Alteração de molas numa RS recon 351

#1
Boas!
Espero não estar a repetir um tópico mas na busca não consegui obter resposta....

Tenho uma recon 351 que veio com a Scott MC 40, e embora esteja satisfeito com ele ao nível da sensibilidade de funcionamento tenho reparado que facilmente chego aos 120mm de funcionamento ( o seu max, é 130 ).
Disseram-me que é possível mudar as molas por umas mais duras, e é sobre isso a minha questão:

Já alguem o fez?
Sabem o preço?
Sabem quais os pesos recomendados para as várias molas?

Desde já agradeço, nitsa
 
#2
A recon 351 não tem molas, o seu amortecimento é pneumático. Para alterar o curso destas suspensões é necessário abrir e substituir uns casquilhos no seu interior, sendo o máximo de 130mm.
Mas uma vez que com o teu estilo de condução esgotas os 120mm aconselhava-te antes a trocares de suspensão, tipo para uma PIKE de 150mm.
 
#3
Olá mad max!

Acho que não estou enganado, segundo o manual de instruções há duas versões uma a molas e uma a ar ( acho que soloair)
Se não me engano a mola funciona na compressão e a parte pneumática / hidraulca na recuperação.

Com a recuperação não tenho qualquer problema, funciona muito bem o meu problema é mesmo andar quase a esgotar o curso sem grandes aventuras.
Já vi em sites estrangeiros referencias a esta alteração mas queria mais informação.

Boas pedaladas!
 
#4
Boas!

Vamos lá a ver se consigo dar uma ajuda!

O facto de esgotares o curso da tua suspensão com alguma facilidade pode não estar directamente relacionado com a dureza da mola mas sim com a falta, ou deficiente, de regulação hidráulica da compressão.

Tentando ser mais claro:

1 - Para verificares se a mola que vem de série na tua suspensão é adequada tens de verificar o SAG, ou seja, o quanto a suspensão comprime contigo em cima da bicicleta. Com o teu peso a suspensão deve comprimir entre 20 e 30% do curso total (aprox: 35-45mm). Se com o teu peso a suspensão comprimir menos a mola é dura de mais, se comprimir mais do que a medida referida deverás por uma mola mais dura.

2- Estando ajustado o valor de SAG (este valor tem grande importância na eficiência da suspensão) existem duas regulações que ajudam no funcionamento da suspensão, que são a compressão e a recuperação.
A primeira amortece as pancadas recebidas pela suspensão, impedindo que esta esgote, regulando a velocidade a que o óleo passa nuns orifícios. A segunda regula e suaviza a velocidade a que a suspensão recupera a sua posição inicial após uma pancada.

A regulação de compressão raramente vem em suspensões de baixa gama pelo que provavelmente a solução do teu problema poderá não ser muito fácil.

Assim, verifica quanto a tua suspensão comprime com o teu peso. Se os valores estiverem dentro dos que referi resta-te uma solução um pouco mais alternativa, que passa pela troca do óleo hidráulico por outro mais viscoso. Por exemplo: se a tua suspensão tiver um óleo SAE 5 W podes por um SAE 7.5W ou um 10W sendo certo que terás que abrir mais a regulação de rebound para compensar a maior viscosidade do óleo.

Não é fácil explicar este assunto das suspensões mas espero ter ajudado!
 
#5
Bom dia!

Obrigado castelhão, estive a medir o sag e quando ponho os meus 85kg em cima da minha bicicleta a suspensão "encolhe" entre 28 e 30 mm, ou seja está perto do sag máximo aconselhado e confesso que em manobras a baixa velocidade com piso muito acidentado / técnico às vezes tenho algumas dificuldades por excesso de trabalho da suspensão ( sinto-a demasiado mole ). Pelo que diz o site do fabricante é possível aumentar a compressão com umas molas mais firmes.

Agora qunto à tua explicação sobre a viscosidade do óleo, para mim e por enquanto estou satisfeito com o rebond, mas tenho um amigo de pedalada que vai adorar ler esta tua resposta, pois acho que acabaste de solucionar um problema dele que dura à meses.

