[Análise] Travões Avid Juicy Five

#1


i) Positivo (+)
+ Design (5 estrelas) dos Travões e dos Discos
+ Fácil ajuste da pinça (Sistema Tri-caliper)
+ 0% Manutenção em muitos meses de uso
+ Troca de pastilhas, simples e sem ferramentas
+ Pastilhas duram .. e duram .. e duram
+ Preço muito competitivo (cerca de 135€ cada, na altura)

ii) Negativo (-)
- Falta de Progressividade e de Modulação
(afecta seriamente o poder de travagem e o controle sobre a mesma,
em especial em condições “limite”)
- Desenho dos Discos (Poligon)
(travagem irregular, desgaste das pastilhas irregular, são bonitos mas
não são funcionais)
- Ruídos Excessivos
(em grande parte devido aos discos, também devido às pastilhas serem
muito duras)
- Materiais Usados de Fraca Qualidade
(Acessórios dos tubos hidráulicos começaram a oxidar passado pouco
tempo de uso)

iii) Conclusão
De início pareciam a opção ideal, eram apenas um pouco mais caros que os Shimano Deore e tinham uma reputação inatingível visto serem uma versão mais económica dos famosos Avid Juicy Seven.

Mas as semelhanças ficam por aí ... experimentei todos os tamanhos de discos possiveis à frente (160, 185 e 203mm) e os resultados sempre os mesmos:

Travagem BRUTA, sem progressividade, grandemente afectada pela fraca performance dos discos que desgastam as pastilhas de forma irregular e acabam por estragar a travagem provocando o que os americanos chamam de “studdering” ... eu próprio senti este efeito, em especial em travagens limite onde cheguei a sentir (e ver!) a suspensão a flectir para trás e para a frente a uma velocidade do ‘tipo’ ABS enquanto o disco provocava um barulho no mínimo assustador.

Eventualmente troquei os discos originais por outros, o que resolveu os problemas de ruido e de modulação, mas a falta de progressividade e de poder de travagem em situações “limite” manteve-se e acabei por os trocar por uns Shimano XT de quatro pistôns, com os quais estou muito contente .. o tacto da manete é muito superior, a progressividade e o poder de travagem estão lá a 100% .. e barulhos .. só mesmo quando as pastilhas se molham ... mas a esses não podemos fugir, né? :wink:

Paulo Remigio
 
#2
Tás lá! :wink:

Tinha uma boa visão dos Avid Juice 5, aqui à uns tempos pus em hipotese colocar uns na minha "ginga", mas afinal pelo que estou a ler...uiiii....É uma má opção...

Sendo assim, os Hayes continuam mesmo a ser os melhores travões (tendo em conta a relações preço/qualidade) do mercado.... :roll:
 
#5
Não compreendam mal a análise, dentro da gama de preços obviamente são uma opção válida, têm alguns problemas de "feitio", mas isso é comum a todos os travões .. cada um tem a sua mania .. os hope por exemplo são famosos pelos barulhos, e não é por isso que deixam de ser uns excelentes travões.
 
H

Hugo Carvalho

Guest
#6
[Análise] Travões Avid Juicy Five

Quantos km´s é que fizeste com eles, remi? :roll:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 
H

Hugo Carvalho

Guest
#8
[Análise] Travões Avid Juicy Five

Obrigado remi! :wink:

É sempre bom saber o tempo de uso e em que condições os usaste durante a análise. Pode-se concluir então que o negativo que encontraste é mesmo negativo... se é que me faço entender... :wink:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

Ludos

Benevolent dictator for life
#9
Acho que vale a pena verem as (poucas) reviews aos Juicy 5 no Mtbr.com

Os travões vai muito do gosto pessoal, eu como gosto de travões com capacidade de "Travagem BRUTA" sou adepto dos Juicy (pelo menos os 7 que já experimentei).

Os reis da progressividade deve mser os Hayes, eu bem que junto a manete ao punho com força, mas aquilo é tipo ABS, não bloqueia a roda de imediato.

O verdadeiro defeito dos travões é mesmo os rotores que em algumas situações causam trepidação, porque de resto creio serem usn grandes travões.
 
#10
Eu sou proprietário de uns juicy 7 com discos de 185mm, tinha uns XT de 4 pistons 160mm.
Moral da historia:
Adorei o XT de 4 pistons em termos de progressividade potencia e gostei muito da manete, nao existem defeitos a apontar nestes travões(tenho um para a frente em mt bom estado pra venda se alguem estiver interessado pm)

Quanto aos avid juic7 tem 3 aspectos positivos que primeiro a potencia de travagem embora brusca mas num passeio mais longo em velocidades mais elevadas nao se nota nada, em segundo a posição da manete e perfeita e em terceiro aspecto a sensibilidade da manete, é preciso muita pouca forca para travar o que e muito bom pois quando estamos em situacoes de "perigo" da mt jeito.

