All-mountain ate +/-1500 € com 140mm ou 150mm

glamdj

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All-mountain ate +/-1500 € com 140mm. e mais duvidas!

Boas !
Estou perdido. Quero comprar uma all-moutain e no meio de tanta coisa no mercado fiquei baralhado.
Quero com 140mm ate 1500€ (maximo dos maximos).
Gostava que o amortecedor tivesse propedal ou bloqueio e que a suspensao tivesse curso variavel e tambem bloqueio.
Nao sou muito ligado a marcas e conceitos, porque a experiencia diz.me que as marcas menos conhecidas conseguem muitas vezes igualar as de renome.
quanto aos componentes, nao sou colado em shimano porque ja tive uma bike equipada com SRAM e nunca me deixou ficar mal.
O mesmo se aplica ao aportecedor e a suspensao, pois tambem ja tive manitou e (vai sair boca para o barulho) fiquei a gostar mais do que da fox que equipa a bike do meu pai.

Resumindo:
all-mountain
140
amortecedor propedal
suspensao com bloqueio e curso variavel
orçamento: 1500€

É possivel?

mais algumas duvidas:
ha marcas que classificam as suas bikes de 120 mm como all-mountain.
podem mesmo ser consideradas? fico baralhado!

O que eu gosto mesmo é de brincar com a bicicleta, mandar uns pequenos saltos e principalmente descer "trialeiras" tecnicas. quantos mais tecnicas melhor ( single tracks bem serpenteados). Tenho noçao que para descer é preciso subir e nao tenho medo de subir (ate porque dá gozo chegar la em cima e dizer... dassss consegui :D).

Por outro lado tambem gostava de participar numas maratonas ( ou meias-maratonas) pelo espirito de convivio e de exploraçao. Isto é possivel com 140mm. ou sera mesmo melhor uma 120 mm.

Fiquei com os olhos em bico com a mounty vision da marin. mas por outro lado tambem babei com o video do andreXRT a abusar da specialized pitch. :O Tem muito a ver com o meu tipo de andamento. ( justiça seja feita, é um rider tecnicamente muito bom, parabens)

Já não sei o que é melhor para mim.
ja agora alguem sabe de alguma loja na zona do porto, braga ou viana que vendam marin? quero ver ao vivo e quem sabe ate testar....

AJUDEM-ME POR FAVOR!

Desde ja obrigado a todos os que me ajudarem!
 
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pikanso

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ora boas, a pitch passa esse orçamento (pitch comp 1700; a pro 2000) eu tenho uma comp e gosto bastante talvez um pouco mais de curso á frentee um bloqueio a traz mas com o tempo vamos lá...por esse preço tens a Mondraker
Foxy
ou melhor ainda tens a canyon nerve AM 5.0 por esse preço...nao arranjas melhor...espero ter ajudado
 

glamdj

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.por esse preço tens a Mondraker
Foxy
ou melhor ainda tens a canyon nerve AM 5.0 por esse preço...nao arranjas melhor...espero ter ajudado
Mondraker foxy so encontro a 1700€....!!! :S
Acho que vou ter mesmo que comprar algo la fora... a diferença de preços é brutal. bicicletas que ca custam 2 000€ la foram custam 1200€. são 800 € de diferença, que dao para pagar muita mao de obra de assistencia durante anos!
 
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MRocha

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A Iron Horse foi comprada pelo grupo da GT, acho. Ao que parece, os modelos de 2009 vão ser descontinuados e os designs/sistemas de suspensão não vão ser usados em novos modelos que sejam comercializados com a marca IronHorse. Por isso é que há tantas Iron Horse a preços de saldo, estão a despachá-las todas.
A sunday team, modelo de DH, com o quadro idêntico ao que ganhou muitas provas da World Cup, uma Boxxer Race e equipamento bastante decente para DH "a sério" esteve à venda, nalguns sítios por pouco mais de 1500eur:shock:
 

glamdj

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a prophet foi susbstituida pela rz one fourty...:( e a mais baixa custa 2100€.... nao é para a minha carteira.... :S
 

glamdj

New Member
mais algumas duvidas:
ha marcas que classificam as suas bikes de 120 mm como all-mountain.
podem mesmo ser consideradas? fico baralhado!

O que eu gosto mesmo é de brincar com a bicicleta, mandar uns pequenos saltos e principalmente descer "trialeiras" tecnicas. quantos mais tecnicas melhor ( single tracks bem serpenteados). Tenho noçao que para descer é preciso subir e nao tenho medo de subir (ate porque dá gozo chegar la em cima e dizer... dassss consegui ).

