Aulas de BTT

Holy

New Member
Boas

Uma coisa que vejo muito lá fora são pessoas que dão aulas de BTT ao f-d-s para o pessoal ir aprendendo e ganhando novas "skills" a andar de BTT.

Exemplo:Nigel Page Ele faz parte da equipa Chain Reaction e vai fazendo destes cursos.
Como podem verificar do lado direito da página existem inúmeros cursos para todos os gostos e feitios.

Existe alguma coisa nesta área em Portugal que seja deste género?


Ps. Não sei se o tópico ficou na secção correta mas já pedi a um Mod para verificar a situação.
 

abelha2

Active Member
agora não sei, mas antigamente havia aulas de btt, acho que a "empresa" se chamava cenas do pedal, ou cenas a pedal algo do genero. recordome de ver isso numa revista que ja nao existe, e em que se disponibilizavam a ensinar BTT a quem nem sequer sabia andar de bicicleta.

Quanto à utilidade dessas aulas depende do que a pessoa procura aprender, e de quem a vai ensinar. Mas deve-se tentar ao maximo descobrir as coisas por nos proprios. Consegue-se uma satisfação muito diferente
 
W

wild_weasel

Guest
também desconheço algo do tipo em portugal, mas porque não se "colas" a um grupo da tua zona?

há sempre partilha de dicas e técnicas
 

cesarazul

New Member
LOL

em Portugal, aulas de BTT...

A maioria das pessoas nem dinheiro tem para uma bicicleta em condições, quanto mais para pagar "aulas de BTT"
 

Mach 4

New Member
Aí é que estás enganado...

E então quem já tem essas bibicletas "em condições"??

Acredito piamente que se existissem pequenos focos de aprendizagem espalhados por este país fora haveria muito boa gente interessada em ver e aprender a pedalar melhor. E atenção que o btt não consiste só em montar uma bike, muito mais existe. Muitos dos que estão a começar nem sabem trocar um pneu furado ou como funciona uma suspensão ou como se limpa/lubrifica correctamente uma btt.
Uma idéia que poderia vingar era alguém começar uma pequena empresa com uma equipa de 6 pessoas e uma frota de 3 viaturas e percorrer Portugal a ensinar quem estivesse interessado. 2 na zona Norte, 2 na zona Centro e outros 2 na zona Sul. Aulas curtas, teóricas e práticas, estilo treino intensivo.
Muitos iam ter umas bases bem melhores e bem mais rápidas do que a maioria que se vê por aí.
Preços...conheço muito boa gente que se calhar iriam trocar os euros de uma maratona ou duas (e tudo o que isso acarreta como deslocações,etc) por umas 3 ou 4 aulas de bom btt. E de certeza que até aprenderiam mais qualquer coisa...
 

Holy

New Member
Nos USA os preços é tipico 100 - 150$ HORA. E depois fazem-se "bootcamps" de um f-d-s inteiro que se paga 400-500$ e são 6-8 pessoas no máximo.

Eu em PT já perdi a esperança...


PS. Eu por acaso sei mudar um pneu LOL não sei é ser muito rápido a mudar como muita gente por aqui :p
 

cesarazul

New Member
Bom, eu nunca pesquisei sobre o assunto mas nunca me passou pela cabeça que existisse alguém interessado em ter aulas de BTT.

Não seria uma má aposta se realmente existir mercado para isso, o que duvido, não digo que não haja um outro interessado, mas daí a existir mercado para essa actividade, não sei.

Mas seria uma coisa a ponderar, eu sinceramente não me importaria nada de despender de parte do meu F.d.s para essa actividade, mas na zona onde vivo, aposto que não existe mercado para isso, Coimbra, já na zona de Lisboa não diria o mesmo, mas aqui é difícil. Mas pode-se pesquisar... e logo se vê o feedback das pessoas...
Mas esses preços que se praticam nos EU, aqui são impossíveis e impensáveis..., e nem sei se essa de pagar há hora dava, no máximo um preço por sessão. E cada sessão dedicada a um tema ou mais, consoante o tempo disponível.
Mas estou agora a pensar, existe uma coisa deste género pelo menos em mecânica.
http://www.cabramontez.com/

Agora em relação a técnica em cima de uma bicicleta é que acho que não existe nada.
 

Holy

New Member
Cesar a Cabra até é ao pé de mim e eu vou inscrever-me num ou dois cursos durante a fase de inverno. :)

Mas eles dão formação à séria, em que uma pessoa fica pronta para os exames de mecânico da parktool etc. :)

Sim os preços que disse eram meramente exemplificativos. E sim, se bons atletas e treinadores (há que dar nome à coisa) fizessem isso, aposto que poderiam ganhar mais dinheiro do que imaginam.

Tenho de ir falar com o meu mister..pode ser que ele inclua uma coisa assim nos serviços futuros :D
 

k7ou8

New Member
Pra i a cerca de um ano, dei uma ideia (original achei eu) ao Luis ( spec*a#ized em evora). A ideia era uma escolinha de btt. A questao e que vejo muitos miudos nos treinos de desportos colectivos que simplesmente nao gostam de la andar. Porque nao comecar bem cedo a formacao ciclistica. Dantes tambem se jogava a bola na rua e agora nao se joga na rua, mas sim em recintos/pavilhoes. Outro dia pwrguntei ao Luis e parece que a ideia foi acolhida para ja pelo grupo desportivo santo antonio.
Acho positivo pois gosto de aprender
 

Bruno212

Member
Eu tenho um clube de BTT escolar. Desenvolvi na minha escola um projecto gratuito. Mas como não tinha equipamento também na tinha pequenos. Agora e por enquanto só os Passeios Pais e Filhos e depois com algumas bicicletas doadas pode ser que coisa descole. Para já tenho uma bicicleta do Eco Escolas. Ainda não vi como é.
Mas a quem vai criar uma escola a pagar ... requer um investimento inicial, apoios (ups tem mesmo de ser muito chatinho para conseguir um patrocinador de jeito e um interesse da FPC- acreditem já passei por isso e: ou levei desprezo ou negas disfarçados de outra coisa) e... depois o risco de não ter público alvo. O futebol é uma coisa já o BTT é outra. Em Portugal muito miúdo pensa que pode ser o Ronaldo. Mas pode ser que pegue como o Surf pegou. Já se vê muita escola de surf por aqui.
 

