Anormais

oguh

Member
Boas,

Gostava de partilhar o que se passou ontem comigo, estava eu a dar uma pequena volta pois estava sozinho, era de noite, estava frio ( Valongo é muito frio ) e era proximo da hora de jantar. Estava com luz a fr e tr, circulava numa estrada principal quando aproximo de um entroncamento o qual tinha Stop, no momento exacto que estou a chegar ao mesmo chega um carro que pára e vê que venho na estrada, mesmo assim arranca, tendo eu de travar a fundo para não entrar pela porta trás. Claro que disse varias palavras e fiz gestos que não repito aqui e o condutor nem sequer reagiu, felizmente penso que ouviu pois tinha a janela aberta. Já aconteceu o mesmo alguem do forum? É este o civismo que temos nas nossas estradas, lei do mais forte? Qual a vossa reacção num caso idêntico? Será seguro andar de bikes nas nossas estradas? Será que as estradas são só viaturas a motor?

Sem mais,
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Já aconteceu situações do género, e certamente piores (como o caso do luiskiev ou do LCtriguinho) e o pior é que certamente irá continuar a acontecer, é por essas e por outras que tenho muito receio de pedalar na estrada :roll:
 

diogomoura

New Member
Pois a mim também já me aconteceu coisas do género...agora, não sei porquê...ando sempre sempre com os dedos prontos para travar, antigamente isso não acontecia até ter apanhado alguns sustos e situações bastante semelhantes à que sugeres.

Mas isto não é só nas "bikes" acontece mesmo que vás de carro, de mota, de trotinete, há muita gente que não respeita os restantes utentes da via, sobretudo se sentirem que a sua viatura é, de uma forma ou outra, superior à dos outros.

Como o Ludos referiu, de ter receio de pedalar na estrada, acho muito sinceramente que devemos de ter esse receio e cuidados acrescidos porque se confiarmos em demasia nos outros podemos dar-nos mal.

Um abraço!
 

koalaboy

New Member
Pois é, como já foi dito aqui, o desrespeito pelo próximo é um facto comum no nosso país, neste caso entre os utilizadores das estradas portuguesas.

Este facto ainda mais se agrava quando o nosso meio de transposte/prazer/treino não é contemplado com prioridade em qualquer situação!!! :shock: :shock: :shock: Pelo menos assim era até à bem pouco tempo. Lembro-me inclusivamente de uma petição que andava a circular pela net, para que esta situação fosse alterada, de modo a ficassemos com os mesmos direitos do resto da Europa!!! Não sei se houve resultados práticos, mas pelo que sei (ou melhor, pelo que não sei!!!) ainda nada aconteceu.

Mas para quando teremos os mesmos direitos do resto da Europa (e não apenas os deveres)??? doh :oops:
 

Bravellir

New Member
O diogo já disse tudo. Temos de fazer condução defensiva, sempre atentos e preparados. Seja ele de bike seja do que for, a comportamento da alguns portugueses nas nossas estradas provocam mais sustos que os melhores jogos :roll:
 

kamikase

New Member
Faz amanhã duas semanas, que me aconteceu uma situação idêntica. Só que neste caso eu não estava numa estrada, estava a descer num Trilho de Terra batida (Dá para imaginar???!!!).

Vinha eu a curtir a minha descida na bisga, quando um gajo (vulgo "anormal") que estava estacionado junto a um barracão, decide fazer marcha-atrás, sem olhar se vinha alguém. A minha sorte foi que a minha "bichinha" se comportou impecavelmente (isso, e o facto de me ter aparecido uma escapatória, pela qual me meti). Desatei a chamar uma data de nomes, e foi então que o gajo se apercebeu que ia levar comigo, se não me tivesse desviado.

Convém porém realçar, que o gajo depois disso, se fartou de pedir desculpas.

Aquilo que penso, é que devemos aplicar a regra da condução: "Sempre a olhar para outros gajos, nunca se sabe quando é que aparece um anormal qualquer, e nos leva á frente!"


Boas Pedaladas!! :yeah:
 

Xpectro

New Member
Pois é por estas e por outras do mesmo tipo que sempre que posso evito estradas movimentadas. Ou melhor evito estradas e ponto final, mas de vez em quando lá vou fazer um bocadinho de estrada, nessas alturas tenho cuidado por mim e pelos veiculos motorizados.
Todo o cuidado é pouco e há gente completamente sem escrupulos que o diga o Luiskiev.

