Andar com os Pézinhos presos.

krypton33

New Member
Bom... hoje foi o primeiro dia que andei com os pézinhos presos! Em geral... adorei! Não tive assim situações complicadas... só ao inicio é que estava difícil tirar o pé mas era porque os cleats não estavam bem apertados e então o cleat rodava com o pé! Depois disso... sempre a andar! Adorei o controlo que se tem na pedalada, o controlo que se ganha na bike(já não foge tanto de traseira!) e pelo controlo que se tem, o fôlego para mais km's! Gostei e vou continuar e aconselhar quem puder a usar!

Eu comprei um m424 porque ando bastantes vezes com pessoal só pelo divertimento por isso a plataforma dá jeito! E o sistema em si tá bem desenhado para se puder encaixar o pé ou não! :)

Cumps a todos
 

joks

New Member
Antes de decidir "prender os pés à bicicleta", também tive muitas dúvidas e sobetudo medo de cair.
Sinceramente não há qualquer razão para adiar a utilização de sapatos de encaixe. Apenas temos que ter sempre presente que estamos agarrados à bicicleta.
Os meus conselhos:

1. devem "estudar eaustivamente" a forma como se retira os encaixes e praticar esses movimentos no dia-a-dia;
2. escolher uns sapatos e pedais leves e confortáveis e sobretudo com a sola rigida; (ter também atenção ao tipo de meias usadas)
3. ter sempre os reguladores no mínimo;
4. no caso do sistema SPD, colocar plataformas amovíveis de um lado dos pedais;
5. dar as primeiras voltas em zonas pouco acidentadas, para criar habituação;
6. inicialmente as maiores dificuldades com os pés presos surgem em subidas, contudo também é aí que se obtem mais benefícios, no entanto enquanto não existir grande confiança é preferível, pelo menos inicialmente, não subir com os pés encaixados;
7. tentar antecipar o mais possível o desencaixe, p.e. cruzamentos de estradas alcatrão;
8. em grupo, por causa dos eventuais toques, tentar pedalar um pouco mais afastado;
9. ter sempre os pedais e encaixes livres de areias e lama;
10. não apertar demasiado os velcros e fechos;

Basicamente é isto... pelo menos comigo resultou.
Cpts.
 

Kota1960

New Member
Boas ppl,

Por tudo o que aqui li, tbm vou 'amarrar' os meus os pedais já instalados (shimano) complataforma amovivel de um lado, os sapatos são o proximo investimento, lá terá que ser, mas de facto todos me dizem o mesmo, depois da abituação não se quer outra coisa o rendimento é outro..., a ver vamos!

Boas pedaladas....


ps: Daqui quem vai até FOLGOSA dia 26 ... dizem que é espetacular, barato, excelente malta e bem receber... Vejam em eventos.
 

RicardoTerminal

New Member
Apesar de este ano não poder ir a Folgosa do Douro, devo-te dizer que vale a pena, pois tens paisagens espetaculares!!! :shock:

E tambem é o local indicado para estreares os pedais de encaixe, pois nesta prova vais subir um bocado :twisted:, e aí os pés presos fazem uma grande diferença!! :wink:
 

red46

Member
Re: Andar com os Pézinhos presos.

Boas.

Esta semana estreie-me com os pedais de encaixe. Foi na 5ª feira que andei pela 1ª vez com os pes presos, estava um pouco receoso por ter os pes presos, mas no dia anterior a noite ajustei os pedais para a minima força e no dia seguinte la fui eu para monsanto. ADOREI a sensaçao, tem-se muito mais rendimento a subir e a descer da muita mais confiança. Estou a gostar imenso. Agora ja nao quero outra coisa. Daqui para a frente vou andar sempre encaixado.
Os pedais sao uns Shimano PD-M540 e ja dei 2 voltas ao ajuste para terem mais força  :mrgreen:
Os sapatos sao uns Specialized Sport MTB, e tambem sao muito bons, so tenho é que ajustar melhor os cleats, porque como agora estao, ao fim de uns quilometros tenho os dedos quase adormecidos  :nsei: :wtf: :-K

Boas descidas
 

red46

Member
Boas.

No primeiro dia tive que parar varias vezes e tirar o sapato esquerdo, porque era o unico em que tinha os dedos adormecidos e o adormecimento passava. Á noite eu vim ao forum procurar em como se ajustava os cleats dos sapatos, e ajustei-os. No domingo fui andar outra vez para monsanto, a pensar que ja nao me ia acontecer os mesmo, quando ao fim duns quilometros, os dedos dos 2 pes começaram a adormecer :(
Nos 2 dias em que andei encaixado, sempre que tirava e depois calçava os sapatos, nao apertava tanto os velcros e chegou a uma altura em que andava com os sapatos quase soltos.
Neste momento nem sei o que fazer para nao me voltar a acontecer o mesmo aos dedos dos pes :nsei: :-K :(

Boas descidas
 

joks

New Member
Boas
Não será por causa do tamanho dos sapatos ou meias que apertem demasiado o tornozelo impedindo uma boa circulação?
cpts
 

red46

Member
Boas.

