[Análise] Specialized epic disc

Dadupe

New Member
Oi malta:
Lembram-se desta??
xDmQrl201983-02.jpg


E desta?
gSBRbA748289-02.jpg


Pois já não tenho a última também. Nunca me adaptei bem à bike e agora para o fim já só dizia mal dela. Acho que mudar de uma HT para uma bike quase de enduro não é boa ideia.
Aqui fica a minha nova e acho que definitiva (por uns bons tempos pelo menos) bike:
É uma specialized epic disc (o quadro) de 2006. Fiz um bom negócio com a troca por isso resolvi ficar com este.
DSC03806.jpg


Vários pormenores...
DSC03809.jpg

DSC03807.jpg

DSC03803.jpg



A configuração é a das outras bikes já com algumas alterações:
Selim Selle Italia Flite Trans Am
Rodas Mavic Crossmax XL(2006)
Tudo o resto de 2007
Manípulos XTR
Desviadrores Frente e trás XTR
Cassete SRAM 990
Corrente XT
Travões de Discos Hope Mini 180F/160T
Pneus Maxxis Larson TT Lust 1.9 F/T
Pedaleiro completo Race Face DEUS
Guiador Race Face Next SL
Punhos richey de espuma
Avanço Race Face DEUS
Suspensão Rock Shock Reba Team com pop lock
Amortecedor Fox r com brain
Pedais Shimano 659
Espigão de selim specialized
caixa Cane Creek Solos

Só faltam uns pequenos pormenores para estar totalmente a meu gosto:
Espigão de selim. Estou a pensar em várias soluções, mas devo ficar com um thompson Elite seatback, porque tenho de colocar o selim um pouco recuado para que os joelhos não ultrapassem o limite do pedal.
Selim. Também estou a ponderar várias hipóteses sendo o que está à frente da lista o Selle italia SLR (versão gel - o que pesa 175g)
Avanço Deus preto. Já está encomendado. Só estou à espera que ele chegue.

Deve andar pelos 11,6 ou 11,7kg. Com as trocas deve ficar nos 11.5kg. Só mesmo pesando

Eu nesta fase da minha vida já devia ter aprendido alguma coisa.

Quando comprei a minha primeira bike mais a sério, andei a namorar as Konas. Na altura comprei uma Scott. Embora tenha sido uma boa compra e a bike até era boa, andei sempre a chorar pelas Konas.

Conclusão: A bike seguinte que comprei nem sequer fui ver outras marcas. Comprei a kona pahoehoe que viram em cima.

Agora desde março quando comecei a pensar trocar de bike, sempre que via uma epic babava-me todo. Como sempre achei que era muito caro o quadro conformei-me com a hipótese de comprar outra coisa qualquer.

Em Junho comprei o cake. Não nego que foi um bom negócio, mas não era definitivamente o tipo de bike que eu queria. Embora descesse como uma maluca, as vantagens dela paravam por aí. Era um sofá autêntico. Bombeava de todas as maneiras e feitios. Chegava mesmo a enervar nas subidas. Não dava pica nenhuma fazer alcatrão com aquilo e pesava mais do que eu achava que fosse o razoável para o equipamento que ela tinha. :(

Para agravar a situação, sempre que eu via uma epic ficava doente.

Conclusão. Troquei por uma. Tenho desde ontem.

Hoje de manhã dei a minha primeira volta nela. 30km só para estrear e só posso dizer que não tenho ainda pernas para esta bike!!

Subir é com ela. Não sinto aquilo a bombear nada. Quer em alcatrão (onde posso ainda por cima bloquear a frente com o pop lock) quer no mato.

Funciona tal e qual como anunciado. Apanha calhaus e amortece. Não á irregularidades e comporta-se como uma rígida.

Evidente que não é tão suave como a minha cake. Mas posso dizer que nem por isso foi mais lenta a descer uma descida longa que conheço cheia de calhaus. Fiquei muito admirado, mas já me tinham dito que isso ía acontecer. Embora ela não seja tão suave a descer como a cake (atenção que só não o é por causa do amortecimento inicial que na cake era imediato. Esta a partir do momento que o brain abre comporta-se tal e qual como uma suspensão total) a spec tem o centro de gravidade muito mais baixo. Isto aliado com um sloping extremamente agressivo, faz dela uma bike muito agil e manobravel, ou seja vai para onde eu quiser e no momento que eu quiser. Logo consegui descer ainda mais rápido.

A subir senti que a bike se agarrava sempre ao chão, ou seja acabava por ser ainda melhor que uma rígida, porque quando apanhava um calhau amortecia e passava por cima sem a traseira saltar.

Isto são as primeiras impressões.

