[Analise] Canyon Nerve XC F8

brejero

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Tendo se extinguido o projecto da minha Rockrider 9.1 venho aqui analisar a minha nova bike

Canyon Nerve XC F8 á la carte

Trata-se de uma bicicleta montada em 2011, por componentes, num quadro de 2008 adquirido no outlet da canyon e que levou com o "recheio" da minha antiga Rockrider 9.1


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Ja com cerca de 500 km rolados neste novo quadro...

Temos então

Configuração

Quadro – Canyon Nerve F8 XC (2008) 20" - L
Travões - Avid Carbon
Discos - Ashima air rotor 160 mm
Guiador - FSA K-Force 600mm
Avanço - Ritchey WCS 100mm
Espigão - FSA K-Force Carbon 30,9 mm
Selim - San Marco Aspide
Rodas - RCZ Race XC
Pneu Frente - Kenda Karma 2.0
Pneu Tras - Kenda Small Block Eight 1.9
Pedais - CB EggbeaterSL
Suspensão - RST First Platinum 100mm com remote
Amortecedor - Fox RP23
Pedaleira - Shimano Deore XT
Manetes - Shimano Deore XT
Desviador FR Shimano Deore XT
Desviador TR- Shimano Deore XT
Cassete- Shimano SLX 9 v.
Espirais de mudança e travão - Jagwire
Apertos roda - MTB Quick Release Set by bike24
Camara de ar - Kenda Ultralight com fita de kevlar cuirass
Corrente - KMC Gold Chain
Peso - 11,78 Kg

> Analise componente a componente

Quadro - Canyon Nerve XC 2008
Foto estava ele acabadinho de chegar :)
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Hora da verdade, pesos....
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Prós : Tem boa geometria, óptimo funcionamento, peso porreiro 2.5 kg.
Juntamente com o Fox RP23 e a possibilidade de este bloquear quase na totalidade posso dizer que não bombeia nada, e se necessário o amortecedor ainda amortece qualquer coisa.
Contras : Pintura facilmente risca, ainda não tem os cabos a passar por dentro do quadro como no modelo de 2009

Selim - San Marco Aspide
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Prós: Peso , estética
Contras: preço, ultimamente parece uma tábua

Rodas - RCZ Race XC
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Prós: Preço, peso, estética
Contras: No caso das minhas até a data nada

Pneus
Frente - Kenda Karma 2.0
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Prós: Preço, peso, rolar em piso duro sao maquinas
Contras: Algo frágeis, lama

Trás - Kenda Small Block Eight 1.9
Prós: Preço, peso, rolar
Contras: Algo frágeis, patina a subir, traseira muito instável, resvala com facilidade.
A caminho de voltar a meter karma também atrás

Espigão - FSA k-force carbon
Versão recuada

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Medida : 30.8 x 350 a FSA nem tem esta medida. Lol
Prós: Preço, aspecto, peso, por ser recuado é muito mais confortável que um recto.
Contras: Veio la de onde o sol nasce, resta ver a durabilidade.


Aperto espigão - KCNC
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Prós: Preço, peso, ter de ter chave para tirar o conjunto sela espigão
Contras: nada?

Extensores de guiador - RCZ
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Prós: Preço, peso (+ leves que muitos de carbono que ai andam)
Contras: nada?


Apertos de roda - MTB Quick Release Set by bike24
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Prós: Peso, preço
Contras: Pra ja nao me ocorre nada

Pedais - Crank Brothers Eggbeater SL
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Prós: Funcionamento, peso, maquinas para a lama!!!!
Contras: Preço
 
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brejero

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Suspensão- RST First Platinum
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1571 gr ainda por cortar

Prós: Preço, peso, funcionamento, bloqueio no guiador
Contras: RST marca mal fadada

Anilhas
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Prós: Peso e estética
Contras: preço


Avanço - Ritchey WCS 4 axis
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Prós: Peso, aspecto
Contras: Preçooo

Pedaleira - Shimano Deore XT
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Prós: Aspecto, peso, passagem de pratos
Contras: Preço

Discos de travão - Ashima Air Rotor 160 mm
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Prós: Preço, peso, melhor travagem
Contras: nao tem

Punhos - Esi Grips Chunky
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Prós: São Esi Grigs ;)
Contras: Preço , não são maquinas de guerra

Desviador Dianteiro - Shimano Deore XT
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Prós: Peso, aspecto, funcionamento
Contras: Fragil, levou com um calhau e por isso ja teve melhores dias

Desviador Traseiro - Shimano Deore XT
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Prós: Peso, aspecto, funcionamento, preço ;)
Contras: ?

Shifters - Shimano Deore XT
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Prós: Peso, aspecto, funcionamento impecável!
Contras: ?

Protecção de escora
Autocolante com aspecto carbono

Grade - Carbono de HK

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Prós: Preço, Peso, facilidade de tirar/colocar bidão
Contras:Falta-lhe cor

Guiador - FSA k-force carbon
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Prós: Peso, aspecto, preço, pode levar extensores
Contras: é carbono pode partir


Amortecedor - FoX RP23
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Prós : Excelente funcionamento, tem bloqueio
Contras : Muitas configurações possíveis, dai a fox ter evoluído para o RP2

Travões - Avid Juicy Carbon
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Prós: Peso, aspecto, preço
Contras: Abrandam em vez de travar

Tampa de direcção - HiTemp42
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Prós: Peso, aspecto
Contras: Assim para o frágil

Fitas de Kevlar
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Prós: Simplesmente acabaram se os furos
Contras: Preço (30 € Até me doeu)

Cassete - Shimano SLX
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Prós: Leve , preço aceitavel
Contras: Vamos la a ver quantos km's dura




Corrente - KMC Gold Chain
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Prós: Preço na media, é pá é dourada. lol
Contras: Desde que não se parta numa subida não tem.