Por outro lado tambem gostava de participar numas maratonas ( ou meias-maratonas) pelo espirito de convivio e de exploraçao. Isto é possivel com 140mm. ou sera mesmo melhor uma 120 mm?

Fiquei com os olhos em bico com a mounty vision da marin. mas por outro lado tambem babei com o video do andreXRT a abusar da specialized pitch. :O Tem muito a ver com o meu tipo de andamento. ( justiça seja feita, é um rider tecnicamente muito bom, parabens)

Já não sei o que é melhor para mim.
ja agora alguem sabe de alguma loja na zona do porto, braga ou viana que vendam marin? quero ver ao vivo e quem sabe ate testar....

AJUDEM-ME POR FAVOR!


Desde ja obrigado a todos os que me ajudarem!
 

llopes

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Já viste as GT Force?
Tenho uma 3.0 de 2008 que consegui comprar por menos de 1000€ (foi comprada já em 2009).
 

pikanso

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eu tenho uma pitch igual á que referiste e tou satisfeito mas comprei-a numa promoçao por 1300...

em relaçao aos cursos 120mm pelo que tenho visto sao bikes de XC...mas nao tem so a ver com cursos, a geometria do quadro tambem influencia... posso estar enganado (e corrijam-me se estiver) uma AM tem que estar entre os 140 mm e os 150mm...no meu caso tenho 140 á frente e 150 a tras assim que puder quero por uma suspençao com 150...fica mais equilibrada...mas 120 parece-me pouco
 

andrextr

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Tenho andado um pouco ausente deste forum, mas alertaram-me para a existencia deste tópico.

Não podia ficar indiferente depois de ter lido isto:

Boas !
mas por outro lado tambem babei com o video do andreXRT a abusar da specialized pitch. :O Tem muito a ver com o meu tipo de andamento. ( justiça seja feita, é um rider tecnicamente muito bom, parabens)

Muito obrigado desde já!

Então é assim...

Primeiro: Esquece a suspensão com ajuste de curso. Não precisas disso e isso só atrapalha. Se a bike os trouxer uma suspensão dessas de série, tudo bem, mas não faças disso uma exigência! A minha Pitch trás uma PIKE com U-turn, mas eu nunca o uso! Está sempre a 140mm e so tenho pena de não ter 160 !! "Ah e tal a subir custa mais e tal" isso é Falso! Não há nenhuma bike que suba sozinha só porque baixaste a frente. Essa coisa de baixar a frente é boa para quem não tem muita habilidade para subir coisas técnicas e anda ali com a roda a levantar e a enfiar-se nos regos. Para além de nunca ganhares técnica com isso, na Pitch por exemplo é completamente inutil baixar a frente. A bike é uma excelente trepadora, a frente não descola facilmente. É preciso uma inclinação abissal (ou uma grande nabice) para tal acontecer!

Segundo: Esquece o bloqueio! Quase todas têm, mas isso não serve para nada (a minha não tem)! Apenas para tu fazeres uma descida e esqueceres-te dela bloqueada. EHEHEH. A partir do momento que pedales sentado sem andares aos saltos em cima da bike que nem um labrego, a bike não bombeia nada, e não precisas do bloqueio para nada. É tudo uma questão de pedalar com suavidade. Forte mas suave :D

Terceiro: 120mm é XC/maratonas. O que tu queres é 140-160 :)

Quarto: a Pitch para maratonas acompanha uma bike de XC na boa. o problema é que quando começares a descer com a Pitch a sensação que vais ter é que nunca mais vais querer andar em maratonas e em estradões lisos :D

Quinto: o propedal não serve para nada! (ahahah) mais uma vez, desde que não pedales na bike à labrego, se pedalares sentadinho, a bike não bombeia NADA. só bombeia se sprintares....mas diz-me la uma coisa...quem é que num passeio de AM vai a sprintar 40km de seguida? :) Alem disso os amortecedores de AR por natureza não são muito sensiveis, por isso não bombeiam muito.

Sexto: há varias bikes que satisfazem o que tu queres. Foxy, Pitch, Canyon AM, Reign...é uma questão de procurares modelos do ano passado que as vezes tem bom preço. Mas nao limites a tua compra ao Propedal e aos bloqueios e bla bla...

Boa compra!

