Alterar a bina

_AG

New Member
Boas!

Tenho uma bicicleta com estas características:

Bicicleta Scott Scale 70 – 2010

Tamanhos Disponiveis: M
Peso: 12.40 kg
Quadro: Scott Scale Alloy 6061 custom butted superlight tubing D-Forged CNC machined
Dropouts Delta SST bridge / Integ. HT BOX chainstay bridge
Suspensão: Rock Shox Dart 2 alloy steerer coil spring Keyturn lockout reb. adj. 100 mm travel (não estou NADA contente com esta susprensão confesso :X )Caixa de Direcção: Ritchey OE 1 1/8" semi integrated 44/50mm
Desviador Traseiro: Shimano SLX RD-M660 SGS Shadow Type 27 Speed
Desviador Dianteiro: Shimano Deore FC-M590 34.9mm
Manipulos de Mudanças: Shimano Deore SL-M590 Rapidfire plus 2 way release w/gear indicator
Manipulos de Travão: Shimano BL-M486 Disc
Travões: Shimano BR-M486 Disc 185/F and 160/R mm Rotor
Pedaleiro: Shimano FC-M442 Octalink 44x32x22 T
Eixo Pedaleiro: Shimano ES25 Octalink 68-118mm
Guiador: Scott Pilot 18 Team 18mm rise OS / 640mm
Avanço: Scott Comp 4 Bolt / OS 31.8mm 1-1/8" / 6° angle
Pedais: Look
Espigão: Scott Comp 31.6mm
Selim: Scott Racing
Cubo Dianteiro: Scott Team Disc CL
Cubo Traseiro: Shimano FH-RM65 Disc CL
Corrente: Shimano CN-HG53
Cassete: Shimano CS HG-50 -9 11-32 T
Raios: Stainless Black 15G / 1.8mm
Aros: Alex XC-44 Disc 32H / Eyelets White
Pneus: Schwalbe Rocket Ron 26 x 2.1 / 50EPI Performance Series

---

Queria tornar a minha bicicleta mais expedita, melhorar em peso, resistencia, velocidade e qualidade! Começo aos poucos a entender mais sobre ela...mas, se tiverem experiencia e tendo em conta esta bicicleta, que elementos vos parecem os mais urgentes de serem alterados/trocados?

Agradeço todas as opinioes e ajuda! :)
Boas pedaladas!

~ ana
 
Olá ana.. Se a minha namorada tivesse essa bike provavelmente o que trocaria primeiro era a suspensão, por uma fox como a dela tem.. Ganhas em conforto e em peso, para além de segurança a descer.. Vendia a tua e tentava arranjar um bom negócio de uma fox em bom estado na net.
A seguir iam as rodas, por umas mais leves pneus mais leves, e avançava logo para o tubless.
Cumprimentos ana:)
 

Jorge S

Member
Boas,

Começa pela suspensão, onde tiras 1/2 kg e de seguida as rodas, onde sairá outro tanto e que se fará sentir ainda mais. Posteriormente e após desgaste poderás trocar componentes como a cassete (por uma XT saem mais de 100gr), desviadores e pedaleiro por um XT, Stylo etc, onde saem mais umas 200gr. Nos periféricos também há alguns "truques" para emagrecer sem gastar muito, como por ex, uns punhos de espuma WCS da RitcheY (menos de 10 euros).
 

_AG

New Member
João Maia, suspensão e rodas! Vou apontar! ; ) Sem dúvida que a susprensão tem que RAPIDAMENTE ser mudada!!
Cumprimentos e muito obrigada, João! :)

~

Jorge S, vou mesmo ter atenção às tuas sugestões e começar já a pesquisar preços. Era mesmo este genero de sugestões que pretendia! Obrigada, mesmo! Primeiro: Suspensão!!! Fox, vamos já a ver de preços! :)
 
Outro conselho ana é o facto de tudo o que seja transmissão é até gastar, visto ser material que com o passar do tempo irás forçosamente ter que mudar devido a desgaste e aí investes em algo mais leve e mais fiavel..
Agora um aparte a minha namorada mora em vale de milhaços, pelo que vi tu também moras para essa zona.. Tem de combinar dar umas voltas juntas, ela não tem muita companhia para pedalar tirando eu..
Beijinhos e abraço..
 

_AG

New Member
João, já estou a fazer uma listinha de prioridades. Quer dizer que costumas também vir para esta zona biclar?
Já comunico contigo por PM. Agora é que eu me ri. :)
 

Marco Nunes

Active Member
Boas Ana.
Uma coisa que ajuda na opinião da malta é pores um valor de orçamento que pretendes ou podes gastar. Assim tenta-se opinar com maior equilibrio para não comprares um componente de topo e depois não teres orçamento para o resto e teres que juntar mais uns euros novamente (isto é um exemplo). bom, mas cada um sabe da sua carteira, mas vais ver que se puseres aqui um valor a gastar vai ser mais fácil para a malta aconselhar-te.

Fica bem.
 

victor68

New Member
Olá Ana,


Também eu comecei com um conjunto parecido ao teu ( Scale 50 ), e fui ( acho eu ) evoluindo aos poucos.

Se quizeres tirar algumas ideias, passa pelo meu tópico ( se tiveres pachorra para leres as paginas todas ;) ).

Boas pedaladas,

Victor F.
 