E a conjunção disto tudo dá então uns bons 11.78 kg
Mas estimo que ja seja 11.67 , logo a meto a balança

pesagem.jpg
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Tudo isto torna a bike leve, solta mas ao mesmo tempo confortável e segura nas descidas, falhando apenas um pouco, como já referido a estabilidade do pneu traseiro.
Em relação ao quadro rockrider devo dizer que este quadro alem de mais leve, o seu sistema de suspensão faz parecer que se vai num sofá :D e tem um funcionamento também impecável.
E pronto está a bike com tudo o que pode ter, + para que?

Venham de la essas opiniões, o que mudavam?

Boas pedaladas
 
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Nuno Félix

Super Moderador
Mérito!!!!

Bonita bike e muito bem equipada.

Quanto aos travões, arranja umas pastilhas KoolStop e vais ver como isso trava... Eu tenho umas pastilhas dessas nos meus Juicy Five e não quero outra coisa...

De resto, sempre a bombar!
 
Parabéns pela bina!

A questão dos travões simplesmente abrandarem pode ser dos discos. Experimenta com os de origem!

Agora, isso merece uma conversão para tubeless! Isso de andar com essas fitas é esquisito!
E também podias tirar os mostradores dos manípulos das mudanças...
 
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essence_s

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Boas, a bike está bonita.
Essas fitas de kevlar são do melhor, mas podes sempre tentar a conversão para tubless.
Esse espigão recuado com esse quadro deve ficar bom para descer, agora para subir, acho que n te deve favorecer muito.Experimenta um sem recuo.
 

brejero

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Obrigado pessoal
Quanto as pastilhas assim que estas tiverem mais gastas para mudar vou investigar e possivelmente seguir o conselho das pastilhas KoolStop

Dos discos nao é porque ainda na RR com os stroker trail , ao mudar dos de origem para estes o poder de travagem aumentou . E comprei os travoes sem discos ;)

Quanto a conversao para tubless ja tentei , correu mal... prefiro manter simples e se furar da sempre para mudar a meio da volta.
E as fitas estarem la ou nao é so 50 gr a + , porque nem as sinto.
Tirar os mostradores dos manípulos das mudanças é pa por 5 gr nao vale a pena ainda lixo os manipulos.


E o espigão ja tive sem recuo enquanto esperava que este chega-se e nao gosto, castiga muito as costas, estes com recuo sempre ha algum tipo de amortecimento / flexibililidade.
 

brejero

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A bela maquina levou um tratamento de lama spa em Alte
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Portou se bem... até falhar a transmissão :(
 
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brejero

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E também podias tirar os mostradores dos manípulos das mudanças...
Depois do barro nos manípulos veio a limpeza ....
A peça que faz movimentar os mostradores estava moída então saltou fora
Enfim perdeu se umas gramas. eheh
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Tens uma máquina bem bonita e com excelentes componentes ;). Acho que só falta mesmo o sistema TUBELESS pois iria aumentar o conforto da mesma ( sei que referes acima que o quadro é bastante confortável, mas com Tubeless iria aumentar ainda mais esse conforto).

E para já que feedback dás do quadro? É um quadro mais indicado para uma condução relaxada ou também se consegue obter um bom rendimento no caso de o utilizar em maratonas?

Cumprimentos e parabéns pelo projecto.
 

pepelento

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Bonita máquina :) parabéns Brejero.

Só uma pergunta, o espigão 30.9 não fica largo nisso? experimentei um 31.6 que tinha e cabia. O 30.9 que experimentei ficava um nadinha largo :confused:
 

brejero

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edudias999 - Quanto ao tubless, ja tentei converter e nao me orientei com isso.
Quanto ao quadro so tenho bem a dizer dele, em termos de maratonas penso que se porta bem, porque nao bombeia, mas isto eu que nada ando de jeito.
Permite uma condução bem relaxada basta afinar o amortecedor numa das suas muitas combinações possíveis, mas por outro lado permite ir no estalo nas descidas com uma estabilidade soberba , facto para o qual também contribue a First Platinum

vferraz- sim o selim ai estava muito para a frente, tinha o espigao a poucos dias e ando a atinar com a inclinacao disso ainda

pepelento - A medida que a canyon dá como sendo a deste quadro é a 30.9 , o espigão até a data ainda nao me descaiu, é verdade que tambem a nao ser com o aperto que nada o segura. Se um 31.6 entra no quadro pois é muito melhor em termos de fixacao de certeza
 
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brejero

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E derretida a cassete que julgava ser SLX mas pelo peso so pode ser deore la fui a mais trocas..
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Esta sim é uma SLX , pena nao ter havido €€ para a XT
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A burra ganhou ainda uma corrente nova KMC Gold Chain
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Logo peso o animal...
 
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619619

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Fotos, ando a procura de alguns equipamentos leves e baratos e encontrei-os aqui, obrigado pelo excelente tópico ajudou-me muito tenho uma cannondale sl trail 4 2012 para emagrecer, até agora só comprei uns crankbrothers eggeaster 1
 

Ming@s

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Boas,

Brejero o que estas a achar da tua maquina???

Acho que a Canyon é uma marca que esta a crescer e muito em Portugal.

Cumps.
 
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