Andar com os Pézinhos presos.

C

Costinha13

Guest
Boas pessoal. Estou a iniciar-me no DH, tenho feito uns urbanos, e com a minha Big Hit vêm uns pedias que escorregam à brava. Como tenho que comprar outros, estou indeciso. Compro de plataforma de alumínio, com bastantes parafusos e largos, ou de encaixe? Gosto de fazer uns saltos (ainda estou a aprender). Bunny Hops só muito baixinhos. Agradecia a vossa ajuda. Os meus amigos que andam bem, as opiniões dividem-se. Uns são a favor de encaixe, outros de plataforma. Abraços
 

krypton33

New Member
Eu pessoalmente acho que para dh não é aconselhável! Tens de estar constantemente a tirar os pés para meter a terra e equilibrar e assim por isso não sei será assim tão favorável mas eu não sou nenhum expert!


Cumps
 

nunomm

New Member
pois é ja arranjei coragem :oops: para prender os meus pezinhos por isso bem vindo para mim ao mundo das quedas parado :mrgreen:
 
C

Costinha13

Guest
Malta, lá comprei uns pedais... Uns Wellgo, plataforma. O verdadeiro pedal carniceiro, mas agarra como tudo. Recomendo a todos, mas sempre com caneleiras, senão vão somar pontos...

Abraço à malta
 

FReis

Member
Re: Andar com os Pézinhos presos.

Boas,

Ainda sou "maçarico", na questão dos pés presos (e não só!), e já gastei 2 dos tombos que vêm incluidos no pacote, um deles magoei-me bastante num braço, quando ao desmontar tinha retirado o pé direito, e desequilibrei-me para o esquerdo.
Por causa do braço, estive parado mais de um mês, mas por outros motivos (o medo também foi um deles) estive parado mais de 4.
Estou agora a recomeçar, a dar umas voltas de fim-de-semana, e como não queria desistir dos SPD, não retirei os pedais, uns Shimano SPD-540.
Hoje mesmo dei uma volta de cerca de 30 kms, e mais uma vez apanhei uns sustos, e a ideia de ter os pés presos a andar junto a carros, e o medo de cair, está-me a retirar o prazer de pedalar.
Estou a ponderar, substituir os pedais por uns de plataforma, ou substitui-los por uns de dupla função, também me passou pela cabeça, substituir os cleats por uns SH-56, por aquilo que parece serão mais fáceis para iniciantes.
Tentei comprar uns Shimano M324, dizem-me que não solução, são pesados, e que não servem de alternativa.
Na net encontrei- uns A530, que além de serem mais leves, me parecem mais interessantes do que os 324, mas ainda não os vi à venda por cá.
A passar para uns de plataforma, também não vejo grandes alternativas, por que não quero meter pedais de DH, numa bike de XC.
Desculpem o testamento, e se me puderem dar umas sugestões, agradeço

Cumprimentos
 

cris_bugio

New Member
Sei que não faltam é histórias com tombos ridículos, ou não, e de pessoal corajoso que decidiu experimentar... mas quis também dar o meu contributo.

Coloquei uns Shimano 520 e comprei uns sapatos da mesma marca. Os cleats são os SH-51.

Ando de BTT faz uns 17 anos e de bicicleta desde os 7 anos... e estava com a moral que não era agora depois de tanto tempo que ia começar a cair. Pois bem, mesmo antes de colocar os pedais de encaixe caí ridiculamente na calçada, devagaríssimo, sem buracos, lombas, pedrassoltas... nada - Simplesmente caí. Por isso resolvi aproveitar a "onda" de possíveis latadas e instalei os pedais de encaixe.

O resultado foi melhor do que o que eu previa. Instalei os pedais e fui logo experimentar... (nem regulei nada) - 2 tombos à cachalote! Um quase parado e o outro ainda mais parado. Acho que mais difícil mesmo é "afinar" as saídas.

Enfim, depois de mais um ou dois "pré-tombos" lá pensei em ajustar os pedais de modo a que os cleats entrassem/saíssem mais facilmente. Desde então não dei mais nenhum tombo e estou novamente seguro. É claro que nas saídas para o terreno tomo algumas precauções... tipo o célebre desencaixe quando se antevê poder ter de meter o pézinho no chão à moda de emergência. Mas mesmo isso já está a passar. Depois de uma saída de 30km já vou fazendo troços com um nível de tecnicidade maior sem desencaixar os pés, reduzindo a margem de tempo para o desencaixe apenas para situações em que vou mesmo parar ou em caso de emergência.

