As dores também ajudam a afinar a bike

Joseelias

Well-Known Member
Ou podes desde já fazer um bikefit online que te pode ajudar a afinar algumas coisas como a altura do selim e a distância deste ao guiador. E dar-te as medidas mais ou menos ideais para uma bicicleta de XC ou AM.

Tenta ajustar a bicicleta por esse meio antes de gastar dinheiro, e se mesmo assim ainda não estiver bem tenta então fazer um bikefit com um especialista. Comigo o bikefit feito neste site resultou muito bem:

http://www.competitivecyclist.com/Store/catalog/fitCalculatorBike.jsp

Mas se o problema for da altura do guiador estás numa posição mais complicada. Aí passará por uma suspensão nova para meter espaçadores e subir o avanço até 3cm. Se mesmo assim não chegar comprar um guiador com mais elevação, e eventualmente um avanço com mais elevação também. Mas se te tiveres que socorrer de tudo isso junto então se calhar o melhor é mesmo arranjares um quadro ao teu tamanho.
 

nandotx

New Member
Não conhecia esse site, obrigado pela dica!

Deixo aqui os resultados para as minhas medidas:

IMG_3330.jpg


Estive a medir na minha bike e tenho estas medidas:

Stem Length: 9,5cm
BB-Saddle: 80cm
Saddle Handlebar: 52cm

Não percebi é qual foi a medida que eles indicaram para Effective Top Tube Length?!

Aproveito e deixo uma foto da bike:

IMG_3332.jpg
 

Joseelias

Well-Known Member
O Effective top Tube Lenght, também chamado de Virtual Top Tube é o comprimento entre o centro do tubo da direcção e o centro do espigão de selim medido na horizontal.

Isto é, o tubo não é medido colocando a fita ao longo do tubo superior na posição inclinada mas apoiando a fita no centro do tubo da direcção (por exemplo no parafuso da caixa de direcção) e usando um nível medido na horizontal até ao centro do espigão. Isto vai-te dar a medida real do comprimento do quadro nesse ponto. Aliás esta medida é a mais importante de todas, apesar de os quadros serem vendidos com base na altura do tubo do espigão de selim.

A distância entre a ponta do selim e o inicio do guiador também deve de ser medida da mesma forma, isto é nivelada desde a ponta do selim até uma linha vertical imaginária para baixo até ao início do guiador. Não, colocando a fita inclinada entre os dois pontos. É preciso um pouco de engenho para conseguir fazer isto mas consegue-se usando um nível, um tubo comprido e um fio com um peso a servir de fio-de-prumo e algo para marcar no tubo o local onde o fio fica. Com base nessa medida podes chegar o selim para a frente ou para trás.

Se ficar curto podes sempre comprar um espigão de selim com recuo e ganhas mais 1.5cm a 2.5cm dependendo do modelo.

Esse site dá-te as medidas para o All-Mountain e para o XC. A tua bike está mais pensada na linha do XC. Mas acho que se for um nadinha curta para XC mas ainda ficar dentro das medidas All-Mountain é menos mal pois embora não esteja com as dimensões ideias para tirar rendimento da pedalada, vais conseguir andar nela.

Garante que tiraste as tuas medidas corporais correctamente (os vídeos ajudam) e que medes a tua bicicleta com algum rigor. Com base nisso depois afinas um pouco à tua preferência. Eu por exemplo ando com o selim cerca de 1cm mais alto que o que esse site dá para o XC para mim. Pode parecer pouco mas para fim faz uma diferença brutal.

Como a foto parece estar nivelada e sem distorções parece-me que a altura do guiador está bem para a altura do selim. O guiador está um pouco mais baixo que o que costume ver hoje em dia em que muitos guiadores andam acima do selim mas dentro do aceitável, acho eu.

Verifica é se não estás muito encolhido medindo correctamente a distância selim/guiador. Se ir encolhido e com o guiador alto pode ser menos complicado, já ir encolhido e inclinado para a frente/baixo pode não ser a melhor posição. Se as medidas te derem com a bicicleta estando curta e te sentires assim vê se consegues arranjar um espigão com recuo emprestado para testares uma posição mais alongada.

Mas em último caso tens que ver como te sentes na bicicleta.
 
