Apertos

TheShadow

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Recentemente adquiri um avanço e guiador Ritchey WCS em alumineo e gostaria de saber que apertos (Nm) são aconselhados para apertar o avanço e o material no Guiador
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

os parafusos do avanço são apertados com 5 Nm, isso até costuma estar escrito no avanço. Quanto às peças do guiador (manípulos, manetes, extensores) basta que não rodem, geralmente 4 a 5 Nm.

Jepas
 

cjribeiro

Member
olá
Nm = Newton/metro e basicamente 1 Newton é sensivelmente = a 9kilos e tal, quase ou praticamente 10 kg.
mas para a aplicares só com uma chave dinamometrica.
posso não estar totalmente certo, mas proximo da explicação solicitada.
cumprimentos

ribeiro
 

fitibomba

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só uma pequenina correcção..é Newton*metro ;) coisas da física:rolleyes:

Agora para o gotak, tem a ver com o torque ou binário dado pela chave dinamométrica tal como o cjribeiro referiu.

abr
 

sbsbessa

Member
"Newton-metro ou newton metro (sem hífen) é a unidade de momento do Sistema Internacional de Unidades. Sua unidade é representada por N m." - tirado da Wikipedia

Na prática corresponde à medida da força exercida no aperto do parafuso. Para regular esta força existem chaves chamadas torquímetros ou chaves dinamométricas que permitem apertar um parafuso com a força pretendida.
800px-Clef_dynamometrique_20-100danm.jpg
 

tuareg

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Ve no guiador tem marcado

A Ritchey tem uma chave bastante mais interessante e mais em conta 15 €, só dá para 5 Nm

ritcheychave5mm.jpg
 

TheShadow

New Member
Obrigado a todos pelas respostas.
Não tenho a chave da ritchey, mas tenho 1 que veio com a minha canyon.
Não sei até que apertos dá ou se é fiável, mas vou experimentar com ela.
 

TheShadow

New Member
Já montei o material.
A chave "dinamométrica" que veio com a minha canyon deu para apertar o avanço e o guiador no avanço.
Metei a 4 Nm pois tenho receio de meter mais.

Quanto ás manetes de travção e manipulos de mudanças foi a "olho", pois a chave é diferente, mas como meti a 4 Nm no avanço depois foi tico a tacto e tentei fazer o mesmo esforço.

Depois passo numa casa de bikes para fazer os apertos certos.
 
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