Obrigado, nitsa
 

L.Ramos

Super Moderador
#6
:twisted:

As molas de origem das RS Recon são (salvo erro) para 75 kg. Por isso deves procurar uma loja/oficina representante da RockShox para fazeres essa alteração.

A mudança da mola é que vai solucionar o teu problema.

Se tivesses uma RS Revelation (como a minha :mrgreen:) bastava colocares mais ar em ambas as camaras... mas essa é uma das grandes diferênças das duas.

Mais informações, aqui:
http://www.sram.com/en/rockshox/allmountain/recon/#tab1





Continuo sem perceber algumas ajudas dadas neste fórum...

mad max rr said:
A recon 351 não tem molas, o seu amortecimento é pneumático. Para alterar o curso destas suspensões é necessário abrir e substituir uns casquilhos no seu interior, sendo o máximo de 130mm.
Mas uma vez que com o teu estilo de condução esgotas os 120mm aconselhava-te antes a trocares de suspensão, tipo para uma PIKE de 150mm.
Só as RS Recon Solo Air (nas curso fixo para XC) é que funcionam "com ar", nas suspensões da RockShox com o U-Turn só alterando as molas é que se pode fazer a afinação para o peso (não confundir com Air U-Turn). A RS Recon 351 que equipa as Scott MC é uma U-Turn 85-130mm com mola.
Uma RS Pike numa Scott MC :roll: Se ainda fosse uma RS Revelation ainda concordava... mas aumentar para 150mm uma bike que rola normalmente com 120mm? nunca deves ter experimentado uma MC. :nsei:
 
#7
Boas pessoal!

Já encomendei uma mola mais dura, deve chegar para a semana. Depois de fazer a alteração ponho aqui o resultado para consultas futuras.
Obrigado por tudo
nitsa
 
#8
Boa Noite a todos...

Eu vou comprar uma Scott mc 40 que trás uma RECON e então tenho estado a procura de mais informações sobre a bike e tb a suspensão visto q estou habituado a uma REBA.... :roll: :D

Agora há uma coisa q me esta a fazer alguma confusão visto q peso 60kg a suspensão deve estar um pouco dura para mim.... :s

digo eu....

Nitsa onde é q encomendas-t as tuas molas e valor. isto se n for confidencial andrextr


Boas pedaladas para todos e q o pai natal ( :twisted:época de consumismo :twisted:) faça com q gastem mt dinheiro um material novo...
 
#9
Boas!

Venho então trazer BOAS novas....

Já fiz a alteração e o comportamento da suspensão melhorou bastante. A sua sensibilidade inicial é muito semelhante ou seja muito boa, mas agora quando está sob carga funciona muito melhor e já "perdeu aquela mania" de quase esgotar o curso sem grandes abusos.
Resumindo: Está mesmo como eu queria :p

Manuta:
Quanto à bicicleta só te posso dizer que estou muito contente, e que a minha satisfação só aumenta cada vez que saio com ela :!: :!: :!:
A minha única insatisfação com ela era mesmo por falta de confiança na frente em curva, mas com a ultima alteração acabou o esse único defeito que lhe encontrei, embora como acabei por perceber a culpa não era do material; os meus 83 kg é que eram demais para a mola que a suspensão trazia.
Não te consigo precisar mas o o preço da mola rondou os 21€ e encomendei na bike zone de Caldas da Raínha que prontamente a instalaram e corrigiram a dificuldade na rotação do botão da regulação do curso.
Põe perguntas à vontade que desde que eu saiba respondo!

Ora então um bom natal com muitas bicicletas :D

Obrigado a todos
nitsa
 
#10
Eu tenho uma Recon 351, peso cerca de 75kg e acho que a suspensão está demasiado dura. Devo ter um SAG inferior a 15%...
Gostaria de ter um SAG de 20%. Muito raramente esgoto a suspensão...

Mas se tu com 85kg disses que está muito mole de origem...Acho então que o ideal era eu engordar 5kg para perfazer os 80kg :mrgreen:

Mas pronto, tirando o facto de não dar para regular o SAG, gosto muito da suspensão. Mas para a próxima acho que vou para o "ar" por causa disso!
 