Last edited:

nandotx

New Member
Qual a diferença entre XC e All-Mountain? Pensei que XC fosse mais descidas rápidas e coisas mais técnicas e All-Mountain fosse mais tipo "passeio".

Segundo o site para All-Mountain parece estar no limite, para XC está abaixo do limite. :(
 

Joseelias

Well-Known Member
@ nandotx

O Jocas22 já colocou aí as descrições dos diversos tipos de Btt de uma forma mais detalhada.

Resumidamente, o XC (abreviatura de Cross-Country) é uma modalidade onde se fazem mais quilómetros e onde a parte técnica/radical é menos exigente. Em termos de competição são provas de resistência que podem chegar a ser maratonas. As bicicletas põem o ciclista numa posição mais deitada de forma a aumentar o poder da pedalada e são frequentemente sem suspensão atrás. Se quisermos, é o que o Btt tem de mais próximo das bicicletas de estrada em características e tipo de uso (mas mesmo assim muito diferente).

O AM (All-Mountain) é uma modalidade mais radical, onde as bicicletas são capazes de subir os trilhos a pedalar - ao contrário do Downhill em que são feitas apenas para descer e têm que ser levadas até ao topo por transportes - mas cujo objectivo é principalmente descer, saltar e fazer coisas mais radicais. Como são mais pensadas para descer que para dar rendimento a pedalar costumam ser mais curtas, com a frente alta e o ciclista vai de forma geral mais direito. A posição torna-se mais confortável para o ciclista ocasional mas não é a ideal para fazer muitos quilómetros de forma rápida.
 

nandotx

New Member
Obrigado a ambos pela informação, mas como o meu Inglês não é o melhor a explicação do Joseelias veio mesmo a calhar e fiquei completamente esclarecido.

Realmente o uso que pretendo para a bike é para XC, no entanto não sabia que normalmente para essa vertente não costumam ter amortecedor atrás, no meu caso até pensei que fosse útil para ajudar a poupar as costas nas descidas quando há mais turpidação, mas por outro lado poderá prejudicar nas subidas?!
 

Joseelias

Well-Known Member
Não é que no XC não costume haver bicicletas de suspensão total. Hoje há certamente muito mais que no passado pela redução de peso que as bicicletas sofreram e pela maior eficácia das suspensões modernas que não tiram tanta potência à pedalada. Os amortecedores actualmente dão para bloquear tornando a suspensão total (FS) numa rígida quando for necessário.

Mas de uma forma geral é mais comum verem-se bicicletas rígidas atrás (Hard-Tail ou HT) pois se os trilhos onde se andam não são demasiado acidentados então não há muita necessidade dessa tecnologia. E o faça-se o que se fizer uma HT será sempre mais leve que uma FS e há quem valoriza cada grama que consegue poupar.

O facto de as FS serem substancialmente mais caras também não ajuda na sua divulgação. E esses custos extras mantêm-se para lá da compra com a manutenção do amortecedor, dos pontos de rotação do quadro, etc.

A suspensão atrás aumenta o conforto essencialmente em plano e descidas pouco exigentes. Nas descidas dignas desse nome normalmente vai-se em pé por uma questão de controlar a bicicleta jogando com o nosso peso para manter o equilíbrio no meio de todas as vibrações e saltos (mesmo pequeninos). A suspensão ajuda nesse campo ao absorver os impactos, que assim não se transmitem às pernas, e mantêm a roda de trás no chão aumentando a capacidade de travagem e controlo. Mas temos sempre que ser nós a manter o equilíbrio e o controlo.
 

Joseelias

Well-Known Member
Tens sempre alguma possibilidade de aumentares o teu espaço mexendo com componentes. Tens que ver é se será suficiente, se tens vontade de gastar esse dinheiro e se não alterará a estética de forma que não gostes.

Eu não sei como mediste a distância da frente do selim até ao inicio do guiador (inclinado ou nivelado), mas mencionaste anteriormente 52cm. Ora na medida XC o mínimo seria 55cm. Como tens um espigão de selim sem recuo podes sempre procurar um que recue por exemplo 2.5cm. Aí, ficavas com 54,5cm e se puxasses o selim todo para trás conseguirias até passar dos 55cm. Podes comprar um avanço mais longo, que embora não seja muito usual hoje em dia existem e resolvem essa questão e aumentavas mais 1.5cm com um de 11cm. No total podes aumentar 4cm

Isto é, com os componentes podes sempre ajustar uma bicicleta desde que esta tenha um quadro no tamanho acima ou abaixo do ideal.