PS: só para te puxar mais o bichinho, deixo-te aqui umas fotos minhas e dum colega meu de sabado :D
http://img694.imageshack.us/img694/3747/dscf0076medium.jpg
http://img94.imageshack.us/img94/6206/dscf0098medium.jpg
http://img689.imageshack.us/img689/9073/dscf0106medium.jpg

eheh força!

EDIT: Songo, diz lá ao rapaz se aquilo das suspensões com variação de curso (tipo a tua Talas36) não é uma grande treta!! ahah :D
 
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Songo

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ehh xtr..quando falam mal de ti nunca apareces xD

mas é verdade..esquece os bõtões que isso so atrapalha :p


a pitch parece-me uma excelente opção..e não te preocupes com o que vês na 1ª foto. aquela posição não ta relacionada com a pitch, o xtr é que tava com comichão no traseiro e (muito acertadamente) não gosta de tirar as mãos do guiador em movimento.
 
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glamdj

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:D
muito obrigado.
bastante elucidado agora!
ja agora se souberem de algum sitio com a pitch em promoçao mandei PM.
 

P.M.

Member
Só uma pequena correcção ao andreXTR. Actualmente todos os amortecedores a ar têm os seus próprios sistemas anti bombear. Na Fox chama-se Propedal, noutra marca outro nome, mas o funcionamento é similar.
De resto, também concordo com ele. Ajustes de curso e lockouts são absolutamente desnecessários. Basta teres a consciência que não se pedala na mesma forma numa rigida e numa suspensão total e nem notas o amortecedor a mexer...

No site da specialized, têm a enduro de 2008 a 1400€... Parece-me melhor opção que a Pitch, apesar da suspensão da specialized ser uma maravilha tecnológica (not...)
Podes também procurar um quadro e suspensão, e usares o material que tens actualmente. Encontram-se quadros usados porreiros e a preços bem interessantes.

P.M.
 

Songo

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Por falar em gajos com um grande kit d'unhas..já andei com um bacano que tem uma spec enduro 2008 (toda de origem, ou quase, incluindo a suspensão) e que se manda às coisas mais maradas que aparecem, como por exemplo estes saltos (mais devagarinho (mas pouco))

[video]http://www.youtube.com/watch_video?v=ZeqH0NaebLs[/video]

(e nunca o vi a cair)
 
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andrextr

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Sim PM, os amortecedores de ar actualmente já tem a tal plataforma de serie, por isso é que disse que são pouco sensivel por "natureza". Mas sim tens razão.

Talvez a grande vantagem que os amortecedores com regulação de propedal têm, é o facto de a poder desligar na totalidade :D

Relativamente à suspensão, nunca comprar uma suspensão com regulação de curso a AR! Especialmente se for a E150 da Enduro :D O meu colega (das fotos) tem uma, e passado 1 mês foi à vida (para variar), agora já ta boa da garantia, mas em termos de funcionamento falta-lhe aquele tacto da mola... Ele quando experimenta a minha PIKE nota logo a diferença no comportamento. Mas para ele, a dupla coroa fala mais alto (eheh cada um tem a sua mania).

Falando mais sobre essa questão, uma suspensão de AR normal tem apenas 1 ou 2 vedantes (para o ar não fugir), numa suspensão de ar com regulação de curso a complexidade do cartucho do ar é extremamente elevada, e no caso da TALAS têm cerca de 30 vedantes!!! Todos esses vedantes a apertar as pernas da suspensão vão prender os movimentos e a suspensão fica com um comportamento trambolho com menos sensibilidade. Para não falar dos problemas que pode vir a dar.

Portanto, evitar suspensões de ar com os sistemas tipo 2-step, Air U-turn, TALAS, E150, etc.

No U-turn convencional de mola não há esse problema. Porque sendo uma mola, não existe nada para vedar. O sistema funciona com uma rosca que comprime a suspensão. È algo simples, que não tem muito por onde dar problemas.

PS: para quem tem uma TALAS e estiver insatisfeito com o seu funcionamento, pode ser enviá-la para a PUSH que eles tuneiam isso e trocam o cartucho da TALAS pelo da Float, e fica uma bomba :D Ouviste Songo?? :D

PPS: as melhores suspensões em termos de funcionamento são a Fox 32 Vanilla, Fox 36 Van, Lyrik DH mola ou mesmo a Lyrik mola. A pike de mola tambem não é mázinha.... ehehe back to topic :)
 
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