Andar sozinho??

DMPN

New Member
É muito raro andar sozinho, alias no mato nunca vou sozinho, se ñ tiver companhia faço estrada, com companhia é sempre btt, ou quase sempre,Btt sozinho tenho um pouco de receio em cair e ficar mal e ñ conseguir pedir ajuda.
 

Kaiser Mafra

Elos Rápidos
Já escrevi neste tópico a alguns meses mas volto a escrever para dizer o seguinte. Estou um bocado desiludido pois ainda ando sozinho. Na primeira vez ainda tinha pouca experiência de BTT. Iria andar sozinho para poder evoluír e acompanhar os outros. A verdade é que estou bastante melhor. Mas não o suficiente. Houve um grupo que eu gostaria de me juntar mas depois li aqui no forum que fizeram 60 e tal km a uma média de 16 Km e o grupo partiu-se. Portanto mais uns meses a andar sozinho... Verdade seja dita sou um domingueiro porque não consigo fazer mais durante a semana. Mas não desisto hei-de lá chegar.
 

Paulo Oliveira

New Member
Kaiser, nem deves desistir. Porque não passas pelo tópico dos encontros que o pessoal faz nas diversas zonas do país? Se não estou enganado, aí na tua zona até há muita gente a praticar BTT.
Pessoalmente, também não curto nada andar sozinho além de que acho que é um pouco perigoso. Até agora nunca me vi nessa situação de ter que ir andar sozinho.
 

markpainel

New Member
Bem pessoal eu pessoalmente gosto de andar acompanhado possop arriscar mais em trilhos que não conheço e se acontecer algo existe sempre alguem por perto mas são opniões.
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas
Eu costumo andar durante a semana, sozinho, na zona Oeste e quando estou a Norte do Tejo, Alverca/VFX, costumo andar com outro colega do fórum.

Não é aconselhável andar sozinho em btt, quando se vai andar no meio do monte, uma vez que se nos calha cair num qualquer buraco, bater com a cabeça numa árvore, etc...ninguem nos pode safar...porém, podemos sempre avisar a pessoa que temos em casa (pais/namorada/esposa) para lhe dizer que vamos andar por aqui ou por ali, para terem uma ideia do local onde nos encontrar caso surja uma emergência.

Quando estou no Oeste, costumo andar sozinho, por vezes gosto de me aventurar, então vou sempre com muito cuidado, pois no Oeste existe muito pinhal, árvores com fartura, rios de lama e barro e tenho sempre algum receio de cair...

Acompanhado é diferente, sempre se conversa e o tempo passa, tanto em estrada como no btt.

Abraço a todos
 

Leco

New Member
Eu ando neste momento cerca de 90% das vezes sózinho. Como ando de semana, quase todos os dias, é impossível conciliar com os colegas para ir acompanhado. De qualquer modo assim faço em 3:30 o que fazia em 6:00... E almoço quase sempre em casa, em vez da fruta dos trilhos. :)
 

Skyforger

New Member
Fartei-me de andar sozinho...para além de ser perigoso, torna-se muito mais monótono. Há relativamente pouco tempo integrei-me num grupo de BTT e neste momento quando vou para o monte faço-o quase sempre acompanhado. Dessa forma permite-me trocar experiências com o restante pessoal, conhecer novos trilhos que não me atrevia a conhecer sozinho e reforça a confiança para fazer certas coisas que sozinho não faria por medo de acontecer alguma coisa e ficar no meio do mato sem ninguem saber por onde ando. A alternativa de avisar os familiares para onde vamos é boa mas no meu caso nunca resultou, isto porque por mais de delineasse um percurso acabava sempre por "inventar" pelo meio e fugir da rota. Isto para além de ser complicado explicar a um familiar como nos encontrar no meio dos trilhos, sem grandes pontos de referência para quem não conhece.
A unica vantagem que vejo em andar sozinho é o facto de podermos fazer o treino à nossa maneira e dele tirar mais rendimento. Sozinho faria muito mais do que os 40km que fiz no Domingo passado em 3 horas, mas por outro lado não poderia desfrutar da companhia e do divertimento. Basicamente quem tem por objectivo treinar mais a sério deve ir sozinho ou fazer-se acompanhar de pessoas com o mesmo objectivo. Quem encara o BTT como mero lazer é de longe preferível andar acompanhado.
 

Paulo986

New Member
Quando não há companhia lá tem de ser, quando a vontade é muita:lol:

Aos fins-de-semana, ando sempre acompanhado, agora quando quero andar durante a semana, para treinar para alguma maratona, ou mesmo quando tenho a pica toda para andar, tem de ser sozinho, não gosto tanto, é mais monótono, o ritmo é diferente, com tendência a ser mais baixo, mas às vezes dá para espairecer!
 

clms

New Member
boas

Pois é, eu tenho uma tonelada de quilometros feitos sozinho, tanto em estrada como em mato, pois ando regularmente de manhã antes do trabalho e como tal companhia nem vê-la, também ando aos fins de semana mas raramente ando acompanhado, por vezes faço alguns quilometros acompanhado, quando encontro pessoal. só de Maio 2009 até agora já lá vão 2600km e desde 2004 já perdi a conta, nunca tive problemas de maior, é claro que já me tiveram de ir buscar, por problemas mecânicos e já tive alguns sustos, mas nada que me impedisse de voltar a andar sozinho.