Mas acima de tudo tens que ver como te sentes com ela agora e se vale a pena mexer. Como disse o pessoal que faz AM também consegue passar as subidas mesmo com a diferença de posição que tem para o XC. Por isso não é inviável teres a bicicleta um pouco curta desde que não sintas na prática problemas com isso.
 

nandotx

New Member
Tendo em conta as medidas que obtive aqui, o quadro aconselhado é de quantas polegadas?

Se fosse comprar uma Trek que medida de quadro teria de comprar?
 

Joseelias

Well-Known Member
Pela tua medida de cavaleiro (89cm) o quadro para ti será o 21", eventualmente o 20". Eu tenho 87cm de medida e devia de ter um 20" apesar de com os componentes certos o 19" que tenho me dar mais ou menos bem.

No site da Trek devem de ter a geometria das bicicletas completamente descritas. Não apenas o tamanho em polegadas, mas o comprimentos da bicicleta, os ângulos, etc para os vários tamanhos. Com base nos dados que já tens é fácil de ver qual a bicicleta mais adequada para lá do simples tamanho do quadro em polegadas.
 

Joseelias

Well-Known Member
É estranho uma marca como a Trek não ter esses dados disponíveis. Quase todas as outras marcas o fazem, e as de topo acho que ainda não me cruzei com uma que não mostre.

Tenta contactar perguntando num mail qual a geometria das bicicletas que queres. Seja para o importador português ou mesmo no site do fabricante.

Pelas medidas disponíveis eu diria que o tamanho ideal, por segurança, seria o 21,5". O tamanho mais abaixo passa logo para os 19,5". Com o slopping que o quadro tem não me parece que corras o risco de bater com o tubo superior entre as pernas e podes sempre puxar o selim para a frente se achares necessário encurtar a distância do selim ao guiador.
 

demorider

Active Member
nandotx, se a bicicleta que pretendes comprar for usada ou nova mas de modelos de anos anteriores penso que no site da trek não te safes, terás de recorrer a outros sites..

Por outro lado se pretendes comprar nova destes modelos que estão a sair tens toda a informação neste link http://www.trekbikes.com/int/en/bikes/mountain/models/# é só escolher o modelo que pretendes e tens lá toda a informação sobre ela..
 

nandotx

New Member
Joseelias, se essa tabela estiver correta, segundo as medidas que obtive para XC o modelo de 19,5" será o ideal, correto?

demorider, neste caso a ideia é comprar uma nova mas modelo de anos anteriores com cerca de 70/75% de desconto.
 

Joseelias

Well-Known Member
Há aqui alguns "Ses". Se tiraste as tuas medidas bem, se o site de bikefit é fiável e se a tabela acima é correcta para o modelo em questão.

Assim, se confias nas tuas medições corporais, e considerarmos o site do bikefit fiável (para mim e para a minha mulher parece-me que funcionou muito bem e temos estruturas corporais e bicicletas totalmente diferentes) resta a questão da tabela.

Com base nesta e nas medidas para a geometria XC (e mesmo AM) que colocaste anteriormente diria que sim, que o quadro de 19,5" será o ideal. No bikefit deu-te um Virtual Top Tube de 62cm e nas 19,5" esse quadro tem 62,2cm (E -Effective top tube).

Como essa bicicleta pertence à categoria de All-Mountain pode vir com um avanço mais curto que os 10/11cm mencionados no bike fit para XC, mas dentro das medidas para AM (8/10cm). Isto é, será à partida uma bicicleta com que conseguirás pedalar bem. A única questão é o comprimento do espigão do selim que poderá ser curto pois tens 89cm de medida de cavaleiro. Mas isto é especulativo pois a bicicleta pode vir com um espigão longo e esta questão nem se põe.

Com base nestes dados diria que sim, a 19,5" pode ser o tamanho adequado para ti. De qualquer forma contacta a Trek para teres mais certezas sobre as medidas das bicicletas (podem já não ter as tabelas no site mas têm-nas guardadas ou nos catálogos) e menciona a tua medida de cavaleiro e altura para tomares a melhor decisão.
 
Top