Abraços
 

LCTriguinho

New Member
Sim isso e pior...
Já me aconteceu isso, abrirem a porta e bater a 25km e acabar no Hospital, abrirem a porta e passar por baixo, era um camião (e ia ficando com o "anormal" sentado no meu "dorso"), não pararem, ultrapassarem e mudam de direcção logo a seguir ou pararem, etc, etc.
Mas se pensam que é só na estrada, enganam-se, no mato já me aconteceu numa descida após uma curva apanhar um carro a fazer marcha atrás, eramos alguns, penso que um deles o Andrézito aqui do Forum tb, e ia provocando um acidente, e ainda tinha razão... Enfim...
Encontrar veiculos motorizados, ou seja os "estraga trilhos", em alta velocidade, e mesmo após termos parado e desviado parecia que o trilho era todo deles, por isso meus amigos, cuidado, "anormais" existem em todo o lado, até em bicicleta...!!! (Quantos de "nós" avisamos uma ultrapassagem???? Uma mudança de direcção, evitamos manobras bruscas e brincadeiras??? etc, etc. Mesmo em grupo no meio do mato, entre nós o devemos fazer).
Temos de andar sempre a contar, não só connosco, mas com os erros dos outros tb.
 

LUIS PAULO

New Member
Pessoal querem um conselho, não vale a pena andar a reclamar na estrada com este anormais, acreditem a probabilidade de arranjarem problemas é muito grande. Mais vale manter a calma e passar ao lado. Vale muito é andar de olhos bem abertos e estar atento ás cabeças dos condutores e certificarem muito bem se realmente nos estão a ver quando vamos a passar por eles. Eu quando apanho sustos desses insulto literalmente a pessoa mas para mim mesmo, bem até agora tem resultado, pois estou vivo e sem traumas.
Infelizmente é normal acontecerem situações destas, mas também é verdade se dermos uma olhadela ao código da estrada depara-mos com a triste realidade de que o ciclista praticamente não tem prioridade em nada. Um dos sítios que isso acontece é nas rotundas. Não se percebe o porquê de não termos prioridade quando circulamos nelas. De facto as nossas autoridades não têm bom censo nesta situação, e sem darem conta vão contra á ideia muitas vezes defendida por eles, que tem que utilizar mais os transportes não poluentes nas cidades. Pois muito bem se dessem mais prioridades as bicicletas se calhar as coisas mudavam de figura.
Bem por estas e por outras é que eu gosto muito de andar no monte, mas também ai somos perseguidos pelas motas e pelos jeeps. A solução é evitar estradões e andar em caminhos pouco acessíveis, além do mais são mais divertidos.

Boas pedaladas
 

andrezito

Member
Anormais... meus amigos o q n falta para aí é disso :)

Não tenho a certeza disto mas, julgo que li isto na Bikemag a uns anos..

A ideia que tenho é que nós ciclistas temos prioridade em qualquer trilho estradão.. etc.. desde que seja no mato, Tal como os peões têm prioridade sobre nós ciclistas....

Aquele ANORMAL que se atravessou a nossa frente(triguinho e mais pessoal) achou se como dono da razao, mas entrou no estradao de marcha atras sem olhar....enfim...

Tomem cuidado muito cuidado...

abraço
 

LCTriguinho

New Member
Já houve alterações ao codigo, e agora, entre outras coisas, já temos prioridade nas rotundas.
Demora, mas isto aos poucos vai, daqui a 30/40 anos estamos iguais aos paises desenvolvidos... Civicamente.
 

Jsantos

New Member
Boas
Aberturas de portas nunca me aconteceu, mas nas curvas já fui várias vezes apertado para fora e eles tendo espaço para passar.
Mas os piores encontros tem sido com alguns motoqueiros, que andam para ai no mato, ainda este fim de semana passou um grupo por mim tudo na boa, mas o ultimo a passar quando passou por mim que até era uma moto 4 deu um cheiro de travão e depois acelarou a fundo fazendo levantar toda a gravilha projectada contra mim é claro chamei tudo o que me veio á cabeça :evil: enfim temos que ir vivendo com o perigo.


Jorge Santos

Entroncamento City
 
Ainda não há muito tempo na estrada que vai do centro de Mafra em direcção á Ericeira, mais propriamente antes da rotunda da Paz... para quem conhece é uma via com duas faixas para cada lado...

