Andar com os Pézinhos presos.

kronnuz

New Member
Re: Andar com os PEzinhos presos.

Boas pessoal!!
Bem, tenho a relatar uma boa experiência!! Andei a adiar a compra de umas sapatilhas de encaixe porque tinha receio das quedas e de não me adaptar e porque já passei por experiências em que pensei "Ai Ai...se estivesse com os pés presos JÁ ESTAVA!!" lol
Mas, no belo dia de ontem, dirigi-me à minha loja habitual loja e dei lá com estes meninos:

fotovariante2558enbu3.jpg


E pelo preço não resisti!! Comprei-os e hoje já os fui testar...a performance, de facto, é bem melhor e fiquei agradavelmente surpreendido ao aperceber-me de que a adaptação ao sistema de encaixe foi facílima!! Convém dizer que nunca tinha experimentado uns! Ao fim de 5 minutos a andar e a testar o "tira-põe", já quase não precisava de olhar para ver onde ia colocar o pé para o encaixar...
Obviamente que tive precauções: coloquei o sistema no mínimo da força, tentei antecipar sempre os momentos em que ia parar para poder "raciocinar" e decidir qual pé tirar primeiro...nada como ir com calma e estabelecer como que uma rotina para que a nossa cabecinha daqui a a uns tempos já a cumpra mecanicamente (conselhos sapientes dos users deste fórum. The force is strong with those ones :lol: I thank you all).

Sinceramente gostei mesmo da experiência. No entanto, só fiz estrada (aliás, comprei-os mais para isso, porque quando for para o mato acho que vou continuar a ir com os pés soltos - defiinitivamente não é o meu terreno! Ah...e para além disso, estes sapatos na terra...sujavam-se um bocado e depois era chato :mrgreen: :mrgreen:).

Notei uma coisa que penso que estará relacionada com o facto de ter a força do sistema de encaixe no mínimo (e que me levou a ter cuidados redobrados nas subidas): os calcanhares "dançavam" muito para dentro e para fora. E já por mim, quando em esforço, tendo a colocar os calcanhares ligeiramente para fora. Dei logo por mim a pensar: "Se faço um bocado mais de força e os empurro para fora demais, isto ainda se desencaixa"...mas não aconteceu! Na próxima volta já os aperto mais um bocadito!

E pronto, assim foi a aventura! Para quem quer experimentar e anda a adiar: EXPERIMENTEM (com calma, mas EXPERIMENTEM). Vão ver que não querem outra coisa. Mas se não se adaptarem e não sentirem segurança, também não vale a pena forçar! Andar de bike deve ser, acima de tudo, um prazer e não um sacrifício!

Cheers!! E boas pedaladas!!
 

FReis

Member
Da minha pouca experiência, dos pés presos (do btt também), parece-me que numa primeira fase será bom habituarmo-nos a tirar sempre os dois pés.
Eu comecei-me a habituar a tirar só o direito e um dia, já parado, ao desmontar já com o direito solto, desiquilbrei-me para o esquerdo, resultado, "empenei" o braço, com direito a ida ao hospital para radiografia, felizmente não parti nada mas já estou à 2 meses, sem pegar na menina.
Vou ver se recomeço, e não queria desistir dos SPD, mas farto-me de pensar nisso, dado o receio que tenho :eish:
 

lpsferreira

New Member
porque quando for para o mato acho que vou continuar a ir com os pés soltos - defiinitivamente não é o meu terreno!

Leva-os para o meio do mato também :!:
Vais ver que é onde mais vais notar o que de bom eles têm :wink:
 

IvoFirmino

New Member
Há 6 anos quando practicava BTT com muita frequencia usava sempre pedais de encaixe e não os queria largar por nada, pois não só permitem melhor controlo da pedalada em subidas como também a força é mais bem aplicada.

Agora que retomei o BTT, estava numa de colocar os pedais normais, pois a falta de habituação aos de encaixe era muita. Fui convencido a manter os pedais de encaixe e lá fui eu a andar. Conclusão, quem tem pedais de encaixe nunca mais esquece como aquilo funciona, é como as bicicletas, hehehehe.

O senão dos pedais de encaixe e convém ter sempre isso em mente é não ter os pés presos em descidas, especialmente aquelas mais rápidas e radicais, pelo menos ao inicio da habituação.

Cumps
ivo
 

Mach3

New Member
Boas,


Eu uso à pouco tempo e estou maravilhado, aumentei bastante o meu rendimento, e achei o sistema muito intuitívo e fácil.

Comecei por usar uns pedais dos mais baratos da shimando já usados (daqueles que o "eixo" não leva manutenção) e foi bastante fácil, no entanto de tão usados que estavam, as esferas duraram duas ou 3 voltas e lá fui eu comprar os M520, e até agora estou maravilhado, e, desde que uso pedais de encaixe não mandei espeta nenhum devido aos pedais.