Holy

New Member
Atenção. As escolas a que me refiro, cada pessoa tem de levar a sua bicicleta. Queres aprender aprendes a dominar a TUA. :)

Mas já sei de alguém que está a pensar nisso. Não sei é valores ainda... :(
 

jopedru

New Member
Posso estar baralhado, mas o que se fala agora é "escola" para adultos, ou escola de formação para crianças?? É que aqui na zona do Porto há algumas para miudos.
 

SU SINTRENSE

New Member
Escolas de BTT
Sim existem muitas distribuidas pelo país não existem em todo o lado, mas se cada grupo de bttistas perde-se algum tempo a ensinar as crianças da localidade onde estão sediados provavelmente de futuro teriamos grandes atletas agora da forma que vejo os miudos a serem levados pelos pais para passeios com 15 e mais kms isso não é ensinar btt, ensinar btt é ensinar técnica, ensinar a subir, ensinar a mudar um pneu, ensinar a meter correctamente as mudanças necessárias na altura, ensinar a travar, são jogos é muito equilibrio, e muito convivio com jovens da mesma idade, não basta comprar uma bicicleta e levar o jovem para o meio do pinhal a pedalar no meio de adultos.
Nos passeios por mais vontade que tenham não conseguem ensinar, a febre de terminar é superior.
Tentem ensinar os jovens assim teremos um btt mais saudavel
 

rucaf3

New Member
No youtube já se encontra muita coisa... Mas para um básico um Workshop gratuito não faria mal a ninguém .... Tudo o k aprendi não me importo de ensinar e sem cobrar nada, já ensinei muitos e só os agradecimentos deles e amizade já são paga k baste...
Quando digo um básico inclui como subir/subir rápido, descer/descer rápido, troca mudanças, como curvar/em descida, muita coisa ... Não peçam cavalos e éguas ou bunyups k disso não percebo nada... Para mim as 2 rodas são para andar no chão (e por vezes já são poucas lol)

Abreijos
 
Last edited:

sirking

New Member
Escolas de condução para bicicleta, aulas de btt nada disso isso quer é mato, lama, chuva, pó, quedas assim se aprende a andar ..
 

andreleal86

New Member
Eu tb estou na pratica do btt a pco tempo, ha um anito, e acho que a melhor forma de ganhar experiencia e skills é mesmo rolar mt, aulas é para meninos. O meu conselho é : força nas canetas, mta lama, pó e suor e logo logo ficam uns pros.
 

Holy

New Member
Acho que vocês não estão a entender...Eu quando falo de aulas falo com a vertente de pessoas federadas e que compitam e querem ir mais além. Não falo nisto para a vertente recreativa (amadora) da coisa.

Heis 3 exemplos:
Better Ride
Heis um exemplo de algo que funciona (e serve como analogia) Fitting na bicicleta tal como a Specialized faz por exemplo e que resulta.
Hoje fiz uma volta de 90km com a minha bike antiga (15 anos) com 20kg (aço poderoso e 3x7 ainda). E comecei a andar de bina há menos de 2 meses...como é que faço 90km em menos de 2 meses? Tenho um treinador fisico que me está a ajudar a preparar o corpo e a mente.

Pronto espero que compreendam melhor agora o porquê de eu criar o tópico. E a intensão que tenho para o futuro. Gostava era de criticas mais "construtivas" do que o mero "isso não é preciso, é preciso é ir para o mato" pois estas têm a sua razão de ser mas não são a opção que se pretende quando realmente se fala em treino a sério e duro.


Rucaf3 Obrigado pela proposta, quem sabe se um dia não falamos, nem que seja para ir dar umas voltitas haha :)
 

jopedru

New Member
Holy percebi perfeitamente e compreendi. A questão que muitos colocam sob a forma do : "quero é ir para o mato..." também é pertinente. O btt não é tão simples assim como poderão achar alguns pseudo experientes.
Há muita técnica que convém saber, mesmo que seja cair em segurança.
E depois há outras coisas ainda mais simples que podem tornar o btt de lazer, mais agradável, ou até mesmo agradável (pois muita gente entra por ver e sai rápido e com uma má ideia), ajuste de pedais, selim, o melhor tipo de bicicleta em função das expectativas, etc...
É bastante complexo até!

Quanto ás ideias de que "muitos" grupos se podiam dedicar a ajudar um pouco os miudos, é treta!! E ponho-te aqui a falar quem tem verdadeiro conhecimento de causa. Há um enorme egoismo no pessoal do BTT (infelizmente). Eu sou do tempo que se parava sempre que encontravamos alguem nos trilhos a precisar de ajuda mecanica, ou um simples furo, ou mais simples ainda, havia sempre, SEMPRE um bom dia! Agora!! Conto perco a conta a quem passa e conto pelos dedos quem cumprimenta!
 
Top