ATENÇÂO fraude no OLX

RTC

Super Moderador
Não deve de ser.
Isso é mais umas das muitas fraudes que estão a aparecer no olx todos o dias. As imagens são retiradas do google e de foruns europeus, mas acima de tudo do mtbr.

Exemplos de negócios que eu considero fraudes:
http://viseucity.olx.pt/en/gary-fisher-superfly-hardtail-iid-233681336
http://bejacity.olx.pt/en/gary-fisher-cronus-ultimate-estrada-de-bicicleta-iid-233679222

As traduções nas descrições dos componentes estão sempre mal feitas. Fones de ouvido? Estaminiais? Alimentação? Endereço?
WTF?
 

tinric

Super Moderador
E esta..

http://portocity.olx.pt/bicicleta-specialized-s-works-stumpjumper-ht-carbono-2011-iid-225699628

de quem será?!

isto era era arranjar maneira de conseguir um encontro com este(s) senhor(es) ter um bom grupo de nós a postos e arranjar maneira de por exemplo tão cedo não conseguirem pegar num rato ou carregar numa tecla... muito menos pegar numa bike...

... se isto está assim minado no olx... em quantos mais sites identicos poderá haver... muito cuidado... é o que temos que ter....
 

cmmg04

New Member
isso é spam, quem coloca está noutro pais.,,Nigéria, etc e tal...estes anuncios aparecem pois o site olx ñ deve ter protecções para este tipo de investidas,,,solução é clicar em Assinalar como esquema..uma opção que está a seguir à descrição do anuncio.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
abelha2, estranho ou não, o intuito do tópico não é fazer um levantamento de todos os anúncios que podem ser fraude, por isso removi o link.
 

zanetti

New Member
Acho que e facil cada um de nos identificar este tipo de larapios ,mas por ca existem uns quantos tambem ,algum dia deveria ser criado uma base de dados com nicks ,nomes ,gente baixa e sem escrupulos .
 

andre_ktm

New Member
Penso que a internet e o forumbtt são ferramentas muito úteis para aqueles que embora não percebam muito sobre bicicletas ou qual outro bem que desejam adquirir, facilmente podem consultar diversas informações e esclarecer dúvidas. Já que por aqui (net), tem-se acesso a uma série informações (preços, especificações, comparativos, análises, tutoriais, etc.) que nos tornam possível perceber mais sobre o produto que estão a vender ou que estamos interessados em comprar. E assim, desvendar possíveis fraudes.
Quantos de nós, quando navegamos pelos classificados ou sites de compra e venda, não vemos anúncios que não correspondem à realidade. Como consumidores é necessário estarmos atentos, muito atentos, pois as fraudes... essas continuarão a existir.
Boas pedaladas
 

nogueira.nuno

Active Member
isso é spam, quem coloca está noutro pais.,,Nigéria, etc e tal...estes anuncios aparecem pois o site olx ñ deve ter protecções para este tipo de investidas,,,solução é clicar em Assinalar como esquema..uma opção que está a seguir à descrição do anuncio.


Digo-te já que da Nigeria não podes nem sequer abrir o OLX ;)

É dos poucos em que há protecção.
 

squeiros

New Member
boas.
A Internet é realmente uma ferramenta para pessoas sérias e desonestas. Mas dou graças por haver bastantes pessoas honestas que alertam os mais incautos e desde já o meu grande agradecimento a todos os intervenientes deste post.

Também eu fui aliciado por uma Scott Spark 35 2011 por 849€ no seguinte anuncio:

http://lisboacity.********/bicicleta-montana-scott-spark-35-2011-iid-271869015

A primeira reacção é duvidar. mas depois parece que ficamos hipnotizados pela possibilidade de ter a bike dos nosso sonhos ao preço do pão!!
Após algumas perguntas para saber de que anunciante se trata, recebi sempre resposta evasivas e pouco consistentes.
Confirmei a encomenda da bike para ver que tipo de pagamento solicitavam. A resposta é feita "on-behalf" de uma empresa de transportes alegadamente séria onde é solicitado o depósito do montante através da Western Union. Nesse email tem tudo o que parece ser um registo de tracking de uma carta de porte real.
Pahh...apesar de termos 99% de certeza que se trata de fraude, como são evocadas instituições reais o esquema ganha alguma credibilidade.

Só deixei de "sonhar" com o negócio quando vi aqui este post.
Se alguem quiser os emails que recebi digam-me.
 

rjcsc

New Member
Epá, descupa lá mas nesse anuncio só cai quem for muito anjinho...

Com rodas "DT Suiço", suspenção "Reba Air Primavera", e por ai fora... vê-se logo que se trata de uma tradução automática efectuada no google.
(quem meteu esse anuncio, nem português sabe escrever)
 
Last edited:

nogueira.nuno

Active Member
Há uma nova que tem a ver com Telemoveis e outros Gadgets a metade do preço em que parece mesmo o preço ideal a dar pelos equipamentos e isso não é nada mais nada menos que uma forma de meter as pessoas a vibrar pelo bom negocio e eles ainda ajudam mais com outra coisa que sempre gostamos quando compramos Online, que é a rapidez do envio e a sua chegada!!

Neste caso disse que não tinha pressa nenhuma e que queria era pagar com Paypal que era mais rapido e seguro para mim e nunca pagaria com ou através da Western Union, ou seja, o negocio ficou-se logo por ali ;)

Realmente nunca se deve sonhar e sem duvida há bons negocios por aí e já fiz muitos por aí, mas é preciso ter calma e por vezes experiência/cuidado ;)
 

adri82pt

Member
Boas,
Eu já realizei alguns negócios pelo OLX, que por acaso correram bem, tanto a comprar como a vender, uma vez que sou "cliente" do Ebay à bastante tempo, e de facto em termos de segurança o OLX não tem nenhuma, até achei estranho como era facil colocar um anúncio sem ter ter nenhum tipo de comprovação de identidade...enfim...no fundo o que eles querem é ganhar com a publicidade e para isso nada melhor que o facilitismo para a malta clicar à força toda....
Por isso é preciso ter sempre o olho aberto!!! :p

Boa sorte Idalécio!!!

Cumps.
 
Top