Altura mínima para pedalar uma 29

hejoaz

New Member
Existe altura mínima para pedalar uma 29? Pelo que já li em alguns topicos quem é menor que 1,80m não conseguiria o mesmo desempenho estando em comparação uma 29 com uma 26.

Eu tenho 1,70m e actualmente tenho uma bike de suspenção total (trek fuel ex) e tenho andado a ponderar a troca por uma 29 rigida de maneira a ter uma bike mais rápida (principalmente a subir) conseguindo manter algum conforto.
Onde acham que terei melhor desempenho numa 29 ou numa 26 (ambas rigidas)?
 

syndicaterider

New Member
Boas, eu tenho exatamente a mesma altura que tu e já ando de 29 á 1 ano e posso dizer-te que isso da altura minima é mais teoria que outra coisa,o principal é andares numa bike onde te sintas bem, seja ela 26 ou 29.
Não penses que só por passares para uma roda maior , vais passar a andar mais rápido!! Vai ganhar numas situações vais perder noutras. Na minha opinião experimenta fazer um trajeto onde costumes andar de 26 , com uma 29 e ve se te sentes bem , pois há pessoal que experimenta e odeia a 29 , há tambem quem adore!
Quanto á questão da altura penso que não seja o mais importante...o mais importante é treinares mais e melhor isto se queres andar mais rápido!
 

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)

....Estou de acordo com o que diz acima o noso amigo "syndicaterider". Mas não esquecer que atualmente parte das 29, têm a mesma altura do centro pedaleiro ao chão (comparadas com as 26). Por isso vamos lá esquecer a questão da altura. :)

....nota: hade reparar no putos de 8,9 anos a pedalar, mas a pedalar sem stress nas 26. Por isso qual o stress de pedalar mos numa 29?!?!?! :D

Refiro me a miúdos de estatura (baixa) ou seja, estatura normal para a sua idade. Pois há alguns mais altos.....

Eu sou +/- da sua altura (1,72), andei á dias numa 29, foi pouco tempo é certo, mas mais que suficiente para ter ficado apaixonado!!!!! ;)
 

paff

New Member
Gostava de experimentar em dar uma volta de 30/40 Km com uma roda 29 para ver se é assim tão "mais melhor bom". Tenho 1,78 e acho que a altura nada deve ter a ver com as rodas, desde que ajustes a bike e o quadro seja para a tua altura.

Para já só acho que a nível estético gosto mais das bikes de roda 26". Mas é tudo uma questão de hábito.
 

Polegar

Active Member
1,70 m de altura a pedalar numa 29!!! Há que ter muita atenção á geometria das quadros. e ai que deves ter atenção.

31987038875713116116410.jpg
 

Dadupe

New Member
Não tem muito a ver mesmo a altura. A minha 29 tem o bb mais baixo que a minha antiga spark 26. É só olhares para o circuito feminino xc e veres quantas andam de 29. Como foi dito em cima, tem muito mais a ver com experimentares e veres se gostas ou não. Mas atenção, experimenta uma bike ajustada ao teu tamanho. Não experimentes um L e depois dizes que é um camião...
 

pimentoski

New Member
Na specialized a geometria (altura do eixo pedaleiro por exemplo) é igual nas 26 e nas 29. Por isso não devia haver diferenças. Mas um quadro S com rodas 29 normalmente fica muito feio... Mas é só esteticamente porque de resto faz o mesmo trabalho.
 

mvit

New Member
sem qualquer experiencia de 29, mas ando tambem a começar a estudar essa hipotese, e como tambem tenho 170 cm, tinha essa duvida. não sei se ajuda ou se significa algo, mas a Specialized tem quadros a partir do 15, por isso não me parece haver altura minima :)
 

BikeTrepaTudo

New Member
Qual deve ser o comprimento das pernas de um homem ?
O necessário para chegar das ancas aos pés.
Com a bicicleta também se deve aplicar algo do género. Digo eu...
 

rafael_silva

New Member
Boas, isso da altura é muito relativo, acho que tem mais a ver com o tamanho de quadro indicado para a altura de cada um... normalmente os tamanhos pequenos são pensados para pessoas a partir dos 160 cm.. mas existem tamanhos ainda mais pequenos , para as senhoras por exemplo.. Eu tenho uns colossais 163 cm, com 75 de entre pernas ( completamente descalço) e pedalo uma 29er, uma Scale em tamanho S (15,6") e sinto me muito bem mesmo!!, pode parecer desproporcional esteticamente, mas isso é como a cor dos carros, é discutível.. Desde que experimentei 29er (em tamanho M) , não descansei até ter uma! Por isso, deixem os mitos de lado e experimentem,tirem as vossas conclusões e escolham o que vos agradar mais, seja 16", 24", ou até 32" !!!
 

CRVaz

New Member
Boas, eu tenho um 1,68m, e pedalo numa Cannondale F29er, tamanho S! Nao podia estar mais satisfeito! Acho que e mesmo uma questao de experimentar e comprar aquela em que no sentimos melhor, pois quem anda horas em cima da bicicleta e que deve decidir como se sente melhor!
 

Detonator

New Member
Tenho 1,74cm e tenho uma 29er tamanho de quadro 17. Fica-me bem até fiz um body geometry fit na movefree tudo bom. Há mais tópicos sobre este assunto.
 

ernez

Active Member
O meu puto tem 150cm, rola numa 29er, tem 13 anos e é campeão regional de btt, e o unico a rolar com 29er, os mais entendidos dizem que a 29 é para pessoal muito grande, :D

Eu tenho 169cm e rolo também em 29er e nada a apontar.
 
Last edited:

warrior75

New Member
Isto da altura mínima para pedalar numa 29er é mais ou menos o mesmo de uma altura máxima para pedalar de 26er.

Poderá fazer alguma diferença, poderá parecer um pouco mal, poderá haver maior probabilidade de inadaptação, talvez... Mas antes da febre das 29er também não se punha em causa que um gajo de 1.90m andasse numa 26er.

No meu entender poderá ser mais adequado a uma determinada altura um tamanho de roda, mas isso é muito relativo e não podemos estar a impor uma barreira mínima para se andar de 29er, cada pessoa é que deve experimentar antes de comprar pra ver se é mesmo aquilo que quer e se sente bem. andes de se deixar ir em tendências e depois se arrepender.

Já vi algumas pessoas se arrependerem de ter comprado 29er e uma delas tem 1.85m, por isso digo, experimentem antes de comprar, não vão em teorias generalizadas e tendências da moda.
 
ola
faço suas as minhas palavras " experimentem antes de comprar, não vão em teorias generalizadas e tendências da moda."
acima de tudo divirtam-se
 
Top