#11
Boas,

eu também tenho uma RS Recon 351 U-Turn com mola de origem. No entanto peso 60 Kg, e após ano e meio decidi também trocar a mola por sentir falta de absorção e ter menos de 10% de SAG.
Mandei então a suspensão para uma loja nos arredores de Lisboa há 1 mês, pelo menos. Passadas já 3 semanas, ainda não havia mola (e eu sem poder andar :cry: ). Após essas 3 semanas voltei a ter a suspensão em casa para poder finalmente dar umas voltas (com a mola de origem...). Quando a mola chegar do importador, lá vou eu mandar a suspensão outra vez para a loja.
Pelo que me disseram, nem sequer o importador tem molas "soft" em Portugal.


Boas pedaladas
 
#12
Boas!

Bam S: - o erro foi teu; mandavas vir a mola e só depois paravas a bike para a montar, eu já cometi esse erro com a outra bicicleta e jurei para nunca mais!! ( também foi assim que aprendi!) :lol:

Andréxtr: Arranja um camelback de 5 litros. é + fácil :)

Boas pedaladas
 
#13
Nitsa obrigado por me teres respondido.

Visto estar há 1 mês a espera da genius mc 40 e o importador dizer que so devem chegar por volta de 20 de Janeiro de 2008, optei por procurar outra bike.

estou a pensar numa commencal meta 5.5.2 2008...

Que me dizem ??

cumprimentos :roll:
 
#14
Hanuta:

Secalhar devias fazer um novo tópico no estou a penar em comprar...... mas de qualquer maneia:

Só te posso ajudar de uma forma relativamente empírica pois não andei na meta 5.5.2; A meta parece-me menos polivalente é um pouco mais pesada, parece-me que ficas a perder nos travões e embora já traga a fox 140r esta não tem regulação de curso e por experiência te posso dizer que 140mm às vezes são demais.... - tudo é relativo em relação ao que pretendes fazer com ela, por exemplo a minha tem que suportar as minhas brincadeiras ( singletracs muito técnicos, descidas complicadas, peq. saltos etc ) mas tambem tem que fazer maratonas de 80 / 100 Kms, daí a minha exigencia para a polivalência porque se tivesse mais$$$$ tinha uma para cada tipo de percurso! :ideia:

Espero ter ajudado
nitsa
 
#15
vou aproveitar o vosso topico das recon.

tenho uma judy TT (sei é uma treta mas vinha de origem :S )

estou a pensar trocar por uma recon. bom era uma reba mas ja puxa muito o orçamento e dificil encontrar para vbrake.

mas eu peso 60 kilos e de ler este topic acham que deveria ir para recon a ar? assim era mais facil ajustar para o meu peso do que se fosse versão de mola não?

obrigado
 

L.Ramos

Super Moderador
#16
:twisted:

As RockShox com o sistema Solo Air (ou as Dual Air nas gamas superiores) são em tudo melhores no que toca a afinções do que as de mola.
 
#17
Ora nem mais, concordo com o L.Ramos, secalhar para o teu peso com a solo air conseguirás regulções mais acertadas. As de mola têm afinações + - pré defenidas pela mesma na compressão.
 
#19
recon u-turn, como torna-lá mais dura?

boas pessoa! tenho uma focus bub, q traz montada uma recon u-turn. gostaria de saber se a a hipotese de tornar a suspenção mais riga? nas descidas até tem um bom comportamento, mas com uns pequenos saltos esgota facilmente, mas nas subidas torna-se muito desconfortavel.... já agora gostaria de sber qual o custo para fazerem este trabalho?.. agradeço todas as respostas, obrigado e bons cross para a malta!
 
#20
Re: recon u-turn, como torna-lá mais dura?

Se for a ar, é só meter um pouco mais de pressão.

Se for a molas, costumas ter uma coisa chamada pre-carga, mas apenas faz diferenças minusculas... nesse caso, és capaz de ter de trocar a mola por uma mais rija. Penso que não te saia muito caro, se a suspensão for nova e o vendedor simpático talvez ta troque a custo 0 :wink: