes por diversas vezes, e a carga que ia no suporte do selin, não ajudava nada à situação. ;)

Eu tinha alguma carga desnecessária e outra que era mais pesada do que o normal (o meu saco cama pesava mais do que 1 Kg...).

A mochila ideal para uma travessia destas é à volta dos 30 litros. Como a minha é de 22 tive que colocar a outra mochila do selin.
 

camber29

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Etapa 1 - Saint Jean Pied de Port - Pamplona

O dia começa com uma moeda de 1 €! Colocada na máquina de bebidas quentes, e sai um delicioso cappuccino! O despertador tocou às 6 da manhã, mas lá é mais uma hora, ou seja, às 5 da matina de Portugal. A jornada iria ter início precisamente às 7:48. Esperava-nos um belo dia de trabalho(s)!

Ainda no dia anterior, ficamos a saber que o percurso original de subida aos Pirinéus, estava interditado, devido à neve. Teriamos que seguir pela estrada normal.
Entretanto começamos a ver peregrinos a irem por outros percursos que não pela estrada principal. Somos obrigados a ir atrás! As estradas continuam a ser de alcatrão, mas muito mais estreitas e a paisagem torna-se mais bucólica. Andamos pelo interior das povoações e maioritariamente a subir. Começou-se na cota dos 200 m de altitude, mas são esperados valores bem mais elevados.

Com cerca de 2 horas de pedalada e 18 Km cumpridos, resolvemos fazer a primeira incursão para fora de estrada. Vamos para o coração dos Pirinéus. A paisagem é espetacular e os trilhos são bons. O pior são as subidas e a lama abundante!

Voltamos à estrada e mais à frente fazemos a segunda incursão pelos trilhos, mas esta é terrível. As subidas têm um perfil de inclinação brutal, muita lama e vamos sempre com as bikes pela mão. Dois quilómetros são cumpridos em pouco mais de 45 minutos! Só nestes quilómetros o acumulado aumenta 300 metros. As energias começam a falhar e ainda vamos no início.

Apanhamos a estrada outra vez, encontramo-nos com um holandês com a bike carregada. Devido ao aspeto da bicicleta, perguntamos se era elétrica, ao que o holandês meio ofendido pelo nosso atrevimento, nos diz perentoriamente: “just legs!” Quando soube que eramos portugueses, diz logo: “Eusébio!”

É ainda na estrada que atingimos a cota máxima de altitude 1057 metros em Ibañeta. Depois foi sempre a abrir e a descer até Roncenvalles, onde viríamos a almoçar, o primeiro de vários “bocadilhos”!

A partir daqui entrou-se verdadeiramente no caminho. E entra-se precisamente em grande. Os trilhos são espetaculares e o percurso é maioritariamente a descer. Em algumas partes do percurso, o piso está revestido, ou com pedra calcada, ou em terra batida. As velocidades obtidas são elevadas. Existem ainda partes do percurso em single track com bastante pedra e com um nível técnico moderado. Ainda fazemos uma subida, sempre acompanhada por escadas e chegamos a Pamplona!

Dados da etapa:

Distância total: 70 Km
Tempo total: + de 8 horas
Em movimento: + de 6:30
Vel. Média em mov.: 10,0 Km/H
Acumulado: + 1700 m

As fotos:







Já vamos a descer :cool:




 

tinric

Super Moderador
Muito bom.

Algo a seguir e fazer um dia... :)

Abraço, parabéns pela aventura e obrigado pela partilha.
 
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