"Aumetar" as relações/mudanças mais pesadas.

FMCurto

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Tenho uma Rockrider 5.2 que uso p ir trabalhar quase todos os dias e para os passeios de fds, estou a equacionar comprar uma outra bike mais "a sério" só para as voltas de fds e kitar a 5.2 para o dia a dia.Vou começar por lhe meter pneus de estrada (mais tarde uma forqueta rigida) mas parece-me que ao mudar para pneus mais baixos vou perder bastante no extremo mais pesado das mudanças.Assim como vem de origem no máximo consigo pedalar no máximo até aos 40Km/h em descida e ao mudar para pneus mais baixos vai piorar (menor velocidade).
A minha questão é: qual a maneira mais fácil e menos dispendiosa de aumentar o extremo mais pesado das mudanças mas mantendo ou não mexendo muito nas relações mais leves (assumindo que com os pneus de estrada vão ficar ainda mais leves)?Mudar a cassete traseira total ou parcialmente ou a pedaleira?Ou os dois?

Actualmente tem:

Suntour XCT302 22x32x42
SRAM PG830 8 speed 11x32

Assim de repente parece-me que tenho de mudar a pedaleira,certo?
EDIT: Lembrei-me agora: ou talvez uns pedais/crancks mais compridos?

Obrigado por qualquer ajuda.
 
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FMCurto

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Sou um bocado nabo neste aspecto,pode-se comprar só esse prato em separado?Por acaso tive a ver e o standart parece ser 44 e não 42.
 

tinric

Super Moderador
Sim, dá para trocar apenas os pratos.

Se tens realmente um prato de 42 e meteres um de 44 ficas com uma relação um bom bocado mais pesada no prato grande.

Digo-te isto pois eu passei de 44 para 42 e nota-se bem a diferença.

Principalmente nas ultimas mudanças mais pesadas, faz uma boa diferença.
 
os pratos dessa pedaleira sao rebitados, eu tinha na minha 6.3 e queria trocar os pratos porque estavam gastos, para mudares de pratos tens que comprar um pedaleiro novo

p.s - ve se o pedaleiro novo nao é de rebites
 

PowerMAx

New Member
Parece-me que ao trocar os pneus de largos por uns mais estreitos, vai ter mais velocidade e não menos, o atrito ao solo é menor logo a bike rola mais, mesmo com a mudança de pratos/pedaleiro, não me parece que consiga continuar a pedalar em força a velocidades a rondar os 50km/h.
 

FMCurto

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O diâmetro da roda de estrada é mais pequeno logo o pedaleiro esgota-se mais rápido_Ou seja,para a mesma rotação do pedaleiro a roda "anda menos".Assim como está (pneus btt) e por muita cadencia que tenha a partir dos 45Km/h é pedalar no vazio, claro que isso só ocorre nas descidas.Com pneus de estrada - mais rolantes e com menor perfil - a situação vai piorar um pouco_O problema é que segundo o Bruno já tinha alertado não da mesmo para trocar o prato de 42 dentes por um de 44 porque são rebitados por isso parece-me que tenho de mudar o pedaleiro todo_Ou eventualmente por uns pedais com 175mm em vez dos 170 actuais.
 

elv1s

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Ei cuidado com a confusão. 170mm e 175mm são possiveis comprimentos de crancks, que devem estar de acordo com a altura da perna. Quando se está no limite, usando 170 em vez de 175 até favorece a cadência em vez da força. Melhor portanto para rolar na estrada em velocidade, e os 175 melhor para as subidas ingremes do campo. De todo o modo, esta medida tem a ver com a altura de pernas. Se tiveres 1metro e 60cm ou menos tenho quase a certeza que nunca deves usar os 175. Se já fores alto tipo 1metro e 80 1-85, o cranck também já é recomendado de 180mm pesquisa que há info detalhada e correta aqui no fórum.
 

FMCurto

Active Member
Sim,era isso mesmo mas chamei pelo nome errado.tenho 1,78m por isso acho que mudar dos 170 para os 175mm não é descabido e mais 5mm deve compensar o "desnivel" da roda,certo?Desde que nao me ponha a fazer curvas a campeão não deve haver problema.
 
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