Coisas negativas a apontar pode se dizer que sao um bocado bruscos(podendo se alterar com a mudanca das pastilhas visto que estas sao muito rijas e agarram bem e quando agarram sao tipo pedra nao dilatam) quanto a ruidos penso que isso so existiu nos primeiros modelos, eu nos meus so tenho ruidos quando apanho agua.Quanto ao desgaste nao uniforme das pastilhas tambem tem muito a ver com a montagem visto que ao se basear num sistema de Tri-caliper torna se necessária uma boa afinacao de modo a manter uma posicao correcta das pinças.
:D
 
#11
Mas acham que as diferenças desses travões para os deore compensa a diferença de preços.
Pergunto isto pois como tu Remi disseste que também tiveste em vista os da shimano podias-me esclarecer esta duvida, mas a minha preferência vai para estes, ou não sejam eles vindos da sram, que eu prefiro muito mais do que shimano.

BOAS PEDALADAS....................
 
#12
Se fosse neste momento iniciar-me no mundo dos hidráulicos com um orçamento limitado, os Shimano Deore seriam de certo a minha primeira escolha pela excelente relação qualidade/preço.
 
#13
Eu sinceramente ja exprimentei os dois e tb não tinha duvidas escolhia os juicy sem pensar duas vezes, o deore parece um travao feito a na feira com acabamentos muito elementares e uma potencia de travagem que nada tem a ver com os juicy, o deore é mt engracado em bikes leves mas esprimentem meter uns 14 kilinhos em cima pra ver a potencia a diminuir enkuanto os juicy se kiseres travar a serio travas em qualquer altura.É pra travar e pra travar alem da manete ser muito superior.

Em termos de preços os juicy sao um pouco mais caros se houver hipotese axo que compensa. como ja disse atrás pra mim a Shimano só teve uns travões bons ate agora e deixaram de os fazer que sao os XT de 4 pinças sao os unicos que valem a pena mencionar.
Pk se kerem travoes a sério aconselho seriamente uns Formula oro !! ou uns juicy 7 ambos muito bons sendo o Formula oro um bokadinho menos bruscos mas no entanto conseguem ter uma potencia igual ou mais potente e muito leves(finalmente uns travões à homem pra XC)
 
#14
Se tiveres muito dinheiro então consegues comprar coisas ainda mais potentes ... Hope Mono 6ti, por exemplo ... mas o factor preço tem obviamente de ser tido em conta, e pela relação preço/qualidade, apesar de obviamente não serem os melhores travões do mundo, os Deore continuam a ser uma das melhores escolhas para quem se quer iniciar no mundo dos hidráulicos sem ter de pedir uma segunda hipoteca na casa.
 
#15
Falando nos Hope já estamos a levar a conversa por um caminho diferente pois a diferença de preços para os Avid juicy 5 é grande e para os deore é enorme pois o preço de um dos Hope, acho que, é superior a um par de Deore’s.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
#17
Air, faz como o Gervásio:wink: Procura na secção estou a pensa em comprar, os deore e deore lx são referidos em N tópicos.

É preferível usares um desses tópicos do que este q é uma análise aos juicy 5.

Cumprimentos
 
#18
Tenho os Avid 7 que no terreno são fabulosos, mas sinceramente vejo-me grego para colocar as pastilhas, que de início ficam a roçar nos discos. Já fiz de tudo. Segui o manual "empurrar os êmbolos para dentro antes de colocar novas pastilhas, mas mesmo assim é difícil. Além, de que o desgaste das pastilhas não é uniforme.
 
#19
Ola eu tenho uns juicy 5 e algum tempo tambem me começaram a fazer esse barulho bem como a vibraçao.
Mais tarde descobri a causa é que as pinças estavam um bocado descentradas ou seja uma pastilha encostava ao disco primeiro que a outra logo o disco vibrava pra nao falar que travava demais.

Soluçao: tiras as pinças. desapertas aqueles parafusitos que servem de tampa para o reservatorio e empurras as pastilhas pra dentro.
colocas as pinças no sitio e deixas os parafusos (que as agarram aquele suportezito) ligeiramente soltos.
(ter alguem ao pé ajuda)
vais apertando a manete do travao ate ela ficar "rija" depois com ela apertada apertas os ditos parafusos(que sao ovalizados logo permitindo ás duas pastilhas ficarem centradas com o disco)
provavelmente teras que colocar algum oleo que tenha saido (recomendo dot 5.1) (eu por burrisse minha tive que ferrar o sitema todo)
Desde entao nao tive mais problemas e estou muito satisfeito com os travoes.
 
#20
Também tenho Avid five montados de origem na minha Epic. Já fiz cerca de 1800 km com eles e só agora vou mudar as pastilhas. Para além da oxidação dos parafusos de suporte, não me revejo na review efectuada.

Neste período, fiz apenas um ajuste do posicionamento dos pistons que é muito fácil de fazer. Efectivamente, se os travões estiverem fora de posição, acontece alguns dos problemas de vibração e desgaste assimétrico das pastilhas, que já foram atrás referidos. Mas isso deve ser válido para qualquer marca/modelo de travões e não apenas para os Avid five.

De resto, acho que são efectivamente uns excelentes travões, para o preço e para quem não for muito, mas mesmo muito, exigente.

Para os que ainda estão a hesitar, optem por eles que não se vão arrepender.