29er [ANÁLISE] Os Deuses (do Olympo) estão loucos – Olympia Nitro 1.5 29er

#21
Já te tinha dado os parabéns por esta excelente máquina , mas não posso deixar passar este tópico de lado, venho novamente desejar-te muita muita sorte com a bicicleta nova e espero que esta te proporcione tantos ou melhores momentos que as outras te proporcionaram.

Uma bike como já muitos disseram há tua "altura" , uma bike que mesmo para pessoas que ainda não lhe seja muito familiar as rodas 29, que possam não gostar (no meu caso) esta é daquelas que me faz água na boca e me dá vontade de trocar de 26 para 29.

Boa Sorte com ela e vai dando feedback dela que o pessoal quer saber :D
 
#22
Tem um visual impecável e clean.
Pelas fotos, encaixas bem na bike sem ter que andar com truques no espigao, acho que com a tua estatura já deverias ter aderido as 29 á mais tempo!!
Boa sorte para a nova época.!
 
#23
Agora tentando responder a todas as questões...

Pdrito said:
Hugo não gotas da Sram??? Porquê a troca ???
Pdrito, Sram é bom e como referi no teste, adorei mas esta transmissão foi só para teste. Esta máquina é o modelo TEAM 1 que vem toda equipada com XT e XTR atrás. Se por caso não gostar de alguns componentes XT, troco. Sempre usei shimano e sei lá... confio muito na marca e o que é certo é que até hoje não me tem dado grandes problemas. Por caso espatifei um desviador XTR este Domingo mas também coitado, depois de tanto chupão. Resumindo, tem mesmo a ver com o meu gosto que é acima de tudo pela fiabilidade e segurança.

hugo_frade said:
Sei que no caso da Ghost e da Cube optaste por tamanhos de 22" com um comprimento efectivo (medida horizontal) de 630 e 625mm. Esta é a medida que eu também preciso para me sentir confortável em cima da bike, mas ainda preciso de espigão recuado e avanço de 110/120... Tento desta forma compensar um pouco nos periféricos para não ficar com um quadro "monstro"... O problema é que para chegar a essas medidas de quadro, o tubo do espigão torna-se muito alto (os tais 22") e temos novamente um aspecto desproporcional...
O que procuro é então um quadro de 21" com 625/630 de comprimento, o que reduz MUITO as opções... Neste momento tenho uma bike que consegue este compromisso, mas a vontade de adquirir uma nova montada leva-me de novo a este problema...

Como esperança, tenho visto estas geometrias nos recentes quadros de 29" e embora não tenha experimentado nenhum, acredito na harmonia de um quadro XL com rodas 29"... O meu maior receio é a perda de agilidade em acelerações e em trilhos mais técnicos...

Queria saber se nessa Olympia, os 640mm (B1) são a medida horizontal... Normalmente é dada a medida ao longo do tubo superior e a medida horizontal, mas sempre a partir do eixo de direcção, o que não parece bem representado no esquema da marca...

Logo que tenhas um feedback do comportamento em maratonas, partilha...
Nomeadamente sobre a perda de agilidade / ganho de conforto em 29" XL

(vem outra 29" Olympia a caminho???)
Boa noite Hugo,

Como sabes, quer na CUBE quer na GHOST, andava com espigões recuados invertidos, selins puxados à frente ao máximo e avanços de 90mm, isto para me chegar o mais à frente possível e não andar a pedalar sentado na ponta do selim.

Na Olympia, é incrível mas estou muito mais confortável que em qualquer uma das duas anteriores. E a GHOST era um 56 e esta Olympia um 53. Fiz o teste com espigão de 400mm quando na GHOST e na CUBE usava de 410.

Até dá para ver bem nas fotos que o espigão já não sai tanto do tudo e que ando bem melhor "encaixado" na máquina do que nas anteriores. Sempre desejei ter uma bike à medida mas esta parece ter sido mesmo feita pra nós, gajos altos. :lol:

Na Olympia em princípio já não irei andar com espigões invertidos e o avanço que veio também em princípio irei mantê-lo (100mm com uma inclinação de 17º).

E ainda mais curioso, fiz o teste com um guiador de 58cm de comprimento e nunca senti qualquer falta de segurança ao longo do teste realizado num circuito de XC.

As medidas são mesmo essas. 61cm do centro da direcção ao centro do tubo central do quadro e 64cm do centro da direcção ao centro do selim.

