Alongamentos - Qual a verdadeira importância deles no princípio ou fim de um treino?

froids

Active Member
agdmoreira, podes desenvolver um bocadinho mais a tua tese de que os alongamentos no final do exercício físico não trazem beneficios fisicos reais?!


:xau:
 
Boa tarde malta!!

tomahawk888, jepas e froids, para começar a minha resposta vou falar na questão psicologica da coisa. O froids disse que o alongamento leva a um "bem estar e boa sensação muscular" entao isso não são também coisas psicológicas?! :p

Agora mais a sério, o alongamento visa reduzir as tensões intramusculares e reordenar o tecido muscular que durante o esforço fica "desordenado" (Uma ideia completamente errada que hoje em dia ainda esta muito presente é de que os alongamentos servem para "reduzir o acido latico do musculo", algo completamente incorreto e sem nexo cientifico).

Durante o exercicio tambem existem micro roturas de tecido muscular. E a referencia que se faz neste momento é de que os alongamentos podem aumentar essas micro roturas e assim aumentar o tempo de recuperação ou diminuir a performance. Então como podemos fazer os pros do alongamentos e tirar os contras??? Fazendo outro tipo de recuperação, que quase todos os atletas fazem hoje, a massagem.

Agora vejam, o domingueiro precisa de recuperar em horas? E sera que o fazem bem, ou puxam demais (como disse o froid), e em vez de um dia recuperar levam dois ou tres. Não me parece... Mas como um de voces disse cada um sabe de si :p
 
Last edited:

JCarias

New Member
agdmoreira, seria possível mostrares-me a evidência científica em que te baseias para afirmares que existem micro-ruturas durante o exercício? Gostaria de dar uma vista de olhos.

Quanto às caimbras e à recuperação muscular, sou da opinião que uma boa alimentação, uma adequada suplementação e um bom padrão de sono/repouso estão na base de um ótimo funcionamento muscular. Tudo gira em torno disto.

Não nos podemos esquecer de um pormenor extremamente importante, neste espaço uma grande maioria dos utilizadores são os ditos "domingueiros", homens, mulheres, pais, mães, engenheiros, pedreiros, etc etc... e aí está o verdadeiro desafio, têm necessidades completamente diferentes dos atletas de alta competição e daí, na minha opinião, nunca se poder fazer a ponte para a alta competição.

PS: Sou a favor dos alongamentos, na minha prática tenho visto bons resultados quer ao nível do tratamento quer ao nível da prevenção de lesões. Certo e sabido que não é com alongamentos que se treinam a flexibilidade, no entanto, permitem uma maior capacidade de distensão dos musculos e menos suscetibilidade a ruturas musculares.

Abraço a todos e obrigado pelo tópico! TOP para partilhar experiências.
 
Alongamentos são muito importantes para qualquer desporto. A explicação científica deve haver por certo. Servem para aquecer (antes), para descontrair (no meio e no fim). Fui num instante pesquisar na net sobre alongamento e existe muita coisa para ver ...
Num dos passeios de bicla, fiz alongamentos no meio do percurso (cerca do km15 +-) e senti-me muito bem para fazer o resto do percurso, algo violento (monsanto).
 

SeteGu

Active Member
Pois mas parece haver teorias (cientificas) recentes que apontam o contrário.

Para ser sincero também acho que preferia uma boa massagem aos tradicionais alongamentos... (nunca experimentei).

O que noto que também me faz bem é um bom banho de água quente e, no fim, passar água fria apenas nas pernas. Houve alguém no fórum há tempos que falou disto e para mim resulta bem... fico como novo.
 

froids

Active Member
Mal não fará certamente, desde que bem feitos.

Os alongamentos sao úteis para treinos em que existam elevada carga ou carga anaeróbica, tipo pesos, em que existe atrofiamento muscular. Os alongamentos pretendiam de alguma forma redireccionar as fibras musculares e solta-las da sua atrofia. Isto explicado de uma forma muito rude ehehehe
Hoje o proprio conceito de treino mudou.
Muito mais aeróbico e muito menos intenso (carga anaeróbica) durante exercicios, previlegiando muito mais a correcta musculatura e ergonomia corporal. Posto isto e assumindo que um correcto aquecimento é efectuado e um regresso "à calma" também, os tradicionais alongamentos deixam de fazer sentido.
Se isto pode eventualmente ser verdade para o ciclismo, não o é para os escaladores, por exemplo...

É verdade que muitas teorias mais ou menos assumidas têm sido deitadas por terra por estudos mais recentes, como por exemplo, os beneficios vs maleficios da formação e presença do ácido láctico nos musculos...

Mas em relação aos alongamentos nunca ouvi nada, por isso gostava de saber :)
 
Da experiência que tenho os alongamentos têm-me feito bem. Pelo que me dá a aperceber em diferentes desportos que faço e fiz (e outros que vejo treinos) o objectivo é atingi a tal acalmia muscular, retornando-os ao regime mais descontraído em que estavam antes dos treinos / acção mais esforçada. Porventura existirão vários métodos de os atingir seja por alongamentos, seja por massagem, seja por tai-chi ou mesmo por realização de movimentos bem diferentes dos daqueles em que estiveram em regime de esforço.
Também noto que em certos desportos as paragens poderão compensar o esforço brutal decertos movimentos, sejam eles a pedalar, sejam a fazer técnicas de judo ou mesmo de escalada.
Os resultados que tenho obtido são vários: recuperação da vitalidade muscular, diminuição de câimbras e das dores musculares "do dia seguinte".
Só por curiosidade, se é que vala a pena referir, já fiz os seguints desportos ao longa da vida: pedalar, basquetebol, karaté, pilatos, escalada, espeleologia e algum judo e naturalmente, e de novo, pedalar, SEMPRE!
 
Top