Ia eu muito descansadinho, tendo todos os carros que passaram por mim tido o cuidado de se desviar ou passar para a faixa da esquerda, quando uma viatura da Brigada Territorial da GNR não se dignou a desviar, apertando-me de tal forma contra o passeio que até é alto quase provocando a minha queda quando o pedal bateu contra o lancil... esses pelo exemplo que deviam dar e não dão são duplamente anormais!!!!
 

Tomac98S

New Member
Boas,

LCTriguinho said:
Já houve alterações ao codigo, e agora, entre outras coisas, já temos prioridade nas rotundas.

existe na net sitio para ler a legislação do código de estrada??

Quanto ao tema,

já alguém disse, e na minha opinião como toda a razão:

- Temos k ter cuidado muito cuidado, não só no k fazemos na estrada, mas também, com o k os outros fazem

- O reclamar, k muitas vezes é mais forte k nós, poderá provavelmente dar mais problemas k resolvê-los!!

Sugestão:

Ter sempre também atenção com os nosso companheiros, já me aconteceu avisar e ser avisado de potenciais perigos.

Stay cool
 
LCTriguinho said:
Encontrar veiculos motorizados, ou seja os "estraga trilhos", em alta velocidade, e mesmo após termos parado e desviado parecia que o trilho era todo deles,
Há uns anos, não muitos, encontrei um desses «destruidores de trilhos»; um jipe de trial a entreter-se a tentar deitar abaixo com o guincho da frente uma pequena árvore.
Foi na Serra de Montejunto e eu estava num single track elevado cerca de 20 ou 30 metros em relação a essa cena que se passava lá em baixo. :shock:
Confesso que foi no imediato que agarrei num volumoso calhau que enviei certeiro para a capota do dito «jipinho» que ficou, numa parte, uns centímetros mais baixa
Retirei-me da cena sem darem por mim o que, por um lado foi pena, podem ter ficado a pensar que foi acidente.
Sem contemplações. :twisted: :twisted:
 

Pupas

Member
É triste mas é assim já tive situações bem parecidas com essa, inclusive numa delas tive que fugir para não levar porrada.
 

Kitos

New Member
Bem oguh:
O problema é que infelizmente perdemos a prioridade em quase todas as situações de trânsito (a tua era uma excepção)
O problema é que não temos condutores de veiculos automoveis que saibam conciliar a estrada com os outros
O problema é que temos condutores de veiculos automoveis que pensam que as binas param e pronto
O problema é que os condutores de veiculos automoveis vêem os ciclistas (neste caso mais em estrada mas não só) a passar vermelhos e não se sentem na obrigação de respeitar os ciclistas como utentes da via publica
O problema é que vê-se montes de vezes ciclistas a andarem lado a lado no meio de uma estrada com movimento (ex. EN10)
O problema é quando chegares a uma rotunda (e normalmente toda a gente pára) teres de dar passagem a um tipo que vai entrar na dita (é de loucos)
O problema maior de todos é se levares uma passa terás de ter sorte se o bacano parar, ele fica com um risco na chapa e tu com o cromado todo riscado...
Queres um conselho? O alcatrão faz mal à saude evita-o :stop:
 

Kitos

New Member
:mrgreen: Quando disse em estrada mas não só não estava a dizer que havia semaforos no meio da mata :rotfl: estava a falar de binas de estrada mas não só 8)
 

jmquintal

New Member
O Meu conselho é apenas deixar esses anormais passar para não arranjar problemas mas olhar para eles com um grande sorriso, daqueles que é impossivel dar dentro de um monte de lata, e mais uma coisa nunca discutas com idiotas, eles fazem-te descer ao nivel deles e depois vencem-te pela experiência he he
JM
 

Rush

New Member
O caso mais flagrante da falta de civismo dos automobilistas Portugueses que já me aconteceu foi quando seguia numa estrada secundária o mais encostado a berma possível, sendo que esta tinha uma altura de cerca de 50cm, quando um Sr. automobilista decide encostar o seu veículo a minha bike, de maneira a tocar-me com o espelho retrovisor. :evil:

Como ia a pouca velocidade não houve problema de maior, mas o mais caricato é que o Sr. acima referido fez a "manobra" de propósito ainda gesticulando dando a entender que eu nem devia andar na estrada. :evil:
 
Top