[Analise] Tomac Snyper140

Tremoço

Member
Boas a todos,

Estou a abrir este topico para fazer a analise a esta bela maquina, antes de mais nada uma foto da dita cuja: (carregar nas fotos para ver em maior)



Equipamento:

Quadro: Tomac snyper 140
Amortecedor: Fox rp23
Suspensão: Rock shox revelation
Pedaleiro: Truvativ GXP II
Mudança da frente: Shimano XT
Mudança traseira: sram x9
K7 e corrente: sram (não sei o modelo)
Guiador: FSA XC 282
Avanço: FSA OS 150
Caixa de direcção: Acros
Aros e cubos: Gurpil disc bull
Pedais: Shimano spd
Espigão de selim: Crank Brothers com controlo remoto
Selim: Gobi XM
Travões: Avid elixir cr
Manipulos de mudança: Sram x-9
Pneus: Schwalbe nobby nic

A apresentação da maquina esta feita agora passemos á analise detalhada:

Quadro: Muito bem construído e da para repara no cuidado dos pormenores do próprio. A pintura parece que vá aguentar bem já que ate agora nenhum arranhão devido a pedradas e outras coisas. A rigidez é muito boa fazendo com que o quadro gingue pouco quando aplicamos mais força nos cranks.

Amortecedor: Uma pequena surpresa, nunca tinha testado uma bicicleta FS e julgava que era uma pasteleira lenta mas esta bicicleta com a ajuda do amortecedor provou-me o contrario. Com as suas duas posições rapidamente passamos de uma bicicleta mole que absorve tudo muito bem como no momento a seguir ja temos uma bicicleta mais rígida um pouco e muito rápida para rolar.

Suspensão: Tambem estava abituado aquelas suspensões mais rascas mas pelo que conheço de outras melhores posso dizer que esta tem um comportamento igualmente bom como o amortecedor, tem uma óptima leitura do terreno para as descidas rápidas e nas subidas mais íngremes, como algumas aqui da serra de canelas, a sua capacidade de baixar o curso de 140 para 110 ajuda muito evitando que a frente da bike ande aos saltos indo sempre colada no chão.

Transmissão: Muito precisa e rápida, conseguimos fazer trocas de mudança para acelerações ou subias que apareçam de repente de forma muito rápida, sem nenhuma falhar.

Rodas: Ate agora tem estado a altura, ja levaram alguma porrada mas sem nunca dizerem AI!!!, muito rígidas mas julgo que esta montagem seja um pouco pesada mas ate agora dou nota positiva.

Pneus: Bem aqui esta talvez o unico ponto negativo para mim, como sou um gajo de estrada estou habituado a fazer curvas mais deitado mas com estes pneus torna se algo perigoso ja que o da frente foge um bocado, mas isto não quer dizer que sejam maus, agora o de traz esse sim ate agora nada a dizer.

Espigão de selim: Ate agora nada a dizer, mas sinceramente estou a pensar vender este e meter um mais leve e que não se mexa lool ja que ate agora se usei esta capacidade foi para ai umas 2 vezes por isso pode-se dizer que esta novo.

Perifericos: Bonitos e leves quando baste supondo que isto nao é bicicleta para andar sempre na balança, ate agora nada a apontar.

Travões: Bem que posso dizer? avid é avid e estes são magnificos, tem uma travagem bastante modelavel, travam muito quando é preciso e menos quando nao é, e têm uma panóplia de afinações para se fazer na manete, e ficam bonitos no conjunto final.

Montagem em geral: Bem so tenho a dizer que estou maravilhado com ela, rápida a descer a subir e a rolar, temos aqui uma bicicleta literalmente para tudo. A montagem é perfeita e combina tudo muito bem, só é pena não ser minha. Esta bicicleta também conseguio mudar o meu pensamento em relação ás FS provando me de que são bicicletas rápidas quando querem e boas para passeios quando o dono não quer puxar...

Algumas fotos: ( nao estão promenorizadas mas depois coloco umas)










Um pormenor:



Ao lado da carrinha da equipa:




Alguma duvida não esitem em perguntar :wink:



Agradecimentos: Ao meu amigo Nuno Guimarães por me ter cedido a bicicleta para a época invernal....
 

Tremoço

Member
Boa noite pessoal,


bem hoje foi mais um dia de treino para a menina, depois de um curto passeio pela praia levei-a a passear na Serra de Canelas, e que se pode dizer??a subir é um bicicleta rápida e desta vez nem reduzi o curso á frente foi sempre de 140, foi preciso ir mais em cima da frente mas como a destreza do atleta não é muita para andar no monte pode-se dizer que se portou bem sem nunca saltar.
E como tudo o que sobe desce após a subida veio a descida e ai testei uma alteração no rp23, e parecia uma pena ágil como tudo e ao mesmo tempo muito directa capaz de andar rápido nos percursos mais estreitos e com mais curvas.
A rolar é que os quilómetros foram poucos mas os que fiz deu para comprovar a versatilidade desta bicicleta, sendo capaz de ser rápida em todo o tipo de terreno o dono tem é de ter pernas.
Entretanto também apanhou uma pancada mais forte de um tronco na parte de baixo do quadro mas ficou tudo 5* nem uma amassadela para a amostra...

Nota ( de 0 a 10): 9


PS: segunda actualizo as fotos já que hoje cheguei tarde a casa e amanha não vou estar com a maquina
 
Top