[Análise]Merida Trans-Mission Race Disc

helenium

New Member
Exactamente 4 semanas após a compra e cerca de 600 Km’s percorridos, resolvi falar um pouco sobre a minha nova aquisição!!
Trata-se de uma Merida Trans-Mission Race Disc e como a marca diz, trata-se de uma All-Mountain fazendo bem jus à atribuição que lhe é feita!! Mas disso já falo mais à frente!

Infelizmente aquando da compra, a disponibilidade financeira não abonava a meu favor (tal como nunca o fez) e por isso mesmo tive que pedir ao dono da loja para lhe retirar umas peças que trazia de origem para lhe montar as que já tinha. Foram elas a Suspensão que era uma Manitou Minute 2.00, o pedaleiro que era um FSA Carbon Pro Team MegaExo (este deixou-me mesmo muita pena), o desviador traseiro que era um Shimano XT e o banco que apesar de ser da marca era mais leve que o que tenho. Em substituição coloquei-lhe uma Reba Race, suspensão previamente adquirida, o pedaleiro é um FSA V-Drive MegaExo (um pouco mais pesado que o original mas quanto a mim com uma melhor relação (preço/qualidade)), o banco é um Selle Italia Flite Gel Flow e o desviador traseiro é um XTR

Passando ao meu relato como “user” da bicicleta:

Graças à arquitectura do quadro e sobretudo à suspensão traseira, uma Manitou LRS SPV, que sinceramente me impressionou bastante pela positiva, a bicicleta rola e sobe sem bombear minimamente, absorvendo porém a mais pequena irregularidade que seja, fazendo da bicicleta bastante confortável nos diversos terrenos e sem perdas de rendimento ao pedalar. A descer, não é uma DH, mas honestamente não decepciona minimamente.

Os travões que trás montados são uns XT Disc 203 com umas manetes Dual Control também XT.
Quanto aos discos, após 600 kms de travagens tenho uma opinião bastante diferente da que tinha quando a bicicleta tinha 50 ou 100 Km’s, gosto bastante da travagem destes discos, são potentes mas bastante “doseáveis”, só travo o que quero!

Relativamente às manetes, também tenho uma opinião bastante diferente da que tinha quando as comecei a usar, agora adoro-as e não as trocava por outro sistema qualquer, adoro poder travar e reduzir simultaneamente, mas acima de tudo são muito simples de usar, muito confortaveis e adaptadas à mão e muito precisas.

Quanto à transmissão, não tenho muito bem a dizer, não sei se será culpa da minha afinação, ou se será culpa de ter uma cassete Sram e uma corrente Shimano, sinceramente não sei, mas o que é facto é que a subir em mudanças mais leves, por vezes a corrente salta de tal modo que parece que vai partir “o motor” …
Quanto à suspensão dianteira, tenho pena que não tenha mais curso, mas era a que já tinha e também não posso dizer mal dela, gosto do seu comportamento e tem bastantes afinações para dispor em prol do uso que se lhe quer dar.

O banco, esse é um problema. Após 600 Km's de uso nesta bike e mais uns qtos na bike que tinha anteriormente, o meu "ANANÁS" ainda não se adaptou, isto está a tornar-se num verdadeiro problema pois este incita-me a não andar!!


Especificações da Bike:



Quadro:Merida Trans-Mission Race Disc
Suspensão:Rock Shoc Reba Race
Avanço:FSA FR-230
Guiador:FSA XC 280BOS R40 660
Manetes/Shifters:Shimano XT Dual-Control
Travões:Shimano XT Disc 203
Desviadores F/T:Shimano XT/XTR
Corrente:Shimano
Cassete:Sram
Pedaleiro:FSA V-Drive MegaExo
Rodas:XT/Mavic 317 Disc
Pneus:Maxxis Ignitor (F) / Maxxis Fly Weight (T)
Espigão de Selim:FSA SL220LX SB32
Selim:Selle Itália Flite Gel Flow
Pedais:Shimano SPD M540

Quanto ao estrago, ficou em cerca de 2250€.

Prós:
- Posição de controle
- Sistema de suspensão traseira
- Pneus
- Sistema de travagem e mudanças

Contras:
- Transmissão
- Banco (rijo como c*rn*s)
- Alguns barulhos ainda sem origem certa localizada
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Fotos ainda não tenho nenhuma assim muito bonita, mas de qualquer modo aqui fica uma ou duas:
Esta foi tirada ontem à noite antes da voltinha de hoje:
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Estas foram tirdas agora à pressão para postar com o resto:
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Bem já agora fica aqui também uma ou outra da menina em acção...
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Foto tirada por JPSANTOS

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Foto tirada por JPSANTOS

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Foto tirada por JPSANTOS
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Se por acaso alguém tiver ou conhecer alguém que tenha uma destas, partilhe aqui da sua opinião!
 

