Análise aos pneus Michelin Wild Grip tubless ready 2.1

bttsempre

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Comprei na Decathlon um par de pneus Michelin Wild Grip tubless ready 2.1 por cerca de 30 €. Como já percorri 1000 km com eles no mato deixo aqui a minha opinião.

Vantagens:
  • Rolam bem em estradões e no alcatrão.
  • Não têm um peso exagerado (cerca de 650g);
  • São bastante altos e as rodas parecem umas 27,5.


Desvantagens:

  • Apesar de serem muito flexíveis, talvez em demasia, a borracha não agarra ao solo:
  • Têm pouca aderência em piso húmido, em calçada parece que se têm cascas de banana;
  • Em terra, os tacos não penetram bem no solo e as rodas derrapam lateralmente com facilidade;
  • Em alcatrão seco as travagens são demasiado longas.

São uns pneus a evitar!
Vou tentar gastá-los mais um pouco, sempre treino a andar com suavidade e a contar com derrapagens. Concluíndo, vou voltar aos Maxxis Ignitor para o pneu da frente e Larsen TT para trás ou em alternativa mais rolante para os Crossmark.
 

Noisia

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A minha primeira BTT (BH Coronas Replica '98 vinha equipada de origem com uns Michelin Wild Gripper cujas características são exactamente as mesmas que referes nessa análise. Não agarram e são perigosos em piso molhado. Possivelmente os pneus mais assustadores que já tive em toda a minha vida. Parece que certas coisas não mudam mesmo...
 

nmt

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Tenho esses pneus montados na minha 26" FS, montados em tubless. Foi bastante difícil a montagem, pois os pneus tinham muita folga para o aro, mas depois de montados têm-me permitido andar com pressões verdadeiramente baixas, não me podendo queixar nem da tracção nem da capacidade de agarrar ao terreno... nem parece que estamos a falar dos mesmos pneus...
 
também uso uns Wild Grip'R TR em 2.1 (2º conj. já) à frente e atrás convertidos numas Crossride, com +/-2.4bar na frente e +/-2.8bar atrás (peso pouco mais de 100kg + equipamento) fazem balão e contacto suficiente para não me deixarem ficar mal. Não me dão dores de cabeça a montar, para isso uso um extintor adaptado (10 bar de pressão inicial) ou um compressor para os encher sem o miolo no pipo. Quanto a perder tracção, lembro-me de acontecer algumas vezes durante o inverno numa zona específica, quando saio da estrada em plano e começo a pedalar em pé à entrada no mato (a subir) que é em terra batida com pedras e aí sinto um ligeiro pedalar em falso mas volta a agarrar de imediato.
Ando muito em paralelo e também não apanhei ainda nenhum susto e derrapar lateralmente em terra só mesmo quando aperto com o travão traseiro propositadamente.
No geral estou bastante contente com estes pneus. Partilho da opinião do colega nmt, parece que nem são os mesmos pneus do post inicial, mas as variáveis também podem ser muitas, como o fabrico, as pressões, tipo de pedalada, terrenos, etc., etc,.

Quando comprar o próximo conjunto, se me lembrar, vou estar atento a alguma diferença no aspecto e durante a utilização dos pneus que possam indicar sinais de mudanças...

P.S. atrás uso o pneu ao "contrário", quando monto dois pneus iguais na bike, monto sempre no sentido de rotação indicado pelas setas (Front/Rear), poderá ser esta a diferença?
 

Medroso#78

Active Member
Boas,
também partilho da opinião do camarada nmt! Uso-os na minha velhinha 26 FS, em tubeless, stress off (pela descrição acima, creio que os estão a usar com muita pressão). Na semana passada procurei mais um conjunto ao mesmo preço, na decathlon (Matosinhos), mas não encontrei. Tinham lá à unidade (18€), trouxe um, continuarei à procura do pack (2 pneus, + 2 câmaras de ar de oferta). Se souberem onde os há a bom preço, digam...
 

AntónioSouza

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A minha experiência com esses pneus (montados em tubeless) é bastantante mais positiva. O ano passado aproveitei a campanha da decathlon e usei a frente e atrás.
É um pneu bastante polivalente mas pelo que li no primeiro post parece-me que foram usados com pressões elevadas. A subir só não agarram naquele musgo "fresquinho", limpam bem e a descer é preciso puxar por eles para perder alguma aderência. O único ponto negativo seria durabilidade (gastam depressa no Verão) e resistência das laterais em zonas de pedra.
Como já disseram é uma questão de experimentar pressões mais baixas.
Boas pedaladas
 

luistdi

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Bem eu na minha Mondraker Factor 26" usei um conjunto Wild Grip'r em 2,1 comprados na Decathlon, que foram convertidos para Tubeless. As pressões que usava era 2,0 à frente e 2,2 atrás (peso 80kg), costumo andar por Monsanto e Sintra, e gostei imenso dos pneus! Tal como já disseram, o pneu atrás usei-o invertido, tal como indicado nas parede laterais do pneu.


Gostei tanto dos pneus que decidi investir num Wild Grip'r Advanced Technology em 2,25 que montei à frente em Tubeless.
Sobre esta versão, é o pneu que tenho actualmente montado na bike e continuo a gostar muito dele. Face à versão não Advanced, nota-se alguma diferença, pela positiva, na transição entre o centro e as laterais, sendo que dão uma maior confiança e segurança a descer. Quanto ao tamanho do pneu, fazem mais balão mas apesar de serem 2,25 visualmente são pouco maiores que os 2,1 não Advanced.

Em termos de pressão, consegui baixar a pressão à frente para 1,7~1,8 bar e ando sem problemas nenhuns. Impecáveis mesmo!
É um conjunto que uso tanto de verão como de inverno (com lama limpam bem, e em piso molhado, mesmo com raizes, conseguem agarrar com bastante segurança...e quando fogem, são previsíveis).

Em ambas as versões nunca tive um furo. Espero que assim continue ;)
 
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