Amortecedor Scott Nude TC perde o ar totalmente!!

#1
Boas pessoal!!

Na passada semana adquiri uma Scott Spark 30!!!

A bike foi toda afinada,incluindo as respectivas pressões para o amortecedor!!
Tudo estava bem,até que passado dois dias da compra ia dar a primeira volta com a bike e verifico que o amortecedor estava muito "mole"!
Para tirar a dúvida fui ver a pressão do ar,e para meu espanto estava a zero.Voltei novamente a repor a pressão e no dia sehuinte ia para pegar na bike e novamente a pressão estava a zero e o amortecedor continuava "mole"...... :roll:
Contactei a loja onde adquiri a bike,expondo o problema e foi-me recomendado levar a bike à loja a fim de resolver a situação!!
Assim foi,peguei na bike levei-a esta tarde à oficina,mas achei as técnicas do mecânico um pouco estranhas e abilidosas,que foram as seguintes: -apertou a válvula do ar com a respectiva chave e lubrificou com um spray à base de teflon o orifício da válvula e chegou à conclusão que ao estar parada a bike,o amortecedor ficou com uma massa interna seca o que impedia o funcionamento de um vedante!!! :roll: :roll:
Após cumprir estes passos,garantiu-me que é uma coisa normal e que ficou resolvida,mas eu ao chegar a casa verifiquei que amortecedor já estava a ficar novamente "mole",ou seja,sem ar!! :shock:

Perante as minhas palavras,gostaria de saber o que o pessoal pensa disto ou teve uma situação igual??!!

Cumprimentos,Ricardo
 

Jepas

Super Moderador
#2
Boas,

a minha sugestão é mandares esse amortecedor para o importador: StandJasma, porque são eles os responsáveis pela manutenção. O que contas cheira-me a desculpa do mecânico, especialmente por ser uma bike nova (onde tudo está novo e em condições). Claramente não sabe o que é e tentou como bem dizes um truque que tu mesmo comprovas que não resulta.

Isso tem garantia, pede a devolução ou a reparação e começa a tratar disso com o importador através da loja.

Jepas
 
#3
Boas pessoal!!

Hoje desloquei-me novamente à loja onde adquiri a minha bike,a fim de resolver o problema do amortecedor!!
Visto que a situação da perda de ar se mantinha,o mecânico muito prontamente,arranjou uma maneira fácil de resolver o problema.Tirou um amortecedor de outra Scott Spark e substituio pelo da minha bike!!

Penso que esta atitude fui muito boa,da parte da loja, ficando assim com o problema resolvido na hora,sem ter que esperar que o amortecedor fosse enviado para a garantia!! 8) :D

Enfim,são coisas que acontecem,e precisam de dialogo entre as duas partes (loja/cliente) para serem resolvidas com a maior eficácia e rapidez!!

Cumprimentos,Ricardo
 

L.Ramos

Super Moderador
#5
:twisted:


É normal que o mecânico da loja não saiba mexer no Nude TC a nível interno... para isso teria que ter a formação adequada! Normalmente as lojas enviam este tipo de material para o importador/representante para que sejam analisados correctamente.

O que não seria normal era não resolverem o problema!
 
#6
Boas pessoal!!

Após dar uma volta com a minha Spark,verifiquei que o Nude TC,nas posições abertas ao pedalar em asfalto,sente-se um ligeiro bombear!!
Agora pergunto,o sistema propedal da Fox não fazia mais sentido??

Cumprimentos,Ricardo
 

L.Ramos

Super Moderador
#7
:twisted:


Quando optas pelo curso total (110) sentes um aumento da "actividade" do amortecedor, eu só utilizo este modo a descer com muito mau piso. Normalmente uso a posição intermédia, só bloqueando em subidas maiores e com bom piso.

Na posição intermédia quando se vai sentado sente-se um muito ligeiro "bombear"... o que é bom na maioria das situações com piso irregular. A sensação que tenho é que não há percas de fora significativas, mas ganha-se em conforto e tracção.

Mas quando vou a subir em posição de força reparo que ele quase não mexe, pois a forma como pedalamos elimina a acção no amortecedor. O amortecedor não tem plataforma, mas os ângulos do quadro e a posição de pedalar eliminam esses movimentos. O meu mecânico aconselhou-me para usar uma pressão ligeiramente superior à indicada para se obter uma traseira mais "firme".

Na tabela de pressões podes optar por 3 tipos de condução: soft, normal ou hard.

Aqui tens o ficheiro Excel que permite fazer a regulação da pressão:
http://scottusa.com/downloads/07bike/spark_setup_utility.zip

Podes obter muitas informações aqui:
http://scottusa.com/us_en/support/bike#bikeman
http://www.scott.com.br/produtos.asp?pg=1&cat3=Bike&cat4=info_tecnicas

No site brasileiro explica a regular o amortecedor através do SAG.


Penso que uma das principais vantagens deste quadro é ter este amortecedor... adapta-se a todas as situações! E não te esqueças que o Nude é feito pela DT Swiss... em termos de sensibilidade e progressividade é muito bom!