Quanto à perda de agilidade, nada! Não notei nada e acerca da tua pergunta se vem outra Olympia a caminho a minha resposta é claro que sim com o mesmo equipamento mas com 9,5kg fruto de algumas alterações.

Os preços são tão bons que vieram dois maquinões ao preço de uma topo de gama de outras marcas por aí mais faladas... :lol:

Depois vou dando mais feedbacks da máquina mas até agora, super-rendido.

Podes crer que existe uma grande "hamonia entre quadros XL e rodas 29" e a prova é que tenho alguns amigos que sempre acharam as 29ers horrorosas... "Ah e tal... quadros tão pequenos com rodas tão grandes"... " geometrias feias, rodas desproporcionais"... etc e quando viram esta máquina, ficaram abismados com a sua beleza e alguns deles já pensam também mandar vir uma máquina destas isto porque a Olympia, mesmo nos quadros mais pequenos demonstrou um cuidado, uma qualidade, uma atenção para nada ficar desproporcional e para que todos, tenham a altura que tiverem e sintam bem na máquina e tirem o melhor rendimento dela.

Acho que devias seriamente apostar numa máquina destas. Se quiseres saber preços manda MP que tenho a certeza ficarás tentado tal como eu fiquei e tanto foi que até mandei vir duas. :lol:


Kreisp said:
Agora só gostava mesmo era de te apanhar um FDS destes para experimentar essa máquina.
Kreisp, quando quiseres testar a máquina estás à vontade. Manda MP, mail, etc que é só combinar. ;)


MMTS said:
Fiquei curioso e de certa forma admirado, por estares decidido a trocar de transmissão e travões!! estás tão bem servido e vais mudar para uma gama mais “baixa”!! sendo que os xt, também são excelentes mas X0, têm outro toque!! na minha modesta opinião claro!!
Nos pesos das rodas por acaso não te enganaste, se assim for essa opção é excelente tendo em conta que as que existem no mercado com esses pesos já são bem puxadinhas €€€
MMTS, a resposta é a mesma que dei atrás. Uma questão de gosto mas se por algum motivo não gostar do novo XT, mudo.

Quanto ao peso das rodas, como outros pesos da análise, tenho de confirmar melhor. 1600gr penso que seja com outros raios que não aqueles mas de resto são mesmo bastante leves e extremamente rígidas que é isso que se quer nestas rodas.

ignite said:
Notas grandes melhorias nas subidas técnicas e com muitos calhaus?

E comparações em relação à agilidade? Acelerações e flow nos singles? Pode parecer parvo fazer esta pergunta, já que és enorme e usavas quadros enormes (distância entre eixos), mas mesmo assim fico curioso!
ignite, este teste foi feito num percurso com partes bem técnicas e lado a lado com a minha GHOST (roda 26) e em todas as subidas, em todas, levou a melhor sobre a GHOST. Aos comandos da ghost foi um amigo que tem mais ou menos a mesma pedalada que eu.

E então em alguns segmentos com rocha e raízes... brutal. Brutal mesmo. Foi só colocar-me em pé e "lavrar" tudo. Nem tem comparação com a roda 26.

A rolar era impressionante olhar para trás e ver a 26 a sprintar para me acompanhar na minha roda e eu a pedalar sentado a pedalar sem grande esforço.

Notei muita segurança, muita confiança, muito conforto como nunca antes tinha sentido numa 26.

C.Orelhas said:
é daquelas que me faz água na boca e me dá vontade de trocar de 26 para 29.
Do que esperas amigo?

Como disse e muito bem o amigo essense_s:

essense_s said:
já deverias ter aderido as 29 á mais tempo!!
Só não o fiz mais cedo porque o mercado das 29er nos últimos anos por cá, andou um bocado parado mas agora está aí em força. A Olympia é um exemplo disso, com 9 modelos de carbono com componentes à la carte mais 7 modelos de alumínio também com diversos componentes, ao gosto e carteira de cada um.

Cumprimentos

Hugo
 
#25
Hugo, é curioso que agora o problema estético do espigão exagerado já não se verifica. Ao teu lado parece uma normal 26" para nós, que somos mais baixos.
Falando de proporções, obviamente.

