[Analise/Teste] Litespeed Niota

andrextr

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Para é que queres alterar os componentes da tua bike?
Será que vale apena a diferença (qual?) pelo dinheiro que vais gastar!?
Tens ai uma bike muito boa, e com bom material !!
 

nc35442a

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Boas eu disponho de uma igual á tua mas coloquei-lhe uma suspe. dianteira de 130 mm Fox, um guiador sobre-elevado e um avanço com mais angulo, ou seja tornei-a um pouco mais All moutain.

A questão que colocaste do drop out é estranha é q adquiri um e é em aluminio.... não em aço como o teu.

A unica coisa que queria arranjar para prevenção era os rolamentos do quadro..... é q caso contrário vou ter de desmontar tudo para depois voltar a montar..... o que não tenho muita vontade..
 

BigFoot

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Quanto ao dropout é em aço, o Tiago Semedo diz que só fabricam em aço no entanto a quem mande fazer em aluminio. Eu até aceito o conceito
ainda ontem numa destraçao cai para o lado já parado com a bicla, bati em cheio com o desvirador, com um drop out normal, no minimo iria empenar, e ali por akaso ficou empecável.

Quanto aos rolamentos pelo aquilo que sei junta 120€+os olhais do amortecedor. os rolamentos sao 120€, mas normalemtne tem que se mudar os olhais do amortcedor, porque com a lama da comenda aquilo no inverno ganha folgas etc.. não sei se já passas te por isso ou não.. mais as despesas de manutenção do amortecedor.. :S mas já se sabe como isto é não é novidade..

Já agora tens a bike a quanto tempo? Achas que ela resiste a pancadas mais durtitas, tipo pequenos drops, algumas escadas.. o caminho mais perto para sair da garagem.. é uma linda escadaria direito a Vanicelos para quem conhece... e como é logico, se antes já era fixe de rigida agora de suspensao total ainda mais fixe é :mrgreen:
Tenho medo é de partir alguma coisa, devido ao baixo peso que o quadro tem não inspira muita confiança..

Cumps.

Bruno Atalaia
 

P.M.

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120€ pelos rolamentos?!?!?
Bruno, mas quem te disse isso? Já agora, os olhais do amortecedor não se gastam assim tão depressa!

nc35442a, não percebi o que queres dizer por prevenção aos rolamentos... Eles são selados, e por isso não existe mais nenhuma manutenção possivel de se fazer. Quando se estragarem trocam-se. A unica maneira de os manter como novos... é não andar... :s

P.M.
 

BigFoot

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Boas PM.
Segundo o Tiago Semedo, dono da Arrabida Bike, que vende litespeed a muitos anos.. (Para quem conhece um rapazito que so vende bikes caras..mas que até precebe muito do assunto) ele disse que com a lama principalmente aquilo estraga se com facilidade, e os olhais a mesma coisa. ele disse me que o preço dos rolamentos tds do quadro são 120€ + os olhais.
Se arranjares mais barato, quando chegar a altura da troca.. tens o meu numero e mail :p


Cumps.

Bruno Atalaia
 

P.M.

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Bruno, os olhais custam cerca de 25€ e quanto aos rolamentos, recomendo-te a leitura de um post sobre o site (produtos) enduroseals.
Um rolamento do pivot principal deve andar nos 10-12€ e os outros nos 5-8€.
Sinceramente já não me recordo se o quadro tem rolamentos em todos os pontos ou não...

No entanto, não penses que tens de andar a trocar de rolamentos todos os anos. Assim como o "teste" de o fazer rolar com os dedos e ele ter algum atrito a rodar, não quer dizer que esteja danificado.

P.M.
 

BigFoot

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Humm antes assim! :D quanto a identificar se estão bons ou não até a olhar pra eles quase que já sei.. lol graças aos 16 rolamentos que os meus patins levam, que no fim da epoca vão todos ao alho.. por vezes as rodas vão tambem, nem vale a pena tiralos. :p
Rolamentos selados, normalmente duram bastante, ainda mais numa bicicleta que o seu desepenho é muito linear sem estar sujeito a esforços laterais, o que normalmente os obriga a criar folgas.

Cumps.

Bruno Atalaia
 

air

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Em relação ao preço dos rolamentos não me admira muito.

Quanto ao drop-out. O que penso é que ele terá de ser em aluminio. Não tem lógica ser em aço. Ele está lá para a uma pancada mais forte empenar e assim nao danificar o quadro. Se fosse como dizes que em aço aquilo não empenou ele não estaria lá. funciona como um fusível. É mais barato mudar um fusível do que queimar um aparelho não achas?
 

BigFoot

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pois é air! eu que o diga.. infelizmente ja sei o que é partir um XTR ao meio e marcar o quadro td a pala do drop out.. saiu carote a brincadeira..

Cumps.

Bruno Atalaia
 

nc35442a

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Boas de facto, estou a achar os rolamentos um pouco caros.... mas tambem acho o que estamos a pagar o preço "litespeed" assim como outros pagam o o preço da specialzed e cannondale. Eu nunca mudei os meus e tê, apanhado alguma lama.... a bela barrenta da comenda.... noto de facto uma muito pequena folga no rolamento no pivot superior mas nada que me preocupe, é até "parar".
O que me preocupa é p facto de "parar" e não ter rolamentos para substituir :shock:, ou seja ficar semanas parado, dai já ter inclusivé arranjado os parafusos dos rolamentos, que são de facto em aço e muito complicados de arranjar. É mais uma questão de prevenção "mariquices". É q de facto pretendo manter este quadro durante alguns anos..... até voltar a andar numa burra em que me sinta tão bem como nesta, dá para quase todo o tipo de obra - eu como já referi pratico um Xc um pouco mais agressivo, gosto de descer percusos técnicos, rolar, mas não sou "maratonista", o equipamento que tenho não é propriamente leve... ronda +- 13 Kg?s e estou convencido que o quadro apesar de bom não deve suportar um trabalho de downhiller, é como digo uma maquina muito equilibrada.
 

