Aros para 29er

warrior75

New Member
Boas, como não encontrei um tópico a discutir um assunto semelhante, tomei a liberdade de criar este.

Preciso da vossa ajuda/opinião.

Tenho um "cabra" destas: http://www.bicimanipalo.com/index.p...ion=com_virtuemart&Itemid=2&vmcchk=1&Itemid=2

As rodas são as de origem(aros e cubos Roval Control 29 e raios dt swiss) e os aros estão já mais para lá do que para cá, eu tenho 84kg, 1.83m.

Estava a ponderar substituir os aros, uma vez que estes cubos nunca me falharam e na minha humilde opinião até não parecem maus, assim poupava uns trocos pondo de parte a compra de umas rodas novas, uma vez que só os aros é que se mostraram fraquinhos.

No entanto tenho duvida se não será burrice investir nuns aros melhores com estes cubos, o que me dizem?
 

warrior75

New Member
Os aros estão empenados, o da frente tá muito. tem até uma moça cada um, já levei as rodas a um profissional para tentar desempenar mas não deu conta delas, eu já perdi algum tempo com eles, melhorou mas tá ainda muito. Mas os cubos parecem que estão novos. Dizem-me que a roval é a mesma coisa da Dt swiss e que são os melhores cubos, mas claro que devem de haver uns melhores que outros. Eu também noto que estes aros não são muito firmes, a descer sinto que as rodas não são muito precisas e trocem um pouco. Não sei se é de ainda não estar bem habituado á roda 29, pois só há dois meses é que adquiri esta maquina, antes tinha uma 26er com umas crossride que eram firmes que nem uma rocha.
 
Tudo depende do uso que lhes vais dar e do orçamento.
Assim de repente, tens 2 grandes alternativas, mavic (Xm819, XC717, etc) e notubes (Arch ex, Crest, etc).
Também falam muito bem dos WTB mas por aqui são dificeis de arranjar e apesar de um bocado mais baratos que os notubes, não sei até que ponto compensam a diferença.
 

warrior75

New Member
Pois até tava a pensar nuns aros ztr, talvez os crest, uma vez que peso menos de 90kg (84), só estava reticente em relação á qualidade dos cubos, não queria tar a gastar 200 euros nuns aros e depois os cubos ao fim de um ano darem barraca.
Tou mesmo inclinado para meter os aros, e estes que tenho já vi que não se aguentam as cargas, por isso vou ter que ver bem o que há no mercado.
 

jcoke

Member
E a opção BOR? Tens os 333 para mais leves (rider até 90kg) e os 366 (até 100kg)...

Comprei umas rodas destas (366) à um mês e estou bastante satisfeito... e a conversão para tubeless é 5 estrelas...

Consegues isso num tal site de "bicicletas venenonas"... :p
 

jcoke

Member
Rodas com Aros BOR 366 e cubos Novatec - cerca de 1580 sem fita nem chavetas... o cubo da frente é de 15mm e o traseiro normal

O Aro 366 pesa 382gr , o 333 é cerca de 340gr
 

gcaetano

Member
De facto talvez os aros sejam um pouco débeis, embora se empenam com facilidade também possa ter a ver com a tensão nos raios... Creio que se vais melhorar os aros os cubos deviam acompanhar essa "evolução", sendo que nesse caso a melhor aposta seriam umas rodas, como os outros colegas já referiram. Até acaba por ser uma solução interessante uma vez que com um par de rodas poreiro podes melhorar a tua performance na bicicleta! Eu tenho umas mavic crossride (29). Já levaram 5 000 km de porrada e a de trás foi agora aberta pela primeira vez.;)
 

warrior75

New Member
Pelo que andei a pesquisar, uns aros BOR 333xmd nuns cubos hope ficava bem servido, haverá por ai alguma opção como melhor relação preço/peso/qualidade?
 

tuareg

New Member
Os b.or Md7, são feitos pela Tune para a marca germânica ( são o modelo king / kong) .

Leves e muito fiáveis. Tens opções com os b.o.r XMD 33 29er a preços muito interessantes
 
Top