29er [ANÁLISE] Os Deuses (do Olympo) estão loucos – Olympia Nitro 1.5 29er

#41
José Martins, muito obrigado! ;)

Jazz e C.Orelhas... se isto fosse como no facebook... GOSTO!

Amigos, este tópico é apenas sobre a análise desta máquina. Tudo o que quiserem perguntar sobre a mesma, estão à vontade. Futuramente e sempre que houverem novidades da Olympia aqui virei revelá-las.

Agora discussões da roda 26 que é melhor que isto e que aquilo, a eterna discussão da HT vs FS... desculpem-me mas há outros tópicos.

Todos os amigos que aqui vêm, esperam encontrar novidades da máquina e não discussões à parte e ainda por cima com muito pano para mangas o que acaba por encher o tópico de BLA BLA BLA que nada tem a ver com o assunto do tópico = Análise! ;)

Só respondendo ao que realmente interessa sobre a máquina:

Antonio13_PT said:
Um aparte para picar os adeptos da HT : acho piada mencionarem o conforto extra, quando se querem conforto experimentem uma suspensão total, ainda para mais modelos em carbono que têm aquele toque especial do carbono, que já tantas vezes tenho lido, mas só sentido se pode aferir.
Amigo António, tudo bem?

A mim não me picas nada porque nunca me ouviste dizer ou escrever que uma HT é mais confortável que uma FS. Quando me refiro ao conforto desta máquina é apenas como é óbvio dentro dos quadros HT e dos diversos materiais existentes. E que não existam dúvidas que é no carbono onde se encontra o maior conforto sobretudo devido à elevada absorção de impactos e ao desenho espectacular de algumas escoras traseira que permitem flexões nunca antes vistas ou melhor, sentidas dependendo do tipo de carbono (HM vs UHM). E sei do que falo porque esta época tive carbono, titãnio e alumínio cá por casa e ainda carbono/aluminio.

Antomio13_PT said:
Esta conversa toda para chegar ao seguinte : mencionas no primeiro post que se calhar vais mudar a relação para 26/39 e este ponto sempre me chamou a atenção, as rodas 29 vem com as mesmas relações de transmissão que já existiam nas rodas 26. Até podem ser acessíveis para quem tem a tua pedalada, mas para muito boa gente, nos quais me incluo, isso é muito pesado.

Para mim às rodas 29 ainda falta isso, existirem relações mais leves, para se poder optar e darem para toda a gente.
Na feira de Santarém reparei que a Specialized passou as Epic para roda 29, mas alterou o prato menor para 24, e não vi mais nenhum fabricante com esta relação.
Tens toda a razão e também eu tenho achado muito estranho as relações apresentadas por muitas marcas que até assustam.

Aliás, na pag. 3 deste tópico, no modelo topo de gama desta máquina todo equipado com XTR, podem ver que a relação apresentada é de 30/42 o que é qualquer coisa de disparatado...

Mesmo no pedaleiro XT a relação apresentada é de 28/42 o que também é algo puxada mas no caso da Olympia e do seu representante não há problema pois equipam as máquinas com as relações ao nosso gosto. No meu caso e como existem duas versões de relações no pedaleiro XT (28/42 e 26/38 ), virá a segunda. Na minha ainda está o X.O com 28/42... hehe Fez-se bem no teste e quanto ao prato de 28 até nem achei muito puxado com cassete 11/3 mas o de 42 é demais... mesmo a rolar em alcatrão.

Mas olha que o prato de 26 é mais que suficiente com uma cassete 11/36 e mesmo assim ainda vou optar por uma 11/34.

Já agora aproveito para deixar aqui a confirmação da representação da marca em Portugal através da SUPERBIKES com 3 lojas na Amora, Quinta do Conde e Charneca da Caparica.

Da minha parte, estarei também sempre disponível para informações acerca de avião de asa 29. ;)

Cumprimentos

Hugo
 
#42
Boas amigo,

Quem me conhece sabe que não sou muito de "light weight´s", primeiro porque gosto de fiabilidade a 100% se é que se pode falar de 100% neste desporto mas por ano são cerca de 30 Maratonas com muita violência :lol: em cima da máquina e não gosto de comprometer treinos, suplementação, etc para concluir com sucesso as provas onde vou e depois porque o meu peso (sempre à volta dos 80kg) não me permite ter material muito light na bicicleta.

