[Análise] Gary Fisher Cake 1 DLX

Dadupe

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Esta era a minha bike (quadro, porque o resto ficou)
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Já não a tenho. :( Muitos momentos de alegrias ela me deu... E dores de costas :evil:


Após muita indecisão foi-me proposto um negócio irrecusável. Dei 600€ por este quadro (com o meu à troca) que era um quadro de demonstrações da bicimax. Ou seja quase não tinha uso. Era o topo de suspensão total XC da Gary Fisher do ano passado:
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Uma Gary Fisher Cake 1 DLX (quadro de 2006 como novo. Nem um arranhão)

Pormenor da escora em carbono, amortecedor e transmissão:
CAt0Ga347553-02.jpg


Bike após a maratona de Pombal:
t4PJH1203302-02.jpg

Que por acaso foi a primeira maratona em que não me doeu as costas (e garanto que foi a que fui com mais calhaus)

Depois faço um review da bike das primeiras impressões que tive dela com detalhe

Selim Selle Italia Flite Trans Am
Rodas Mavic Crossmax XL(2006)
Tudo o resto de 2007
Manípulos XTR
Desviadrores Frente e trás XTR
Cassete SRAM 990
Corrente XT
Travões de Discos Hope Mini 180F/160T
Pneus Maxxis Larson TT Lust 1.9 F/T
Pedaleiro completo Race Face DEUS
Guiador Race Face Next SL Low riser
Punhos richey de espuma
Avanço Race Face DEUS
Suspensão Rock Shock Reba Team com pop lock
Amortecedor Fox rp3 (com revisão feita na bicimax :wink:)
Pedais Exuster E-PM25
Espigão de selim ON Off provisório. Está encomendado um next sl (race face)
caixa Cane Creek Solos

Peso: Por confirmar, mas deve estar entre os 12 e os 12.2kg. Um bocadinho gorda mas eu ainda a emagreço mais um bocadinho

O que acham? Nunca vi nenhuma em maratonas... E do que experimentei ontem simplesmente adorei. Trepa que nem uma maluca (não notei o peso) e a descer parece que voa baixinho. Em descidas com calhaus transforma aquilo em alcatrão liso...

Virei para o lado negro do BTT. As molinhas. :oops: E olhem que fiz muito bem :mrgreen:

Continuação do review em detalhe em breve...
 

Dadupe

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Em primeiro lugar uma pequena análise ao quadro. Este review vai essencialmente incidir sobre o quadro, porque o resto do equipamento já o tinha com provas dadas.

A geometria do quadro não é convencional. É o que os engenheiros da Gary Fisher chamam de Génesis. Esta geometria consiste em colocar o centro de gravidade o mais baixo possível e centrado com o piloto de modo a que a bicicleta fique o mais estável possível em descidas e aumente a tracção em subidas de modo a não se sentir o peso.
Deste modo eles alongaram um pouco o tubo horizontal e diminuíram o tamanho da escora de modo a que a escora traseira fique mais debaixo do piloto.

A escora traseira é assimétrica para poupar peso e aumentar a rigidez e a parte de cima da escora é de carbono para poupar peso e aumentar a rigidez.

Sobre o peso do quadro. Embora eu não o tenha pesado, ele não é nenhum peso pluma. Aliás aponto esse como o único defeito do quadro. Se tivesse menos 300 gramas não perdia nada. Mas penso que a filosofia por detrás desta bike foi a de fazer um quadro fiável. Isso vê-se na construção e nas soldaduras.

Ele é feito de alumínio ZR9000. O mesmo da Trek. Muitas coisas são semelhantes à Trek, não fossem as duas empresas do mesmo grupo.


Ainda andei pouco com o quadro (Só fiz a maratona do centro), mas já consegui ver algumas coisas muito importantes. Em primeiro lugar mudei de uma HT com 10.8kg para um FS com 12 ou 12.2kg. Isto preocupava-me. Para ser sincero, só sinto o peso da bike quando pego nela em peso. A andar nela, não sinto diferença nenhuma de peso.
Ela agarra-se ao solo de uma maneira incrível, e dá-me imensa tracção. Em subidas com calhaus a traseira não salta o que é excelente. À frente tenho uma RS Reba Team que também mantém sempre a frente colada ao chão.