Fiquei espantado com esse quadro, que lindeza ! :shock:
 
#32
Obrigado Pedro,

A tua opinião é curiosa como aliás a de muitos amigos sobretudo dos que têm visto esta máquina ao vivo: "É a única que gostam!" :lol:

De facto a estética, a geometria, a qualidade... vence muitas outras mas na minha procura pela 29er "perfeita" ainda houve uma ou outra que deu luta como por exemplo a Focus Raven mas seria ou a 1.0 (um pouco mais puxada €€) ou a 3.0 que já não trazia muito material do meu agrado.

Depois também vi outras de sonho mas não passaram mesmo disso. Acho desnecessário e no meu caso impossível dar 4000 ou 5000€ por uma bike quando na Olympia tenho este quadro topo de gama (á altura dos melhores das marcas mais conceituadas ou mais faladas) a partir dos 1900€ (PVP cá).

Relação qualidade/preço igual a esta só encontrei na CUBE (mandando vir de fora) epá mas não sei se é o meu gosto se sou eu que embirro com as cores mas o quadros, a geometria, a estética é horrorosa...

Verdes e pretos... azuis e cinza...

Tirando a Focus fiquei mesmo desiludido com as marcas alemãs às quais vinha tão bem habituado. A GHOST nem sequer investiu em quadros de carbono 29er e aliás não investiu mesmo em 29ers apresentando apenas um modelo de alumínio e com acessórios de baixa gama e a CUBE como já disse, estéticas aberrantes (no meu gosto). A duas marcas que me acompanharam nos últimos tempos...

A Olympia apresenta duas estéticas a meu gosto, lindas e venha o diabo e escolha. Até andei a sondar cá por casa e por alguns amigos qual a que mais gostavam e as opiniões dividiram-se muito. Tanto foi que tive de mandar vir duas (nas duas estéticas) e reformar as rodas 26 cá de casa... :lol:

Fiquei assim, com dois maquinões pelo preço de uma topo de gama de outras marcas mais badaladas... ;)

Boas pedaladas!

Hugo
 

edununo

Well-Known Member
#34
Está fantástica. Como já outros colegas disseram, está proporcional. Nem parece uma 29er. É mesmo a mais bonita e elegante que já vi.
Já o contrário também fica mal. Um destes dias vi uma Cube LTD 22", o XL de roda 26 claro está, e o quadro era horrível.
 
#35
MarcoB, obrigado.

Adere também à moda (que não é uma simples moda é mesmo uma despedida da roda 26) e junta-te à malta. hehe
Hugo, nem é má ideia, mas com a máquina que fiquei neste momento, não vou investir tão cedo, pois para mim chega e sobra :)
 
#36
Boas!

Parabéns pela nova montada e exemplar análise,Hugo! Quem te apoia consegue decerto ver bem empregue o seu investimento,com a visibilidade (e bons resultados!) que dás às marcas.És nesse campo mais profissional que a maior parte dos "grandes" do paddock nacional.

Acerca da tua nova máquina: Finalmente! É o que apetece dizer. Se há alguém a quem as 29" assentam na perfeição (a nível estético,no mínimo),és tu :D

A montagem é exemplar,com um único senão: Guiador de 58cm? Explica-me lá o que ganhas com guiador tão estreito,menosprezando todas as vantagens de um guiador mais largo,potenciadas pela tua envergadura? Acho que ficares "agarrado ao passado" neste componente prejudica-te mais que te ajuda.


Só há uma coisa que não gosto nas 29",e é o "movimento" do mercado a tentar que todos nós abramos os cordões à bolsa para comprar bikes novas,tentando convencer-nos que estas bikes são para todos,o que é um erro. Há muita gente que tem bastante a ganhar em montar uma 29",outros nem por isso.

Boa sorte!
 
#37
Parabéns Hugo pela magnifica máquina. Concordo com o Nozes em relação ao guiador, acho que ganharias mais com um mais largo. Já agora e não querendo entrar em off topic, o Nozes referiu um aspecto em relação às roda 29, com o qual estou inteiramente de acordo, que é a pressão exercida neste momento no mercado para que toda a gente comece a ter 29. Para além do muito dinheiro que em certos casos se poderá perder, pois ainda há muito boa gente que acabou de dar muitos €€€€ por um topo de gama 26 e que do qual pouco se aproveita para uma 29 (que é relativo pois cada um sabe de si), há ainda o aspecto da roda 29 não ter grandes vantagens para pessoas baixas, mas que não é divulgado, aliás a única revista da especialidade que fez essa referência foi uma publicação Espanhola que comparou uma 26 e uma 29.
Boas pedaladas e melhores resultados.
 
