Atropelamentos (Infelizmente)

Gaija

New Member
Re: Morreu hoje ciclista de 20 Anos em Vila Nova de Gaia

só temos a prioridade quando já estamos a circular dentro da rotunda. ou quando o veículo está a sair de um parque de estacionamento.

Segundo o código da estrada http://www.mai.gov.pt/data/menu_esquerdo/prevencao%20seg%20rodoviaria/%7B3F4DCB20-B8B3-4DB6-ACAB-CAEB65BB5D8D%7D_CodigodeEstrada_DL_44-2005.pdf

Artigo 31.o
Cedência de passagem em certas vias ou troços
1—Deve sempre ceder a passagem o condutor:
a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;
b) Que entre numa auto-estrada ou numa via reservada a automóveis e motociclos, pelos respectivos ramais de acesso;
c) Que entre numa rotunda.
2—Todo o condutor é obrigado a ceder a passagem aos veículos que saiam de uma passagem de nível.
3—Quem infringir o disposto no n.o 1 é sancionado com coima de E 120 a E 600, salvo se se tratar do disposto na alínea b), caso em que a coima é de E 250 a E 1250.
4—Quem infringir o disposto no n.o 2 é sancionado com coima de E 250 a E 1250.

Artigo 32.o
Cedência de passagem a certos veículos
1—Sem prejuízo do disposto no n.o 1 do artigo anterior, os condutores devem ceder a passagem às colunas militares ou militarizadas, bem como às escoltas policiais.
2—Nos cruzamentos e entroncamentos os condutores devem ceder passagem aos veículos que se desloquem sobre carris.
3—As colunas e as escoltas a que se refere o n.o 1, bem como os condutores de veículos que se desloquem sobre carris, devem tomar as precauções necessárias
para não embaraçar o trânsito e para evitar acidentes.
4—O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos casos referidos nas alíneas
a) e c) do n.o 1 do artigo anterior.
5—Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de E 120 a E 600.


ou seja... segundo o nº 4 do artigo 32 : O condutor de um velocípede, (...) deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos casos referidos nas alíneas
a) (Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;) e c) (Que entre numa rotunda.) do n.o 1 do artigo anterior. é só nestes dois casos, nos cruzamentos népias!

MAs infelizmente muito não notaram esta mudança no código :S Por isso atenção redobrada sempre :) Não tenho grandes razões de queixa, e muitas vezes tenho condutores que me dão prioridade com se eu fosse um carro, mas eu só avanço depois de ter a certeza que está tudo bem visívele sem perigo.

PAra a família do jovem que morreu , os meus sinceros pesâmes.
 

bob76

New Member
Re: Morreu hoje ciclista de 20 Anos em Vila Nova de Gaia

Os meus sinceros pêsames á familia da vitima, infelizmente todos que andamos na estrada estamos sujeitos a isto, todo o cuidado é pouco, sem dúvida um dia triste para os amantes das duas rodas. :cry:
 

jose

New Member
Re: Morreu hoje ciclista de 20 Anos em Vila Nova de Gaia

Os meus sentimentos à familia, neste momento dão dificil.

Bem Hajam

Zé António

BTTFERROBICO
 

Kiper

New Member
Re: Morreu hoje ciclista de 20 Anos em Vila Nova de Gaia

Desde já os meus sentimentos a familia e que o nosso colega descanse em paz :cry:

Eu sempre amei o btt não o ciclismo... Por isso mesmo é que quando ando é para andar no monte e quando ando em estradas sempre com atenção a mim e aos outros (claro condutores)...

É pena termos pessoas que não nos respeitam...

Todo o cuidado que possamos ter nunca chega para os riscos que corremos... Mas a vida é mesmo assim, alguns adoram fumar, outros estar no café, outros sempre a trabalhar, outros a tentar por fim a vidas...

Um grande abraço a todos os amantes do BTT
 

miletek

Member
Re: Morreu hoje ciclista de 20 Anos em Vila Nova de Gaia

Antes de mais os meus sentimentos a família.

Quando eu leio ou oiço estas notícias,onde envolve acidentes com ciclistas,fico com mais medo de andar na estrada do que
aquele que já tenho. Sempre que ando juntos aos carros tento ter o máximo de atenção e precaução.
Infelizmente neste país a sinistralidade nas estradas continua a ser alta.