Os sapatos ficam-me muito bem. Nao me ficam apertados nem largos, é a medida certa. As meias é que nao sei, mas tambem nao podem ser, porque na 1ª vez era so o pé esquerdo e quando mudei os cleats, foi nos dedos dos 2 pés, portanto ja nem sei o que fazer :cry: :nsei: :-K
E ja estou a ficar :barafustar: , porque eu gostei mesmo muito de andar com os pés presos e nao queria estar a mudar para pedais de plataformas. Tem que haver uma soluçao para isto.

Boas descidas
 

lpsferreira

New Member
Tem que haver uma soluçao para isto

Vais tentando a pouco e pouco, eu só ao fim de dois anos consegui acertar completamente uns, enquanto outro para desde a primeira hora ficou em condições. Não vale a pena desanimar. Sempre havemos de ser mais teimosos que os produtos. Se algo está mal, temos de colcoar bem, se magoa deves ajustar até estar correcto.
 

red46

Member
Boas.

Muito obrigado pelas dicas sobre como resolver a posiçao dos cleats. Sim, eu vou tentando ate acertar com a posiçao dos cleats. Vou conseguir e nao vou desistir ate conseguir :yeah: :D

Boas descidas
 

profman

New Member
Este fim de semana, a extrear os meus SIDI Bullet2, cai para o lado, que nem um pombo, por não conseguir tirar o pés esquerdo do pedal m quando parei... parecia qu tinha levado um tiro... A queda foi na serra do Sicó, e para quem conhece, sabe que aquilo tem pedras para cara..... :twisted: ´parecia que tinha levado um tiro, tal foi a forma como cai.... doh
 
pedromiguelppinto said:
Ainda nem à um dia coloquei aqui que me tinha "juntado" ao grupo dos que andam presos e ter dito que achava difícil vir a cair, e afinal já está!!! Primeira queda...se bem que com algumas condicionantes! Fui eu dar uma volta para experimentar os novos pedais com uma amiga, ao fim de poucos km uma descida mais técnica com gravilha solta e ela cai eu volto para trás algo preocupado e ao aproximar vejo-a coberta de sangue e ai já só queria chegar ao pé dela o mais depressa possível nessa altura nem me passou pela cabeça que me tinha que soltar, faço o movimento para sair da bike e lá vou eu...esta nem foi em câmara lenta, foi até bem rápida devido ao impulso que dei como se fosse a desmontar mas lembro-me de ainda ter pensado "mas porque é que vou a cair" quando cheguei ao chão lá me lembrei dos pedais! :mrgreen: Ainda tive a clareza de espetar o cu e amparar a queda com o mesmo; resultado uma boa nódoa negra, boa noticia a bike ficou apenas com a protecção do guiador riscada! Quanto à minha amiga a quantidade de sangue que lhe escorria cabeça abaixo deixava adivinhar pior cenário que aquele que se verificou. Fomos ao hospital, 3 agrafos, ficou despachada e pronta para outra :mrgreen:

Por falar na forma como caiste, eu só dias mais tarde soube que essa minha amiga ainda ficou preocupada quando me viu cair porque pensou que eu tivesse desmaiado por ter visto tanto sangue... :rotfl: :rotfl: :rotfl: lá lhhe expliquei que foi dos pedais... :mrgreen:
 

j_Fe

Member
Boas,

Há uns tempinhos também comprei pedais/sapatos de encaixe.
Todo contente, primeiro dia estrear os sapatos. Primeiro contacto: Muito bom, definitivamente espectacular. Não pedalamos ora com o pé mais à frente, ora com o pé mais atrás, muito bom mesmo! Não me acontece aquilo que acontecia, em descidas com muita trepidação, o pé ir aos saltinhos em cima do pedal, o que fazia com que fizesse um esforço adicional para manter o maldito lá em cima. A subir.. uff que diferença... uma perna empurra a outra puxa.. muito bom mesmo.
Continuando o trajecto da volta de experimentação... Fui andar até ao cabo Espichel, a caminho passagem pela Aldeia do Meco, estavam para lá a organizar um passeio, e só por acaso.. :mrgreen: distraí-me a olhar para ... uma das organizadoras (penso eu de que) e quando dou conta, pumba! roda na valeta.. o pior erro foi rodar o guiador para tirar de la a roda, pois virei prendeu e... :oops: uma bela queda agarradinho à bicicleta em frente à menina! :roll:

Mas com isto tudo aprendi uma lição: Quando passar por algo de possível distracção :roll: desencaixo :rotfl:
Resta dizer que uso uns EggBeater e que são de uma facilidade enorme de desencaixar embora a pedalar nunca saiam.

Abraços e bons desencaixansos

j Fe
 

alexey78

Member
Aqui mais um estreante em pedais de encaixe, e claro, adorei. Não cai (quase) :D mas também me adormecem os pés, apesar de só ter dado uma voltita de 60 km logo à primeira, mas penso que deve ser dos sapatos que são novos... Vamos ver na próxima volta o que acontece, porque acho que tenho bem os cleats...
 

caetano

New Member
Olha eu também tinha essa sensação mas isso é puramente psicológico tens é que te lembrares que tens os pés presos, e meteres o encaixe no encaixe ao principio pois eu já cai em alcatrão com pedais de encaixe a 54km/h :s e os sapatos desencaixaram-se sózinhos
 
Top