Quanto tiver mais quilómetros posto mais impressões!! :mrgreen:
 

JorgeSantos

New Member
Primeiro de tudo parabens pela nova aquisição :wink: Sem dúvida alguma uma boa escolha.
Análises como a tua são sempre muito boas e úteis. E passo a explicar: Pessoalmente prefiro análises fundamentadas, e quando digo fundamentadas quero dizer conhecedoras. No teu caso como já tiveste no passado 2 bikes completamente diferentes consegues exprimir de uma forma simples as várias diferenças entre ambas. E digo por mais simples que sejam as diferenças. Em relação à Epic é um daqueles quadros onde se observa tecnologia e avanço! Rápida e nervosa a subir, rápida e segura a descer. Excelente roladora em qualquer tipo de piso. E isto tudo devido à geometria do quadro e ao fantástico Brain. ( Continuo a afirmar que para o meu tipo de condução que foi o melhor sistema de amortecimento que tive) O Brain é simplesmente fantástico. É incrivel como consegue ler o terreno. Mas isso são outras conversas que podem dar muito que falar. (Muita gente não concorda com esta minha opinião).
Em relação à tua máquina, a mesma está muito equilibrada. Bons componentes, boas escolhas, muito dinheiro investido :lol: Pessoalmente e como tive uma má relação :mrgreen: com os meus Mini Hope não os colocaria em nenhuma nova montada. Mas lá está! Isso sou eu :mrgreen:
Muito boa mesmo a bike e gosto da côr. Sabes o que ficava aí bem , sabes, sabes?? Era uma Fox ou um Reba Branquinha :mrgreen:
Mete-lhe Kms!

Abraço
 

Dadupe

New Member
Josant said:
Muito boa mesmo a bike e gosto da côr. Sabes o que ficava aí bem , sabes, sabes?? Era uma Fox ou um Reba Branquinha :mrgreen:
Mete-lhe Kms!

Abraço

Eu sei. A reba world cup deste ano branca com as letras vermelhas então era ouro sobre azul. Mas como tu bem disseste tem já muito dinheiro investido. Para já vou-me concentrar em comprar o espigão, o selim e o avanço.

Porque se eu me começasse a passar da cabeça o que aqui ficava bem também eram umas SLR.

Para já só as 3 cenas que referi e fazer o que tu disseste. Por-lhe kilometros à parvo. Que eu só me apetece andar nela!! :mrgreen:

Uma coisa que eu acabei por não exprimir também quando fiz a primeira análise é que é importante seguir o coração. Já fiz o erro de não comprar a bike por duas vezes que queria inicialmente e acabei por comprá-la na mesma. É sempre um factor muito importante a ter em conta.
 

Dadupe

New Member
Após mais uma volta hoje, comecei a brincar com o brain e para já concluí que devo regular aquilo para o último clic ou penúltimo. Ainda tenho de ganhar mais sensibilidade com a bike para perceber o que é mais vantajoso.

Mas já tinha saudades de ter a traseira da bike bem firme. Dá outra pica para subir. A bike parece um foguete a arrancar.

Outro à parte é que quando tive a Kona, adorei a bike. Aliás tive-a 7 anos... Troquei-a porque era já tempo de o fazer e optei por FS porque as costas já não perdoam o perdoavam antes. Parece que não mas 31 anos pesa mais que 24. lol
 

Conguito

New Member
Parabéns pela tua aquisição, eu na segunda feira também fui buscar uma :mrgreen: e confesso que antes de ter o amortecedor afinado pensei em voltar a uma rigida, no entanto após varias horas de afinação lá me rendi aos seus encantos e ontem dei uma voltinha nela e pensei :shock: fuck que avião que isto é.....realmente quando passava aqui na Orbea ia sempre a levar porrada. Estou rendido e já não penso trocar. Depois deixo aqui umas fotos.
 

Dadupe

New Member
Eu tenho seguido o teu tópico e só tenho pena na minha bike de não ter o teu amortecedor. É muito mais rápido que o fox nas reacções. Parabéns pela bike.

Tu só vais apreciar realmente o valor da tua epic nessas situações. Trilhos que conheças muito bem e que passes lá outra vez com a epic e possas comparar o comportamento dela com a tua bike antiga.

Eu não tenho dúvida nenhuma que a epic é o passo evolutivo seguinte das bikes rígidas.

Vejam o seguinte link:
http://www.specialized.pt/?m1=Filmes&sec=Noticias&id=90

Prova que até os prós estão a migrar nesta direcção. Eles não são obrigados a correr com epics. Podem optar pelas rígidas. No entanto cada vez mais se vêm prós com epics...
 

kamikazzz

New Member
MAs afinal o que é isto?! Roubaram-me a minha bina e ainda por cima veem para aqui colocar fotos dela?!

Agora a sério o quadro é igual ao meu mas a montagem difere um cadito... sem dúvida é uma maluca a subi,r até parece que nem é preciso pedalar.

Daqui a uns dias faço uma análise à minha.

Ai fica uma foto da minha.

 

Morg

Member
Olá,

Depois de ler tópicos como este, bem fundamentados e com experiência em vários modelos de bikes, e ter experimentado uma ontem no Festibike, vou abrir os cordões à bolsa.

