Arrábida - Trilho do Moinho do Cuco vedado

cr1st0

New Member
Deve morar lá algum comissário, e depois quer ir para lá à vontade com meninos da casa pia e levar para lá amigos e estar lá sossegado, a fazer as suas actividades.
 

SURFAS

New Member
Deitar a vedação a baixo é realmente para não colher simpatia do dono do terreno. E poderá deitar a perder todo um procedimento para se eliminar essa vedação aos bttistas.

O procedimento aconselhável seria uma associação, clube local (penso que há dois), primeiro indagar porque está um trilho vedado, tem dono ?, quem?, é legal? sim estamos num parque natural onde não deveria de haver construções e depois pedir autorização ao dono (caso o haja) para se proceder a umas alternativas.
 

harry

New Member
SURFAS said:
Deitar a vedação a baixo é realmente para não colher simpatia do dono do terreno. E poderá deitar a perder todo um procedimento para se eliminar essa vedação aos bttistas.

é legal? sim estamos num parque natural onde não deveria de haver construções e depois pedir autorização ao dono (caso o haja) para se proceder a umas alternativas.

O que o SURFAS diz é verdade,mas em relação ao parque não tenhas grandes ilusões pois eles funcionam duma maneira um tanto ou quanto estranha.(penso que não é preciso dizer mais.)
 

caetano

New Member
Concordo plenamente com a ideia dos grupos de btt fazerem pressão junto das entidades competentes para saber de quem é o trilho e se é possivel , a nível legal, fazer este tipo de atrocidades para o btt :(
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Passei por lá e já ia mentalizado para ir à volta, quando reparo que tinham rebentado com a vedação, do lado de cima (do moinho) também a rebentaram, não me parece de todo correcto, mas também não sei qual é a legitimidade de vedar aquele trilho, que diga-se de passagem faz parte de uma pequena rota pedestre marcada há já muitos anos.

O proprietário não quer claramente lá o pessoal a passar pois além da vedação também passou com uma grade no caminho, mas parece que o pessoal (não sei se utilizadores de bicicletas ou rapaziada do pedestrianismo) não ficou convencido.

Seria interessante que alguém com conhecimento técnico ao nível do enquadramento legal da coisa pudesse mandar aqui uns bitaites :mrgreen:
Na região de Serpa sofro bastante com esta "moda" de vedar e acabar com caminhos que já há muito existiam :roll:

A ver vamos quem prevalecerá nesta troca de forças... :roll:
 

atéDói

New Member
vedações e portões

Boas,

Nos meus passeios pela serra da arrábida, existem dois locais relativamente aos quais gostaria de saber se alguém conhece algum inconveniente em passar:

o 1º, perto do "Moinho de Cuco", onde não passamos portões, porque devido ao abandono do local o portão já não existe, mas claramente entramos num local q embora abandonado está cercado por vedação.

Lat: 38°31'26.17"N
Lon: 8°59'5.67"W

o outro é perto do trilho da falésia, onde no meio de árvores, sem vedação alguma, estão umas vigas e um sinal roubado em alguma obra, a servir de portão.

Lat: 38°30'6.49"N
Lon: 9° 1'6.10"W

Obrigado a todos
e força nelas...
 

markpainel

New Member
quanto aos locais que indicas axo que não conheço mas quanto menos passarmos vedações e portões melhor embora parecendo sitios abandonados não vá aparecer alguem que não goste e depoisfica uma situação chata pelo menos eu evito ao maximo .
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Juntei os tópicos dada a relação do assunto.

Passado um ano e 5 meses do meu último post sobre o assunto, continuo com o mesmo nível de desconhecimento.
E como o mesmo até me dá o beneficio da dúvida, nem investigo mais. Já lá passava há uns anos, continuo a passar quando pedalo na zona.

Agora: "alguém conhece algum inconveniente em passar"

Se estás a passar por um sitio que tem vedações rebentadas (como é o caso na zona do moinho do Cuco), ou tens consciência que existiu uma barreira física que te impedia de andar ali...
Se é provavel que alguém te chateie ou confronte se te encontrar por lá? No caso da falésia sim porque já um bocado mais recôndito, na zona do Cuco acho que nem por isso.

Para mim, na zona da Arrábida, a coisa resume-se em poucas palavras a isto: 95% do Parque Natural é propriedade privada.
Podemos andar lá 1001 vezes sem chatices algumas, e um dia podemos ter azar e alguém embirrar connosco. Num confronto (esperançosamente apenas verbal) importa ter consciência que o mais provável é de facto andarmos em propriedade privada e não termos qualquer razão.

O tira teimas absoluto sobre esses caminhos, só na Câmara Municipal de Setúbal te podem dar...
 

oliana

Active Member
Por acaso vou lá passar hoje. Como passo 2/3 vezes por semana. Continua a achar que aquela estrada é muito antiga e de certeza que legalmente não pode ser vedada, pois é publica. Existem muitos caminhos assim que os pretensos proprietários teimam em achar que são deles. Conheço alguns no alentejo, que só mesmo nas camaras municipais se conseguem ver no mapa. Com o tempo, vão apagando os vestigíos, e fazem-se donos daquilo que é de todos.
 

atéDói

New Member
Boas,

Desde já, um obrigado pela ajuda!

