Assombrado por "Sopro Inocente"

MarceloBTT

New Member
Boas,

A Março de 2008, viria eu a contrair varicela e posteriormente a proceder ao tratamento com o Canadryl, até aqui, nada de anormal.
Começou todo quando eu comecei a ficar com uma grande vermelhão na pele, em todo o lado onde o Canadryl tinha tocado, ora então segui para Évora para tratar deste assunto, depois de 4h á espera na Unidade de pediatria, foi-me dado um pequeno comprimido para tratar a alergia, e um banho quente para tirar todo o Canadryl que resta-se do meu corpo. Depois disto procedeu-se a todo o tipo de testes para saber se haveria algum mais algum problema.
Ao ser auscultado, o senhor reparou que algo não estava bem, foi mandado chamar o pediatra especialista na área, ora mais 1h ou 2 á espera.

Ao chegar, este verifica também que algo não está bem com o ritmo dos meus batimentos cardíacos, depois de passar mais umas 2 ou 3 horas a espera que os devidos exames fosse preparados.

Fui então chamado a efectuar vários exames, mas com toda aquele tempo a espera, doente, e com aquele "ambiente de hospital" não me consigo recordar muito bem o que aconteceu a seguir, sei que devo ter estado mais de 10 horas no hospital. Veio então outra pediatra que me garante tratar de um "Sopro Inocente" dizia ela! Sendo eu um rapaz que sempre adoro desporto e não compreendendo o que realmente aquilo significava, a ideia de "não vou poder voltar a fazer desporto" ficou retida, apesar da explicação da médica.

Isto passava-se nas Ferias da pascoa, 2 semanas depois de eu comprar a tão esperada gary fisher marlin disc, a minha primeira BTT a sério. O que fez com que mais difícil fosse.

Ora, os dias passaram, a minha varicela curou e pode então desfrutar da minha Gary Fisher!

Depois do Norte Alentejano do passado ano, a ideia da filiação estava bem acesa nos meus objectivos, mas prevenindo-me de uma possível impossibilidade devido a este dito cujo "sopro", a minha mãe desde logo me disse que era possível que não posse-se fazer desporto federado devido a isto. Isto para depois não custar tanto.

Ora ficou marcado, "teste de esforço", electrocardiograma, analises e inclusive um "Mapa" depois de uma semana difícil a espera dos resultados, la chegou, para meu grande alivio era então livre de me federar, com o extra de o resultado no teste de esforço ser muito bom, no entanto por ignorância acerca dos procedimentos e também por causa de alguma desmotivação por estar a correr como individual e sem qualquer apoio da família, a ideia de me federar foi-se esquecendo.

Agora, meio ano mais tarde, a ideia de federar-me volta a ser um objectivo. E mais uma vez o "Sopro Inocente" vem de volta a mente.

Com a barreira dos apoios ainda por ultrapassar, este problema vem novamente deixar-me aquela sensação do "E se não posso? Que vou fazer?" Para falar a sério isto deixa-me bastante inquieto.

Gostaria de saber mais alguém já passou por esta questão do "sopro inocente" e se possível ouvir alguns casos semelhantes.

Cumprimentos, Marcelo Fortio.
http://marcelo-fortio.webnode.com.pt/
 
Last edited:

Kamoes

Active Member
Amigo... eu por outros motivos também já fui "obrigado" a fazer Mapas e provas de esforço... até mesmo um exame com uns fios ligados á cabeça... onde tens de testar o teu sono! (Coisa que nunca mais farei na vida, nunca mais!)

O conselho que tenho é : Diverte-te!

Pensar nisto é extremamente desgastante e aumenta a tensão... com isso o cansaço, e com isso a falta de vontade de treinar/ apatia!

Anda de bicicleta, pedala muito!

Eu porque andei com umas contas mal paradas... e nessa mesma altura fui ao médico, ele suspeitou que tivesse tensão alta.. e até problemas na cabeça!
Fiz um porradão de exames... para nada!

Passado umas semanas, com tudo resolvido... voltei a ficar a 100%!
Faz os exames que tens a fazer... mas não te preocupes!

Sobretudo com Mapas e exames assim... porque no mapa se te registam a tensão.. e estás nervoso.. é pior!
São condições anormais ( o andar com a máquina atrás, que só por si é limitante e irritante) quando devia de ser um teste natural.. que não apite de 15 em 15 minutos ou de 30 em 30!

Um abraço ;)
 

JoãoLopes

New Member
Boas!

O que aconselho é ir a um bom cardiologista e fazer exames, ouvir a opinião dele e a de mais dois ou três... Assim tens a opinião de alguém especializado e tiras as ideias da cabeça xD
Pessoalmente, quando me quis federar (futebol) também tive problemas na cardiologia, um bloqueio.. Fiz eletro, eco, prova de esforço... Não me desaconselharam a fazer desporto a não ser que tivesse algum sintoma. Como sempre me senti bem e sem qualquer problema, nunca me preocupei muito...

Conheço pessoas que têm exames perfeitamente normais e já tiveram 2 ou 3 desmaios assim do nada em pleno desporto.. Por isso, bons hábitos e conhecer o corpo é meio caminho para não ter problemas. Isto na minha opinião . . .
 

lpsferreira

New Member
Penso eu que isso seja o que eles chamam um Sopro benigno, que normalmente segundo explicaram é provocado precisamente pelo esforço, mas que não trará qualquer tipo de problema. A mim o médico mandou-me pedalar com força!!!!!!
 

MarceloBTT

New Member
Joguei uma época inscrito na FPF, fiz os testes e joguei toda a época sem problemas.
Quando fiz os tentes no ano passado também não ouve problema nenhum, alias, até me desejaram boa sorte com a filiação, mas de qualquer maneira não posso deixar de pensar nisso.
Até porque a minha mãe faz questão de me lembrar...
 

otalivan

New Member
"Sopro inocente" é algo que até pode aparecer numa altura e depois nunca mais se ouvir, por exemplo quando se tem febre, e que não tem problema absolutamente nenhum. Daí a expressão "inocente"! Pode também ser audível em fases de crescimento, por exemplo durante a adolescência, altura em que o coração aumenta de tamanho devido ao crescimento natural que partilha com o resto do corpo, mas as válvulas cardíacas ainda não se adaptaram às novas dimensões - de qualquer das maneiras é uma situação também sem problema nenhum.
Se de qualquer das maneiras continuas com "macaquinhos na cabeça", o melhor exame para despistar essa situação não é nenhum dos que estão a falar mas sim um Ecocardiograma, uma ecografia ao coração, que permite ver muito bem o estado do músculo cardíaco e das válvulas, estas últimas as habitualmente envolvidas em situações de sopros não-inocentes.
Resumindo, se tiveste isso uma vez, os exames vieram OK e nunca mais tiveste queixa nenhuma, então não te preocupes, que está tudo perfeitamente bem. Não faz sentido preocupares-te se podes ou não ser federado, porque um "sopro inocente" é na sua natureza precisamente "inocente", ou seja, não tem problema absolutamente nenhum.
Se ainda assim quiseres tirar alguma réstia de dúvida, então aconselho nesse caso realizar o tal Ecocardiograma...

Abraço!
 
Top