[Análise] Shimano PD-M540

neo15190

New Member
OFFTOPIC

Recebi estes pedais graças ao meu grande amigo e utilizador deste fórum o jocarp. Pouco antes de nos irmos encontrar para celebrar os meus 15 anos :D ele perguntava-me o que eu queria e eu respondi-lhe a sério mas no espírito da brincadeira : “pode ser uns M540 pa bike”! E o gajo disse que sim. Bem o que aconteceu foi q quando nos encontrámos a noite o rapaz deu-me mesmo os pedais…Para ele um grande abraço e um grande obrigado. E os pedais não são baratos!!! Bons amigos :)

Vamos ao que interessa…

Quando abri a caixa vi logo o quão lindos eles eram…Metalizados, brilhantes, pequenos… A imagem que eu tinha deles… Depressa fui sacar os pedais antigos e montei estes; a montagem é simples, faz-se com uma chave allen de 8mm.
No dia seguinte fui rodar com eles, ainda que poucos km’s que fiz, já estava a gostar…O encaixe e desencaixe é bastante mais fácil de fazer do que com outros pedais que já experimentei (OnOff DH c/ plataforma e M505). Ainda não rodei com eles em lama, mas já li numa revista que o sistema de escoamento de lama é superior às versões abaixo, visto o pedal ter um design diferente, mais simples. Não sou um iniciante no SPD mas já não rodava há algum tempo e ainda não caí :p; tanto o encaixe como o encaixe são fáceis de realizar.

Conclusão : Usa o mesmo sistema e desenho que o 959 (XTR) da Shimano, mas a um preço acessível; fácil instalação e regulação; relativamente leves (356g)

Conforme for rodando com eles vou actualizando o post :p pode ser que com o tempo surgam prós/contras :)


Imagens

pedal1.jpg

pedal2.jpg

7.jpg
 

Peso-Pluma

New Member
So para o pessoal que possa estar a perguntar, qual a diferença entre os 959(XTR) e os 540(XT) é que os 959 usam rolamentos e os 540 usam esferas.
Pode haver também uma diferença a nivel de construção mas isso é irrevelante.

abraços

Pluma
 

frezite

New Member
boas... tb comprei agora esses pedais e já posso dizer que em temos de lama... são muito porreiros...

o problema é mais do sapato acumular lama no encaixe... mas de resto decaixe suave etc... forma substiruir uns welgo e na lama não tem comparação...

um abraço

Rui
 

HR

New Member
Boas,

Uso estes pedais (M540) há cerca de 1 ano e para já 5*... se derem raia cá estarei para informar...


CumprimenTTos
 

BruMau

New Member
Boas!!! Também tenho estes pedais na minha bike há quase um ano e estou bastante satisfeito. Impecáveis.

Abraço...
 

Bytes

Member
Peso-Pluma said:
So para o pessoal que possa estar a perguntar, qual a diferença entre os 959(XTR) e os 540(XT) é que os 959 usam rolamentos e os 540 usam esferas.

Desculpem lá a ignorancia, mas os rolamentos não são compostos por esferas ? :?
 

nfh

Member
fura-bytes said:
Peso-Pluma said:
So para o pessoal que possa estar a perguntar, qual a diferença entre os 959(XTR) e os 540(XT) é que os 959 usam rolamentos e os 540 usam esferas.

Desculpem lá a ignorancia, mas os rolamentos não são compostos por esferas ? :?

Nem sempre... rolamentos de esferas são apenas um tipo de rolamento, como podes ver aqui. Em todo o caso, penso que a diferença deve ser no facto do eixo estar apoiado directamente em esferas (que estão numa espécie de câmara) ao invés de estar agarrado a um conjunto de rolamentos.
 

PedroPadinha

New Member
tenho também uns desses, lindos lindos lindos, perfeitos para XC :D

e curiosiamente..eu uso-os com uns sapatos specialized, e o problema da lama, é mesmo se posamos o pé no chão, a lama fica no proprio encaixe do sapato..e dificulta depois o encaixe no proprio pedal..porque lama em si no proprio pedal nunca tive problemas
 

biculas

New Member
Pois eu também tenho uns desses, por acaso, são os meus primeiros pedais SPD, e estou muito contente com eles, uma maravilha, com lama portam-se bem, eu por acaso nunca tive problemas com o encaixe, derivado á lama, comprei uns sapatos ADIDAS, outra autentic amaravilha, são de sola flexivél, e desenhados de maneira a que o cleat não toque no chão quando andamos com eles, quabndo é preciso andar a pé, comportam-se como um sapato normal, até se podia andar com eles no dia a dia, os sapatos são estes http://www.adidas.com/verticals/cyc...t=CY&Category=3&lid=cyclingProducts&lpos=Main .

Ah! E tal como os 959, também são de rolamentos, ao contrário do que foi dito acima.
 

jmquintal

New Member
Os meus 540 tb foram oferecidos e foram os unicos pedais de encaixe que usei até hoje!!!
Até agora 5 estrelas, facil escoamento da lama, afinações da força dos encaixe mais que sufecientes, e leves, para não falar que tb os acho muitos bonitos
JM
 

Barradas

New Member
Eu também tenho um PD-M 540, foram os primeiro pedais de encaixe a serio que tive por isso não posso dizer que são os "melhores"...

Anteriormente tinha uns PD-M324, que tem plataforma de um dos lados, comprei-os porque pensei que seram mais "seguros", e como nunca tinha utilizador este tipo de pedais, pensei que fosse o melhor para me adaptar... :nsei: mas rápidamente ví que não era bem aquilo que estava à espera, custava muito a encaixas o sapato, pois o encaixe ficava sempre para baixo, e tinah de andar sempre a rodar o pedal andas de encaixar, e com a lama nem se fala doh.

Os PD-M540, comparados aos PD-M324 são muito, mas mesmo muito melhores... Valeu bem a troca. E acho que até têm um valor muito em conta... :mrgreen:
 

OBiklas

New Member
Também tenho esses montados e não tenho nada a dizer contra..por enquanto só um malho (quando montei esqueci-me de regular a força e tavam no máximo).

Boas pedaladas
 

900rr

New Member
Bom review, andei a pesquisar na web e também diziam por todo o lado maravilhas dos pedais, e como me pareceram com uma boa relação preço /qualidade já tenho uns a caminho para testar :mrgreen:
 

José Martins

Administrator
sniper_pt said:
na minha opinião esses pedais nao sao assim tao bons...

Porque dizes isso? tiveste alguma má experiência com os mesmos?
o motivo da minha pergunta é o facto de utilizar uns VP de encaixe, o modelo 150 há quase um ano e conhecer outras pessoas que usam e que, tal como eu, estão muito satisfeitos.
Mas tenho reparado que são um pouco dificeis de encontrar por cá, em especial se quiseres adquirir componentes extra.
Por isso, quando trocar, irei provávelmente juntar-me ao clube dos 540.
 

loopeh

New Member
Também tenho uns 540 à cerca de 9 meses e até agora estou contente a nivel geral com os mesmos, só um pequena nota que de há um tempo para ca teem vindo a gerar um barulho um tanto estranho e irritante e apesar de me dizerem que é normal e que passa isto teima em não passar... de resto aconselho :wink:
 
Top