O que falam sobre o rendimento é realmente verídico. É claro que depende muito é da perna, mas notei muita diferença na pedalada, principalmente quando se puxa mais por elas - nas subidas.

Para quem não sabe e comprou já uns "double-sided"... normalmente dá para meter uma plataforma de um dos lados para andar com sapatos normais.

Resumo: Os pedais de encaixe são uma maravilha. Tens é de adaptar o que sabes sobre andar de bicicleta.
 

Upper

New Member
Boas
É conveniente antes de andar com os pedais de encaixe regula-los para o mínimo de pressão para assim ser mais fácil retirar os pés do pedal.
Depois de regulado pode-se treinar a retira-los antes de andar, parado encostado à parede por exemplo. Acho que os pedais de encaixe trazem muitos benefícios.

Portem-se
 

DOCTOR BIKE

New Member
Pessoal andar de pes amarrados é do melhor é que nem duvidem.
Não há volta a dar, nas primeiras vezes é tombo pela certa, mas depois de nos habituarmos não sei é como se consegue andar realmente depressa com os pés soltos!!??
não pensem 2 vezes
abraço e grandes pedaladas

Venham visitarnos a V.N. Famalicao em:

http://grandespedaladas.blogspot.com/
 

Ruca Cannondale

New Member
tambem concordo contigo. montei uns pedais de encaixe à um mês e também notei que fazemos muito menos esforço.
Quanto á sensação de podermos cair mais facilmente é tudo uma questão de andarmos mais vezes para nos habituarmos. :roll: BOAS PEDALADAS
 

Aussie Bike

New Member
Desculpem lá a minha maçariquiçe mas como funcionam os sapatos.... ou seja como o conseguem desencaixar rápidamente, é dando algum jeito com o sapato, ou tem de por exemplo ser à manápula!!!!

Confesso que é algo que me intriga.... :lol:
 

bguerreiro

New Member
Aussie Bike said:
Desculpem lá a minha maçariquiçe mas como funcionam os sapatos.... ou seja como o conseguem desencaixar rápidamente, é dando algum jeito com o sapato, ou tem de por exemplo ser à manápula!!!!

Confesso que é algo que me intriga.... :lol:
Boas.
Para retirares o pé do pedal basta rodares o calcanhar (por norma para o lado de fora) e já está.
Já agora o meu testemunho.
Os meus primeiros pedais de encaixam foram os shimano M424, devido a serem de encaixe plataforma.
Escusado será dizer que mesmo com a afinação o mais solta possivel, lá dei as tradicionais quedas para o lado.
Actualmente já me habituei de tal forma que é instintivo. Claro que há quedas que se calhar se não os pés não estivessem encaixados eram mais fáceis de evitar, ou menos desastrosas. No caso de uma roda da frente resvalar mesmo rápido, é mais fácil tirar um pé não encaixado, ou então qd se segue atrás de alguém que se desvia de um obstáculo, e nós acertamos-lhe com a roda da frente e fazemos um mortal com a bicicleta agarrada a nós (not good :()
Creio que as vantagens são muitas e já aqui foram largamente repetidas.
Outra coisa boa é obrigar sempre a uma boa colocação do pé sobre o pedal, e dessa forma rentabilizar a pedalada.

Cumps.
BG
 
F

fuel100

Guest
Quando comprei a minha primeira btt a sério, andava com pedais de plataforma e achava que quem usava aquelas esquesitisses dos pedais de encaixe era para se armar em pró, porque me parecia (à época, obviamente), um mecanismo contra-natura - prender uma parte do corpo que deve estar mais preparada em caso de queda. Só quando fui a sério para o monte, é que reparei na utilidade do encaixe.
Comprei uns M-540 e andei sózino durante um mês, no aprendi também a cair, o que é importante. Finalizado este estágio, até já sentia que tinha ultrapassado a fase de cromo e já podia andar com os mais experientes.
Quedas, naturalmente, só quando se está parado, que é quando os nossos sentidos estão menos alerta.
Em andamento e em caso de desiquilibrio, o desencaixe é intuitivo e involuntário, não é preciso pensar, os pezinhos (e o instinto) pensam por nós numa reacção idêntica em tudo e solidária com aquela que nos leva instintivamente a meter as mãos ao solo para proteger o resto do corpo.
Quanto ao resto, as vantagens, compensam esmagadoramente as desvantagens.
Os sapatos não escorregam, tornando muito mais seguro o pedalar, o ganho de potencia é enorme porque podemos empurrar um crank e puxar o outro com um trabalho conjunto dos dois pés,etc.
Mais tarde ou mais cedo parece-me inevitavel que quem quer ir para o monte adopte o encaixe. Obviamente, é mais seguro.
 

