Andar com os Pézinhos presos.

MacSeven

New Member
Boas... :)

Posso dizer que este Domingo tive o meu primeiro encosto com o chão... :)
Ao passar por uma poça de água (tentei passar pelo lado), fui devagar demais e com uma multiplicação pesada o que fez com que parasse a meio da poça. Resultado, tenta tirar os pés dos pedais (oh não estão presos, *****) e lá saiu, mas tarde demais. Ao colocar o pé na poça afundo e pimba caio que nem um pinheiro para o lado esquerdo. :)

Sorte disto tudo falhei a água e cai na única parte com lama já menos "aguada" do local... :). Depois disso o resto dos 60 km foram tranquilos sem grandes problemas. :D

MacSeven
 

diogoflv

New Member
Bem já montei os meus pedias mas ainda não dei nenhuma volta com eles a ver vamos como corre, so que em casa ia caindo duas vezes até tou para ver no mato so espero não ficar conhecido como "pinheiro"
 

e-nuno

New Member
Montei os meus há umas semanas e até agora estou maravilhado! Já lá vão quase 200 km sem quedas (espero que não seja agora, por estar a escrever... :D). Até já tive aquela necessidade de por o pézinho no chão naquelas subidas mais técnicas e no momento da aflição consegui desencaixar sem problema! Por acaso onde noto mais é nas descidas... sinto que tenho mais controlo sobre a bicicleta, que responde muito melhor aos movimentos do corpo e que quando é preciso dar um saltinho é só levantar os pés e lá vai ela. Nas subidas também se nota, claro, mas acho que a curva de aprendizagem para fazer uma verdadeira pedalada redonda é mais prolongada.
 

luis.andrade

New Member
Bem, conforme prometido venho aqui deixar o resultado da primeira volta a sério com pedais de encaixe.
A anterior, por causa dos furos não passou dos 9km.

Quanto ao conforto, qualidade e rendimento estou maravilhado! Completamente rendido aos pedais de encaixe!
Quanto às quedas, já tinha tido um anterior desequilíbrio sem queda, mas hoje experimentei o chão pela primeira vez. Ia com um colega por uma 'estradita' rural que se revelou sem saída. Ao tentar inverter a marcha tive de parar, rodei o pé direito para o soltar do pedal, pensei que estava solto, mas... "Oooops, afinal não está solto.." e pronto, completamente parado e caí para o lado direito que nem um pinheiro acabadinho de cortar... Lolol
 

CláudioR

New Member
Eu desde que experimentei a primeira vezandar "preso" à bicla, não quis mais nada!! Dá muito mais rendimento, os pés não saltam!

Sim, já caí algumas vezes, mas isso é por causa da minha azelhice :p tenho os pedais muito apertados e às vezes não consigo desencaixar a tempo :s mas isto devido à minha preguiça de os ajustar! Quando vimos que a descida pode originar queda, desencaixa-se e vai-se um bocadinho desencaixado só para prevenir ;)

No entanto, mesmo após algumas nódoas negras, não deixaria os pedais de encaixe por nada!!
 

rop12770

Member
Ontem dei a minha 1ª volta com encaixes. Tive sorte. Parece que esta "emabalagem" só trazia 1 queda ehehehe e logo aos primeiros 10 minutos da volta. Menos mal.
 

abelha2

Active Member
Isso pensas tu...devem ser quedas é com efeito retardado... :p

Conheço quem andasse 3 ou 4 vezes sem cair, e começa-se a cantar de galo, e na volta seguinte gastou as quedas todas ;)
 

diogoflv

New Member
Eu gastei três quedas na última volta de mato :)

Nenhuma com consequências mas lá fui eu ver o chão de perto

O pior para mim não foi a primeira volta que tinha sempre na ideia aii que vou com os pés presos depois confinça e tal e la me esquecia que os tinha presos pronto..
 

mylastwords

New Member
muito sinceramente nem quero exprimentar a ultima vez que experimentei ainda eram aquele clipes antigos credo vi a queda a frente... nunca mais... mas ha que reconhecer que efetivamente tira-se mais partido das pedaladas com eles presos...
 

Almeidru

New Member
eu ja faço BTT há 1 ano e só caí uma vez...eu afinei os pedais de maneira aos pés sairem mais depressa...acho que é uma boa solução para quem tem medo de cair
 

luis.andrade

New Member
É uma questão de prática. Eu já perdi a conta ao número de quedas, mas agora ando e desencaixo à vontade. Mas mesmo com prática não significa que não se dê umas quedas de vez em quando, principalmente quando começamos a fazer percursos muito técnicos com pedras molhadas e hiper-escorregadias. As quedas não são por causa dos pedais de encaixe, fazem parte do BTT com ou sem pedais de encaixe.
 

ShArK3

New Member
Crank Brothers Egg Beater 1

Boas ppl [[]]

Preciso da vossa ajuda.

Quando comprei a minha Scale 80 a mesma vinha com uns pedais normais, após ter feito cerca de 200 quilometros comprei os meus primeiros pedais de encaixa, uns Crank Brothers Candy C, tinha algumas dificuldades em encaixar (dependia do dia), para desencaixar eram impecaveis.

Entretanto decidi adquirir uns pedais novos, mais bonitos a nivel estetico, uns Crank Brothers Egg Beater 1.

Para encaixarem nada a apontar, mas para desencaixarem é que é o problema. Já montei clets na posição que indicava as instruções, para 1 pé sair mais facil que outro.

O que é certo é que casa vez que saio para fazer trilhos acabo por ir ao chão 2 ou 3x, muitas vezes para desencaixar o pé quase que o tenho que meter na perpendicular :S

Haverá soluções ???

Obrigado
 

clube Coolmenda

New Member
Viva

Bem penso ser apenas uma questão de habito e pratica... se estão os clets na posição.
Tenho uns pedais iguais e não troco por nada são impecáveis, ao inicio as coisas também não correram muito bem nem acertava quando era para encaixar, quedas foram 3...
Podes talvez colocar um pouco de lubrificante nos clets para facilitar um pouco mais a entrada e saida, facto que quando são novas fazemos mais "força".
Mas como já referi penso ser unicamente uma questão de pratica daqui a uns kilometros nada mais haverá a dizer sobre essas questões.

João
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Será que tens os cleats bem instalados nos sapatos?

Por vezes é necessário colocar umas anilhas entre o cleat e o sapato (para aumentar a distância).

Mas pode ser simples "falta de prática".

Eu utilizo um truque nos meus: Uso uns PD540 (Shimano SPD) com a mola regulada na força máxima. Para contrariar a alguma dificuldade que por vezes tinha em desencaixar o sapato, comecei a "lubrificar" o cleat. A cada duas ou três vezes que vou pedalar, dou uma borrifadela com WD40 nos cleats.

Como a mola está regulada no máximo (os teus não têm regulação), não corro o risco de desencaixar os sapatos involuntariamente, mas facilita em muito o desencaixe voluntário/emergência.

Espero ter ajudado

Um abraço

ny12xx
 

zimanuh

New Member
Boas Pessoal.

Eu comprei ontem os pedais Shimano M520 e uns sapatos scott e digo-vos que é uma diferença abismal andar com os pezinhos presos.
Ambientei-me perfeitamente bem, é verdade que ando com os pedais na posição mais baixa , mas espero aos poucos ir apertando.
Recomendo vivamente a quem tinha muitas duvidas como eu em usar pedais fixos ou plataforma.
 
Top