No entanto, estou a contar fazer uma brincadeira mas uma brincadeira o mais fiável possível com a máquina de competição e conto colocá-la no patamar dos 9kg certos o que vai ser um grande desafio para um quadro XL e para uma máquina que quero o mais fiável possível.

Depois quando vier e estiver preparada para os trilhos, conto colocar uma pequena análise à mesma no cantinho do peso aqui do fórum (vamos lá ver se não serei corrido de lá :lol: ) com tudo o que irei fazer de alterações mais light´s.

Mas posso já adiantar algumas coisas que irei fazer aproveitando também para pedir algumas sugestões.

As rodas que virão, iguais a estas, estou a contar enraiá-las com outros raios. Já tenho uma ideia que poderei retirar cerca de 200gr nesta acção. Já agora sugestão para os raios s.f.f hehe.

Os pneus irão ser em princípio uns WTB Nano 29x2.1 Tubeless com um peso de 590gr e o líquido anti-furo será algo de revolucionário que ainda está no segredo do Deuses do Olympo... :lol:

Ou seja, só em rodas e pneus estou a contar retirar cerca de 700gr.

De referir que esta da análise tras raios 2.0 e pneus de 820gr (GEAX Saguaro 29x2.2) com cameras de ar, só para terem uma ideia do peso que irei retirar só neste capítulo das rodas.

Os restantes componentes ainda há muita escolha a fazer mas será tudo em carbono (avanço, guiador) com a excepção do espigão. O selim, sou capaz de deixar o SMP Evolution com os suas 260gr e avançar para um Selle Italia com menos umas 80/100gr.

Mas onde irei retirar o principal peso e sem ter grandes dores de cabeça :lol: será na frente da máquina que irá trazer uma forqueta DTSwiss Carbon XRR 470 9mm e só aqui desparecerá quase 1kg na máquina.

Uma coisa é certa, não irei meter-me em grandes aventuras de componentes e transmissões caríssimas até porque como já disse, as duas máquinas irão estar todas equipadas com XT sabendo que existem outros componentes e transmissões mais leves mas já chegou a despesa destas duas máquinas e o que irei fazer será com o menos custo €€ possível (troca de raios, pneus, um ou outro componente...)

Resumindo, querem ver que a próxima máquina ainda ficará sub-9? :lol:

Cumprimentos

Hugo
 
#43
Obrigado pela tua resposta :D
Em relação aos raios, ai não te posso dar o meu palpite, pois nesse campo não ando muito a vontade para opinar, mas em relação ao selim, podias também ver o ESSAX Adrenaline que por 46€ tem 168gr e penso que pelo peso o selim é muito bonito. Essa DT Swiss, vai ficar algo estrondoso na outra máquina.. Porque não aumentas um pouco a parada, e pelo menos no desviador de trás apostavas num XTR ? Penso que tenhas mais fiabilidade menos peso e ao mesmo tempo ficas a ganhar na transmissão, já o da frente pode ficar como está.

Se puderes coloca também uma lista do material que esta tem e depois quando tiveres a outra, colocas também assim um gajo vê como essas lindas 29 vem e onde se poderia tirar peso :D

Abraço hugo
 
#46
Boas Hugo:

Eu também andei à nora com os raios para a minha montagem, optei por uns sapim laser que até agora não têm compremetido em nadei mas pensei em tudo desde os CN, aos Aci Alpina, sapim D-light, excepto os CN que eram os Aero, todos eram Double Butted, tens muito por onde escolher.
Se quiseres posso mostrar as minhas para testares é uma questão de combinar!
abraço
 
#47
Obrigado pela sugestão.;)

Realmente tenho muito por onde escolher. O maior receio é perder muito a rigidez destas rodas mas irei mesmo exprrimentar. Vamos aos sapim laser.;)

C.Orelhas, o essaz adrenaline é uma boa opção. Nem tinha pensado nele. Obrigado.

XTR atrás tem sido a minha opção e é de facto muito bom. Por acaso acabei a época com um partido mas são azares. Talvez também volte novamente a colocar um atrás mas não será prioritário.