A descer em calhau, parece que voa. Não houve calhau que parasse aquilo. Parece que alisa tudo e passa-se sem sentir quase nada de calhaus sempre com muita segurança. É rápida a virar.

Em estradões largos com brita solta em que se atingem grandes velocidades a descer, sinceramente preferia a minha HT. Quando o amortecedor amortece parece que o pneu furou ou que vou a perder a traseira. Mas sei que isto é hábito. Com o tempo esta minha sensação vai desaparecer.

Foi a primeira maratona que fiz em que não passei os últimos 10 km a penar por causa das costas. Não senti que levasse mais peso.

Outro senão tem a ver com o bidon. Só pode levar um e tem de ser de 500ml. Maior não cabe.

No geral estou muito contente com a bike. Já devia ter mudado à bastante mais tempo.

Desculpem o testamento mas quis fazer uma análise o mais detalhada possível. Conforme eu for mudando coisas ou vendo outros detalhes que me tenham escapado eu vou actualizando o post.

Abraço a todos
David Pereira
 

marky27

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Parabéns pela bike David,
mudaste e fizeste tu muito bem! FS é do melhor! :D e essa sensação que descreves da traseira fugir nas curvas é mesmo só isso, uma questão de hábito apenas, em breve não vais querer outra coisa e descer cada vez rápido. Repara, ganhaste tracção, conforto e melhor controlo, à custa de 1,5 kg! Acho que vale a pena, não? Quanto á bike, gosto muito, e o peso não acho que esteja nada mal, mas se achas que podes e deves melhorar... E o negócio que fizeste com esse quadro foi excelente!! :shock:
Abraço
 

Dadupe

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Acabei mais uma voltinha de 35km. Era para ir ter com uma malta, mas sabia que eles íam para um sítio com pouco "relevo"

Já ía um pouco atrasado e a minha bike sussurrava-me ao ouvido... Vamos para um sítio com calhoada!!! E lá fui eu. Curti bué. Fui para o PNSAC, fiz umas subidonas e descidas com mais calhaus que me lembrei e aquilo só pede mais e mais... Já sei qual é o feeling dos downhillers quando vão a descer em cima de calhaus altos e pedalam como malucos!!

Tou a curtir bué!

A propósito. Mudei os pedais porque os exuster estavam-me a causar dores de joelhos. Por muito que eu mexesse nos cleats as dores não passavam. Fui ao btterra e o victor pôs-me lá uns 949 (Acho que é esse o número - É o pedal topo da shimano antes de existir os XTR) usados dele (com muito bom aspecto) por troca dos meus. Não sei se fiquei a perder ou não mas o que é certo é que não me doeu os joelhos hoje e tudo mais são histórias...

Tirei a grade do bidão da bike porque nem bidões de 500ml lá cabem... Defeito. Paciência. Anda-se de camel back.

Aproveitei e pesei a bike com a mesma balança que tinha pesado a kona (que é digital e mais precisa) e marcou 11.9kg. _tasse Muito mais interessante que os 12 e tal que marcava antes (também tinha bué lixo agarrado quando a pesei antes...)

Para já é isto...
 

JorgeSantos

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Ora aqui está um quadro "diferente" do que se vé por aí. Sinceramente gosto. E mais digo: Mal vi a 1ª foto disse cá para mim: " Aquel "grade de bidão" fica muito mal ali." Ainda bem que a tiraste.
De resto 5 * Parabens
 

baole7

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Da Gary Fischer Hi-fi Deluxe anda por aí alguém que me possa dar uma opinião acerca desta burra? Ando para mudar da minha Trek ex5 para uma coisa mais leve, confortável e ágil. Há por aí sugestões (orçamento em 1500-2000 euros)? As novidades ainda estão para sair...
(Ainda não conheço os cantos à casa portanto desculpem lá o"tiro ao lado")
 
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