Amortecedor colou...

Tonik

New Member
Boas companheiros!!

Tenho um KTM comp r2.5, e notei hoje o o amortecedor traseiro desceu e não voltou a subir....:(:(

Alguem já pasou por algo parecido??
Áh solução??
Será que é necessário carregar com ar??:confused:

Comprei a bike á 1 semana...:(

Agradeço toda a ajuda :)

Cumprimentos.
 

Tonik

New Member
Não é nova....comprei usada, mas foi utilizada apenas 3 vezes e sem esforço...ontem estava tudo bem, hoje ficou assim quando me sentei nela.
 

Jepas

Super Moderador
Tenta carregar com ar, mas se colou no fim de curso é possível que tenha perdido todo o ar (da câmara positiva, pelo menos).
 

Tonik

New Member
Quando notei este problema no amortecedor ele recuperava todo devagar, e quantas mais vezes apertava com ele mais devagar recuperava até que foi deixando de recuperar e colou....deu-me a ideia de estar a perder ar aos poucos até esgotar tudo....

Será problema de algum vedante??
 

Jepas

Super Moderador
Em princípio será uma fuga de ar (perda por vedante). Se tiveres hipótese, repõe a pressão, desmonta o amortecedor e coloca-o dentro de água para identificar a fuga.
 

Tonik

New Member
Obrigado pela dica!

E para substituir esta vedante qualquer loja que faço manutenção a bicicletas resolve ou terá mesmo de ir para a marca?? ( não quero ficar sem bikeeeeee )
 

Tonik

New Member
Já fui deixar a bicicleta na loja, parece que o problema foi do retentor do amortecedor, vão colocar um emprestado na minha bike enquanto o meu vai para reparação ( A bike foi comprada usada mas ainda tem quase 1 ano de garantia ).
 

oliana

Active Member
O retentor do amortecedor é um o-ring que custa um "balúrdio". Qualquer coisa como 30/40 cêntimos. E a lubrificação tal como todos os cilindros a ar é feita interiormente com vaselina que se encontra em qualquer supermercado por menos de 1 euro a bisnaga. Tem cuidado com aquilo que te vão pedir pela revisão do amortecedor e o preço das "peças". As revisões não são grátis dentro das garantias e há grandes abusos.
 

shelltox

Super Moderador
Muitos amortecedores não usam um simples o-ring mas sim um x-ring ou quadring,que embora não seja muito caro são pelo menos uns €4 ou €5.
 

Tonik

New Member
Eu para ser sincero não percebo o que se passa com o amortecedor....ele não tem fugas, e tem a pressão certa mas parece que fica encravado e não mexe mais....ele ontem desbloqueou e ficou normal por um pouco depois voltou a encravar...ele vai para a garantia.

Será que fazendo uma manutenção resolva??
Ou vou ter amortecedor para dar dores de cabeça??
 

SeteGu

Active Member
Se a bike tem ainda quase 1 ano de garantia eles que resolvam e não te preocupes muito com isso. Por acaso o meu palpite também seria o que o Jepas referiu... sendo assim não sei.

Mas se está na garantia eles é que te têm de resolver o problema. ;)
 

Tonik

New Member
O meu amortecedor é um Suntour RS12 Raidon LO, este amortecedor tem 165mm ou 190mm?

Já procurei na net mas não encontrei..





 

shelltox

Super Moderador
Para saber a medida, preferencialmente com ele desmontado, é medir do centro de um olhal ao centro do outro olhal.
 

SeteGu

Active Member
Diria que não é muito conhecido... pelo menos eu nunca ouvi falar. Mas pode ser que alguém conheça...
 

oliana

Active Member
Um tiro no escuro, e tens opções de marcas conhecidas em promoções com esse valor. Mas possivelmente é uma opção válida e de qualidade.
O segredo está em saberes da sua manutenção. Em principio é como os outros e tem o tal oring/quadring ou o que for, principal, e é o que normalmente se troca nas revisões. O resto é igual para todos. Se avariar no seu interior vedado herméticamente, onde está o mecanismo do óleo, muito dificilmente terá arranjo que valha a pena. Mas isso também se aplica aos outros quase todos.
 

Tonik

New Member
Pois....é preferível ir para as marcas conhecias...

O chato é que sou dos Açores, o para fazer manutenção o amortecedor tem de ir a Lisboa, ou seja uma a duas semanas com a bikes encostada...
 

Tonik

New Member
Venho aqui actualizar a situação.

A KTM vai mandar um novo amortecedor, vem da Áustria.
O problema do meu actual amortecedor ainda não foi explicado...mas quando souber passo aqui a dizer qual o problema dele. Pelos vistos foi algo muito grave...para mandaram um novo ...
 
Top