Agora tentando responder a todas as questões...
Pdrito said:
Hugo não gotas da Sram??? Porquê a troca ???
Pdrito, Sram é bom e como referi no teste, adorei mas esta transmissão foi só para teste. Esta máquina é o modelo TEAM 1 que vem toda equipada com XT e XTR atrás. Se por caso não gostar de alguns componentes XT, troco. Sempre usei shimano e sei lá... confio muito na marca e o que é certo é que até hoje não me tem dado grandes problemas. Por caso espatifei um desviador XTR este Domingo mas também coitado, depois de tanto chupão. Resumindo, tem mesmo a ver com o meu gosto que é acima de tudo pela fiabilidade e segurança.
hugo_frade said:
Sei que no caso da Ghost e da Cube optaste por tamanhos de 22" com um comprimento efectivo (medida horizontal) de 630 e 625mm. Esta é a medida que eu também preciso para me sentir confortável em cima da bike, mas ainda preciso de espigão recuado e avanço de 110/120... Tento desta forma compensar um pouco nos periféricos para não ficar com um quadro "monstro"... O problema é que para chegar a essas medidas de quadro, o tubo do espigão torna-se muito alto (os tais 22") e temos novamente um aspecto desproporcional...
O que procuro é então um quadro de 21" com 625/630 de comprimento, o que reduz MUITO as opções... Neste momento tenho uma bike que consegue este compromisso, mas a vontade de adquirir uma nova montada leva-me de novo a este problema...
Como esperança, tenho visto estas geometrias nos recentes quadros de 29" e embora não tenha experimentado nenhum, acredito na harmonia de um quadro XL com rodas 29"... O meu maior receio é a perda de agilidade em acelerações e em trilhos mais técnicos...
Queria saber se nessa Olympia, os 640mm (B1) são a medida horizontal... Normalmente é dada a medida ao longo do tubo superior e a medida horizontal, mas sempre a partir do eixo de direcção, o que não parece bem representado no esquema da marca...
Logo que tenhas um feedback do comportamento em maratonas, partilha...
Nomeadamente sobre a perda de agilidade / ganho de conforto em 29" XL
(vem outra 29" Olympia a caminho???)
Boa noite Hugo,
Como sabes, quer na CUBE quer na GHOST, andava com espigões recuados invertidos, selins puxados à frente ao máximo e avanços de 90mm, isto para me chegar o mais à frente possível e não andar a pedalar sentado na ponta do selim.
Na Olympia, é incrível mas estou muito mais confortável que em qualquer uma das duas anteriores. E a GHOST era um 56 e esta Olympia um 53. Fiz o teste com espigão de 400mm quando na GHOST e na CUBE usava de 410.
Até dá para ver bem nas fotos que o espigão já não sai tanto do tudo e que ando bem melhor "encaixado" na máquina do que nas anteriores. Sempre desejei ter uma bike à medida mas esta parece ter sido mesmo feita pra nós, gajos altos. :lol:
Na Olympia em princípio já não irei andar com espigões invertidos e o avanço que veio também em princípio irei mantê-lo (100mm com uma inclinação de 17º).
E ainda mais curioso, fiz o teste com um guiador de 58cm de comprimento e nunca senti qualquer falta de segurança ao longo do teste realizado num circuito de XC.
As medidas são mesmo essas. 61cm do centro da direcção ao centro do tubo central do quadro e 64cm do centro da direcção ao centro do selim.
Quanto à perda de agilidade, nada! Não notei nada e acerca da tua pergunta se vem outra Olympia a caminho a minha resposta é claro que sim com o mesmo equipamento mas com 9,5kg fruto de algumas alterações.
Os preços são tão bons que vieram dois maquinões ao preço de uma topo de gama de outras marcas por aí mais faladas... :lol:
Depois vou dando mais feedbacks da máquina mas até agora, super-rendido.
Podes crer que existe uma grande "hamonia entre quadros XL e rodas 29" e a prova é que tenho alguns amigos que sempre acharam as 29ers horrorosas... "Ah e tal... quadros tão pequenos com rodas tão grandes"... " geometrias feias, rodas desproporcionais"... etc e quando viram esta máquina, ficaram abismados com a sua beleza e alguns deles já pensam também mandar vir uma máquina destas isto porque a Olympia, mesmo nos quadros mais pequenos demonstrou um cuidado, uma qualidade, uma atenção para nada ficar desproporcional e para que todos, tenham a altura que tiverem e sintam bem na máquina e tirem o melhor rendimento dela.
Acho que devias seriamente apostar numa máquina destas. Se quiseres saber preços manda MP que tenho a certeza ficarás tentado tal como eu fiquei e tanto foi que até mandei vir duas. :lol:
Kreisp said:
Agora só gostava mesmo era de te apanhar um FDS destes para experimentar essa máquina.
Kreisp, quando quiseres testar a máquina estás à vontade. Manda MP, mail, etc que é só combinar.
MMTS said:
Fiquei curioso e de certa forma admirado, por estares decidido a trocar de transmissão e travões!! estás tão bem servido e vais mudar para uma gama mais “baixa”!! sendo que os xt, também são excelentes mas X0, têm outro toque!! na minha modesta opinião claro!!
Nos pesos das rodas por acaso não te enganaste, se assim for essa opção é excelente tendo em conta que as que existem no mercado com esses pesos já são bem puxadinhas €€€
MMTS, a resposta é a mesma que dei atrás. Uma questão de gosto mas se por algum motivo não gostar do novo XT, mudo.
Quanto ao peso das rodas, como outros pesos da análise, tenho de confirmar melhor. 1600gr penso que seja com outros raios que não aqueles mas de resto são mesmo bastante leves e extremamente rígidas que é isso que se quer nestas rodas.
ignite said:
Notas grandes melhorias nas subidas técnicas e com muitos calhaus?
E comparações em relação à agilidade? Acelerações e flow nos singles? Pode parecer parvo fazer esta pergunta, já que és enorme e usavas quadros enormes (distância entre eixos), mas mesmo assim fico curioso!
ignite, este teste foi feito num percurso com partes bem técnicas e lado a lado com a minha GHOST (roda 26) e em todas as subidas, em todas, levou a melhor sobre a GHOST. Aos comandos da ghost foi um amigo que tem mais ou menos a mesma pedalada que eu.
E então em alguns segmentos com rocha e raízes... brutal. Brutal mesmo. Foi só colocar-me em pé e "lavrar" tudo. Nem tem comparação com a roda 26.
A rolar era impressionante olhar para trás e ver a 26 a sprintar para me acompanhar na minha roda e eu a pedalar sentado a pedalar sem grande esforço.
Notei muita segurança, muita confiança, muito conforto como nunca antes tinha sentido numa 26.
C.Orelhas said:
é daquelas que me faz água na boca e me dá vontade de trocar de 26 para 29.
Do que esperas amigo?
Como disse e muito bem o amigo essense_s:
essense_s said:
já deverias ter aderido as 29 á mais tempo!!
Só não o fiz mais cedo porque o mercado das 29er nos últimos anos por cá, andou um bocado parado mas agora está aí em força. A Olympia é um exemplo disso, com 9 modelos de carbono com componentes à la carte mais 7 modelos de alumínio também com diversos componentes, ao gosto e carteira de cada um.
Cumprimentos
Hugo