Relativamente à zona que referem, tenho passado por lá, e apenas nos locais assinalados com setas (casa abandonada), existe uma cerca, embora não existam portões. No restante percurso (sentido palmela-azeitao), desde a subida para o moinho até a descida alucinante para picheleiros, temos uma cerca pela esquerda, mas o track está limpo!

:p

http://img59.imageshack.us/img59/5929/casaabandonada.jpg

Obrigado a todos
e força nelas...
 

Moreno88

New Member
Eu já lá passei e não foi na semana passada... foi à umas semanas já! Quando lá passei, estava uma cancela quando se vai do Moínho do Cuco para a Nacional 10, mas lá saltei aquilo, fiz aquele belíssimo single track junto à casa abandonada e depois, qual não é o meu espanto... as duas saídas, quer de um lado, quer do outro (pois contornei aquilo a fim de ver se dava para sair pelo outro lado), derrubaram um pinheiro e colocaram uma rede metálica com fita balisadora :|

Deixo aqui umas fotos...





 

miguelcarromeu

Active Member
Essa zona é mesmo privada. Não há grande coisa a fazer a não ser falar com o proprietário e pedir autorização para se passar e até interceder a favor do pessoal do pedal.

Como já aí disseram, mais de metade da Arrábida é privada. Se muitos trilhos continuam transitáveis, é muito por complacência dos proprietários. Não se agarrem aos "caminhos antigos" porque isso significa zero caso nas escrituras se refira que o caminho X serve a propriedade Y. Recentemente, numa propriedade próxima dessa zona, retirou-se um caminho que existia há mais de 100 anos. O caso esteve em tribunal, como tal, garanto-vos que nisto dos caminhos não há "antiguidade".

Mas também é verdade que muitos desses proprietários têm razões bastante viáveis para vedar os caminhos: despejo de lixos, actividades ilegais durante a noite, enfim...

Apesar de ser de Palmela, hoje em dia vivo no concelho de Sintra. O meu "quintal" é a zona da Carregueira. Aqui há muitos caminhos vedados, uns pelo Belas Club de Campo, outros pelo território dos GOE e outros pelo território dos Comandos da Carregueira (apesar de nestes últimos não se importarem que por lá andemos).

Mas o que é impressionante é a quantidade de MERD* que diariamente, pela calada da noite, é largada nas zonas acessíveis a carros e carrinhas! Todos os dias encontro uma montanha de lixo "novo"! Recentemente o meu cunhado enfiou-se com uma corrente que colocaram a vedar um acesso à zona da Qta. do Bom Jardim, a alta velocidade e só por sorte não se esfrangalhou todo. Claro que inicialmente ficámos revoltados, mas, algumas semanas depois e já a corrente partida, compreendemos a razão da sua existência - é um dos tais locais onde o lixo cresce diariamente.

Por isso, não se julgue antes de saber quais os motivos; aposto que a grande maioria dos proprietários, quando confrontados com o pedido do pessoal das bicicletas, vai dizer que sim, que autoriza.
 

yetke

New Member
A empresa identificada na cancela, através do endereço de email, é a Companhia Agricola da Apostiça que, tem como propósito a exploração sivicultura (madeira e resina)...
 

clube Coolmenda

New Member
Boas
Também ando bastante na Carregueira e também já me enfiei nessa corrente, numa tarde de Verão e como a corrente era nova bem deu para travar, coloquei la uns restos de mangueira a marcar melhor o local.
Mas o lixo e sempre muito existem labregos que não sabem o que é um contentor de lixo.
Joao
 

JoãoLopes

New Member
E bem possivelmente pinha e pinhão... Uma boa suposição do porque de estar vedado. Não imaginam os prejuizos vindo dos roubos que há..
 

EL_Padrinno

New Member
Também passei lá à 2 semanas e fiz um caminho por trás do parque dos autocarros e fui sair aos picheleiros. Também não estava no alto das necessidades a menina que costuma estar ali a guardar a curva, a malta sempre manda uns piropos. Devia estar a guardar outra coisa. Hehehe
 
Não creio que seja por causa dos Roubos , pois deve ter sucedido o mesmo que na zona da Apostiça há uns 3 anos atrás quando vedaram os trilhos por lá.
Na altura com quem falei foi devido á destruição ambiental provocada pelas Motos de 2 rodas e pelas Moto 4.

Ali no Cuco , pelos vistos já começava a sofrer da infestação desse tipo de praga , de tal forma que na encosta junto ao Moinho do Cuco já havia um bocado todo destruido pelo pessoal das motas que ia para ali partir aquilo tudo.

Como tal , se o terreno tem dono , e sendo o mesmo da Herdade da Apostiça , pois deve ter sido pelo mesmo motivo , pois se fosse só pelas bicicletas , eles não fechavam aquilo.

Ainda por cima que as casas velhas estavam a acontecer por lá eventos ilegais , desde Rave Partys , a combates de Paint ball , a trafico , etc.
 
Top