Last edited:

_AG

New Member
Marco Nunes, estou aberta a todo o género de sugestões... Não é algo para comprar de uma vez só mas, para ir juntado trocos aos poucos e comprar logo 'como deve ser' ! Obrigada! :)

victor68, com que titulo está o teu topico? Lerei sim :)
 

katitaContessa

New Member
Olá Ana,

Há pouco tempo também fiz umas mudanças significativas na minha Contessa, valeu apena! Tá um maquinão!

Força nisso, pesquisa bem o preço Vs Qualidade!
 

_AG

New Member
katita, há pois é... : D

Que para vos apanhar nas pedaladas, tenho que alterar isto tudo e virar a bicicleta de pernas para o ar...
Mas raios, a suspensão é tão má... :X Cada vez que penso... ahahah

Bom dia! ; )
 

Gaija

New Member
PERMITA-ME DISCORDAR COMPLETAMENTE! "...Que para vos apanhar nas pedaladas, tenho que alterar isto tudo..." MAS O QUE É ISTO?!?!?!?! Começei com muito menos do que tu tens e não tenho muito mais do que tens neste momento e não me sinto de modo algum inferiorizada! O que é preciso é o gosto pelo pedalar e ter confiança e conforto no material!

Essa ideia de que só o que é caro é que vale a pena é uma mentira descomunal! Nem penses _AG que lá porque a tua bicicleta tem uma DART2 anda menos ou que és menos capaz do que quem tem uma Fox! :/ Queres um bom conselho? Já foi aí dado: Desgasta o material e substitui conforme precisar de ser substituido. Concordo que se não te sentes bem com a suspensão que a mudes mas será que precisar de ser para uma Fox?

é claro que vai do gosto pessoal de cada um mas para mim o mais importante continua a ser: EU QUERO É PEDALAR :)))
 

Rudi

New Member
Olá Ana,
numa fase inicial, optaria por trocar suspensão e rodas (por esta ordem).
Posteriormente, e á medida que se for desgastando, podes ir trocando a transmissão (pedaleiro, desviadores, cassette, corrente)
Por ultimo, e caso sintas que não corresponde ás tuas necessidades, trocas travões, guiador, avanço, selim/espigão, punhos, etc...
Numa última fase, podes investir nas "paneleirices"... parafusos coloridos em titânio ou ergal, tampa da caixa de direcção, anilhas, etc...
 

Jorge S

Member
Fox é bom, sem dúvida, tenho uma:mrgreen:. Mas considera também outras marcas principalmente se for para comprar usado. A Fox pela fama que tem desvaloriza pouco e poderás encontrar melhor relação preço/qualidade numa Rock Shox, Marzocchi, Manitou ou Magura. Considera também as gama altas da RST e da Suntour. È mais fácil encontrar um bom negócio graças à desvalorização provocada pelo estigma associado aos modelos low budget destas marcas. First (RST) ou Epicon (Suntour) são excelentes suspensões, leves e muito mais baratas.
 

dand25

Active Member
Mete mas é uma epicon que ja é porreira e leve quanto baste e assim sobra bastante para outros componentes, e se fores a pesquisar ainda nao vi ninguem a falar mal dessa suspensao, é competente quanto baste e custa nova metade de uma fox usada.
 

_AG

New Member
Gaija, ...não é preciso levares os comentários tão a peito. Estou a pedir sugestões e estou a ver preços. E sim, conseguirei ter um melhor desempenho se tiver um bicicleta melhor. Boas pedaladas!


Rudi, nem mais, já tenho a minha listinha para começar a ver material e a juntar moedas no porquinho. Obrigada e até breve! ; )


katita, estou com medo da tua Contessa. : P Brevemente, quero um lado a lado margem sulense ; )


Jorge S e dand25...já estou a ver umas suspensões Epicon também! Obrigada pelas sugestões. Mas o que é verdade é que sempre ouvir dizer que as suspensões FOX comportam-se muito bem em termos de resistência e fiabilidade mesmo já passados alguns anos e muitos 'saltos' :)
 

Gaija

New Member
_AG... qual o teu desempenho actual e qual o desempenho que pretendes? O comentário que levei a peito e com o qualdiscordo completamente é que não te deves desvalorizar porque não tens o material XPTO!

Porque nisto das bicicletas cada um faz o que quer com o seu dinheiro e sobre isso eu não mando bitaites
 

Jorge S

Member
Penso que mais do que o efeito placebo que também é provocado por qualquer upgrade, nem que seja por um novo equipamento, a diferença de um ou dois quilos a menos ajuda e de que maneira a aumentar tanto a média como a capacidade de percorrer distancias maiores.
Tive uma bike com 16kg com a qual fazer 30km aqui na minha zona já roçava os meus limites, tinha 30 anos e estava em forma. Hoje, passados 14 anos, tenho uma FS com 12kg e faço 60km "com uma perna ás costas" e a uma média superior em 5km/h.
 

_AG

New Member
Gaija... não me quis desvalorizar, só quero melhorar a bicicleta! A suspensão é má, não há muito mais a dizer... Melhorar a bicicleta melhora o desempenho... O Jorge S exemplica bem a ideia.

Podes claro, dar sempre a tua opiniao, pedi por sugestões ; )


Jorge S, disseste exactamente aquilo que estava a pensar e o exemplo que dás ilustra bem o que acontece.
 
Top