Vou gastar um pouco mais do que estava a pensar e comprar uma Epic Comp.

Obrigado pela ajuda, todos sabemos como custa a escolher uma nova bike................
 

jcpingas

New Member
Olá pessoal,

realmente a Specialized Epic é uma bike fonomenal, estreei a minha este fds, e já estou rendido a esta maravilha, assim que poder mostrovos as fotos da minha Epic comp, preta e laranja.

Boas pedaladas

João P.
 

Dadupe

New Member
Pois é. Afinal depois de muito pesquisa e porque a oportunidade se proporcionou resolvi não ser nada original e alinhar nas rodas do "povo". Mavic CrossMax SLR :mrgreen:

DSC03820.jpg

DSC03821.jpg


Estas rodas são mesmo sedutoras:
DSC03823.jpg


Discos flutuantes com parafusos de titânio a condizer com o cubo: :p
DSC03825.jpg

DSC03826.jpg


As rodas são uma delícia na bicicleta. São das rodas mais bonitas do mercado. Ainda tirei um peso valente à bike (acho que quase 400g contando com os discos flutuantes) e hoje fiz um raid em alcobaça para estrear as rodas. Podem achar que é psicológico, mas tenho a clara sensação de maior leveza da bike, muita rapidez em arranques e quando salto com a bike parece que vou levantar voo.
Pena que o raid tenha tido só 45km, porque quando acabei só me apetecia andar mais. Estava a curtir imenso a minha bike... :mrgreen:

Os discos ainda estão a acamar às pastilhas que eram dos outros discos, por isso ainda não tenho opinião formada.

Este é outro upgrade que já está na bike à um tempo mas que eu ainda não tinha mostrado:
DSC03822.jpg

Avanço race face deus 100mm. Com a troca do quadro estava demasiado esticado por isso reduzi de 110mm para 100mm e sinto-me muito melhor na bike. Para não falar que este avanço é bem mais bonito que o anterior :oops:

Este é o novo brinquedo que tenho em casa:
DSC03828.jpg

Agora a chover e a anoitecer mais cedo torna-se complicado treinar, por isso resolvi adquirir este brinquedo e não é assim tão monótono...

Com esta roda maravilha atrás. É uma SLR...SFJTUSHCFHGS. Patente minha. Pesa 50g já com pneus e tem turbo embutido:
DSC03829.jpg


São estas as novidades. As rodas não são umas fulcrum (menos vistas- pelo menos por enquanto), nem são uma montagem exótica à la carte, mas que são absolutamente lindas e dão outra vida a uma bike, ninguém pode negar...

Estas foram as minhas prendas de natal!! :mrgreen:
 

XC_RIDER

New Member
Olá Dadupe...

Parabens pela aquisição, essas rodas fazem maravilhas, a Epic ganhou um novo look fabuloso, nem parece a mesma... :)

Diz-me o q achas do CS 200? é o CAD? como se comporta, tenho ouvido muitas criticas, especialmente quando montado sob o avanço, no que diz respeito a interferências quando sujeito a vibrações extremas e água...

Cumprimentos.
 

Dadupe

New Member
manpal said:
Parabéns pelas rodas, comprei hoje umas iguais para a minha epic

Queremos ver é fotos... :mrgreen:

XC_RIDER said:
Olá Dadupe...

Parabens pela aquisição, essas rodas fazem maravilhas, a Epic ganhou um novo look fabuloso, nem parece a mesma... :)

Diz-me o q achas do CS 200? é o CAD? como se comporta, tenho ouvido muitas criticas, especialmente quando montado sob o avanço, no que diz respeito a interferências quando sujeito a vibrações extremas e água...

Cumprimentos.

Obrigado.

O meu CS200 é o Cad. Tenho-o desde a páscoa e o único problema que tive com ele até agora foi com os imans da mavic. O polar propriamente dito acho 5 estrelas. É funcional (embora eu ache que os botões poderiam ser mais sensíveis) e tem todas as funções que preciso (embora o acumulado de subidas também fosse agradável de ter). Coloquei-o no avanço porque acho mais prático e o guiador fica mais limpo. Nunca tive problemas de conexão nem com o cad nem com o sensor de velocidade e nem com o pulsimetro.

O único problema mesmo foram os imans da mavic que não fracos e descolam-se o plástico que os envolve. É que as rodas mavic têm raios mais grossos e não podes usar o iman de origem.

No fundo acho que é uma boa relação preço qualidade, desde que compres no ebay. A garantia é internacional, por isso se tiveres problemas podes recorrer ao importador nacional. Comprei o meu em leilão por 110€ mais 10€ de portes. Aqui tem portugal não achas por menos de 150 ou 160€ (a versão CAD)

Mas atenção que eu posso estar a ter sorte, porque já ouvi várias pessoas a queixar-se (mas e daí, ouvimos queixas de tudo também), por isso fica ao teu critério... Se tiveres mais dinheiro para disponibilizar tens outros modelos bem cools...
 
Top