Andar na roda...

vitor nherf

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brunodfpinto said:
Ainda bem que este amigo não esta em forma se em cima de uma bike de btt consegue fazer uma media de 35,então a malta profissional de estrada que se cuide pois a media na volta a Portugal foi de "apenas"39h/42h.
é continuar o bom trabalho.

Este comentário é que foi totalmente sem nexo! Os ciclistas na Volta a Portugal fazem essa média, mas como deves saber (pelos vistos não), as etapas da volta não duram meia hora!
Os ciclistas da volta conseguem manter velocidade muito altas durante longos períodos de tempo, e é por isso que são profissionais.

Abraço e boas pedaladas ;)
[/quote]

Não foi sem nexo foi um termo de comparação,com certeza que quem se da ao trabalho de dar ao pedal e olhar para o km sabe que para manter uma bike de btt a 35km de media nem que seja por meia hora tem pelo menos de ter dois ou três picos a 50km ou mais para o conseguir e meia hora a dar ao pedal a 35km não é para todos,mas se calhar sou eu que sou muito fraquinho.
só fiz o comentário por causa de certos comentários que nem sequer mereciam comentários devido a xico-espertice,até parece que a malta não sabe o que é preciso para achar uma ,media de velocidade ou então são muito pouco modestos quando dizem que não estão em forma,as coisas são como são e não há volta a dar agora se não andasse-mos aqui armados ao xico-esperto talvez conseguisse-mos elevar o nível dos tópicos.
este por exemplo era "Andar na roda..."e aonde isto já vai...
 

bttserraarganil

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Boas pessoal.
Não sou nenhum esperte no btt ou na estrada (ando o ke ando). Mas sei que para fazer uma média de 30/32 Km num hora tenho de rolar durante mt tempo acima dos 35 km/hora. Quanto ao andar na roda no btt, parece-me que só se tira realmente algum proveito em estradão. Em bike de estrada resulta e como resulta. Basta ter visto 3ª etapa de volta (passagem na serra da estrala) o plotão foi rebocado pela equipa do tavira.



J.C.
 

loiseven

Utilizador Banido
bem em relação as medias super bock por favor! :lol:
eu aqui há uns tempos fazia 2 vezes por semana do trabalho para casa 22km e tinha dias (sem vento) que a media era de 30kmh :wink:
e tenho uns amigos porreiros que andam sempre na roda (a mamar) 8)
e eu a puxar! o dinossauro como eles dizem :twisted:
 
Olá
Não sei se em btt fará assim tanta diferença como se nota na estrada mas estou de acordo que ajuda muito psicologicamente
:wink: :wink: :wink: :wink: :wink:
 

biculas

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alexey78 said:
Como o Ludos referiu, no BTT pode ser mais importante para ultrapassar obstáculos, escolher a trajectória, etc, do que propriamente para criar o efeito suficente para aproveitarmos e a pedalar contra o vento, logicamente, quem vai à frente "abre caminho" e aí sente-se e muito o efeito para quem vai na roda.

Desculpem o of topic, mas é que li o tópico todo e não encontro nenhum post do Ludos, portanto, onde é que o Ludos disse isso?


Acerca do corredor de ar, eu já dei cerca de 70 km's hora no corredor de ar de um camião, portanto, não venham dizer quer é impossível, se num experimentaram.

Abraço

Biculas
 

tkul

Utilizador Banido
basta ter vento contra... e um estradão (singletrack, vamos mesmo atrás... :lol:) para se fazer notar.
Efeito psicológico? Creio que não.
Embora as velocidades não sejam semelhantes que em estrada, basta chegar aos 20, para se começar a sentir os benefícios todos.
Agora, é claro, fazer trilhos super técnicos para ir no cone.... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Autocarros, não fazem cone... isso é mais um conão!!!!!!!!! :mrgreen:

BTT e cones nas seguintes condições:

- Subidas ou planos com terreno aceitável (estradão)
- Vento contra
- Velocidades acima dos 20 Km/h

Irão sentir a diferença.
 

tkul

Utilizador Banido
:?:

Cone é evitar levar com o vento na tromba, de modo a poupar-te! Se o gajo da frente puxar sempre, as reservas que irás ter passado um tempo é brutal!
Mas é claro, que o da frente pode ser mais cavalão! :mrgreen:
 

gabrieljla

New Member
boas,
depende muito dos trilhos, ha uns k dá para seguir na roda e outros torna-se muito perigoso.
ha sempre obstaculos k quem vai atras pode nao se aperceber...
sou da opiniao k no btt é mais psicologico!
 
No alcatrao... ok...

Agora no monte... só para quem nao tiver amor ao corpo, eu aviso logo para nao se encostarem a mim... e tb nao vou atras de ninguem...

sei de um rapaz colega la da terra que partiu os dentes numa brincadeira destas, outro que se aleijou...

Simples, bifurcação a descer, o da frente vai... hesita, vira a direita por exemplo, o de tras pensava que era para ir em frente, resultado, encosto e tombam os 2...

eu nas subidas muitas vezes atrapalho-me, mas cada vez menos porque encosto quase e depois o da frente que geralmente so usa pedais de encaixe quando nao pode mais ve-se aflito para sair e fica no meio do trilho... eu vou atras, fico tapado... daí eu desencaixar logo no inicio das subidas mais suspeitas... soltem as PAREDES ;o)
 

fmourinha

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Andar na roda é uma maneira muito boa de nos pouparmos , ou recoperarmos alguma força . Em estrada o efeito é muito mais percetivel , já que a velocidade é maior , embora seja possível notarmos a dîferênça em monte , principalmente em maratonas .

Mas para mim andar na roda não é só aproveitar o corte de vento , é tb uma questão psicológica . Muitas vezes colo na roda de alguem e só o facto de tentar não largar a roda , é determinante para um andamento muito maior .
 

jmenau

Member
Claro que funciona nos estradões. Mas convém que quem vai na frente se aperceba da situação.

Cá vou eu na Maratona de Alte 2009 na roda de um colega de ocasião.
pbpic3443058.jpg


Não me importo de levar gente na roda mas já apanhei por exemplo nas 24H de Coruche um rapazinho que se incomodou com a minha presença em cima da roda dele, não percebi se era medo ou egoísmo?...pareceu-me egoísmo...
 

fmourinha

New Member
Se ele se incomodou , estava a ser pouco inteligente !!!

O melhor em provas com grandes distâncias é encontrar alguem com o mesmo andamento e ir puxando à vêz , é o melhor para os dois ... ao fim definem quem fica à frente ou então a poucos Km da meta quem estiver melhor vai andando...
 

adbarbosa

New Member
Tal como já foi referido o efeito cone só se fará sentir apartir dos 25Km/h, não considerando o vento...ora como no monte é dificil atingir esta média de velocidade (eu pelo menos raramente), excepto nas descidas, não me parece que haja qq beneficio em fazê-lo....para além de ser perigoso.....

Agora, há a outra questão psicológica, e isso tem a ver com o facto de sermos ou não bons contra-relogistas...poderá ser mais fácil seguir alguém na roda, se tivermos dificuldade em encontrar um ritmo certo e regular, evitando desta forma desperdicios energéticos devido a oscilações de ritmo desnecessárias....
 
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