[Análise] Manitou Minute 2

P.M.

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Manitou Minute 2...

Caracteristicas

130mm de curso (fixo), pernas de 30mm (com arco invertido), sistema SPV (anti bombear), amortecimento TPC, apenas para disco (postmount) e 1650 gramas de peso...
Ajustes de recuperação, pré-carga (pressão do ar) e SPV (volume e pressão).

On the trail...

Bem, desde já admito que não gosto do SPV. Acho o conceito contrário ao que se procura numa suspenção (sensibilidade e absorção de todos os impactos). Tal como detesto profundamente o funcionamento da Fox Terralogic. A primeira versão do SPV era seca e com muito pouca sensibilidade, de modo que estava curioso de ver a evolução (spv evolve). Por outro lado o peso (verificado) para uma suspenção de 130mm era tentador.

Na primeira volta decidi brincar com a pressão do spv. Esta pode variar dos 30 psi aos 175 psi. Nos 30, o efeito SPV é praticamente nulo e a suspenção comporta-se como uma normal, com o sistema TPC a brilhar (existe quem diga que é melhor que o da Fox...). Com pressões superiores os pequenos ressaltos são completamente ignorados e o andar torna-se desconfortável... A pré-carga foi ajustada para 20% de SAG.
Decidi andar nos 50psi (spv) e com o volume de spv completamente aberto (suspenção mais linear). Foi uma agradável surpresa... Com esta pressão, a suspenção é muito similar a uma Marathon SL, sem no entanto ter tanta fricção inicial. É bastante suave (obviamente não chega a uma Fox Vanilla, mas é bastante próxima da Fox Float) e absorve as irregularidades sem problemas. Por vezes parece que se afunda demasiado depressa e vai esgotar o curso, mas depois aparece o grande trunfo dos sistemas SPV: a resistência ao afundamento. Esta particularidade é bastante benéfica quer no contrariar do afundamento ao travar, quer no aterrar de um drop.

O ajuste de recuperação não é grande coisa e a diferença não é assim tão grande. O próprio ajuste parece frágil e não inspira muita confiança. Felizmente é um pouco set-and-forget...

Em termos de resistência, e apesar de apenas ter umas pernocas de 30mm, comporta-se muitissimo bem. Não sendo tão boa como uma Fox, não se fica muito atrás, sendo no entanto mais rigida que as Marzocchi com diametros iguais. A razão segundo a manitou, reside no arco invertido...

A questão de contrariar o bombear é relativa, e depende de cada utilizador... Eu gosto das suspenções suaves e sensiveis... Outros poderão preferir ganhar na estabilidade e não se preocupar com os ressaltos pequenos. Talvez aqui resida um grande trunfo do SPV: o ajuste personalizado...

Conclusões
Excelente opção para quem procura 130mm com um baixissimo peso e alguma ajustabilidade. Excelente opção para Enduro.
Peca pela própria construção mais singela quando comparadas com as Fox e as irmãs maiores (Nixon) e pelo gostar-se ou não do SPV.
 

sintra

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MANITOU MINUTE 3:00

Olá

Tenho tb uma MANITOU MINUTE na versão 3.00 com o IT. Sinceramente, a culpa pode ser minha, mas ando há 3 meses a fazer alterações nas pressões e nunca estou totalmente satisfeito... ou afunda demais ou está rígida demais, ainda não encontrei totalmente um meio termo. Todavia, reconheço as suas excelentes capacidades nos médios e grandes impactos... o SPV já me salvou de situações inimagináveis, faz milagres. Mas, a altas velocidade, nos estradões com pedras, acho-a pouco sensível e muito nervosa e parece e outras ocasiões que não utiliza a totalidade dos 130mm. Mas, pelo que tenho lido, esta suspensão dá a entender ao seu utilizador " que se passa algo de estranho" mas na realidade ela está a fazer tudo correcto. Concordas? Como diz o ditado: "à mulher de César não basta ser tem que parecer...."
Habitualmente utilizo as seguintes pressões, para o meu peso de 75kGS:
-SPV:35/40 PSI c/ meia volta no volume da câmara
-PRÉ-CARGA:140 PSI
Para o teu peso quantos PSI's colocaste na pré- carga?

Saudações BTTistas
PL
 

P.M.

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Boas Sintra,

Se bem me recordo meti 120 PSI (configureio através do sag). E peso o mesmo que tu. Tenho quase a mesma pressão no SPV e o volume todo aberto.

Acho que tens de perceber melhor os conceitos dos ajustes.
O ajuste da camara de spv (o sextavado vermelho) ajusta a linearidade da suspenção. Assim, todo aberto e comporta-se (quase) como uma suspenção a molas, sendo o curso linear (ou seja, o afundamento é proporcional com a força aplicada). À medida que vais diminuindo o tamanho da camara (rodando esse sextavado exterior no sentido dos ponteiros do relógio) a suspenção quando chega a meio do curso deixa de ser linear e faz uma rampa na compressão, tornando-se mais lenta e com maior dificuldade de chegar ao final de curso... Penso que aqui o melhor ajuste é um compromisso entre o teres o curso todo ou teres uma maior resistência ao afundamento. Tudo depende do andamento que fazes.

O spv, quanta maior a pressão, maior a resistência ao pedalar, mas menor sensibilidade aos ressaltos...

Em relação à questão dos estradões, nunca reparei, mas provavelmente é mesmo assim, pois estamos a falar de pequenos ressaltos, aos quais o spv não é muito sensivel...

Uma nota, nunca baixes a pressão do SPV abaixo dos 35 PSI, pois tem influencia no resto da suspenção e aquilo fica com um funcionamento marado...

Deste-te bem com o IT? Ao inicio estava indeciso entre a 3 ou a 2, mas o IT não me convenceu... Achei-o bruto ao descer e para subir uma treta.

Pedro
 

sintra

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MINUTE

Acho que o meu problema foi ter lido demais artigos sobre as MINUTE. Acho que teoricamente até vou percebo, o problema é na prática....
Sinceramente, não gosto da suspensão da frente totalmente linear, acho que às vezes nas travagens abaixa muito, prefiro mais progressiva.
Utilizo totalmente linear o amortecedor (RP3 AVA), aqui sim, gosto de aproveitar todo o curso. Manias!
Em fóruns americanos li que as MINUTE só ficam no ponto após a 1ª revisão/mudança de óleo. Será? Mas, não se pode confiar muito neles: quando leio que há ianques com cerca de 80 Kgs que utilizam apenas 80 PSI's na pré-carga e assim, dizem, é que é bom?! São loucos!!!
Quanto ao IT, não utilizo muito. Só se for uma subida descomunal e muito técnica, mas de curta duração..... porque o sistema quando activado (130 até 30) ficas com a sensação de ficares colado ao chão, tens que dá mais às pernas.
 

P.M.

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Bem,
A vanilla é pura manteiga. Suave, suave, suave... Também se nota que é mais rigida lateralmente. O maior defeito era o brake dive brutal que tinha...
A minute ganha no peso (menos 400 grs), nos ajustes e no "brake dive", pois aguenta-se bem melhor... A nivel de qualidade de amortecimento o TPC da minute é muito bom e como escrevi na review inicial, fiquei surpreso e é bastante mais suave ao inicio, quando comparado com as Marathon SL.

Estou feliz com a minute. Queria emagrecer a bike. E sinceramente o spv não me faz assim tanta confusão como pensei inicialmente. Tinha medo de perder muita sensibilidade com o spv.

Agora ando a ver as Talas e Float.... LOL

Pedro
 
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