Cumprimentos
RSF
 
Re: Morreu hoje ciclista de 20 Anos em Vila Nova de Gaia

Antes de mais os meus cumprimentos ao forum e os os pesames aos amigos e familiares.
É triste que as estradas continuem a ser as selvas do custume e que as gazelas sejam, claro os mais fracos, os ciclistas.
Por isso é sempre mais seguro que se circule em grupo pois assim nao somos tao facilmente tomados como '' o gajo da bike que é lento e estreito e que pode ser ultrapassado em qualquer altura'', mesmo com carros em sentido contrário e outras mais situaçoes lamentáveis que acontecem frequentemente .
O melhor é fazer como já foi dito por Andrexrt - deixar o alcatrão para as latas e usar mais o mato! :)
 

ruimssousa

New Member
Re: Morreu hoje ciclista de 20 Anos em Vila Nova de Gaia

Comunicado da FPUCB:

Comunicado

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) lamenta a morte por atropelamento de um jovem de 20 anos, utilizador de bicicleta, ocorrida dia 28 de Fevereiro pelas 8h35 em Arcozelo, Gaia, na rotunda da Avenida D. João II, tendo sido colhido por um camião de 40 toneladas que transportava areia, tal como foi noticiado na edição de 29 de Fevereiro do Diário de Notícias. Segundo a mesma notícia, a vítima foi arrastada cerca de 7 metros, tendo sido necessário proceder ao seu desencarceramento por ter ficado preso na roda traseira e, “segundo a GNR, apesar de não estarem ainda apuradas as causas, o acidente terá ocorrido por descuido do ciclista. Devido ao peso do camião, o condutor não se apercebeu imediatamente do sucedido”.

Em consequência desta notícia, a FPCUB, através da sua delegação no Porto, apurou que o jovem utilizador de bicicleta, que se deslocava para o trabalho, circulava dentro da rotunda onde, segundo o Código da Estrada, lhe é cedida a prioridade. O camião vindo da A29, com uma descida acentuada e com um sinal de cedência de prioridade à entrada da rotunda para seguir pela EN109 em direcção a Aveiro, não tendo respeitado o sinal de cedência de prioridade, nem a prioridade da bicicleta, imobilizou-se apenas 30 metros de distância do local do embate.

Em acidentes entre bicicletas e veículos pesados, que culminam habitualmente com a morte trágica do condutor do velocípede, tem sido comum os condutores dos pesados afirmarem que não se aperceberam da presença da bicicleta. A FPCUB lamenta que este argumento, várias vezes usado, sirva de desculpabilização ou justificação para o ocorrido nesta e noutras situações. Mais, expressa a sua indignação pela ligeireza com que foi imputada a responsabilidade ao utilizador de bicicleta por um “descuido”, ainda antes de apuradas as causas do acidente, supostamente relatada pelo agente da GNR que prestou declarações ao DN.

Tal como foi noticiado, a bicicleta encontrava-se dentro da rotunda aquando do choque com o camião. Exige-se, portanto, um esclarecimento cabal das responsabilidades de cada um dos intervenientes no acidente já que à bicicleta, sendo-lhe conferida a prioridade, não pode ser responsabilizada previamente.

É de louvar a atitude cívica de todos aqueles que se deslocam de bicicleta diariamente nas cidades portuguesas, pelo contributo que dão à sustentabilidade do ambiente e da mobilidade correndo, ainda assim, sérios riscos.

A FPCUB exige uma vez mais que sejam tomadas medidas sérias de fiscalização e contra-ordenação de veículos que desrespeitam os outros utentes da via, em especial os mais desprotegidos como os utilizadores de velocípedes.

Continua a ser necessária uma consciencialização de que a via pública deve ser utilizada com respeito pelos outros utentes, mas parece cada vez mais necessária a imposição de medidas restritivas à circulação dos veículos motorizados mais consentâneas com a segurança rodoviária, nomeadamente a redução das velocidades de circulação.

Lisboa, 29 de Fevereiro de 2008

Em: http://www.fpcub.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=210&Itemid=2
 

Elfo

New Member
Re: Morreu hoje ciclista de 20 Anos em Vila Nova de Gaia

Boas

Sinceramente não consigo entender essa do "descuido do ciclista"
Então pela mesma lógica um automóvel que circule numa rotunda e seja embatido por um camião que vá a entrar, o acidente ter-se-á dado por descuido do condutor do automóvel!!!