Mandei um e bem grande numa descida para os lados de Monchique, e admito que a 1ª coisa que pensei quando me apercebi que ia cair foi....agora estás agarrado à Bike já te mataste, ou partes uma perna ou assim....mas não! os pés soltaram-se e a queda embora dura, resumiu-se a muitas esfoladelas e muitas nódoas negras, e não teve nada a ver com os pedais, mas sim com a muita e mais que obvia FALTA de técnica aqui do menino ao fazer uma descida com valetas e muitas, muitas pedras.



Cumprimentos,


Mach3
 

carecabtt

New Member
ora viva!!
tambem eu estou a pensar em adquirir uns , visto toda a gente falar tao bem do uso dos mesmos (talvez os m-520).
a minha duvida e que ja me disseram é com os sapatos..estou a pensar em mandar vir uns pelos correios e o qu e me informaram é que deverei pedir um numero acima do calçado normal.
gostaria de saber a vossa opiniao, obrigado.
bons trilhos!!!!!
 

Mach3

New Member
Oi,


Eu não sou especialista nenhum, como podes ler no post acima, apenas ainda fiz 200 km com pedais de encaixe, no entanto já recomendo vivamente.

Quanto aos sapatos acho que se não fores comprar uma coisa de topo provávelmente não vale a pena mandar vir, pois a poupança não é assim tanta, e na loja sempre experimentas, e muito importante, ainda te montam os cleats como deve ser.

Eu comprei os sapatos e um amigo emprestou-me os pedais, logo os meus cleats montei-os eu, mas esses pedais como duraram muito pouco, quando fui à loja comprar os novos pedais (os M520), levei os sapatos, e o rapaz perguntou-me se eu me sentia bem a andar, e se não tinha dores, o que felizmente não tinha, mas a verdade é que com os cleats montados por ele, sinto-me bem mais confortável a andar.


Cumprimentos,

Mach3
 

i_mendes

New Member
Bem, eu à 15 dias que uso pedais de encaixe. Como fui de férias para o Alentejo 15 dias, resolvi comprar uns m540. Durante 10 dias foi sempre a andar, e nunca caí. Mas como há sempre uma primeira vez, um dia fui com a Maria dar um passeio, e ela, já cansada, resolve parar para descansar. Eu ia atrás e parei também, só que esqueci-me de desencaixar o pé. Resultado: caí todo junto para o lado direito. Caí em cima de pasto, o que amorteceu a queda, esfolei o joelho, e fiquei cheio de carrapatos. O pior foi que quase torci o pé. Pensei que tivesse feito uma entorse, mas depois coloquei gelo, uma pomada e uma ligadura para apertar o pé, e no outro dia estava bem melhor. Ainda sentia alguma dor, quando tentava desencaixar o pé direito, mas nada de mais. Fiquei com algum receio depois, mas depois de mais 1 semana a andar isso foi-se.
De facto, o rendimento é muito maior. A subir então, é espectacular. O meu receio é agora nas voltinhas aqui por Carnaxide. Subir alguns passeios, etc. Vou ver como vai correr a coisa...
 
jccgold said:
Os pedais de encaixe sao tao bons, e curioso o pessoal cai da bicicleta como moscas por causa deles.

Os pedais de encaixe são de facto bons, mas requerem alguma habituação. Parece-me que o termo "caem como moscas" parece-me um pouco exagerado.

Tenho pedais de encaixe á cerca de dois anos e posso dizer que ao inicio é de facto desesperante, quase que dá vontade de os tirar de novo... mas se insistirmos, compensa. A ultima vez que cai por causa dos pedais foi para ai em Abril do ano passado...
 

Invictor

Member
Boas!

Eu tenho uns pedais de encaixe de um lado e plataforma do outro, mas sinceramente uso mais a plataforma.
Quando faço estrada com a bike, uso o encaixe agora no mato uso a plataforma, sem dúvida.
São mais os casos que caíram com os pedais de encaixe do que com a plataforma :wink:
Nas descidas tudo bem, agora a subir...dasss.... um colega meu numa subida já caiu de costas com os pés amarrados á bike :shock:
Estava ao lado dele quando ele malhou, pensei de imediato, daqui para a frente vou com os pés assentes na plataforma....
Mais vale prevenir...

Já agora, acho que nunca caí por ter os pés agarrados á plataforma :twisted:
 

jmv

Member
o movimento lateral do pé para desencaixar do pedal é um movimento que por natureza não faz parte do nosso dia a dia, (até chegarmos aos pedais de encaixe) por isso ele não está programado no nosso cérebro como um movimento natural e essencial, para que esse mesmo movimento se passe a fazer com naturalidade e a desencaixar automáticamente em todas as situações têm que estar memorizado, uns malhanços ao principio são ao contrário do que muitos pensam, benéficos, activam o nosso instinto de defesa(para não cair) e aceleram a habituação. Por isso não desistam e lembrem-se, umas quedas até fazem muito bem.
 