andrextr

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A bike tá à maneira! Parece muito porreira! Esses discos de 203mm ficam sempre bem! O curso é de 130mm atrás? Pois é pena não teres uma susp à frente maior, mas essa é muito boa! Mas isso com uma Rockshox Recon 130mm ficava a matar eh eh :)
Quanto ao assento, não é o facto de ser rijo, acho que é a propria "anatomia" do assento que influencia mais o conforto! Se calhar tens que trocar por um daqueles que tem uma fenda no meio, e que seja mais anatómico...
 

card050

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aí está uma bela duma bike :)
tenho uma transmission comp de 2005 e conheço quem tenha uma transmission race disc! Bike linda msm ;)
parabéns!
 

helenium

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andrextr said:
Quanto ao assento, não é o facto de ser rijo, acho que é a propria "anatomia" do assento que influencia mais o conforto! Se calhar tens que trocar por um daqueles que tem uma fenda no meio, e que seja mais anatómico...

Pois eu axava k com a fenda no meio ele eram bastante confortável.... é que este é um desses que tem a dita fenda no meio!!
 

vacalouca

Member
helenium said:
andrextr said:
Quanto ao assento, não é o facto de ser rijo, acho que é a propria "anatomia" do assento que influencia mais o conforto! Se calhar tens que trocar por um daqueles que tem uma fenda no meio, e que seja mais anatómico...

Pois eu axava k com a fenda no meio ele eram bastante confortável.... é que este é um desses que tem a dita fenda no meio!!

Hás de exprimentar um Selle SMP Strike TRK; é barato e o pessoal que o tem exprimentado fica fã, eu inclusivé.


Fica bem
 

Bravellir

New Member
helenium said:
andrextr said:
Quanto ao assento, não é o facto de ser rijo, acho que é a propria "anatomia" do assento que influencia mais o conforto! Se calhar tens que trocar por um daqueles que tem uma fenda no meio, e que seja mais anatómico...

Pois eu axava k com a fenda no meio ele eram bastante confortável.... é que este é um desses que tem a dita fenda no meio!!

Então o que tu tens é um Trans AM.
 

Bravellir

New Member
Boa, agora fui apanhado. Eu ia jurar que alguns dos modelos da Selle Italia tinha a designação TransAM e que essa designação se referia ao corte central. Aliás, eu ia jurar que há apenas umas semanas comprei um prolink exactamente com essa designação, mas acabei de ir ao site deles, e nenhum dos modelos tem essa designação.

O que indica se tem ou nao o corte central agora é o termo "gel flow".

Sou eu que ando a ver coisas ou eles mudaram a maneira de dar nome aos modelos? agora fiquei confuso...

http://www.tri-specialties.com/DisplayDetail.aspx?which=321
 

David Raquel

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Isso do "gel flow" cheira-me que tenha a ver com o selim ser de gel não? Aliás, se traduzires é o que dá a entender! Isto digo eu na minha insignificancia... :roll:
 

satch

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Está muito fixe a bicla. :yeah: Pena é a suspensão, é claro que a Reba também serve para um Enduro mais light, mas quando tiveres oportunidade troca por uma com mais curso.

Em relação ao selim eu também não me sinto lá muito confortável com o meu Selle Italia C2.
 

BigFoot

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Sem duvida que nessa bike o Fizik Gobi é o que ajusta melhor, e ainda por cima e bastante confortavel e não muito pesado.
Quanto ao facto de te queixares de a corrente saltar, pode ser simples desafinação.
Eu tenho XTR invertido, maniplus dual XT, cassete XT, e antes corrente XT, o sistema era todo muito suave mas parecia me qua não era tanto como os rapid fire, mas e uma questão de habito.

De qualquer maneira o meu XTR nunca mais vai voltar a ser o que era depois de na passada 5f se ter partido ao meio e de me ter escavacado a bike toda inclusive ter laskado o quadro na ponteira.

Mas voltando.. pelo preço que disses e daquilo que conheço, a merida está a ganhar cada vez mais pontos no mercado graças ao preço qualidade.

Parabens tens ai uma optima aquesição. Vê se resolves isso do selim que e uma pena deixares de lhe dar uso por causa disso.

Cumps.

Bruno Atalaia
 

pratoni

Active Member
não compreendi uma coisa... :-K

tu trocaste o selim que vinha na bike por um que já tinhas e agora estás a queixar-te do selim? mas antes desta bike o selim não te dava razões de queixa?? :shock: :shock: :shock: :| :|
 

Mota007

New Member
Ora até k enfim alguém a falar de uma verdadeira beleza!!
Tenho um quadro igual. O resto do material é ligeiramente mais modesto mas sobe e desce com uma segurança maluca.
Tinha uma semi-rígida e passando para esta, UAU!! k diferença.
1 abraço
 
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