Saudações bttistas
 
Re: Morreu hoje ciclista de 20 Anos em Vila Nova de Gaia

Quanto à polémica das prioridades em rotundas e cruzamentos, o Sargento Inverneiro, da GNR de Campo, em acção organizada pelo Sobrado BTT Clube, esclareceu o seguinte:

Os ciclistas apenas não têm prioridade, quando comparadas com o restante tráfego, nos casos em que não haja sinalização, ou seja, nos cruzamentos em que se tem que dar prioridade a quem vem da direita, sem que haja sinais. As rotundas, para o serem, têm que ter o sinal de obrigatório contornar, logo os ciclistas quando em circulação na rotunda, também têm prioridade.

Já se falou que se está a proceder a um julgamento sumário, aqui. Não concordo porque este tem sido é um tópico onde se lamenta, de uma forma genérica, a falta de civismo dos condutores portugueses. E também não acho que devemos estar proibidos de emitirmos opinião sobre um caso tão brutal - e se quisermos ser racionais, qual será a dúvida em relação à culpabilidade de um acidente em rotunda em que o ciclista fica entre o camião e o centro da rotunda? Ele não vinha a entrar; encontrava-se antes a circular e terá sido abalroado.

Deixemo-nos de pruridos e ataquemos de frente a falta de civismo. Esses coitos interrompidos, deixemo-los para os juristas...
 

indy

Member
Re: Morreu hoje ciclista de 20 Anos em Vila Nova de Gaia

àesperadascale said:
Já se falou que se está a proceder a um julgamento sumário, aqui. Não concordo porque este tem sido é um tópico onde se lamenta, de uma forma genérica, a falta de civismo dos condutores portugueses. E também não acho que devemos estar proibidos de emitirmos opinião sobre um caso tão brutal - e se quisermos ser racionais, qual será a dúvida em relação à culpabilidade de um acidente em rotunda em que o ciclista fica entre o camião e o centro da rotunda? Ele não vinha a entrar; encontrava-se antes a circular e terá sido abalroado.

Mas ninguém aqui está impedido de dizer o que pensa. Precisamente por isso a minha opinião não coincide com a tua.
Quanto à ausência de dúvidas sobre o que se passou, pelos vistos deves ter acesso a informações que eu não tenho.
 

hellbiker

New Member
Re: Morreu hoje ciclista de 20 Anos em Vila Nova de Gaia

Boas

Na minha opinião (como utilizador de ambos transportes) considero que há muita falta de civismo, já quando ando de carro receio as manobras de outros utilizadores, claro que não sou um pro e ate esses fazem asneiras e por isso também as faço, mas reconheço-as e tento não ser agressivo. De qualquer forma penso que teremos de ser compreensivos e calmos. Em relação as bicicletas ainda estamos no pais em que só pobre anda de bicicleta e é normal ouvir buzinadelas e condutores a mandar-nos pós passeios. Triste realidade mas reconheço que nas discussões com colegas de trabalho etc é usual entrar em consenso quanto ao direito das bicicletas na estrada, isso demonstra a ignorância e falta de conhecimento dos utilizadores das estradas. cabe a todos nos dar exemplo e tentar fazer ver a razão de todos os que nos rodeiam, bem como sermos conscientes quando nos deslocarmos em bicicleta e evitar manobras proibidas e perigosas, como andar aos pares que é proibido e da multa bem como provoca manobras perigosas de condutores.

Boas pedaladas
 

anabananasplit

New Member
Re: Morreu hoje ciclista de 20 Anos em Vila Nova de Gaia

Tanta gente a deixar aqui as condolências à família do rapaz... Quiçá ela frequenta este fórum? E isso de ser "um colega", quem disse que ele era BTTista? Devem ter mais info do que eu. ;-)

Acho "piada" ao pessoal que diz "por essas e por outras é que eu ando só no mato". O rapaz ia para o trabalho quando foi morto, obviamente que iria pela estrada e não pelo mato. Ele não estava a fazer desporto, pelo que parece.

