Pneus Tubeless Ready

SuiSSaS

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Boas...
Comprei uma Rockrider ST540 V2 há pouco mais de 1 ano e na altura penso que o anúncio do site apenas fazia referência a rodas tubeless ready.
Pensei eu que a bicicleta já vinha preparada para uso de pneus tubeless, mas que vinha equipada de fábrica com câmara de ar.

Acontece que no último fim de semana, após a volta habitual, guardei a bicicleta e fui à minha vida.
No dia seguinte vou à garagem e reparo que o pneu da frente estava em baixo... :rolleyes: pensei logo, já tens um furo!
Começo a preparar a câmara de ar que tinha de reserva para resolver a situação e quando tento introduzir a espátula para tirar o pneu, vi logo que a bike veio equipada com pneus tubeless.

A minha dúvida é a seguinte, é possível deixar de usar o tubeless e colocar câmaras de ar nestes mesmos pneus?
Sei que o tubeless tem vantagens, mas se o pneu perde ar a meio do percurso, como resolvo a situação?

O novo anúncio da mesma bicicleta parece que já faz referência a pneus tubeless...
RODAS 27,5" COM JANTES DE PAREDE DUPLA E PNEUS TODAS AS CONDIÇÕES
As rodas em alumínio são eficazes e robustas: diâmetro de 27,5" e jantes de parede dupla. O diâmetro é um excelente compromisso entre conforto e performance. Com os seus 28 raios, são leves, rígidas e resistentes.
Os pneus largos ROCKRIDER ALL CONDITIONS LIGHT (60 TPI) 27,5"x2,1 possuem tacos laterais para todo-o-terreno (seco, húmido).
Jantes de 23 mm perfiladas TUBELESS READY: válvulas SCHRADER, fitas de jante TUBELESS, pneus TUBELESS e líquido antifuros.

Desculpem se falei alguma coisa sem sentido, mas o meu conhecimento sobre este assunto está ao nível da ignorância mesmo.

Foto da informação na jante...
08.jpg
 

Pedro Barradas

Super Moderador
podes converter novamente para camara de ar. atenção que deves remover o liquido existente ( se ainda houver), limpar e verificar se não há picos ou outras coisas que possam furar a camara de ar.

O pneu se perder ar durante, é meter novamente ar. qual é a dúvida/ problema com isso!?
Se o furo/ rasgão for catastrofico, podes sempre meter uma camara de ar. eu pessoalmente so tenho um kit de tacos e a mini bomba...
Tenho as rodas tipo passador!!! è um descanso o tubeless. ( seria infrutífero para mim meter um acamara de ar, tenho as rodas literalmente cheias de dezenas de pequenos picos.

Mais importante ainda é manter um nivel mínimo de liquido sealnte tubeless na roda. normalmente é reposto a cada 6 meses.
è normal perder ar... ainda mais se não andar.

Boa sorte.
 

SuiSSaS

New Member
Ok, o problema era que eu não sabia como reparar furos com pneus tubeless, mas acho que já estou a entender como funciona.
Nesse caso tenho de comprar um kit de tacos para andar comigo, a mini bomba já a tenho.

Já voltei a encher o pneu para ver se ele continua a perder ar.
E talvez seja boa ideia comprar líquido vedante... provavelmente o que tenho já secou! :rolleyes:
Dá para introduzir pela válvula certo?
 

DriveMe

Active Member
Sim, compras uma seringa.

O kit será algo como isto.
 

SuiSSaS

New Member
O pneu voltou a perder o ar, certamente já não tem líquido no interior.
Desconfio que seja pela base da válvula, já não deve estar a vedar o ar.
A válvula está solta e vai para baixo na ausência de pressão no interior do pneu, é normal?
 

Pedro Barradas

Super Moderador
A válvula está solta e vai para baixo na ausência de pressão no interior do pneu, é normal?
Não, isso nunca pode acontecer com valvulas tubeless. Onde está a rosca exterior? ( a rosca aperta a valvula contra a jante) perdeste-la?
A valvula é "presta" certo? tens a certeza de estar Tubeless? não existe mesmo nenhuma camara de ar lá dentro? (Eu acho estranho uma RR540, vir assim)
Mete lá uma foto da valvula.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Dá para introduzir pela válvula certo?
Se a valvula permitir desenroscar o interior, sim.
eu uso um frasquinho com uma pequeno troço de mangueira que cabe dentro do interior da valvula ( depois de removeres o interior da mesma)
alguns francos pemrinte aplicar directo- uma seringa é tb porreiro, 60ml, de produto e es´ta a nadar.
 

SuiSSaS

New Member
Não, isso nunca pode acontecer com valvulas tubeless. Onde está a rosca exterior? ( a rosca aperta a valvula contra a jante) perdeste-la?
A valvula é "presta" certo? tens a certeza de estar Tubeless? não existe mesmo nenhuma camara de ar lá dentro? (Eu acho estranho uma RR540, vir assim)
Mete lá uma foto da valvula.
É válvula Schrader sem rosca exterior (toda em borracha). Será que é câmara de ar? Logo já coloco uma foto.
Eu estou inclinado para que não seja câmara de ar, porque quando o pneu está vazio se aperto, sai ar pela base da válvula, se fosse câmara de ar não saia ar por ali.
Só acho estranho o pneu parecer que está colado à jante, mas também não queria estar a forçar a descolagem sem ter a certeza que sistema é.
 
Isso é uma camara de ar! O facto de a jante ser tubeless ready nao quer dizer nada, aliás, quer dizer que... é tubeless ready! A minha também era e vinha com as camaras de ar. Desmonta primeiro e vê o que tens antes de te meter em aventuras.

Aliás, valvula schrader para tubeless nao sao muitas..
 

moshinho

Super Moderador
É válvula Schrader sem rosca exterior (toda em borracha). Será que é câmara de ar? Logo já coloco uma foto.
Eu estou inclinado para que não seja câmara de ar, porque quando o pneu está vazio se aperto, sai ar pela base da válvula, se fosse câmara de ar não saia ar por ali.
Só acho estranho o pneu parecer que está colado à jante, mas também não queria estar a forçar a descolagem sem ter a certeza que sistema é.
Com essas válvulas desconfio que tenhas é câmara de ar...
 
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