Relativamente à lista de material, claro que sim, como todo o processo de emagrecimento. Para já, esta ainda irá levar algumas transformações (não muito a pensar no peso) e a outra, estou ansioso que chegue.

Abraços

Hugo
 
#48
boas me relação aos raios, montei na minha 29 uns cn spock aero 424 e posso dizer que está perfeito, tirei 200grm ao trocar pelos anteriores, cada um pesa 4,5 grm confirmado por mim na medida 286mm!!
Tambem tenho um colega (90kg) com os mesmos raios numa 29 e já conta com quase um ano de uma intensa utilização e zero problemas e tambem super satisfeito...
e têm uma vantagem consegues comprar na poison bikes a 1€ cada...

abraços
 
#49
Boas,
acerca do essax adrenaline, posso opinar por experiencia própria que não é fácil aguentar com a dureza do mesmo, deixando o traseiro a arder literalmente:fpalm:, mesmo para quem tem o rabinho calejado, sendo que por vezes se chega a tornar insuportável de aguentar naquelas tiradas longas em que não exista grande variação de terreno.

Abc.
 
#51
Jazz said:
Que líquido revolucionário é esse que falas uns posts atrás? Eu uso Joe's e estou bastante satisfeito, 60g em cada roda (26).
cogamer said:
Liquído revolucionário? Caffelatéx ?
O amigo cogamer acertou. Pelo menos será revolucionário para mim que nunca usei. Venho do Black Seal da MSC que cumpriu muito bem a sua função. Veremos...

Cumprimentos

Hugo
 
#52
Meus caros, foram apagados vários posts que após o aviso acima, voltaram ao mesmo tipo de actuação. Curiosamente, não apaguei esse post do Espigão, mas isso também não interessa nada.
Quanto à afirmação de que é preferivel a inveja e a azia ficarem a estragar este tópico, temos de estar 100% seguros de estarmos a cumprir tudo. É que apaguei um post que misteriosamente voltou a aparecer, contra as próprioas Regras do FórumBTT.

Volto a reiterar o que escrevi acima, considerando não haver necessidade de repetir, uma vez que somos todos adultos.
A nossa inteligência é a nossa e não tem que ser forçosamente superior à dos outros. A minha não o é, com toda a certeza.
Agradeço que, caso o entendam, voltem a comentar a bike e a análise efectuada pelo Espigão, a qual considero muito boa, mas naquilo que verdadeiramente interessa, a bike, sua geometria, o seu comportamento, a qualidade dos seus componenetes e a opção pelos mesmos, sem qualquer tipo de publicidade disfarçada como por várias vezes já se viu em vários tópicos dentro do Fórum e este não é excepção.

Aproveito para desejar ao Espigão os meus votos de muito sucesso aos comandos dessa máquina.
 
#53
Boa noite.
Esta é uma daquelas situações que considero serem evitáveis e de todo desnecessárias no Fórum, mas temos de lidar com elas e para isso, cá estamos.
Para começar e porque parece que há muito quem goste de criticar sem se dar ao trabalho de lêr, as questões das regras relativas a publicidade estão previstas nas Regras do FórumBTT.
Quer se goste ou não, elas existem, são aceites tácitamente aquando do registo neste espaço e são para cumprir. Não serão as melhores ou mais completas, mas são as deste espaço e são para serem cumpridas por todos sem qualquer excepção, inclusivé aos elementos da Moderação.

Manter este espaço tem custos e em tempos, esteve quase para acabar, sobrevivendo graças ao voluntariado de um conjunto dos seus membros.
Actualmente, existem acordos de publicidade com algumas marcas. Outras marcas e lojas, contactadas nesse sentido, disseram não estar interessadas, pois podiam, segundo elas, anunciar de borla aqui, portanto porquê pagar? outras nem se deram ao trabalho de responder.
Ora se uns pagam com o que está previsto e dessa forma ajudam o Fórum, porque razão poderiam outros usufruir de uma possibilidade que outros pagam? que possibilitou a muitos ganharem graças ao Fórum, mas sem interesse em dar nada em troca.
Este foi o motivo pelo qual as mesmas foram criadas e estas linhas servem apenas para esclarecer alguma duvida neste campo, nada mais.