Last edited:

IvoFirmino

New Member
Invictor,

Na minha opinião, nas subidas é quando deve ser mesmo usado. Tanta vez que nas subidas mais longas e com elevado esforço, o nosso pé salta do pedal e lá vai de mais uma pancada na barriga da perna.... A primeira vez não doi, a segunda irrita e a partir dai mais vale ir a pé. Depois com o pedal de encaixe sabes que os pés vão bem presos e concentras-te mais no esforço do que na posição do pé no pedal e mais, não perdes ritmo, que na minha opinião é essencial nas subidas.

O facto do teu amigo se ter baldado para trás, isso acontecia quer com pedais de encaixe quer com outros, mas que se agravou pelo facto de ele não ter conseguido tirar os pés. Mas a questão da subida passa pelo bom posicionamento do corpo na bicicleta. O que lhe aconteceu foi que o centro de gravidade estava mais para a traseira da bike do que ligeiramente chegada para a frente, dai a queda ter ocorrido.

Pessoalmente prefiro tirar os pés do encaixe em descidas, pois como já me aconteceu e que me obrigou a uma paragem prolongada, foi o facto de ter dado 3 voltas no ar com a bicicleta, pq estava agarrado aos pedais e nesses momentos não tens tempo de reacção para poderes tirar os pés.

Os pedais de encaixe têm pontos positivos e negativos, só temos de saber jogar com isso para darmos o melhor de nós.
 

carecabtt

New Member
ora viva!!!
eu como ja andava com ideas de andar com os pes presos, hj é que foi.
arranjei uns preços muito "jeitosos" por sinal e adquiri este kit:

By carecabtt
e estes:

By carecabtt

agora é só gastar o kit de quedas e rolar :mrgreen:
bons trilhos!!!
 

Bacalhau

New Member
Sou iniciante em btt e depois de pouco mais de 1000kms e um par de tenis destruido resolvi partir para os pedais de encaixe. Durante essa semana li quase que na totalidade a maioria das páginas desse tópico. Hoje, adquiri uns pedais shimano PD-M520 e umas sapatilhas Scott trail. Já que todos gostam de saber preços o conjunto me saiu por pouco menos de 100€. Vamos ao que interessa: instalei os pedais, coloquei os cleats na sapatilha na posição que julgava ser a correta, ajustei a tensão das molas para o mínimo e subi em cima da bike dentro de casa. Pensei ......isso vai ser é bonito!! :lol:
Não aguentei e fui pra rua...sai com o pé direito encaixado e o esquerdo desencaixado, pois até chegar na terra ainda pego um pouco de transito no alcatrão. Logo depois dos primeiros 50 metros encaixei os 2 pés pra nunca mais desencaixar sem motivo.....Sensacional, achei q ia ter dificuldades, mas pelo contrário!!! O encaixar foi quase que "automático" e pra desencaixar também é muito fácil......os tombos aqui relatados são na grande maioria por distração. Ao fim de 20km voltei pra casa com o registro de ZERO tombos.
Me senti muito mais seguro e com um desempenho muito melhor!!! ...É quase como andar num carro de 70 cv (pedais plataforma) e noutro de 150cv (encaixe). :lol:
É certo q minha experiencia é pequena e num percurso conhecido, mas da mesma forma q encaixo os pés com facilidade tbm desencaixo....então acho q não terei grandes problemas de adaptaçao.
Recomendo a todos!!!!!
Quanto as sapatilhas scott trail, posso dizer que "ventilam" bem (bom no verão) e são muito bonitas......Acho que acertei no conjunto. Também nao senti os pés dormentes como muitos relataram, mas tambem não apertei muito os atacadores, na próxima aperto mais!
Boas pedaladas a todos
 

Bacalhau

New Member
Pois, as minhas sapatilhas custaram 75€, os pedais 23€......Mas pra quem quiser gastar menos, na Sportzone tem umas sapatilhas da marca BERG por 35€......

Eu nao ganho comissão de ninguém e to aqui a fazer propaganda :lol: :lol: :lol: :lol:
 

carecabtt

New Member
bacalhau,espero que nao tenhas levado mal , estava so a meter-me contigo.
eu é que apanhei uma promoçao muito porreira na motovedras (loja specialized) peço desculpa pela publicidade.
os teus pedais foram mais baratos (nao os comprei la), mas os sapatos ficaram me em 48€ :mrgreen:
bons trilhos!!!!
 
Top