Não passa pela cabeça de ninguém deixar de andar de carro ou sair à rua por causa dos milhares de maus condutores (por mau carácter ou por negligência ou inépcia) que por aí andam a pôr em risco a vida de terceiros e, muitas vezes, a destruí-la. Mas esse raciocínio parece natural quando se fala de bicicletas. Tipo, ah, é muito perigoso andar de bicicleta por isso não andamos ou andamos só nos montes, em vez de batalhar para que deixe de ser tão perigoso. É muito mais fácil metermo-nos todos dentro de carapaças de não sei quantas toneladas e passarmos a ser "um deles".

hellbiker said:
(...) sermos conscientes quando nos deslocarmos em bicicleta e evitar manobras proibidas e perigosas, como andar aos pares que é proibido e da multa bem como provoca manobras perigosas de condutores.

Uma coisa são manobras proibidas, outra são manobras perigosas. E no que concerne ao nosso Código da Estrada e os ciclistas, muitas vezes somos proibidos de agir de forma a mantermos ou aumentarmos a nossa própria segurança, por isso o noso CE é intrinsecamente perigoso para os ciclistas. O exemplo que deste, de andar aos pares, é perigoso porquê? É proibido, sim, mas não é perigoso, muito pelo contrário, aumenta a segurança dos ciclistas ao forçar os motoristas a fazerem uma ultrapassagem como se de um carro se tratasse em vez de nos fazer razias perigosas.

Eu prefiro correr o risco de levar uma multa mas circular de forma a salvaguardar ao máximo a minha segurança do que fazer tudo como manda o CE e acabar no hospital ou pior.

Mas, e como prova esta morte, o principal problema não é o nosso CE (que nos pode custar multas e lixar ou não nos proteger em situações de conflito no trânsito). É a consciência, cultura e educação da população.

O camionista viu "um vulto de bicicleta", depois não viu mais nada, e avançou.

Será que ele sabia que um ciclista tem prioridade quando circula dentro de uma rotunda, tal como os carros?

Assumindo que ele não sabia, ou assumindo que ele até sabia disso. Também deveria saber que os ciclistas não precisam de carta de condução por isso aquele rapaz poderia não saber as regras. E também saberia que conduzia um camião de 40 tonelas e que se houvesse uma colisão com um ciclista este estaria totalmente vulnerável e as consequências seriam, muito provavelmente, trágicas. O comportamento normal seria seguir o princípio da precaução e esperar, porque mesmo que o rapaz não tivesse prioridade (que tinha) tal facto não torna aceitável que o camionista lhe passasse por cima.

Falta "awareness":

* das regras de trânsito aplicáveis entre carros e bicicletas
* da velocidade a que os ciclistas efectivamente se deslocam (os motoristas parecem sempre pensar que vamos muito devagar, daí meterem-se à nossa frente - right hooks)
* de que uma bicicleta não consegue parar tão facil e rapidamente como um carro, em caso de emergência
* ...

A resposta não pode ser deixar de andar de bicicleta ou usá-la só em lazer ou desporto e fora da estrada. A resposta tem que passar por falar disto com familiares, amigos e colegas, educar e sensibilizar, reivindicar alterações no CE, exigir que os crimes cometidos ao volante sejam punidos pelo que são: crimes de dolo ou negligência grosseira,...
 

vaitu63

Member
Re: Morreu hoje ciclista de 20 Anos em Vila Nova de Gaia

Em primeiro lugar os sentimentos para a família, mais uma vida ceifada por um acidente estúpido, como tantos outros nessas estradas em Portugal.
Foi com uma bicicleta, podia ter sido com uma motorizada, com um carro ou até a pé, não deixava de ser um estúpido acidente.

Mas só uma palavra para aqueles que li aqui terem deixado de andar na estrada por causa dos acidentes, ainda ontem, fui fazer uma prova de Btt em Barcelinhos, o Trilho dos Moinhos, e parte do percurso final foi feito em estrada, com trânsito a circular normalmente, e, eu ia num pequeno grupo de 6 bttistas, em que à minha frente seguia o meu sobrinho, que tem apenas 14 anos, e houve um carro que cruzou a estrada mesmo na frente dele, seguíamos em fila indiana, como manda o código, mas mesmo assim foi por pouco que ele conseguiu travar, abençoados travões de disco, claro que eu ainda fiquei a mandar vir, em vão com o "carro" e com a senhora que o conduzia, que nem abrandou nem parou.