Quanto a esta análise e a este tópico:

Os tópicos existentes no Fórum são geridos pelo próprio Fórum, através da sua equipa de Moderação. Quem escreve no mesmo, fá-lo sabendo de antemão que ficam acessiveis a qualquer um e às opiniões de qualquer um. Ninguém é dono de um tópico e temos de aceitar que outros tenham opiniões diferentes das nossas e saber aceitá-las. Não podemos é querer filtrar apenas aquilo que nos interessa.

Da mesma forma e como sempre defendi, por ser uma forma de estar na vida, devemos sempre justificar as nossas opiniões, em especial quando são diferentes das demais e nunca por nunca, deixar de ser bem educados e manter as mais cordiais regras de sã convivência em sociedade.
Aqui houve falhas de parte a parte, que basta lêr as várias páginas do tópico para tropeçarmos em várias. Foi solicitado que acabasse o off tópic, mas pelos vistos passou ao lado de muita gente.

Não sei se alguém se sente melindrado com o sucesso dos outros e neste caso, do Espigão, mas também não interessa.
Houve posts que foram apagados por se entender que não cumpriam as tais regras de convivência em sociedade e mantidos outros que apenas tinham opiniões diferentes, até há uns dias atrás.
Mas também não devemos menosprezar a inteligência dos outros. Se são feitas referência constantes a marcas que depois, num site de acesso publico, aparecem como apoios, a situação torna-se diferente de se fazer uma análise sobre uma bike de uma qualquer marca, sem que exista um potencial interesse nas mesmas. Houve quem pegasse nesse facto para criticar o autor do tópico e até a Moderação.
Vou-me repetir para dizer que no meu entendimento, esta é uma excelente análise, pelo menos até determinado ponto.

Aproveito para dar também umas palavras a todos quantos acham que o Fórum está mediocre, moribundo, que até lhes custa participar no mesmo, que as regras são más e afins.
Este local está aberto a todos quantos queiram participar no mesmo e como se costuma dizer, bem vindo seja quem vier por bem. Da mesma forma e parafraseando novamente os ditos populares, para quem não gosta ou não se sente bem, a porta da rua é a serventia da casa.
Se o Fórum acabar um dia, isso será normal. Nada dura para sempre, nem mesmo a vida. Mas enquanto durar, será de acordo com as suas Regras e não com as que alguém possa querer impôr.

Os elementos da equipa de Moderação estão cá pelos mesmo motivos, por gosto à actividade e por considerarem que fazem parte de um projecto interessante e as horas que gastam no mesmo, merece pelo menos algum respeito, nem que seja simplesmente por ajudar a manter este espaço calmo e organizado.
Como disse anteriormente neste tópico, ninguém tem prazer em chatear nenhum membro nem em andar a apagar posts e bloquear tópicos ou algo similar.

Por ultimo, este tópico vai manter-se aberto e acessivel a todos.
Será efectuada uma limpeza geral logo que possivel, onde ficará apenas e somente o que respeita efectivamente à análise da bike em apreço. Tudo o resto será removido, desde as listagens de bikes e contactos de lojas, às bocas de quem não gosta disto e daquilo.
Quem quer obter informação, saberá como o fazer e na era da net acessivel, é facilimo.

Posto isto, quem quiser participar no tópico faça-o nunca perdendo do seu horizonte o que escrevi no parágrafo anterior. Tudo o que fugir a estas indicações, será removido e o autor alvo de procedimento respectivo, por não acatar as indicações dadas.
Mas directo que isto não consigo ser e penso que não restarão duvidas a ninguém pelo que, qualquer situação que fuja a esta solicitação, será considerada como pura provocação e serão aplicadas as sanções julgadas adequadas. Esta situação será aplicada a todos sem qualquer excepção.
Aqui não existe ninguém insubstituivel, mas somos todos necessários, desde que queiramos.

Quem me conhece, saberá certamente o quanto me custa escrever desta forma neste espaço, mas meus amigos (caso me permitam que me dirija a vós desta forma, caso contrário também não me irá tirar o sono) tal revela-se necessário.
Enquanto por aqui andar, tudo farei para que este espaço se mantenha como até aqui e acima de tudo, para que o mesmo funcione de acordo com as suas Regras, que repito, se aplicam a todos.
Por isso, volto a pedir encarecidamente que tenham em atenção o acima escrito.

Boas pedaladas a todos.