#38
Nozes said:
Parabéns pela nova montada e exemplar análise,Hugo! Quem te apoia consegue decerto ver bem empregue o seu investimento,com a visibilidade (e bons resultados!) que dás às marcas.És nesse campo mais profissional que a maior parte dos "grandes" do paddock nacional.

Acerca da tua nova máquina: Finalmente! É o que apetece dizer. Se há alguém a quem as 29" assentam na perfeição (a nível estético,no mínimo),és tu
Bem... obrigado amigo.

Sinceramente e quando alguém pensa em apoiar-me unica e exclusivamente pelos meus resultados (tem acontecido muito) o que respondo é que estou-me borrifando para os resultados. O que gosto mesmo é de pedalar, testar, divulgar, ajudar e é assim que me sinto bem. Não me vêm de certeza a esconder o que faço de alimentação, treino, suplementação, as bikes que tenho, etc ao contrário de muito bom atleta (nem sequer me considero um atleta). Está tudo exposto no meu site, nos meus artigos, nas minhas opiniões, quando me as pedem, etc.

Por acaso (ou não) os bons resultados até vão aparecendo mas a minha ajuda a quem quer apoiar-me vai muito além dos resultados. Por isso é que tenho declinado muito convites de equipas porque não gosto de compromisso de resultados, de provas, etc. Gosto simplesmente de fazer o que mais gosto e o que me dá mais prazer e este tópico é um exemplo disso.

Há um lema na Marinha bem exposto em unidades navais e em terra que é : "A Pátria honrai que a Pátria vos contempla" e neste caso posso dizer que a Olympia honrou bem o Hugo mas atenção e quero que fique bem claro. Não estou a ganhar nada com a venda desta e de outras máquinas da Olympia.

Nos últimos dias tenho recebido dezenas e dezenas de pedidos de informações (preços, representação, condições, contactos, etc) de muito amigos e aos quais tenho tido o prazer de ajudar e até de facultar algumas atenções e condições que a marca fez para mim sem qualquer problema. Sou sincero e verdadeiro nas minhas opiniões e quem me conhece sabe isso.

Bem gostava, acho que qualquer um gosta que a sua máquina seja exclusiva mas neste caso depressa o vai deixar de ser e por outro lado vai de certeza dar-me imenso prazer ver muitos seguidores com uma família grande de Olympias. E sei que ninguém se irá arrepender da compra. Isso deixa-me descansado e feliz por poder ajudar e ver tudo e todos satisfeitos.

Sei que muitos compram influenciados pelas minhas opiniões e por acaso ainda ontem falava com um grande amigo que ainda tem a Corratec igual à que tive e que dizia que até hoje nunca se arrependeu de comprar aquilo que aconselho e em princípio vai agora também mudar para uma máquina destas. Se quem aposta em mim tem VISÃO quem me segue também tem e sabe que não fica a perder. Tem sido assim felizmente...

Nozes said:
A montagem é exemplar,com um único senão: Guiador de 58cm? Explica-me lá o que ganhas com guiador tão estreito,menosprezando todas as vantagens de um guiador mais largo,potenciadas pela tua envergadura? Acho que ficares "agarrado ao passado" neste componente prejudica-te mais que te ajuda.
Epá... até que enfim!! :lol: Alguém que critica esta opção. Tinha de ser o amigo Nozes... :lol:

Amigo é tão simples quanto isto: sabes quanto tenho de ombro a ombro? 47cm! Sou extremamente curto de ombro e depois ainda tenho uns membros superiores bem compridos (67cm do ombro ao punho) ou seja, uns bons "amortecedores" e daí não ter sentido qualquer falta de segurança ou instabilidade durante o teste. Mas isto foi só um teste. O maior teste será nas maratonas por isso não quer dizer que mais tarde não possa colocar um guiador mais comprido. O que vinha na Olympia tinha 62 e sei perfeitamente o quanto dão mais estabilidade a estas máquinas mas cada caso é um caso e uma vez mais digo que não existem medidas universais, medidas iguais para todos e cada um tem de adaptar-se da melhor maneira ao que tem.