Nestas coisas eu sou de opinião, que mesmo que tenhamos a prioridade, podemos ter a razão toda do nosso lado, mas não temos é para-choques, por isso todo o cuidado é pouco.
Sempre que circulem pela estrada, mesmo que haja pouco trânsito façam-no com luzes intermitentes que sejam visíveis, sempre fazem alguma diferença, pelo assim o espero, eu assim faço, mesmo durante o dia.
 

onix

New Member
Re: Morreu hoje ciclista de 20 Anos em Vila Nova de Gaia

Os meus sentidos pêsames aos familiares da vitima.

Quero apenas referir um caso que aconteceu com o meu pai.

Iamos para ver uma corrida de ciclismo com inicio em Nazaré,eu ia na frente e o meu pai mais atraz ,no sentido Mª Grande -Nazaré,existem varias retundas e chegando à ultima enfrente aos bombeiros,reparei que o meu pai nunca mais chegava,voltei atraz e fui dar com ele ja de pé agarrado à bike,tinha sido atropelado ja dentro da retunda por um automobilista.Pura sorte ,estavam dois policias que logo se inteiraram do caso,eu tambem pensava que o meu pai ia ser o culpado,mas os policias logo disseram que não,pois ele ja se encontrava dentro da retunda.O automobilista pagou tudo e até do proprio bolso,mesmo avisado por mim que o material era muito caro.

Terá sido pura sorte?

Em Espanha ,logo que um grupo de ciclistas entra numa retunda,todos os automobilistas têm que dar prioridade.Esta é uma regra de entre muitas.
 

slaveofthebike

New Member
Re: Morreu hoje ciclista de 20 Anos em Vila Nova de Gaia

Realmente ainda há muita gente com bastante falta de civismo!! ainda à cerca de um mês estava a treinar, quando para minha afliçao levei um toque no guiador que quase me fez cair... sorte ou ironia do destino é que do lado direito do carro (lado que me tocou) nao havia espelho retrovisor, caso nao fosse assim probavelmente hoje teria mais uns arranhoes no corpo (e so estou a pensar em arranhoes).
Assim como esta historia ja ouvi/vi muitas pareciadas, e todas elas ou quase todas seriam perfeitamente evitadas!!
Resta-me deixar os meus sentimentos à familia do ciclista... Força!!!
 

jjen

New Member
Re: Morreu hoje ciclista de 20 Anos em Vila Nova de Gaia

Também estou com muita magua, pela morte do ciclista. Vinte anos e uma vida inteira pela frente.
È terivel mas é a realidade infelizmente.
Não querendo ser advogado do diabo, pareceme que o condutor do camião, também estará a passar um mau bocado.
Espero que as autoridades fassam o seu trabalho, e se o culpado for o condutor do camião, que seja punido.
Desde já endereço os meus sentidos pêsames aos familiares do falecido.
Estas coisas vão acontecendo nas nossas estradas porque o civismo para o português é uma palavra Vâ.
As pessoas devem de se preocupar um pouco com os outros, não pensar que o mundo gira porque existo.
As regras são para cumprir mas se houvesse civismo e respeito pelo próximo as regras podiam ser abulidas.
 

Kitos

New Member
Re: Morreu hoje ciclista de 20 Anos em Vila Nova de Gaia

O melhor que temos a fazer é evita-la... ou pelo menos circular em estradas mais secundárias. Nunca tive problemas de maior com carros a não ser a teoria que os "lateiros" têm de pensar que andamos todos a 10 à hora e que dá sempre para passar... mas como um tipo tem de andar com os olhos todos no activo já lá chego a afagar os brékes. :s Eu tambem sou "lateiro" e talvez por causa disso tenho cuidado quando ultrapasso ciclistas e até dou prioridade quando a mesma é minha e vejo que não atrapalho mais ninguem... mas infelizmante bestas tambem as há em duas rodas e já apanhei meia duzia de teorias de ficar arrepiado :shock: ora 3 tipos lado a lado numa Naconal não passando cartucho nenhum a se havia fila atrás ou não não me parece o melhor cartão de visita :evil: Mas isto não vem ao caso. Os meus pesames à familia enlutada assim como a todos os que perderam alguem na estrada... e como se dizia na balada de Hill Street "Let´s be carefull out there!"
 
Top