Análise CK (creatinofosfoquinase)

Odin-Trek

New Member
Boas companheiros do pedal, de algum tempo a esta parte tenho sempre os valores da análise ao sangue ck muito altos acima entre 300 e 400, inicialmente a médica disse-me que os medicamentos para o colesterol tem esse efeito, mas agora já há mais de 6 meses que não tomo e o valor continua alto.
Também é verdade que pratico desporto 5 a 6 x semana poderá ser disso?, musculos cansados?, de que modo posso ter a certeza se é algum problema grave ou é apenas cansaço muscular normal?
Valores medidos: em setembro 07 tinha o ck a 230 ul, em dezembro 07 e 08, altura em que a carga de treino baixou devido á epoca festiva tinha o ck a 180/190 ul (valor normal), será que posso concluir que é do exercicio?
Se for do exercicio não há motivo para preocupações correcto? em vários textos que li na net referem como normal a alteração do ck em casos de actividade fisica prolongada e forte, que é o meu caso.
Nota: O cK tambem se altera em caso de danos cardiovasculares , fiz electrocardiograma e ecocardiograma e está tudo ok
Se houver alguem que saiba do assunto ou simples curiosos como eu, força agradeço o contributo.
Abraço
 

andrextr

Active Member
A CK é um enzima presente em todos os músculos e que é libertado para o sangue quando há dano muscular, e pode ser usado como um indicador após o infarte do miocardio porque há morte duma zona do musculo do coração, e libertação da CK para o sangue, que não é o teu caso.

Mas sim, em pessoas que fazem bastante desporto a CK aumenta no sangue, dei isso nas aulas de bioquimica clinica :mrgreen:. Juntamente com a CK vão outras proteínas musculares, como a mioglobina. E se me recordo acho que esse aumento de proteínas no sangue também se traduz numa ligeira proteinuria, ou seja, os níveis de proteína na urina também aumenta ligeiramente em pessoas que fazem desporto. Em casos extremos existe a chamada rabdomiolise (não sei se é assim que se escreve) que é quando alguém pouco treinado faz um esforço físico violentamente intenso que destrói parte dos musculos, e aparece grandes quantidades de mioglobina na urina, dando um aspecto avermalhado à mesma (parece sangue na urina).

Relativamente aos medicamentos para o colesterol, nomeadamente o grupo das ESTATINAS que é o que se usa mais, de facto esses fármacos causam miopatia (danos e dor muscular) uma vez que inibem um processo importante na obtenção de energia pelo músculo (a chamada fosforilação oxidativa :mrgreen:)... Existe um suplemento para colmatar esse défice de quem toma estatinas, que se vende em dietéticas, e chama-se CoQ10 (CoEnzima Q10). Teoricamente isso resolve a situação e faz sentido, mas que saiba ainda não existe nenhum artigo cientifico que demonstre isso na prática e também não há certezas quanto à dose diária.

Espero ter ajudado, não sou expert, mas é o que me lembro das aulas que tive :mrgreen:
 

Odin-Trek

New Member
Caro colega andrextr, muito agradeço o contributo.
È que andei uma altura que estava a ficar preocupado pois a médica, "sismou" um pouco com a questão do problema poder ser dano muscular no coração :cry:, foi por essse motivo que no Natal deste ano fiz o "sacrificio" de estar cerca de 15 dias sem fazer qualquer exercicio de modo a que quando fizesse a análise novamente não fosse influenciada por esse facto.
Assim foi deu resultado normal, mas mesmo assim fiz o tais exames (elct. e Ecoc,) tambem normais, por isso acho que posso concluir que o esforço fisico mais vigoroso pode mesmo alterar o resultado do CK, sem significar que a pessoa padeça de qualquer problema.
Abraço
 
Top