Nozes said:
Só há uma coisa que não gosto nas 29",e é o "movimento" do mercado a tentar que todos nós abramos os cordões à bolsa para comprar bikes novas,tentando convencer-nos que estas bikes são para todos,o que é um erro. Há muita gente que tem bastante a ganhar em montar uma 29",outros nem por isso.
Amigo, aqui também é tão simples e evidente quanto isto: Todos mas todos tiram mais vantagens de uma 29er em relação a uma 26 seja de alta, média ou baixa estatura! Como é obvio, os mais altos tiram mais vantagens mas todos as têm, todos! Isto falando no ambito das maratonas e outras provas de longa distância e mesmo fugindo às provas, nos simples passeios, treinos, etc na medida do conforto que estas rodas dão.

No XCO é que penso que não irão ver-se muitas mas mesmo assim, já não digo nada. É uma realidade dos tempos de hoje: temos 29ers tão leves e quase tão ageis quanto muitas de roda 26. Os quadros têm sido cada vez mais desenhados para isso, as rodas, pneus, etc...

Por isso, não acho nada que isto seja uma moda e é minha opinião que as 29er vieram para ficar mesmo num País de estatura média (com tendência para aumentar porque os filhos têm ultrapassado quase sempre e bem a altura dos pais :lol: ).

Amigo Nozes, este ano encontrei por várias vezes alguns amigos não de média mas mesmo de baixa estatura com 29er e digo-te que foi uma dor de cabeça ou melhor, uma dor de pernas para os acompanhar quando antes era eu que dava a minha roda a eles e nestas ocasiões foi o contrário. Só os consegui alcançar em algumas subidas porque a descer e a rolar quase desapareciam. Foi mesmo assim.

Por isso, quem ficar com roda 26 para os próximos tempos, só posso compreender que seja por questões estéticas, de gosto pessoal, por questões competitivas (XCO) porque de resto... ah e como referiu e bem o António, talvez principalmente por questões económicas porque quem investiu uns bons milhares de euros em máquinas topo de gama 26, não acredito que nesta altura as consigam vender tão facilmente pelos os €€€ que pedem não perdendo muito com o negócio.

Neste momento, não fazem ideia mas pela EUROPA a venda de 29ers está a sofrer um BOOM como nunca antes visto com outros modelos, marcas, etc. É geral e nem parece que vivemos em tempos de crise. Fiquei impressionado com os nºs em alguns contactos com representantes de algumas marcas e até por isso, tenho aconselhado todos os amigos que se querem 29er que avancem já porque senão vão esperar uns bons tempos por elas. Isto falando em Olympia, Focus, Cube... as marcas que mais sondei e talvez as que apresentam melhor relação qualidade/preço neste mercado.


Cumprimentos

Hugo
 
#39
Boas amigo Antonio73,

Só vi a tua opinião no final da resposta ao Nozes mas acho que nessa resposta também acabei por responder à tuas questões.

Só ainda relativamente às vantagens e desvantagens das 29er para atletas de alta e baixa estatura, comparativos têm existido muitos mas sem dúvida que os mais realistas são os no terreno e bem feitos como por exemplo este:

[video=youtube;i0fJzRQVZPU]http://www.youtube.com/watch?v=i0fJzRQVZPU[/video]

E uma vez mais digo que todos tiram vantagens. Os altos mais um pouco mas todos tiram e tive essa experiência por várias vezes este ano lado a lado com atletas mesmo de baixa estatura (um deles não tem mais de 170cm) e com 29ers em Maratonas.

Eu procurei, testei (já tinha testado bem há 3 anos e desde aí que fiquei rendido) e tanto gostei que decidi reformar as duas 26. Claro que para isto tive de procurar pela melhor relação qualidade/preço do mercado e consegui duas 29ers pelo preço de uma topo de gama das marcas mais badaladas.

Abraço

Hugo
 
#40
Não costumo pronunciar-me sobre aquilo que não conheço.
Experimentei apenas duas 29er de marcas diferentes das quais gostei bastante, não sendo esse contacto o suficiente para me pronunciar exaustivamente sobre as mesmas embora tenham ambas correspondido às minhas expectativas de vantagens e desvantagens.

No entanto, o que aqui me traz é exactamente o referido no post acima e em alguns outros mais atrás: este tópico destina-se exclusivamente à análise deste modelo, Olympia Nitro 1.5 29er, que considero excelente.
Existem locais apropriados neste Fórum para debater outros aspectos que, embora conexos, se desviam do assunto aqui analisado.
Peço-vos que tenham isso em linha de conta, de forma a manter a informação sobre esta bike devidamente arrumada.