BigFoot

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é verdade.. a sua vocação penso que é mesmo as maratonas sobretudo.. mas também um enduro/all moutain, só não sei se ele aguenta um all moutain assim mais agressivo, digo eu.. :shock:
Mas o peso baixo, faz meter sempre alguma impressão no que toca depois a levar umas porraditas.
Se poderes mete foto da tua já agora para ver como ficou :D

Cumps.

Bruno Atalaia
 

BigFoot

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Já tenho a nova suspensão :D agora passou a fazer de 100mm a 130mm.. é uma rock shox revalation u turn. Para ser sincero e após só ter exprementado uma vez, e como as regulações multiplas fazem muita diferença ainda não me posso pronociar muito. Mas do que deu para exprementar não gostei muito da sensibilidade e leitura do terreno relativamente a manitou black. Esta não esgota tanto como a black, mas no que toca ao conforto e funcionamento a black parece me superior, mas no entanto tinha falta de progressividade..
Em breve coloco aqui uma foto para se ver o visual da burra agora :D


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Bruno Atalaia
 

BigFoot

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Boas.
cá vai a foto da bicla com as novidades.. e pena é que ja não esta actualizada, tirei a foto a bem pouco tempo.. mas no dia a seguir parti o XTR de vez.. :S
Comprei um xt novo invertido de caixa curta, e curioso mas esta a funcionar melhor do que alguma vez o XTR funcionou mas bem.. cá fica a foto com os novos componentes..
Entao Ricardo quando é que cá poes a foto da tua?

Cumps.

Bruno Atalaia


cimg0569nv5.jpg
 

BigFoot

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Fiz a bem pouco tempo a primeira maratona assim mais a serio.. esta relatada no rescaldo de Coimbra-Mortagua. A bike portou se bem.. alguns problemas mecanicos, normais das condiçoes climatericas, o cepo da roda estava agarrar um pouco, o que é sempre desconfortavel, porque uma pessoa tem medo que o cepo agarre e parta a transmissao.. fora isso nada de especial.
O importante foi que deu para preceber a afinação (quase) perfeita para uma maratona dura, em todos os sentidos.. Não só pela lama, pelas subidas, descidas, km.. etc.. Mas deu pra perceber que em maratonas não a duvida que tem que ser com os 100mm de curso, e com uma persao mais elevada (180psi).
O normal no meu dia a dia para andar com conforto sem grandes pressas etc.. e os 130mm e 140psi.. a diferença é muito grande acreditem.. (ja apontei num papel para a proxima não me esquecer e começar logo desde a primeira etapa com a afinaçao certa.. :mrgreen: )


Cumps.

Bruno Atalaia

Em breve ponho fotos actualizadas.. ainda vou pensar se o material que vem a caminho, vai a caminho da Niota ou da BH.. :mrgreen:
 

BigFoot

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Tal como tinha dito no post anterior, fiz algumas alterações a bicla.. retirei os dual e pos os novos XT dual pull de 2007, ja passou o periodo de adptação e estou bastante contente com eles.. de futuro mudarei de guiador para ficar a 100%.
Quanto aos pneus, não é o tempo indicado para eles mas optei o por colocar os fast track pro, sao uns pneus que ate rolam bem.. em relaçao ao que "agarram".. curvam bem em seco, dao boa tracçao em terrenos soltos.. Mais ainda não tive oportunidade de exprementar..

Cá vao as fotos :mrgreen:

cimg0699nv1.jpg


cimg0701od5.jpg



Cumps.

Bruno Atalaia
 

BigFoot

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Aconseilho vivamente.. muito sinceramente estou muito satisfeito e não a trocaria por nenhuma outra.. ja exprementei a fox talas rlc equivalente a revalation, e acheia com funcionamento pior, pode ser de eu tar habituado a esta.
Em relaçao a fox tem logo uma grande vantagem que e o facto de poderes ajustar o travel em andamento, na fox o botao e mais manhoso. Este u turn, tem uma patilha que levanta e ajuda a fazer de alavanca para ajustar o curso a medida que queremos é muito pratico, o curso e milimetrico, mas mesmo assim em poucos segundos em andamento conseguese se correr de uma ponta a outra. Para alem do u turn, tem duas cameras de ar, uma positiva como e normal em quase todas as suspensoes, e uma camera negativa, o que ajuda a ter um maior leque de afinaçoes ao gosto do freguês, mais a compressao para aumentar a progressividade, o lock, rebound, e o fload gate.. a isto tudo ainda podes obtar por por o pop lock :mrgreen:

Se coprares fazes uma boa compra :p


Cumps.

Bruno Atalaia
 

lpsferreira

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BigFoot said:
.....
Em relaçao a fox tem logo uma grande vantagem que e o facto de poderes ajustar o travel em andamento, na fox o botao e mais manhoso. ......

:p


Cumps.

Bruno Atalaia


Era manhoso, agora até é capaz de ser mais simples!
 
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