Devemos ter muita atenção aos percursos que escolhemos e ás condições atmosféricas. Eu por exemplo com tempo de chuva só faço estrada, pois se tiver algum problemas o acesso é mais facil e o frio não me agravará a situação e mais importante que isso é sabermos onde nos encontramos e ter uma hora marcada para o regresso, no meu caso o meu colega de gabinete está notificado para me ligar no caso de chegar ao trabalho e eu não estiver lá

Em relação a treinar até acho que tem benefícios, pois ando no ritmo máximo o tempo todo. Só podia ter uma vantagem , andar com pessoal com mais andamento.

cump.
 

golias

Member
...

também ando muito tempo sozinho!
tem desvantagens óbvias, mas também há vantagens!!
quando ando sozinho, para alem do ritmo a que quero, vou também para onde quero!!
é também uma forma boa de perceber melhor o funcionamento do nosso "motor"!!

...
 

Diablo

Member
Boas pessoal, como já disse anteriormente neste tópico, gosto de andar sozinho.
Contudo, hoje devido ao forte vento que se fez sentir, ao subir um monte uma rajada quase me atirou abaixo da bicla e caso fosse ao soalho o declive era grande e o tombo também.
Isto para dizer, que se isso acontecesse, podia acabar mal, visto o local ser ermo e com o tempo que estava não passava ninguém de certeza.
Abraço.
 

gingasbtt

New Member
Boas.
Eu pelo contrário, não sou apologista do pedalar sozinho, apesar de por vezes o fazer.
Penso que outro(a) companheiro(a) de pedaladas a segurança e a pedalada é diferente.
cumps
 

clms

New Member
pois é

eu continu-o a dizer que quando pedalamos sozinhos devemos escolher muito bens os trilhos e ver as consições climatéricas,

não há nada como treinar em provas

mas pronto, o que tem de ser tem de ser e proto, morrer-mos isso acontece a todos até ás crianças que vão para a igreja

cump.
 
Eu pessoalmente, ando quase sempre sozinho! A única excepção a isto, foi durante a década de 90, em que tinha um pequeno grupo de amigos em que costumávamos fazer muitos km, sobretudo em estrada!

Mas normalmente, antes de sair de casa, costumo deixar um apontamento escrito com o percurso aproximado que pretendo fazer, em local visível para a família! E costumo levar sempre o telemóvel comigo, verificando antes a carga e o saldo!

O meu maior receio quando ando sozinho de bicicleta ou a pé por locais isolados, é que me apareça de repente do nada um facínora hostil qualquer com uma caçadeira ou uma pistola! Já tive os meus sustos pessoais com actividades estranhas ou hostis de outros seres humanos, mas até ver ainda não com indivíduos armados! E garanto que já dei muitas voltas de bicicleta ou caminhadas a pé por locais isolados, onde é possível passar várias horas sem ver outro ser humano!

Há vários anos atrás, quando não tinha telemóvel, cheguei a ter algumas vezes problemas mecânicos na bicicleta, em locais isolados, como estradões florestais! E lá tinha que vir a pé para casa, com a bicicleta na mão! Por vezes chegava a casa perto da meia-noite, todo estafado! Mas a família já nem se preocupava, porque sabia que eu chegava sempre!

Claro que um dia posso ter um percalço qualquer e não voltar a casa nunca mais! Mas o melhor é nem pensar nessas coisas! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Last edited:

Quim Martins

New Member
Andar sozinho tem os seus riscos, eu costumo faze-lo com alguma regularidade, por vezes tambem sabe bem, mas confesso que pedalar com um bom grupo de amigos é o ideal!
 

visiense

Member
Costumo andar sozinho. É das tais coisas, se tiver alguém para acompanhar, óptimo, se não, óptimo na mesma. Ambas têm vantagens e desvantagens, e apesar de ser mais seguro andar em grupo, a verdade, é que adoro andar sozinho. Ir para onde eu quero, ao meu ritmo (seja mais baixou ou mais alto), perdido nos meus pensamenos, são coisas que me agradam. A mulher, os pais e os sogros fartam-se de me dar na cabeça, mas sou incorrigível! :) Obviamente, tenho mais cuidados nessas situações, mas mesmo esses cuidados nunca são a 100%, como é natural num desporto como o BTT.

Os cuidados que tenho são os seguintes: como disse atrás o Bruno Santos, é deixar alguma indicação para onde vou, e levar sempre o telele. Acrescento ainda andar mais devagar (nas descidas) e ter mais cuidado nas partes técnicas.

As chatices: principalmente os cães... Raio's partam o bicho! Gosto muito de cães (tenho até dois em casa), mas quando se juntam em matilhas no meio do mato, por vezes é até assustador.


PS: Claro que por vezes ir num grupo, a galhofa é garantida, e isso também sabe bem! :)
 

jonhy520

New Member
Eu normalmente ando sozinho e perigoso por isso evito mais o mato e as estradas com menos gente, a senpre o perigo de acunteser alguma coisa, quando se vai em grupo e mais ao contrario anda-se em estradas com menos gente e vai-se muito para o mato e é mais divertido.
Porque a quem poche por nos e isso acelerame o ritome quando vou sozinho tenho a mania de ir abradando cada vez mais.:D:D
 

sacola

New Member
Ando muito sozinho.
O homem e a sua máquina :lol:
Mas também gosto de andar em grupo e é uma optima maneira de coordenar o esforço. Sozinho uma pessoa não parece ter noção do andamento nem do esforço.
Boas pedaladas sozinhos ou acompanhados
 
Top