ricsaraiva

New Member
Eu ando com uns sapatos de encaixe à quase um ano e acho que é bem melhor do que andar com sapatos ou sapatilhas normais e pedais de plataforma. Ainda não cai nenhuma vez (o que às vezes me assusta pensar nisso!!!) mas as quase-quedas já foram algumas.
Também era daqueles que achava que não me ia adaptar, que aquilo não devia ter grandes vantagens mas agora não saiu para a voltinha sem eles!
Só tenho um problema, em algumas zonas mais técnicas tipo descidas trialeiras com degraus algo acentuados, algumas escadas ou aquelas plataformas de tabuas estreitas que usam em algumas pistas de downhill ou freeride no meio do mato tenho alguns receios e falta de confiança... há mais alguém com este problema? Como o ultrapassar?
Abraço a todos.
 

rucaf3

New Member
Só tenho um problema, em algumas zonas mais técnicas tipo descidas trialeiras com degraus algo acentuados, algumas escadas ou aquelas plataformas de tabuas estreitas que usam em algumas pistas de downhill ou freeride no meio do mato tenho alguns receios e falta de confiança... há mais alguém com este problema? Como o ultrapassar?

[/quote]



Não as faças muito devagar e esquece os pedais... simplesmente esquece... :wink:
 

laibaças

New Member
Mais um para os pes presos !!! :mrgreen:

Sim notei a diferença :roll: no andamento principalmente :twisted:

É outra segurança :wink:

E agr vou contar a parte pior :s depois de ter colocado os ditos passado 5 meses a treinar para uma prova de resistençia dei uma queda parti a clavicula e fiquei parado 2 meses :oops: :cry: :cry:

Mas tudo ja passou agr estou de volta as competes !!! :lol: :lol:
 

Gualdinof

New Member
Boas a todos (as) :mrgreen:

Desde que ando de Bike (apos interrupção de infancia :mrgreen:) que ando com pedais de encaixe, 1 queda no 1º dia em alcatrão :barafustar: e por enquanto foi só.

Ja dei uns "tralhos" por não conseguir desencaixar os pés a tempo, mas todas as vezes em que isso aconteceu era algo que ja se estava a espera.

Agora, se der uma volta de Bike com os pês soltos, parece que não sei dar ao pedal e é um "atrofio" enorme.

Abraço a todos (as) :mrgreen: GAF
 

bipo

New Member
Ola a todos,
eu já comprei os meus pedais de encaixe a algum tempo, sem duvida que consiguo obter mais rendimento com eles,, mas a conta disso nos passeios matinais ao domingo mais uma queda, o que me faz andar com uma perna toda ligada :oops:
Desta maneira começo a pensar se de facto vale a pena andar com os pezinhos de presos..

Boas pedaladas, mas cuidado...
 

vitor do gesso

New Member
boas:
A principio, acho eu, é igual para todos. Vemos os outros com pedais de encaixe e ficamos com coriosidade
mas o medo de cair é mais forte, depois, para não parecer-mos uns totós :shock: :shock:, acabamos todos
por instalar os ditos e já não queremos outra coisa.
Eu pratico btt há 4 anos, tenho 43 de idade, peso 98kg e não perco um fim de semana de btt por nada.
Acreditem, não tenho medo de descidas cinuosas, dou saltos, passo por trilhos apertados e com pedras
e os meus pedais de sncaixe vão sempre comigo.
como alguem já disse"tá tudo na nossa cabeça" :exacto:


PS. não tenho comissão em nenhuma fabrica, (mas aceito propostas) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

bipo

New Member
É verdade Vitor eu comprei os meus sapatos de encaixe porque todo o pessoal tambem tinha,,, e diziam que se tira muito mais rendimento.
Quando comecei andar de pés presos, ao contrario do resto do pessoal ate nem caí muitas vezes, mas agora (5 meses depois) tenho dado uns tralhos um bocado aparatosos e tem deixado marcas...
Isto deve ser exceso de confiança, antes tinha mais cuidado agora arrisco mais depois malho..
mas de facto o rendimento em cima da bike é muito melhor..
Agora tenho andando a pensar em colocar os sapatinhos de lado e só os usar em algumas provas que participe, nos passeios e nos treinos andar de sapatinhos normais :lol: :lol: :lol:..

Boas pedaladas..
 
Top